quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Destaques da semana de 25 a 31 de janeiro

bloco_emilias_viscondes

Esquenta Bateria - Bloco das Emílias e dos Viscondes
Em seu 13º ano o Bloco das Emílias e Viscondes convida neste ano tio Barnabé para brincar o carnaval com a criançada. O Bloco é organizado pela Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 29 de janeiro às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 31 de janeiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CIRCO
 estripulias_circo

Estripulias no Circo
Neste trabalho, a Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. Através de manipulação de objetos e narração, “Estripulias no Circo” resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.

A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica.
Envolvida pela música, a narrativa apresenta-se com ilustrações no tamanho natural e, pouco a pouco, também os demais números circenses ganham movimento através da apresentação de técnicas e elementos circenses.

De estética híbrida e lúdica, o espetáculo traz beleza e leveza, traduzidas na dança de riscos e aventuras, contorção, mágica, mímica, palhaços, malabarismos e acrobacias.
Dia 26 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 29 de janeiro às 10h - Biblioteca Padre José De Anchieta

Corre
Madona e Zabumbela, duas palhaças, estão em busca de encontrar Oriba, o Reino da Alegria. O que elas não sabem, é que Oriba mudou-se de nome e Rei. Então acabam chegando em um reino, onde conhecem uma guarda muito eficiente (Songa) que lhes entrega um pergamin. ho com as informações sobre as novas leis desse deste lugar. Com suas atrapalhadas brincadeiras, Madona e Zabumbela esquecem de ler o pergamin. ho. A partir daí, elas passam a ser perseguidas pela guarda do Reino já que não obedeceram as regras. Com muitas músicas, confusão, esquetes clássicas de circo e interação com o platéia, esse trio de palhaças promete muita diversão para todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 26 de janeiro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 29 de janeiro às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 30 de janeiro às 10h - Biblioteca Raul Bopp

O Sr. Ilusionista no país das palavras
Um contador, um proseador, um trovador misterioso… em seu pleno silêncio lança da estante um livro. E num único segundo, o mesmo desaparece. Um livro grande, robusto, pitoresco, ninguém o tira da estante porque o acham longo demais... de repente: ele se torna o menor livro do mundo e ele o lê para todos! Então durante as mágicas o proseador conta histórias de suas andanças...verdade?Mentira?Ficção? Bem como os livros, só entrando neles pra saber. Cartas de baralho, copos, varetas, barbantes, elementos vivos e fantasiosos em pleno movimento mágico das trucagens e prosas do fantástico viajante. De repente? Boom. Ele some em meio às estantes, paredes ou colunas das bibliotecas de toda cidade.
“Dizem que a cada dia ele aparece em uma biblioteca diferente. Dizem que da mão dele surge o saci, as iaras, os curumin. s. Dizem que da Cartola quem sai é Alice e não o coelho de sua história.” E o encontraremos onde? Numa próxima biblioteca da cidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de janeiro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 30 de janeiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias que nos leem - Fabio Lisboa
Uma divertida viagem pelo mundo da Leitura. Contação de histórias com pequenos trechos de leitura mediada e dinâmica. A escolha é feita entre autores consagrados da literatura brasileira e mundial como Michael Ende, Ítalo Calvino, José Saramago, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Marina Colasanti e autores anônimos da tradição oral. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 26 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
historias_verdade

Histórias de Verdade
Histórias de Verdade é uma narração de histórias voltada para o público adolescente/adulto e fala sobre amor e de como precisamos aprender a criar empatia pelo outro. Para isso, Luana de Lucca vem acompanhada de um músico que faz a trilha sonora ao vivo com instrumentos de efeito e harmonia. Na mala, diversos livros sobre o assunto, mas usaremos como inspiração dois deles: “O Diário de Anne Frank”, que conta a história de Anne, uma adolescente Judia que escreveu seu diário enquanto vivia escondida, por ter seu povo perseguido durante a segunda guerra Mundial. E “A Mala de Hana”, mais uma história real, um retrato singelo, que mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
Usando como pano de fundo a história de Anne e Hanna e o contexto da Alemanha Nazista, falaremos sobre empatia, sobre crescer e as dificuldades de se tornar adulto. A proposta deste trabalho é sensibilizar a todos. Mostrar pelos olhos dessas crianças que passaram por esse momento de falta de razão humana, as atrocidades do holocausto nos trazem uma tristeza profunda, mas falar sobre a brutalidade do passado, nos traz também a esperança do futuro para que horrores semelhantes ao que atingiu Anne e Hana e outros tantos inocentes, nunca voltem a acontecer. Classificação indicativa: 12 anos . Duração: 40 min.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

O pintinho que nasceu quadrado
Criado em 2009 por Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), com cerca de 600 apresentações realizadas, o CANTA E CONTA propõe contação de história interativa e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Além da dupla criadora do projeto, o grupo conta com a parceria dos musicistas Flora Poppovic, Monica Elizeche e Ricardo Cassis. Em O Pintinho que Nasceu Quadrado a dupla conta a original fábula de Regina Chamlian que fala das diferenças e do lugar no mundo a que cada ser tem direito, através da história de uma galinha que bota um ovo quadrado. Afinal, não é fácil aceitar o diferente! Livre adaptação baseada no livro de Regina Chamlian e Helena Alexandrino. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 30 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Companhia pé do ouvido - Com a palavra, os animais
Com a palavra, os animais! Com vocês, os animais: valentes, medrosos, espertos ou divertidos! Contos populares protagonizados por bichos.
O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, o sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que admin. istrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Cordel que vai, sorriso que vem!
Cordel que vai, Sorriso que vem é uma contação de quatro histórias infantis inspiradas nos cordéis de Cleusa Santo que serão intercaladas por músicas autorais, música, magia, instrumentos falantes e muita alegria. O grande desfecho fica por conta da dança da Saracura que agita o corpo todo até que se soltem muitos sorrisos entre todos. Histórias: “Joselito e sua cabra”, "O Velho Mágico e o gato na cartola”, "Cabaça Falante" e “A Sereinha do mar”. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 de janeiro às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schimidt

INFANTIL

E a Casa Caiu
Você sabe qual a diferença entre um filme e um livro? Quando assistimos a um filme em que aparece um dragão, os artistas que trabalharam na arte gráfica do dragão nos apresentam um tipo de dragão e nós podemos vê-lo, ouvi-lo, e isso pode limitar um pouco a nossa imaginação. Mas quando eu leio uma história em que tem um dragão! Ah! Eu posso inventar o dragão que eu quiser! Meu dragão tem 3 asas, duas cabeças e tem cor de arco-íris! Como seria o seu dragão?! É com muito prazer que apresentamos o espetáculo "E a Casa Caiu!". Trata-se de um espetáculo que fala sobre o valor da amizade e a importância da leitura. Classificação indicativa: Livre | Teatro de Sombras. Duração: 40 min.
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Brito Broca

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Brincante
As crianças são convidadas para brincar. A atividade tem como objetivo resgate das brincadeiras de roda e jogos do universo infantil. A finalidade é disseminar a cultura do brincar com o objetivo de promover, através de vivências capazes de fortalecer vínculos e relações e a socialização dos participantes. Classificação indicativa: Livre
Dia 29 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

LITERATURA
Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.
Dia 26 de Janeiro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

MEDIAÇÃO DE LEITURA
Aventurando histórias
Classificação indicativa: Livre
Mediação de leitura literária com a temática aventuras
Dia 31 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Hora do Bebê
Com Maria Cecília Coscia Graner e Ariana Cavalcanti dos Santos
Serão espalhados pelos tatames livros indicados para bebês que deverão vir acompanhados de responsável. Os bebês vão escolher os livros que estaremos lendo para eles. Momento lúdico de leitura descontraída com pequenas brincadeiras e cantigas tradicionais. Dessa maneira, o intuito da atividade é introduzir os bebês no mundo da leitura e da literatura infantil, formando novos leitores e frequentadores. Classificação indicativa: 0 a 5 anos.
Dia 29 de janeiro às 15h – Biblioteca Roberto Santos

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre
Dia 30 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

MÚSICA

BrincáDoQuê
Cantigas, brincadeiras e histórias cantadas espalhadas pela bibliotecas. Com repertório composto por músicas da cultura popular, Brincádoquê resgata a memória afetiva dos adultos que foram envolvidos na infância pelas brincadeiras e proporciona para as crianças o acesso a esse patrimônio poético e cultural. Classificação indicativa: Livre | Música Infantil. Duração: 50 min.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Mondhoro Timbiraçu
Uma mistura musical e cultural entre Zimbábue, Moçambique com ritmos do Maranhão e Pernambuco (Caboclinho, Cavalo Marinho, Sotaque da Baixada, etc...) unindo elementos tradicionais e contemporâneos ao som de instrumentos como m´bira, kisanji, guitarra baiana, baixo e bateria. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 26 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
diario_sim

Diário Sim - Férias com Oficina de Diários
Fabiana Alves traz a vivência de Diário Sim para as férias. As crianças interagem com os adultos utilizando papelão, tintas, carimbos, lápis e outros elementos para construir juntos objetos afetivos. Nesta vivência ela traz a discussão e a questão do uso das redes sociais como diário e apresentamos várias formas de registrar a vida de forma poética. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 30 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 31 de janeiro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Um Baobá de histórias! - Oficina de Construção de boneca Abayomi
A Cia Terezinha apresenta a história OBAX através da contação de histórias, com música ao vivo, objetos cênicos e muita interação com o público. Num segundo momento, a roda de conversa é proposta, momento em que o viés do mote afro é ponte para construção da boneca Abayomi, com retalhos de tecidos. Durante o momento de confecção da boneca Abayomi realiza-se a explicação da sua essência e todo significado de luta e resistência dos negros. E para finalizar, utilizando-se ainda do mote afro, busca-se extrair a musicalização do encontro, através da construção ou apenas manuseio e utilização de ganzás, um instrumento de percussão, com material reciclável como potes e garrafinhas pets, etc. Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 31 de janeiro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

Na palma da mão e no toque do pé
O Casulo Viajante começou a circular em Janeiro de 2017 com o projeto piloto “Kombi Biblioteca”, que busca aproximar o leitor do livro e vice-versa. Idealizado por Brunna Talita, pedagoga, contadora de histórias e mediadora de leitura e Renato Ribeiro, músico e mediador de leitura, em um ano e meio de estrada.
Sentir, ouvir, explorar e tocar. Além de despertar curiosidade e encantar, o contato com o som provoca estímulos que possibilitam que crianças e adultos se expressem corporalmente, seja batendo palmas e pés, se remexendo, ou entoando uma melodia. Mas de onde vem esse som? Como é este instrumento? Atenção, desbravadores de mistérios, com materiais recicláveis e muita exploração, vamos confeccionar instrumentos carnavalescos e conhecer também a sua origem. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Máscaras
Ritah Koelho e Wagner Freire trazem a vivência da tradição no carnaval, através da criação das máscaras que são adereços bastante divertidas e ao produzi-las, o público deixa fluir suas fantasias trazendo para a brincadeira um jogo lúdico, brilhante e divertido. Utilizamos EVA nesta produção pela sua durabilidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 29 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Feira de Livros
Redoações de livros recebidos pela comunidade.
Dia 22 de janeiro das 11h às 15h – Biblioteca Roberto Santos

Fios Solidários SP
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
* Traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 26 de Janeiro das 9h às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

TEATRO
cordel_fabuloso

Cordel Fabuloso
"Cordel Fabuloso" tem como mote as fábulas de Esopo e se utiliza de uma simbologia toda particular para apresentar ao público inesquecíveis ensinamentos morais, através de muita diversão. A peça tem início com a história de Cora e Nina, duas garotas que precisam transportar um baú repleto de contos. No decorrer do camin. ho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a platéia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Essa proposta oferece ao espectador uma apresentação lúdica e mágica, onde cada história é uma surpresa, que encanta e leva à reflexão ao mesmo tempo.
A montagem, feita em estrutura de Cordel, traz características típicas, como as cores e rimas, aliadas à identidade do Grupo Careta, que é a irreverência e a comédia, além de um belíssimo cenário, figurinos coloridos, a atuação brilhante de cada artista e a habilidade de inserir o público em um mundo de fantasia. O espetáculo conta ainda com música ao vivo. Classificação indicativa: Livre . Duração: 40 min.
Dia 29 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

O Jardineiro da Lua - O que de que
A montagem retrata, por meio das técnicas do teatro de bonecos, um fato marcante na vida do Seu Antônio (Toninho), um velhinho que, desde os 6 anos, é encarregado de cuidar da lua. Durante a narração das aventuras dele, o público descobre que a lua é cheia de flores mágicas e que esse imenso jardim sempre precisará de um guardião com coração puro para continuar reluzente e encantador. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 26 de janeiro às 17h - Biblioteca José Paulo Paes

CINEMA

Cinema nas Bibliotecas
CINE FÉRIAS PARA CRIANÇAS
Terças e sextas – feiras de janeiro às 10 horas e ás 14 horas
Classificação indicativa: Livre
A Biblioteca Alceu Amoroso Lima, nessas férias trará uma atividade para xs pequenxs. São filmes que passarão em duas seções no mesmo dia, pensados e dedicados exclusivamente pra criançada

rioRio 
Rio, EUA, 2011, DVD
Direção: Carlos Saldanha. Elenco (Vozes): Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Jemaine Clement e Jake T. Austin
Capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer, a arara de nome Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda. Blu pensa que é a última arara de sua espécie, porém quando descobrem que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu e Linda vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h 36min.
Dia 25 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

Viagem de Chihiro viagem_chihiro
JAP, 2001. DVD
Direção: Hayao Miyazaki
Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho.Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los. Classificação indicativa: Livre. Duração: 2h 5min.
Dia 29 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário