sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Destaques da Semana de 11 a 17 de janeiro

Circo, Contação de História, Intervenção Artística, Música, Cursos, Encontros, Oficinas, Teatro e Cinema.

CIRCO

espetaculo_pe_livro

Espetáculo Pé de Livro
Em janeiro de 2019, a Cia. Pé do Ouvido apresenta nas bibliotecas municipais de São Paulo a contação de histórias “Com a palavra, os animais!”. O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, os sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que administrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de janeiro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 13 de janeiro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O Sr. Ilusionista no país das palavras
Um contador, um proseador, um trovador misterioso… em seu pleno silêncio lança da estante um livro. E num único segundo, o mesmo desaparece. Um livro grande, robusto, pitoresco, ninguém o tira da estante porque o acham longo demais... de repente: ele se torna o menor livro do mundo e ele o lê para todos! Então durante as mágicas o proseador conta histórias de suas andanças...verdade?Mentira?Ficção? Bem como os livros, só entrando neles pra saber. Cartas de baralho, copos, varetas, barbantes, elementos vivos e fantasiosos em pleno movimento mágico das trucagens e prosas do fantástico viajante. De repente? Boom. Ele some em meio às estantes, paredes ou colunas das bibliotecas de toda cidade.
“Dizem que a cada dia ele aparece em uma biblioteca diferente. Dizem que da mão dele surge o saci, as iaras, os curumin. s. Dizem que da Cartola quem sai é Alice e não o coelho de sua história.” E o encontraremos onde? Numa próxima biblioteca da cidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Corre
Madona e Zabumbela, duas palhaças, estão em busca de encontrar Oriba, o Reino da Alegria. O que elas não sabem, é que Oriba mudou-se de nome e Rei. Então acabam chegando em um reino, onde conhecem uma guarda muito eficiente (Songa) que lhes entrega um pergamin. ho com as informações sobre as novas leis desse deste lugar. Com suas atrapalhadas brincadeiras, Madona e Zabumbela esquecem de ler o pergamin. ho. A partir daí, elas passam a ser perseguidas pela guarda do Reino já que não obedeceram as regras. Com muitas músicas, confusão, esquetes clássicas de circo e interação com o platéia, esse trio de palhaças promete muita diversão para todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 13 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Estripulias no Circo
Neste trabalho, a Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. Através de manipulação de objetos e narração, “Estripulias no Circo” resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica.
Envolvida pela música, a narrativa apresenta-se com ilustrações no tamanho natural e, pouco a pouco, também os demais números circenses ganham movimento através da apresentação de técnicas e elementos circenses.
De estética híbrida e lúdica, o espetáculo traz beleza e leveza, traduzidas na dança de riscos e aventuras, contorção, mágica, mímica, palhaços, malabarismos e acrobacias.
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 16 de janeiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 17 de janeiro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
historias_verdade

O pintinho que nasceu quadrado
Criado em 2009 por Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), com cerca de 600 apresentações realizadas, o CANTA E CONTA propõe contação de história interativa e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Além da dupla criadora do projeto, o grupo conta com a parceria dos musicistas Flora Poppovic, Monica Elizeche e Ricardo Cassis. Em O Pintinho que Nasceu Quadrado a dupla conta a original fábula de Regina Chamlian que fala das diferenças e do lugar no mundo a que cada ser tem direito, através da história de uma galinha que bota um ovo quadrado. Afinal, não é fácil aceitar o diferente! Livre adaptação baseada no livro de Regina Chamlian e Helena Alexandrino. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Histórias de Verdade
Histórias de Verdade é uma narração de histórias voltada para o público adolescente/adulto e fala sobre amor e de como precisamos aprender a criar empatia pelo outro. Para isso, Luana de Lucca vem acompanhada de um músico que faz a trilha sonora ao vivo com instrumentos de efeito e harmonia. Na mala, diversos livros sobre o assunto, mas usaremos como inspiração dois deles: “O Diário de Anne Frank”, que conta a história de Anne, uma adolescente Judia que escreveu seu diário enquanto vivia escondida, por ter seu povo perseguido durante a segunda guerra Mundial. E “A Mala de Hana”, mais uma história real, um retrato singelo, que mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
Usando como pano de fundo a história de Anne e Hanna e o contexto da Alemanha Nazista, falaremos sobre empatia, sobre crescer e as dificuldades de se tornar adulto. A proposta deste trabalho é sensibilizar a todos. Mostrar pelos olhos dessas crianças que passaram por esse momento de falta de razão humana, as atrocidades do holocausto nos trazem uma tristeza profunda, mas falar sobre a brutalidade do passado, nos traz também a esperança do futuro para que horrores semelhantes ao que atingiu Anne e Hana e outros tantos inocentes, nunca voltem a acontecer. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 15 de janeiro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 16 de janeiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Companhia pé do ouvido - Com a palavra, os animais
Com a palavra, os animais! Com vocês, os animais: valentes, medrosos, espertos ou divertidos! Contos populares protagonizados por bichos.
O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, o sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que admin. istrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 13 de janeiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

Cordel que vai, sorriso que vem!
Cordel que vai, Sorriso que vem é uma contação de quatro histórias infantis inspiradas nos cordéis de Cleusa Santo que serão intercaladas por músicas autorais, música, magia, instrumentos falantes e muita alegria. O grande desfecho fica por conta da dança da Saracura que agita o corpo todo até que se soltem muitos sorrisos entre todos. Histórias: “Joselito e sua cabra”, "O Velho Mágico e o gato na cartola”, "Cabaça Falante" e “A Sereinha do mar”. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 15 de janeiro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
trovadores_literarios

Trovadores Literários
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de janeiro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

MÚSICA
brinca_do_que

BrincáDoQuê
Cantigas, brincadeiras e histórias cantadas espalhadas pela bibliotecas. Com repertório composto por músicas da cultura popular, Brincádoquê resgata a memória afetiva dos adultos que foram envolvidos na infância pelas brincadeiras e proporciona para as crianças o acesso a esse patrimônio poético e cultural. Classificação indicativa: Livre | Música Infantil. Duração: 50 min.
Dia 11 de janeiro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 16 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 17 de janeiro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Cecília Massa
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 50 min.
A mezzo soprano Cecília Massa reúne dois universos do romantismo: a Ausência e a Saudade. Dois sentimentos tão fortes na poesia francesa e brasileira que se misturam através da música de Gabriel Faure, Claude Debussy, Héctor Berlioz, Heitor Villa-Lobos e Ronaldo Miranda. O repertório promove ainda o encontro de grandes poetas franceses e brasileiros como Paul Verlaine, Sully Prudhomme, Theophile de Viau, Cecília Meireles, Ribeiro Couto e Manuel Bandeira.
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 13 de janeiro às 10h - Biblioteca Raul Bopp

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
diario_sim

 Diário Sim - Férias com Oficina de Diários
Fabiana Alves traz a vivência de Diário Sim para as férias. As crianças interagem com os adultos utilizando papelão, tintas, carimbos, lápis e outros elementos para construir juntos objetos afetivos. Nesta vivência ela traz a discussão e a questão do uso das redes sociais como diário e apresentamos várias formas de registrar a vida de forma poética. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 11 de janeiro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 15 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Um Baobá de histórias! - Oficina de Construção de boneca Abayomi
A Cia Terezinha apresenta a história OBAX através da contação de histórias, com música ao vivo, objetos cênicos e muita interação com o público. Num segundo momento, a roda de conversa é proposta, momento em que o viés do mote afro é ponte para construção da boneca Abayomi, com retalhos de tecidos. Durante o momento de confecção da boneca Abayomi realiza-se a explicação da sua essência e todo significado de luta e resistência dos negros. E para finalizar, utilizando-se ainda do mote afro, busca-se extrair a musicalização do encontro, através da construção ou apenas manuseio e utilização de ganzás, um instrumento de percussão, com material reciclável como potes e garrafinhas pets, etc. Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Dia 11 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Carmencita - Ópera para Crianças + A Ópera para os pequenos cantores
Livremente inspirado na famosa ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838- 1875), Carmencita é um espetáculo musical, divertido e interativo. A palhaça Cristianita de Aragón, "renomada mezzo soprano", chega para apresentar sua ópera, e de sua mala saem as personagens: a cigana Carmencita, o soldado Don Josecito, o toureador Escamilito, a enamorada Micaelita, um touro chamado Pablito e até uma orquestra! - Eles cantam, se divertem, se apaixonam e brigam também! Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 11 de janeiro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 17 de janeiro às 10h - Biblioteca Prestes Maia

Na palma da mão e no toque do pé
O Casulo Viajante começou a circular em Janeiro de 2017 com o projeto piloto “Kombi Biblioteca”, que busca aproximar o leitor do livro e vice-versa. Idealizado por Brunna Talita, pedagoga, contadora de histórias e mediadora de leitura e Renato Ribeiro, músico e mediador de leitura, em um ano e meio de estrada.
Sentir, ouvir, explorar e tocar. Além de despertar curiosidade e encantar, o contato com o som provoca estímulos que possibilitam que crianças e adultos se expressem corporalmente, seja batendo palmas e pés, se remexendo, ou entoando uma melodia. Mas de onde vem esse som? Como é este instrumento? Atenção, desbravadores de mistérios, com materiais recicláveis e muita exploração, vamos confeccionar instrumentos carnavalescos e conhecer também a sua origem. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de janeiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 15 de janeiro às 09h - Biblioteca Milton Santos
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Oficina Literária
Nessa oficina discutiremos a ideia de acontecimento na literatura a partir de contos de Lydia Davis, Julio Cortázar e Nuno Ramos. Analisaremos as relações entre o possível e o impossível, a questão da experiência e as propriedades de tensionamento que cada autor apresenta. Faremos um exercício de criação com leitura e comentários. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 180 min.
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

Máscaras
Ritah Koelho e Wagner Freire trazem a vivência da tradição no carnaval, através da criação das máscaras que são adereços bastante divertidas e ao produzi-las, o público deixa fluir suas fantasias trazendo para a brincadeira um jogo lúdico, brilhante e divertido. Utilizamos EVA nesta produção pela sua durabilidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 15 de janeiro Às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

TEATRO
jardineiro_lua

O Jardineiro da Lua - O que de que
A montagem retrata, por meio das técnicas do teatro de bonecos, um fato marcante na vida do Seu Antônio (Toninho), um velhinho que, desde os 6 anos, é encarregado de cuidar da lua. Durante a narração das aventuras dele, o público descobre que a lua é cheia de flores mágicas e que esse imenso jardim sempre precisará de um guardião com coração puro para continuar reluzente e encantador. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 13 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Cordel Fabuloso
"Cordel Fabuloso" tem como mote as fábulas de Esopo e se utiliza de uma simbologia toda particular para apresentar ao público inesquecíveis ensinamentos morais, através de muita diversão. A peça tem início com a história de Cora e Nina, duas garotas que precisam transportar um baú repleto de contos. No decorrer do caminho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a platéia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Essa proposta oferece ao espectador uma apresentação lúdica e mágica, onde cada história é uma surpresa, que encanta e leva à reflexão ao mesmo tempo.
A montagem, feita em estrutura de Cordel, traz características típicas, como as cores e rimas, aliadas à identidade do Grupo Careta, que é a irreverência e a comédia, além de um belíssimo cenário, figurinos coloridos, a atuação brilhante de cada artista e a habilidade de inserir o público em um mundo de fantasia. O espetáculo conta ainda com música ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 13 de janeiro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 15 de janeiro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

O Sorriso da Rainha
Em "O Sorriso da Rainha", a atriz que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as fake news trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de janeiro às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 de janeiro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

CINEMA
CINEMA NAS BIBLIOTECAS

CINE FÉRIAS PARA CRIANÇAS
Terças e sextas – feiras de janeiro às 10 horas e ás 14 horas
Classificação indicativa: Livre
A Biblioteca Alceu Amoroso Lima, nessas férias trará uma atividade para xs pequenxs. São filmes que passarão em duas seções no mesmo dia, pensados e dedicados exclusivamente pra criançada.

Moama
Moana, EUA, 2016, DVD
Direção: Ron Clements, John Musker. Com trilha sonora instrumental de Mark Mancina e canções do compositor Lin-Manuel Miranda, Mancina e do músico Opetaia Foa'i.
Uma jovem decide velejar através do Oceano Pacífico, com a ajuda de um semi-deus, em uma viagem que pode mudar a vida de todos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h 47min.
Dia 11 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

O Menino e o Mundo
BRA, 2013, DVD
Direção: Alê Abreu. Elenco (Vozes): Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Alê Abreu, Lu Horta, Marco Aurélio Campos e Cassius Romero.
Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h e 25min.
Dia 15 de janeiro às 10 e às 14h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CINEMA NA BIBLIOTECA CORA CORALINA
O Poderoso Chefão 3
The Godfather: Part III, EUA, 1990, DVD
Direção: Francis Ford Coppola. Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Andy Garcia.
A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone, após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary, sua filha, é presidenta honorária. Classificação indicativa: A partir de 14 anos. Duração: 2h 50
Dia 17 de Janeiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário