quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Destaques da semana de 13 a 19 de setembro

SARAU
Das Prê Sarau
Coletivo DasPrê
Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo.
A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.
Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte

sarau_infinito
Sarau do Infinito
Casa no Meio do Mundo
Sarau Do Infinito nasceu no coração do Jardim Brasil, zona norte de São Paulo, onde poetas, poetisas e Mcs têm o espaço para declamarem o que são.
Além da declamação de poesias o grupo que compõe o sarau do Infinito, propõe debate e formação artística para os participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 14 de setembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

Sarau Você Já Conhece?!
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Esse Sarau nasce como uma brincadeira entre produtores e frequentadores da Ocupação Cultural Mateus Santos. Consiste em transformar clássicos da música brasileira, dos mais variados ritmos e estilos, em poesias recitadas ao vivo, de forma a valorizar as letras das composições brasileiras, que muitas vezes passam despercebidas pelo público em geral. O time do Sarau vem preparado com letras famosas que já estão em domínio público no Brasil e a ideia é que o público entre também na brincadeira, recitando as letras de suas músicas favoritas no palco. Além do microfone aberto, o Sarau conta também com atrações poéticas e musicais, O principal diferencial “Sarau Você Já Conhece?!” é que permite uma fácil interação com os mais variados públicos, podendo ser realizada em praticamente qualquer equipamento ou espaço cultural, servindo também como uma forma de aproximar a linguagem dos saraus de públicos que ainda não conhecem ou participam dessa cena. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 19 de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
contos_aquecer
Contos para Aquecer
Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo Magalhães
Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira

Arpilleras de Histórias
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
A vivência se apresentará com o objetivo central de realizar encontros com pessoas interessadas em bordado do tipo arpillera e contação de histórias, e de estimular a prática de contar e ouvir histórias, o que irá ocorrer pela proposição tanto da partilha de histórias de vida entre as participantes quanto de exercícios ligados à linguagem artística da narração de histórias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 17 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Cabe na Mala
O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias costurou mala, avental, caixas de pano que viram tapetes e caixa de luz como cenários para histórias de Ana Maria Machado e Jutta Bauer. Entremeado com belas canções cantadas à capela, o espetáculo convida crianças e adultos a acompanhar a trajetória dos bonecos de pano em seus cenários de sonho, luz e textura. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 45 min.
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 19 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Histórias de Arrepiar
Cia Duo Encantado
Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 18 de setembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
Mediação de Leitura
Mediação de leitura literária para a 1ª. Infância com escritores modernistas Mário Quintana e Clarice Lispector. Classificação indicativa: Livre.
Dia 19 de setembro às 14h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

conversa_literaria
Conversa Literária: “Poesia para quê?”com Serginho Poeta, Elizandra Souza, Zá Lacerda e mediação de Maria Vilani;
Pocket Show de Gunnar Vargas;
Intervenção Poética de Luna Vitrolira.
*Com Intérprete de Libras;
*Atividade da Programação da V Festa Literária da Zona Sul.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas:
Grupo PoéticaMente
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias.
Nestes encontros são realizadas conversas com escritores acadêmicos, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais.
A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

A palavra e a cura
Autores convidados: Rafa Ribeiro e Kawan Oliveira.
Mediação: Mariana Felix.
Por meio da escrita é possível superar os obstáculos. Os autores convidados abordam em seus livros temas como a cura pela poesia,a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte. Este encontro é sobre a importância de expressar e de se ter a escrita como ferramenta. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 13 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Poesia, identidade e resistência
Autores convidados: JadeQuebra e Beká.
Mediação: Lucas Afonso
A poética periférica vai na contramão das normas e métricas acadêmicas que renegam a poesia do funk e de toda a cultura de rua. Hoje se percebem manifestações literárias além dos espaços e instituições “formais”, articulando escritores, produtores culturais, entre outros agentes. Elas ocorrem nas ruas, nos bares, em espaços públicos espalhados pelo país. Os autores convidados falarão sobre resistir a partir da escrita. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

INFANTIL
maria_teresa_javali
Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre. | Música e Literatura Infantis. Duração: 50 min.
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 18 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Trilhinha do mar
O projeto “Trilhinha do Mar” é uma extensão do projeto "Trilha do Mar", duo feminino de sons suaves, união de Suzana Ruiz e Mathilde Rousseaux, duas artistas ímpares em convergência entre Brasil e França. Este espetáculo proporciona um experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças. Classificação indicativa: Livre. | Música para crianças. Duração: 50 min.
Dia 17 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos

Sacizada - Inimar dos Reis
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre. | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 19 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos

BRINCANTE
Transmissão de Saberes
O Grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências para as crianças e a família, despertando o contato com manifestações.
Com a proposta de unir gerações, o projeto Transmissão de Saberes oferece além de uma oficina, uma vivência que reúne Mestres e Mestras da cultura popular e que também tiveram uma infância muito ativa. Esses encontros proporcionam uma experiência única de preservação da nossa cultura, contato com o brincar e novos saberes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 14 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Canta de lá que eu canto de cá
Era hábito dos antigos fazendeiros do sertão, convidar afamados cantadores para uma disputa poética: o desafio. Apresentando múltiplos gêneros e cantando em cima do tom e violas.
Consciente do valor e importância de apresentar ao público as poesias tradicionais, no caso a poesia de repente, em uma sociedade moderna em que a profissão poética perdeu seu valor, o Festival “Poesia de Repente para Criança” convidará cantadores de profissão que se encontrarão para o desafio do canto e do improviso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

TEATRO
Nas águas da realeza
Satura Cia de Teatro
Nas Águas da Realeza quer convidar o público a um passeio pelas margens do Rio São Francisco (Velho Chico), desde seu nascimento na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passando por outros estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde o ‘Velho Chico’ desemboca no mar, tornando-se um só com o Oceano Atlântico.
A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, Lindorréia. Ela viaja pelos estados por onde o ‘Velho Chico’ passa, acompanhada de seu Bobo da Corte, que no decorrer do espetáculo, tenta conscientizá-la da importância do cuidado com o Rio São Francisco.
Pelo caminho, histórias vão se tecendo, outros personagens surgindo e a tradição e as lendas em torno do rio, ganhando vida e expressão, bem como a cultura de cada estado.
Com humor e poesia, a mensagem central gira em torno do cuidado e do respeito que devemos ter com o ‘Velho Chico’, rio de grande importância para alguns dos estados do nordeste do Brasil e ainda, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Diversos problemas causados pela ação do homem ao meio são abordados. O processo de conscientização dos personagens e consequentemente do público, vai se tecendo na medida em que se conhece mais intimamente toda a importância do rio. Só amamos aquilo que conhecemos. E o amor é capaz de realizar muitas transformações dentro e fora de nós! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 14 de setembro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Mina!
Núcleo Corpo Rastreado
Com uma atriz e uma musicista em cena (Flávia Melman e Natalia Mallo), se revezando entre textos, músicas, poemas e danças. O espetáculo propõe um passeio pelo universo individual de uma criança chamada MINA. Essa menina que ama a noite: quando todos dormem, o mundo está quieto e ela pode ouvir o próprio coração e deixar sua imaginação voar Livre.. Ela também ama a poesia, os pássaros, a lua, biscoitos de figo, poeira, nonsense, dinossauros, paradoxos e escrever. E enquanto escreve em seu caderno tudo que lhe vem à cabeça, Mina faz descobertas profundas e triviais sobre o mundo, e também sobre ela mesma, deixando escapar seus pensamentos e sonhos. As dificuldades na escola, o desafio de fazer amigos e a elaboração de uma perda aparecem através dos olhos da menina que, de um modo extraordinário, brinca e se diverte enquanto amadurece.
Para as crianças pequenas, um caleidoscópio de cores, imagens, música e palavras. Para as maiores, questionamentos, dúvidas existenciais, anseios e brincadeiras análogas ao seu mundo. Para os adultos, um olhar sobre a criança dentro de nós, pela lente poética de David Almond transformada em Teatro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 12 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

cafe
Café
Companhia dos Solilóquios
Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 60 min.
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Balonário (o balão do imaginário)
Cia Navega Jangada de Teatro
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.
Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão. Classificação indicativa: de 2 a 8 anos. Duração: 50 min.
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 17 de setembro às 09h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Beco dos Gatos
Núcleo Educatho
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”. Classificação indicativa: partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 17 de setembro às 17h30 - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Castro Alves

CIRCO
faxina_circus_show
Faxina Circus Show
TIC Cultural
Os artistas da casa tem uma briga com o diretor do teatro e desistem de apresentar o espetáculo “CircusShow”,com essa situação, a galera da faxina resolve assumir a cena e apresentar o espetáculo do dia... Agora o público é levado para o “Faxina Circus Show”, um espetáculo com números clássicos, atrapalhadas, confusão e fantasia! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 18 de setembro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 19 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Circo de Todos
É uma apresentação circense com a consolidação de um palco em partilha, na qual o papel dos artistas se mistura com o das crianças, gerando um espaço de protagonismo compartilhado, onde os tempos e olhares se convergem e se acompanham. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Narciso - O Circo das Aparências
Circo Vossoroca
A relação entre NARCISO e a ninfa ECO da mitologia grega é o pilar das metáforas criadas nessa encenação circense. Vivemos numa época, na qual a experiência digital se sobrepõem ao encontro e a trocas coletivas. E de maneira itinerante esse Cortejo trás a cena um jogo cômico em busca do melhor ângulo para tirar a famosa self. Há números de malabares com adereços da vaidade, como perucas, pentes e gravatas. Além da pirâmide humana que é outra modalidade a serviço da exibição narcisista para a foto.
No comando está César, o Circense com Varizes, que cria um show pop através da repetição de frases e falas improvisadas pelo público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 11 de setembro às 13h30 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Entre Pontes e Muros
Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Como transpor as fronteiras entre nós?
Partindo da temática territórios e fronteiras, o espetáculo foi desenvolvido para discutir e revelar conflitos e questões dentro do mundo das divisões de terras e ocupações.
O roteiro conta a história de quatro palhaços em fuga. Estes se veem diante de um imenso muro e, acuados, são obrigados a transpor o obstáculo. Salvos, do outro lado do muro, começam a habitar esse novo espaço.
Como será feita a divisão de espaço entre eles? Um palhaço não sabe dividir o espaço entre todos, é quando surgem os conflitos, brigas e desentendimentos.
Mas, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma prática de habitar o mesmo lugar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

MÚSICA
banda_oncalo
Banda Ôncalo - Jukebox
Inspirado na “Jukebox - máquina de tocar música”, a Banda Ôncalo apresenta este projeto de releituras de sucessos da década 1960 até os dias atuais. São versões instrumentais de músicas que vão de James Brown a Seu Jorge executadas por uma pequena banda de trompetes, trombone, tuba e bateria na forma de um cortejo descontraído e bem-humorado. Classificação indicativa: Livre. | Cortejo Musical. Duração: 50 min.
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 14 de setembro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de setembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

Nacionalismo e a Vanguarda Musical Brasileira
Duo Flutuart
Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart - formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) - selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 12 de setembro às 18h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. O movimento abrangeu diversas formas de manifestação artística como pintura, música, literatura, dança e teatro. Classificação indicativa: Livre.Duração: 50 min.
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes

EXPOSIÇÃO
florescer

Florescer
Florescer é a nova exposição do grupo ARPA EXPO. A primavera é a estação das flores, onde a natureza se renova, um novo ciclo é composto de cores, perfumes e texturas que trazem alegria e renovação. Nós vamos através de pinceladas, reproduzir a vivacidade, a vibração e a leveza desta estação. Com a sensibilidade e o olhar artístico apurado, esta série de pinturas com técnicas variadas, beleza e riqueza de detalhes, com criatividade experimentações, abre a porta do imaginário e nos remete a uma profusão de cores e formas em homenagem à primavera.
Vernissage: Dia 14 de setembro às 10h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
De 2 a 28 de setembro – Biblioteca Alceu Amoroso Lima


63 Anos de História
Exposição de fotos da Biblioteca Ricardo Ramos e do bairro da Vila Prudente em comemoração ao 63º aniversário da Biblioteca. Quer saber como era a Biblioteca na década de 1960? Ou conferir as várias programações culturais que aconteceram e ainda acontecem por aqui? Vem comemorar com a gente! Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de setembro a 31 de outubro – Biblioteca Ricardo Ramos

ENCONTROS E OFICINAS
Teatro e Hip Hop
A atividade propõe oferecer uma vivência em dança que explore as possibilidades de expressão do corpo a partir dos princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas. Classificação indicativa: 6 à 12 anos.
Dias 12 e 19 às 14h – Biblioteca Castro Alves

Brinquedos pedagógicos, aprendizagem e Comportamento
O projeto quer ajudar pais ou responsáveis a compreender e participar de forma ativa das fases do desenvolvimento infantil, a partir dos jogos e brinquedos pedagógicos ou educativos.
Acreditamos que o conhecimento oriundo do processo interativo possa fortalecer o vínculo familiar e incorporar a rotina da criança, de forma consciente, os brinquedos educativos ou pedagógicos para exercitar as estruturas cognitivas e melhorar o processo de organização do pensamento e da ação. Classificação indicativa: jovens e adultos. Duração: 90 min.
Dias 13 de setembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg

Oficina de Origami
Com a artesã Clarice Ota
Origami é a tradicional arte de fazer formas dobrando o papel. O praticante de origami exercita e desenvolve a observação do mundo, a concentração, a memorização, a coordenação motora fina, a precisão e a criatividade. A partir da prática constante aprimora-se sua técnica e pode-se criar novas figuras, como fazem pessoas pelo mundo. Classificação indicativa: Livre.
*Inscrições pelo telefone: (11) 2295-3447
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontro com escritores de histórias de terror
Classificação indicativa: jovens e adultos.
Dia 14 de setembro às 15h – Biblioteca Álvaro Guerra

Palestra teatralizada – Pulga Shill
Palestrante: Silvia Lux – Atriz e psicóloga
Uma pulga que cansa de levar uma vida de cão resolve fazer uma reflexão.
Só coçava, ou melhor, fazia o cão se coçar e aproveitava os banhos do cão para curtir um barato com os produtos antipulga. Pulga Shill tem um sonho, descobriu uma forma de ser produtiva, que poderia abrir a porta dos sonhos das crianças e fechar a porta dos pesadelos. Ficou radiante e resolve, mais uma vez, falar com as amigas, mas teve que partir sozinha. Só o tempo vai fazer com que ela seja entendida pelas amigas.
Após a estória ser contada, a palestrante cria um espaço para falarem das experiências que já tiveram com pessoas que já usaram drogas e que consequências viveram.
No final da atividade a palestrante oferece a oportunidade de improvisarem algum número artístico. Vale cantar, dançar e representar. Classificação indicativa: 14 anos
Dia 14 de setembro às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Um Café filosófico com Quadrinhos
Com Professor e Orientador filosófico Leandro Raphael
O objetivo deste evento, em parceria com a Biblioteca municipal Vicente Paulo Guimarães, é pensarmos sobre as questões do cotidiano a partir dos quadrinhos e da filosofia. Desta forma, o encontro entre esses dois universos possibilitaria novas interpretações e reflexões, de um jeito lúdico e mais divertido.
Dia 14 de setembro às 10h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Projeto Xadrez para Todos
Com o Professor André Freire, que foi campeão e lecionou campeões do torneio Sul-Mineiro.
Classificação indicativa: maiores de 6 anos.
Dia 14 de setembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Vivência para a Primeira Infância
Com famílias da região
Vivências para primeira infância é um encontro de pais mães e cuidadores de bebês e crianças 0 a 3 anos, que acontece quinzenalmente na Biblioteca Municipal Raul Bopp às terças feiras das 15h às 17h.
Atividades sensoriais, leitura para bebês, música e troca de experiências entre mães pais e cuidadores.
Dia 17 de setembro às 15h - Biblioteca Raul Bopp

mascara_ceramica
Máscaras de Cerâmica
A Oficina de Cerâmica é um encontro para experimentar e criar peças (utilitários, decoração, arte) aprendendo e aprimorando diferentes técnicas. Faça sua inscrição pelo telefone 2946-4562 ou pessoalmente na Biblioteca. Vagas Limitadas.
Dia 17 de setembro às 15h – Biblioteca Castro Alves

Palestra sobre Doping com o Dr. Fernando Solera
Coordenador da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF
Mediação: Thomas Edison
Dia 16 de setembro das 17h às 19h - Biblioteca Hans Christian Andersen

(Tarde) Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência
-Mediação de Leitura Inclusiva
Visando proporcionar um momento de fabulação e imaginação inclusivo para todas as crianças, com e sem deficiência, esta oficina oferecerá uma mediação de leitura acessível. O livro “O Rei Careca” de Thiago Franco e ilustrações de Alisson Ricardo, será lido e mediado com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Ademais, para potencializar o ambiente de fantasia, a oficina contará com animação das imagens e trilha sonora com ambientação. Duração: 60 min.
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

-Arte e Brincadeira – Oficina
Compreendendo a arte como fundamental na vida de todos e especialmente importante no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, esta oficina buscará propor experiências artísticas que possibilitem a manifestação das crianças por meio de elementos diversos, como por exemplo, formas, objetos, cores e conceitos artísticos. Dessa forma, durante a oficina as crianças serão estimuladas em sua necessidade de tocar e explorar em atividades como desenhar, brincar com argila, com massinha, pintar com os dedos, com os pés ou com pincéis. Duração: 60 min.
Dia 19 de setembro às 15h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

-Cinema Inclusão
Através da exibição do curta-metragem “O Branco” de Ângela Pires e Liliana Sulzbach com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em LínguaBrasileira de Sinais, esta oficina buscará conscientizar os participantes a respeito das temáticas da diferença e da diversidade como valores para a sociedade. Após a sessão de cinema, o público, crianças e jovens maiores de 10 anos, é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhamento das impressões e reflexões suscitadas tanto pela temática da obra em si quanto pelos recursos de acessibilidade presentes. Duração: 60 min.
Dia 19 de setembro às 17h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.


CINEMA
Cine-Literatura na Cora
linha_passeLinha de Passe
EUA, Brasil, 2008, 113 min., DVD
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas. Elenco: Sandra Corveloni, João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues.
Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol, mas aos 18 anos, vê a ideia cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Classificação indicativa: a partir de 16 anos.
Dia 19 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br
Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário