quarta-feira, 10 de junho de 2020

Programação cultural online de junho - parte 1

Biblioteca Viva Online 2020 com circo, teatro, cultura popular e brincante, culturas negras e música.


CIRCO

Quizumba
Rainhas do Radiador
Ursa Maior chega para armar a maior folia, mas cadê o público?
O espetáculo "Quizumba", adaptado para o vídeo em respeito às recomendações de combate a pandemia traz para a cena números autorais de magia, mistério e dicas de beleza que prometem muita diversão para o público.
Esta palhaça carrega também um grande tesouro, o mastro central que mantém de pé este circo atemporal são eles os ícones negros que revolucionaram o circo brasileiro e que, através da arte, conseguiram a sua emancipação.
O espetáculo "Quizumba" propõe uma reverência aos artistas negros ancestrais que fizeram parte da construção do circo brasileiro, homens e mulheres que, desconhecidos do respeitável público, abriram os caminhos para que outros artistas negros pudessem hoje protagonizar a cena.Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @RainhasdoRadiador
Dia 3 de junho às 14h30 - Facebook Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Cico do Jilo Web
CIRCO DO JILÓ WEB
Jiló não sabia, mas, sua apresentação na biblioteca foi gravada. Agora, cumprindo todas as ordens durante este período de pandemia causado pelo coronavirus (COVID-19). Ele recebe o vídeo e divide com o público esse momento de assistir todas as suas trapalhadas. TIC Cultural
Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca
Dia 4 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa

A Andarilha
Rainhas do Radiador
Brincando de fazer um show de circo, a palhaça Rufina improvisa cenas com seus objetos um tanto inusitados e convida o público a mergulhar em seu universo particular. Habilidades circenses são apresentadas de forma cômica e um carrinho de bebê trazido pela palhaça é o fio condutor de diversas emoções vividas por ela.Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @RainhasdoRadiador
Dia 5 de junho às 14h30 - Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Bartoloquices
Cia LADO B
O espetáculo solo do Palhaço Bartolomeu, que mostra toda sua versatilidade através de um passeio pelos vários tipos de representações artísticas. Dentro do roteiro estão números de Poesia, Malabares e Dança do Ventre. Uma livre adaptação de Romeu e Julieta, alguns números de mágica/cartomagia e a narração de uma história, contada através do ponto de vista do Bartô. Com esse trabalho ele traz sua desenvoltura em várias modalidades.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @cialadob
Dia 6 de junho às 10h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite

CABARÉ CIRCENSE LGBTQIA +: Cabaré das insurgências
Fagner Saraiva, Puri Yaguarete, Mare, Cibele Mateus, Pira Luke, Shankar, Vulcânica Pokaropa.
Cabaré das Insurgências é uma reunião de Artistas dissidentes que se juntaram para dialogar sobre suas especificidades dentro da linguagem Circense, trazendo outras referências não hegemônicas, onde usam suas corporeidades como plataforma e comunicação se expressando através do Vogue, Malabares, Cultura Popular, Pirofagia, Bambolê, Poesia, Drag Queen, Ancestralidade e Humor, proporcionando um mergulho na nova era Circense e também criando outros caminhos para que pessoas LGBTQIA+ e Racializadas se sintam mais confortáveis dentro desse ambiente lúdico, que é o Circo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60min
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @CucetasProduções
Dia 6 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

Vivência de Malabarismo
Cia Super Circo
Na Vivência de Malabarismo, Richard se baseia em seu livro "Aspectos Fundamentais do Malabarismo" para explicar aos participantes as técnicas de malabarismo e manipulação de objetos.
Com exercícios e jogos, no final da vivência todos os que participaram conseguirão realizar malabarismo com no mínimo três objetos.
A prática do malabarismo desenvolve a concentração, coordenação motora, visão periférica e a criatividade, além de ser um ótimo exercício físico sendo uma alternativa de atividade para todas as idades.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @SuperCirco
Dia 9 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava

Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020
LaClass Excêntricos
Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020 traz o foco para as super heroínas das artes. Daniela Rocha-Rosa conduz o programa apresentando artistas circenses e suas obras; os bastidores do que é ser uma mulher de circo nos dias atuais; entre outras curiosidades como: feminismo, quarentena, trabalho, etc. Conheçam as vidas destas artistas que vivem nos sonhos e nos imaginários coletivos do mundo e que trazem tendências sobre uma vida em equilíbrio.Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita:  Youtube transmitido pelo canal da artista @Daniela Rocha-Rosa humana
Dia 12 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector

Divas da Faxina contando Cinderela
Cia Dois Ventos
Após entrar em quarentena duas faxineiras de um antigo teatro decidem contar a história da Cinderela Online, e para isso usam truques de mágica, muita música e bom humor. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca
Dia 15 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

TEATRO

Circo Poeira
Grupo Circo Poeira
Circo Poeira é um espetáculo que mistura as linguagens de Circo, Teatro e Boneco. A peça conta a história de um circo através das recordações de um “Velho Mestre”. Esse personagem que é o narrador da história relembra o auge do seu Circo e dessa forma surgem do fundo de sua memória os números que compõem o show.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @circocapoeira
Dia 21 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

CULTURA POPULAR E BRINCANTE

Arrasta Pé do Mamulengo
Trup Trolhas
O projeto é um resgate da cultura popular unindo vertentes do forró, espetáculo de mamulengo e dança de coco.Classificação indicativa: a partir de 7 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil de @paulocaverna
Dia 19 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca Brito Broca

CULTURAS NEGRAS
Unbutu
Ubuntu, a essência primeira
Cordão Tereza de Benguela
Ubuntu é uma palavra Sul Africana e tem como sentido de “humanidade”. “Todos estamos ligados e todos juntos somos Ubuntu” (Nelson Mandela). O enredo fala do Deus supremo (Olorum), que decide criar o homem que nascerá e se multiplicará na terra, ele convida o filho mais velho para essa missão. Porém o filho não cumpre as ordens do pai. Descobre seu erro diante da Natureza, que o consola, mostrando o quanto tudo o que nos cerca é importante, o fazendo entender que homem e natureza é uma coisa só.Classificação indicativa:livre. Duração:50 min
Formato da apresentação: gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil de @inaiaaraujoxequere
Dia 3 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira

MÚSICA

Poesia Musicada - Márcio de Camillo apresenta Manoel de Barros
Márcio de Camillo
Aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral. Esse é o objetivo do cantor e compositor Márcio de Camillo, idealizador do projeto CRIANCEIRAS, que utiliza a música como veículo para a obra poética, de forma lúdica e criativa.
Nesse trabalho, Marcio de Camillo quer compartilhar sua paixão pela poesia e contar um pouco do seu convívio com Manoel de Barros, um dos maiores poetas do Brasil e que foi também seu vizinho.
Entre causos e histórias, Márcio nos apresenta os livros que o inspiraram para entoar as palavras inventadas por Manoel.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @crianceiras
Dia 6 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Segura o Coco
SEGURA O COCO E A RABECA Dêndicasa!
Kelly Guimarães e Queila Rodrigues
Unindo a melodia da Rabeca e os toques percussivos do pandeiro e maracas, as artistas-brincantes Kelly Guimarães e Queila Rodrigues se unem num encontro sonoro’poético de memórias cantadas para trazer um repertório de mestras e mestres de culturas populares, coquistas e rabequeiras/os, versando com outras vertentes destas culturas tradicionais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @cocoerabeca
Dia 7 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo

Mayara Costa
Divindades
Mayara Costa
Com um repertório de clássicos da Música Popular Brasileira, predominantemente baiano para cantar as DIVINDADES FEMININAS, fazendo um paralelo entre orixás (yabás) e um amor sublime pela natureza, pela vida e pelo amor. As raízes religiosas e a personalidade de mulher forte, mas ao mesmo tempo sensível. É um Show calmo, leve e sensível.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @mayaracosta
Dia 13 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Sambas de Aldir
Graça Braga
Graça Braga nasceu no interior de São Paulo e cresceu rodeada de samba e serestas e, como não poderia deixar de ser, foi influenciada pela música e o talento de Aldir. TEVE SUAS OBRAS INTERPRETADAS POR CLARA NUNES, TAIGUARA E MARIA CREUSA.
CONSAGROU SE COM A MÚSICA BÊBADO E A EQUILIBRISTA EM PARCERIA COM JOÃO BOSCO INTERPRETADO PELA GRANDIOSA ELIS REGINA.
Graça Braga pretende realizar uma grande homenagem ao nosso eterno Edir, cantando e revisitando seus maiores sucessos como: CORSÁRIO, LINHA DE PASSE, CABARÉ e muito mais.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @GracaBraga
Dia 21 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Nenhum comentário:

Postar um comentário