quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Destaques da semana de 20 a 26 de setembro

SARAU
alegria_choro

A Alegria do Choro
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Relembrando os grandes nomes do choro, como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Ernesto Nazareth, o Regional Mateus Santos apresenta uma performance musical cativante, “A alegria do choro”, que reflete toda a criatividade e originalidade da música e da cultura brasileira. Formada por seis músicos e compositores que se dedicam semanalmente ao estudo e investigação do choro, encontrando-se na Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo, o grupo consegue ao longo de sua apresentação criar uma atmosfera imersiva e intimista, intercalando performances musicais com histórias e curiosidades sobre o choro e seus principais expoentes. Classificação indicativa: Livre.Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 22 de setembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Sarau do Infinito
Casa no Meio do Mundo
Sarau Do Infinito nasceu no coração do Jardim Brasil, zona norte de São Paulo, onde poetas, poetisas e Mcs têm o espaço para declamarem o que são.
Além da declamação de poesias o grupo que compõe o sarau do Infinito, propõe debate e formação artística para os participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 22 de setembro às 11h40 - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Sarau Você Já Conhece?!
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Esse Sarau nasce como uma brincadeira entre produtores e frequentadores da Ocupação Cultural Mateus Santos. Consiste em transformar clássicos da música brasileira, dos mais variados ritmos e estilos, em poesias recitadas ao vivo, de forma a valorizar as letras das composições brasileiras, que muitas vezes passam despercebidas pelo público em geral. O time do Sarau vem preparado com letras famosas que já estão em domínio público no Brasil e a ideia é que o público entre também na brincadeira, recitando as letras de suas músicas favoritas no palco. Além do microfone aberto, o Sarau conta também com atrações poéticas e musicais, O principal diferencial “Sarau Você Já Conhece?!” é que permite uma fácil interação com os mais variados públicos, podendo ser realizada em praticamente qualquer equipamento ou espaço cultural, servindo também como uma forma de aproximar a linguagem dos saraus de públicos que ainda não conhecem ou participam dessa cena. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de setembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 26 de setembro às 09h - Biblioteca Marcos Rey

Das Prê Sarau
Coletivo DasPrê
Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo.
A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.
Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 24 de setembro às 14h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Milton Santos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
contos_aquecer
Contos para Aquecer
Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Terra de Contos: histórias para despertar emoções
Grupo: Cia Çarê
Histórias contadas, cantadas, encantadas e envolventes numa Terra de contos e encontros. Nesse lugar tudo pode acontecer: brincadeiras, interações, canções e emoções serão compartilhadas para nunca serem esquecidas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 21 de setembro às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Contação de Histórias e Música
Com Sabino Lopes e Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indicativa: Livre.
Dia 26 de setembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte

Histórias de Arrepiar
Cia Duo Encantado
Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de setembro às 17h - Biblioteca Jayme Cortez

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
lancamento_livros

Lançamento do livro: Cabeça de Touro, de Guilherme Dearo
Os poemas do livro trazem referências a locais que podem interessar especificamente leitores de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os poemas também fazem referências a acontecimentos recentes, mas também a históricos, como o Descobrimento do Brasil e a Ditadura Militar, o que interessará os leitores brasileiros de diferentes idades. “Cabeça de touro” é o segundo livro de Guilherme Dearo, o primeiro, “Duas Hipóteses Para Um Acontecimento” foi publicado pela Editora Giostri em 2014. Além disso, possui poemas e contos publicados em coletâneas de livros, sites e revistas, como na revista Piauí, na revista 7faces Caderno de Poesia e no livro do Prêmio Poetize 2013.
Dia 20 de setembro às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Clube de Leitura Brito Broca – Angústia, de Graciliano Ramos
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Setembro é "Angústia", de Graciliano Ramos.
Classificação: livre. Duração: 90 min.
Dia 21 de setembro às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Lançamento de livros
Lançamentos dos livros infantis "Bárbara, a astronauta" e "Nove gavetas" de Thais Matarazzo, e "O aroma intenso das pétalas" do poeta Ygor Kassab.
Teremos um Sarau e Contação de histórias com o Coletivo São Paulo de Literatura.
Dia 21 de setembro das 14h às 16h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

cafe_preto
Café Preto
Com Carolina Rocha
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura.Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
-No mês de setembro, faremos a leitura do romance “Negroesia” do escritor Cuti.
Dia 21 de setembro das 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Lançamento do livro: Baseado em Palavras não Ditas, de Carla Dias
O Romance conta a história de dois homens que reaprendem o tempo por meio da compreensão de que nem tudo cabe em uma explicação. Nem todos se curvam a elas. Carla Dias nasceu em Santo André (SP). Escritora, cronista do site Crônica do Dia, autora dos livros Azul, Os estranhos, Jardim de Agnes, Estopim, O observador, Livro das confissões e Baseado em palavras não ditas, este que foi selecionado pelo 2º edital de publicação de livros na cidade de São Paulo e será lançado em setembro de 2019. Às 15 horas haverá bate-papo intitulado “A versão do outro” com a autora sobre o processo criativo do livro e a partir das 16 horas o lançamento.
Dia 21 de setembro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas:
Grupo PoéticaMente
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias.
Nestes encontros são realizadas conversas com escritores acadêmicos, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais.
A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Literatura e arte educação
Autores convidados: Lucas Afonso e Andrio Candido
Mediação: Mariana Felix
Reestruturar os lugares de ensino, a proposta da arte educação é despertar o interesse através da arte, estimular através do lúdico e assim, possibilitar um espaço amplo de aprendizagem horizontal onde, educador e educando aprendem juntos. Os arte educadores são os responsáveis por atrair a juventude e demonstram que novos formas de ensino são capazes de reaproximar a juventude da escola. Os autores convidados, também são arte educadores e compartilharão suas caminhadas e experiências de despertar a escrita e a leitura através da poesia, além de falar sobre seus livros. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber
Autores convidados: Natalia Neris, Weber Lopes e Deivison Nkosi. Mediação: Isabelle Cipriano.
A produção decolonial é grande ainda que tenha poucos holofotes sobre si. O pensamento construído para além da lógica eurocêntrica produz, para além de novos saberes, pontes capazes de criar possibilidades de se repensar a filosofia a sociologia. Após mais de 15 anos da Lei 10.369/03, ainda estudamos e temos como frequente no nosso cotidiano literaturas como a de Monteiro Lobato e Euclides da Cunha como construir o Livre. saber se ainda se disputa o lugar de fala? Esse é o debate que será proposto aos autores e convidados. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

Lançamento do livro infantil “Bárbara, a astronauta”, autora: Thais Matarazzo
Dia 21 de setembro das 14h às 16h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Mediando leitura
Mediação de leitura para o público da Melhor Idade. Conhecer escritores modernistas e suas histórias. Classificação indicativa: Livre.
Dia 25 de setembro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral 

INFANTIL
maria_teresa_javali
Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre. | Música e Literatura Infantis. Duração: 50 min.
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

BRINCANTE
Transmissão de Saberes
O Grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências para as crianças e a família, despertando o contato com manifestações.
Com a proposta de unir gerações, o projeto Transmissão de Saberes oferece além de uma oficina, uma vivência que reúne Mestres e Mestras da cultura popular e que também tiveram uma infância muito ativa. Esses encontros proporcionam uma experiência única de preservação da nossa cultura, contato com o brincar e novos saberes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

TEATRO
Cadê o Sorriso do Palhaço?
Com Grupo Corpo & Alma
Grupo integrado com atores-estudantes da terceira idade apresenta espetáculo com mágico, palhaços, mulher que vira peixe e muita emoção! Classificação: livre. Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

bolonario
Balonário (o balão do imaginário)
Cia Navega Jangada de Teatro
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.
Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão. Classificação indicativa: de 2 a 8 anos. Duração: 50 min.
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Beco Dos Gatos
Núcleo Educatho
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”. Classificação indicativa: partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 21 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 26 de setembro às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Café
Companhia dos Solilóquios
Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

CIRCO
Cadê o Sorriso do Palhaço?
Grupo integrado com atores-estudantes da terceira idade apresenta espetáculo com mágico, palhaços, mulher que vira peixe e muita emoção! Classificação: livre * Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Faxina Circus Show
TIC Cultural
Os artistas da casa tem uma briga com o diretor do teatro e desistem de apresentar o espetáculo “CircusShow”,com essa situação, a galera da faxina resolve assumir a cena e apresentar o espetáculo do dia... Agora o público é levado para o “Faxina Circus Show”, um espetáculo com números clássicos, atrapalhadas, confusão e fantasia! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 9h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 26 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Entre Pontes e Muros
Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Como transpor as fronteiras entre nós?
Partindo da temática territórios e fronteiras, o espetáculo foi desenvolvido para discutir e revelar conflitos e questões dentro do mundo das divisões de terras e ocupações.
O roteiro conta a história de quatro palhaços em fuga. Estes se veem diante de um imenso muro e, acuados, são obrigados a transpor o obstáculo. Salvos, do outro lado do muro, começam a habitar esse novo espaço.
Como será feita a divisão de espaço entre eles? Um palhaço não sabe dividir o espaço entre todos, é quando surgem os conflitos, brigas e desentendimentos.
Mas, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma prática de habitar o mesmo lugar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de setembro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 22 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 24 de setembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

narciso
Narciso - O Circo das Aparências
Circo Vossoroca
A relação entre NARCISO e a ninfa ECO da mitologia grega é o pilar das metáforas criadas nessa encenação circense. Vivemos numa época, na qual a experiência digital se sobrepõem ao encontro e a trocas coletivas. E de maneira itinerante esse Cortejo trás a cena um jogo cômico em busca do melhor ângulo para tirar a famosa self. Há números de malabares com adereços da vaidade, como perucas, pentes e gravatas. Além da pirâmide humana que é outra modalidade a serviço da exibição narcisista para a foto.
No comando está César, o Circense com Varizes, que cria um show pop através da repetição de frases e falas improvisadas pelo público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 24 de setembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 25 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 26 de setembro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes

MÚSICA
vanguarda_musical
Nacionalismo e a Vanguarda Musical Brasileira
Duo Flutuart
Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart - formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) - selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 21 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 26 de setembro às 19h - Biblioteca Roberto Brito Broca

Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. O movimento abrangeu diversas formas de manifestação artística como pintura, música, literatura, dança e teatro. Classificação indicativa: Livre.Duração: 50 min.
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 25 de setembro às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte

Banda Ôncalo - Jukebox
Inspirado na “Jukebox - máquina de tocar música”, a Banda Ôncalo apresenta este projeto de releituras de sucessos da década 1960 até os dias atuais. São versões instrumentais de músicas que vão de James Brown a Seu Jorge executadas por uma pequena banda de trompetes, trombone, tuba e bateria na forma de um cortejo descontraído e bem-humorado. Classificação indicativa: Livre. | Cortejo Musical. Duração: 50 min.
Dia 25 de setembro às 18h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 26 de setembro às 10h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

EXPOSIÇÃO
florescer

Florescer
Florescer é a nova exposição do grupo ARPA EXPO. A primavera é a estação das flores, onde a natureza se renova, um novo ciclo é composto de cores, perfumes e texturas que trazem alegria e renovação. Nós vamos através de pinceladas, reproduzir a vivacidade, a vibração e a leveza desta estação. Com a sensibilidade e o olhar artístico apurado, esta série de pinturas com técnicas variadas, beleza e riqueza de detalhes, com criatividade experimentações, abre a porta do imaginário e nos remete a uma profusão de cores e formas em homenagem à primavera.
Vernissage: Dia 14 de setembro às 10h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
De 2 a 28 de setembro – Biblioteca Alceu Amoroso Lima


63 Anos de História
Exposição de fotos da Biblioteca Ricardo Ramos e do bairro da Vila Prudente em comemoração ao 63º aniversário da Biblioteca. Quer saber como era a Biblioteca na década de 1960? Ou conferir as várias programações culturais que aconteceram e ainda acontecem por aqui? Vem comemorar com a gente! Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de setembro a 31 de outubro – Biblioteca Ricardo Ramos

Nuances e Transparências da Aquarela
Pelo quinto ano consecutivo, a ABA (Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel) vai expor produções de seus artistas na Biblioteca Mário Schenberg. O evento ocorrerá de 14 de setembro a 14 de outubro de 2019, com curadoria e organização de Maria Clarice Sarraf, Maria Inês Lukacs, Isabel Cardoso e Cassiano Pereira Nunes.
*A ABA - Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel, fundada pela estimada Iole de Natale, em 1987, que é nossa parceira de longa data, é um grupo que apoia, congrega, incentiva e promove a divulgação da aquarela e de seus profissionais, visando a expansão, pesquisa e intercâmbio dessa Arte, através de exposições, cursos, workshops, palestras, pesquisa histórica e do aprofundamento técnico-educacional e da interação cultural.
De 14 de setembro a 14 de outubro - Biblioteca Mário Schenberg

ENCONTROS E OFICINAS
cafe_filosofico
Um Café filosófico com Quadrinhos
Com Professor e Orientador filosófico Leandro Raphael
O objetivo deste evento, em parceria com a Biblioteca municipal Vicente Paulo Guimarães, é pensarmos sobre as questões do cotidiano a partir dos quadrinhos e da filosofia. Desta forma, o encontro entre esses dois universos possibilitaria novas interpretações e reflexões, de um jeito lúdico e mais divertido.
Dia 20 de setembro às 10h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

sem_barreiras

Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Mediação de Leitura Inclusiva
Visando proporcionar um momento de fabulação e imaginação inclusivo para todas as crianças, com e sem deficiência, esta oficina oferecerá uma mediação de leitura acessível. O livro “O Rei Careca” de Thiago Franco e ilustrações de Alisson Ricardo, será lido e mediado com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Ademais, para potencializar o ambiente de fantasia, a oficina contará com animação das imagens e trilha sonora com ambientação. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 14h -Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Arte e Brincadeira – Oficina
Compreendendo a arte como fundamental na vida de todos e especialmente importante no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, esta oficina buscará propor experiências artísticas que possibilitem a manifestação das crianças por meio de elementos diversos, como por exemplo, formas, objetos, cores e conceitos artísticos. Dessa forma, durante a oficina as crianças serão estimuladas em sua necessidade de tocar e explorar em atividades como desenhar, brincar com argila, com massinha, pintar com os dedos, com os pés ou com pincéis. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 15h30 -Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Cinema Inclusão
Através da exibição do curta-metragem “O Branco” de ngela Pires e Liliana Sulzbach com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em LínguaBrasileira de Sinais, esta oficina buscará conscientizar os participantes a respeito das temáticas da diferença e da diversidade como valores para a sociedade. Após a sessão de cinema, o público, crianças e jovens maiores de 10 anos, é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhamento das impressões e reflexões suscitadas tanto pela temática da obra em si quanto pelos recursos de acessibilidade presentes. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 17h -Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Palestra para vestibulandos sobre o tema “escravidão no Brasil” com o Prof. Adriano Alves
Mediação: Thomas Edison
Dia 21 de setembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontros culturais com a oralidade e a literatura brasileira
Joaquim Maria Botelho, filho de Ruth Guimarães, apresenta seu novo livro – mediação de Daniel D’Andrea
Dia 21 de setembro às 13h15 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Cadê o Sorriso do Palhaço?
Grupo integrado com atores-estudantes da terceira idade apresenta espetáculo com mágico, palhaços, mulher que vira peixe e muita emoção! Classificação: livre * Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Projeto Xadrez para Todos
Com o Professor André Freire, que foi campeão e lecionou campeões do torneio Sul-Mineiro.
Classificação indicativa: maiores de 6 anos.
Dia 22 de setembro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Já estamos pensando na Primavera e, com ela, o Aflora Brito também se aproxima! Esse ano, um de seus ramos será a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Para esta atividade, nós já temos data marcada: 1ºs e 4ºs domingos de cada mês, às 10h30, a artesã Bruna estará esperando por você para florir! Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 180 min.
Dia 22 de setembro às 10h30 – Biblioteca Brito Broca

Máscaras de Cerâmica
A Oficina de Cerâmica é um encontro para experimentar e criar peças (utilitários, decoração, arte) aprendendo e aprimorando diferentes técnicas. Faça sua inscrição pelo telefone 2946-4562 ou pessoalmente na Biblioteca. Vagas Limitadas.
Dia 24 de setembro às 15h – Biblioteca Castro Alves

Teatro e Hip Hop
A atividade propõe oferecer uma vivência em dança que explore as possibilidades de expressão do corpo a partir dos princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas. Classificação indicativa: 6 à 12 anos.
Dia 26 às 14h – Biblioteca Castro Alves

Oficina de Observação e Mapeamentos Lúdicos das Aves do Parque da Aclimação
Com Ângela Camargo e Cibele Gardin.
Na oficina de observação e desenhos de pássaros, realizada no dia 28 de julho, vimos 19 espécies desta fauna no parque da Aclimação. Nossa proposta para esta segunda oficina será uma nova observação das aves, seguida de um mapeamento lúdico das espécies encontradas.Seja um pequeno (ou grande) cientista cidadão e co-criador deste inventário das aves do nosso parque.
Ponto de encontro: em frente a biblioteca
Requisito: ter amor ao meio ambiente.
Sugestão: binóculo, água e muita animação.
Público alvo: crianças de 2 a 100 anos de idade. Duração: 120 horas.
Dia 29 de setembro às 8h - Biblioteca Raul Bopp

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

CINEMA
Cine-Literatura na Cora
A Família Addams
The Addams Family, EUA, 1991, 99 min., DVD
Direção: Barry Sonnenfeld. Elenco: Anjelica Huston, Raúl Julia, Christopher Lloyd.
Os Addams, uma família macabra, correm o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford, um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras.Classificação indicativa: Livre.
Dia 26 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br
Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário