quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Destaques da Semana de 4 a 10 de janeiro

Circo, Contação de Histórias, Intervenção Artística, Literatura, Música, Cursos, Encontros e Oficinas, Teatro e Cinema.

CIRCO
estripulias_circo

Estripulias no Circo
Neste trabalho, a Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. Através de manipulação de objetos e narração, “Estripulias no Circo” resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica.
Envolvida pela música, a narrativa apresenta-se com ilustrações no tamanho natural e, pouco a pouco, também os demais números circenses ganham movimento através da apresentação de técnicas e elementos circenses.
De estética híbrida e lúdica, o espetáculo traz beleza e leveza, traduzidas na dança de riscos e aventuras, contorção, mágica, mímica, palhaços, malabarismos e acrobacias.
Dia 9 de janeiro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 10 de janeiro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez - CCJ

Corre
Madona e Zabumbela, duas palhaças, estão em busca de encontrar Oriba, o Reino da Alegria. O que elas não sabem, é que Oriba mudou-se de nome e Rei. Então acabam chegando em um reino, onde conhecem uma guarda muito eficiente (Songa) que lhes entrega um pergamin. ho com as informações sobre as novas leis desse deste lugar. Com suas atrapalhadas brincadeiras, Madona e Zabumbela esquecem de ler o pergamin. ho. A partir daí, elas passam a ser perseguidas pela guarda do Reino já que não obedeceram as regras. Com muitas músicas, confusão, esquetes clássicas de circo e interação com o platéia, esse trio de palhaças promete muita diversão para todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 14h – Biblioteca Padre José de Anchieta

Espetáculo Pé de Livro
Em janeiro de 2019, a Cia. Pé do Ouvido apresenta nas bibliotecas municipais de São Paulo a contação de histórias “Com a palavra, os animais!”. O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, os sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que administrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de janeiro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

Histórias Improvisadas
Conforto (Kayê Conforto) e Phedora (Cris Salvador) adoram contar histórias, o problema é que esses dois não possuem um repertório tão vasto assim, então por conta disso acabam criando suas histórias na hora, com direito a encenação, trilha sonora, participação do público e muito mais! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 10 de janeiro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

O Sr. Ilusionista no país das palavras
Um contador, um proseador, um trovador misterioso… em seu pleno silêncio lança da estante um livro. E num único segundo, o mesmo desaparece. Um livro grande, robusto, pitoresco, ninguém o tira da estante porque o acham longo demais.... de repente: ele se torna o menor livro do mundo e ele o lê para todos! Então durante as mágicas o proseador conta histórias de suas andanças...verdade?Mentira?Ficção? Bem como os livros, só entrando neles pra saber. Cartas de baralho, copos, varetas, barbantes, elementos vivos e fantasiosos em pleno movimento mágico das trucagens e prosas do fantástico viajante. De repente? Boom. Ele some em meio às estantes, paredes ou colunas das bibliotecas de toda cidade.
“Dizem que a cada dia ele aparece em uma biblioteca diferente. Dizem que da mão dele surge o saci, as iaras, os curumin. s. Dizem que da Cartola quem sai é Alice e não o coelho de sua história.” E o encontraremos onde? Numa próxima biblioteca da cidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 10 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
historias_verdade

Histórias de Verdade
Histórias de Verdade é uma narração de histórias voltada para o público adolescente/adulto e fala sobre amor e de como precisamos aprender a criar empatia pelo outro. Para isso, Luana de Lucca vem acompanhada de um músico que faz a trilha sonora ao vivo com instrumentos de efeito e harmonia. Na mala, diversos livros sobre o assunto, mas usaremos como inspiração dois deles: “O Diário de Anne Frank”, que conta a história de Anne, uma adolescente Judia que escreveu seu diário enquanto vivia escondida, por ter seu povo perseguido durante a segunda guerra Mundial. E “A Mala de Hana”, mais uma história real, um retrato singelo, que mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
Usando como pano de fundo a história de Anne e Hanna e o contexto da Alemanha Nazista, falaremos sobre empatia, sobre crescer e as dificuldades de se tornar adulto. A proposta deste trabalho é sensibilizar a todos. Mostrar pelos olhos dessas crianças que passaram por esse momento de falta de razão humana, as atrocidades do holocausto nos trazem uma tristeza profunda, mas falar sobre a brutalidade do passado, nos traz também a esperança do futuro para que horrores semelhantes ao que atingiu Anne e Hana e outros tantos inocentes, nunca voltem a acontecer. Classificação indicativa: 12 anos . Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

O pintinho que nasceu quadrado
Criado em 2009 por Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), com cerca de 600 apresentações realizadas, o CANTA E CONTA propõe contação de história interativa e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Além da dupla criadora do projeto, o grupo conta com a parceria dos musicistas Flora Poppovic, Monica Elizeche e Ricardo Cassis. Em O Pintinho que Nasceu Quadrado a dupla conta a original fábula de Regina Chamlian que fala das diferenças e do lugar no mundo a que cada ser tem direito, através da história de uma galinha que bota um ovo quadrado. Afinal, não é fácil aceitar o diferente! Livre adaptação baseada no livro de Regina Chamlian e Helena Alexandrino. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre

Companhia pé do ouvido - Com a palavra, os animais
Com a palavra, os animais! Com vocês, os animais: valentes, medrosos, espertos ou divertidos! Contos populares protagonizados por bichos.
O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, o sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que admin. istrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Cora Coralina

Cordel que vai, sorriso que vem!
Cordel que vai, Sorriso que vem é uma contação de quatro histórias infantis inspiradas nos cordéis de Cleusa Santo que serão intercaladas por músicas autorais, música, magia, instrumentos falantes e muita alegria. O grande desfecho fica por conta da dança da Saracura que agita o corpo todo até que se soltem muitos sorrisos entre todos. Histórias: “Joselito e sua cabra”, "O Velho Mágico e o gato na cartola”, "Cabaça Falante" e “A Sereinha do mar”. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 9 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
trovadores_literarios

Trovadores Literários
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 10 de janeiro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

LITERATURA

Leve e compartilhe
O Projeto “Leve e Compartilhe”, consiste na distribuição de livros recebidos através de doações da sociedade civil, com a finalidade de estimular o hábito de leitura e fortalecer a aproximação do usuário com a biblioteca. O munícipe recebe a doação e compartilha com outra pessoa. Classificação indicativa: Livre
Dia 8 de janeiro a partir das 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

MÚSICA
brincadeira_vai_musica_vem

Brincadeira vai, música vem! - Grupo Folias e Folguedos - Ciclo Natalino
O ciclo natalino brasileiro apresenta ricas manifestações populares que se destacam nas Folias de Reis, pequenos grupos de cantadores que saem em jornada cantando de casa em casa. Além das Folias, os “autos natalinos”: reisado, pastoril, guerreiro e várias outras manifestações com linguagem simples, enredo fácil e repertório lúdico com brincadeiras, músicas e danças. Difundindo sua pesquisa de vivências e experiências diretas com as manifestações tradicionais e seus mestres, Inimar dos Reis acompanhado pelo Grupo Folias e Folguedos apresenta “Brincadeira vai, música vem”. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público (boizinho, burrinhas e outros). Classificação indicativa: Livre | Música Infantil. Duração: 50 min.
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

BrincáDoQuê
Cantigas, brincadeiras e histórias cantadas espalhadas pela bibliotecas. Com repertório composto por músicas da cultura popular, Brincádoquê resgata a memória afetiva dos adultos que foram envolvidos na infância pelas brincadeiras e proporciona para as crianças o acesso a esse patrimônio poético e cultural. Classificação indicativa: Livre | Música Infantil. Duração: 50 min.
Dia 10 de janeiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Projeto Sala do Compositor
A Proposta do Projeto Sala do Compositor é de criar um Espaço Cultural que enfatiza o diálogo, a Interação e a Expressão Artística com a missão de proporcionar aos compositores e poetas um espaço onde possam dar ênfase a sua obra, com o compromisso de desenvolver e disseminar a cultura tendo como interesse o coletivo e destacar este Gênero Musical chamado “Samba”, que tem o poder de unir, aglutinar, agregar, inserir e acessibilizar culturalmente estimulando assim a criação e produção artística. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 10 de janeiro às 19h30 – Biblioteca Brito Broca

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
diario_sim

Diário Sim - Férias com Oficina de Diários
Fabiana Alves traz a vivência de Diário Sim para as férias. As crianças interagem com os adultos utilizando papelão, tintas, carimbos, lápis e outros elementos para construir juntos objetos afetivos. Nesta vivência ela traz a discussão e a questão do uso das redes sociais como diário e apresentamos várias formas de registrar a vida de forma poética. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 8 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 10 de janeiro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Um Baobá de histórias! - Oficina de Construção de boneca Abayomi
A Cia Terezinha apresenta a história OBAX através da contação de histórias, com música ao vivo, objetos cênicos e muita interação com o público. Num segundo momento, a roda de conversa é proposta, momento em que o viés do mote afro é ponte para construção da boneca Abayomi, com retalhos de tecidos. Durante o momento de confecção da boneca Abayomi realiza-se a explicação da sua essência e todo significado de luta e resistência dos negros. E para finalizar, utilizando-se ainda do mote afro, busca-se extrair a musicalização do encontro, através da construção ou apenas manuseio e utilização de ganzás, um instrumento de percussão, com material reciclável como potes e garrafinhas pets, etc. Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Dia 8 de janeiro às 10h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Carmencita - Ópera para Crianças + A Ópera para os pequenos cantores
Livremente inspirado na famosa ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838- 1875), Carmencita é um espetáculo musical, divertido e interativo. A palhaça Cristianita de Aragón, "renomada mezzo soprano", chega para apresentar sua ópera, e de sua mala saem as personagens: a cigana Carmencita, o soldado Don Josecito, o toureador Escamilito, a enamorada Micaelita, um touro chamado Pablito e até uma orquestra! - Eles cantam, se divertem, se apaixonam e brigam também! Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 8 de janeiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 10 de janeiro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Na palma da mão e no toque do pé
O Casulo Viajante começou a circular em Janeiro de 2017 com o projeto piloto “Kombi Biblioteca”, que busca aproximar o leitor do livro e vice-versa. Idealizado por Brunna Talita, pedagoga, contadora de histórias e mediadora de leitura e Renato Ribeiro, músico e mediador de leitura, em um ano e meio de estrada.
Sentir, ouvir, explorar e tocar. Além de despertar curiosidade e encantar, o contato com o som provoca estímulos que possibilitam que crianças e adultos se expressem corporalmente, seja batendo palmas e pés, se remexendo, ou entoando uma melodia. Mas de onde vem esse som? Como é este instrumento? Atenção, desbravadores de mistérios, com materiais recicláveis e muita exploração, vamos confeccionar instrumentos carnavalescos e conhecer também a sua origem. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba
Dia 9 de janeiro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 10 de janeiro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Máscaras
Ritah Koelho e Wagner Freire trazem a vivência da tradição no carnaval, através da criação das máscaras que são adereços bastante divertidas e ao produzi-las, o público deixa fluir suas fantasias trazendo para a brincadeira um jogo lúdico, brilhante e divertido. Utilizamos EVA nesta produção pela sua durabilidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 8 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

TEATRO
sorriso_rainha

O Sorriso da Rainha
Em "O Sorriso da Rainha", a atriz que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as fake news trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre . Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 9 de janeiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

CINEMA
CINE FÉRIAS PARA CRIANÇAS
Kiriku e a Feiticeira
Kirikou et la Sorcière, FRA, 1998, DVD
Direção: Michel Ocelot
Ao saber que a vila onde mora na África está sendo ameaçada por um ser maligno, uma criança pequena e seu tio guerreiro decidem lutar contra a força do mal. Na batalha para salvar a vila eles encontram novos amigos e enfrentam muitos inimigos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h 14min.
Dia 4 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Diário de um Banana
Diary of a Wimpy Kid, EUA, 2010, DVD
Direção: Thor Freudenthal. Elenco: Zachary Gordon, Steve Zahn, Rachael Harris
A escola não é uma experiência agradável para o quase adolescente Greg Heffley, mas sim um campo minado que ele precisa enfrentar. Para isso, ele trama para ganhar o reconhecimento que acha que merece, mas tudo dá errado. Greg escreve um diário sobre as suas desventuras, pensamentos e opiniões para divulgar no dia em que não precisar mais se submeter a absurdos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h 34min.
Dia 8 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CINEMA NA BIBLIOTECA CORA CORALINA

O Poderoso Chefão
The Godfather, EUA, 1972, DVD
Direção: Francis Ford Coppola. Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan.
Don Vito Corleone é o chefe de uma "família" de Nova York que está feliz, pois Connie, sua filha, se casou com Carlo. Porém, durante a festa, Bonasera é visto no escritório de Don Corleone pedindo "justiça", vingança na verdade contra membros de uma quadrilha, que espancaram barbaramente sua filha por ela ter se recusado a fazer sexo para preservar a honra.Classificação indicativa: A partir de 14 anos. Duração:2h 58min.
Dia 3 de Janeiro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

O Poderoso Chefão 2
The Godfather: Part II, EUA, 1974, DVD
Direção: Francis Ford Coppola. Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Diane Keaton.
Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida e manter sua esposa e filhos.
Classificação indicativa: A partir de 14 anos. Duração: 3h 22 min.
Dia 10 de Janeiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário