quinta-feira, 23 de maio de 2019

Dicas de Leitura - Literatura Brasileira Clássica e Contemporânea

 LITERATURA BRASILEIRA CLÁSSICA


O Alienista, de Machado de Assis
Um dos contos mais famosos de Machado de Assis, nos mostra o personagem Simão Bacamarte, um médico o qual passa a se interessar por estudos psiquiátricos, em especifico o tema loucura. Simão funda um pequeno hospício chamado Casa Verde, e a partir de então, o enredo é preenchido por diversas confusões e reflexões a respeito dos limites da razão e da loucura.

Contos Novos, de Mário de Andrade
A maturidade artística de Mário de Andrade, no campo da ficção literária, culmina com os Contos Novos, obra publicada postumamente em 1947. Como o autor fez questão de anotar no final de cada narrativa, o livro é fruto de um minucioso processo de elaboração artesanal que compreende várias versões de um mesmo texto e se estende por períodos de tempo que vão de quatro até dezoito anos de preparação.

Libertinagem, de Manuel Bandeira
O quarto livro do autor, lançado em 1930 na primeira fase do modernismo, apresentam uma carga reflexiva muito predominante, porém uma maior musicalidade e humor em relação a suas obras anteriores. Nesta coletânea encontramos poemas muito famosos do autor, como Pneumotórax e Vou-me embora para Pasárgada.

Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo
Um dos principais livros do autor, Olhai os Lírios do Campo nos apresenta o personagem central Eugênio, garoto pobre, criado por uma família humilde e sem condições financeiras adequadas. Mesmo assim, Eugênio ingressa na faculdade de medicina, onde conhece aquela que viria ser, não apenas sua grande amiga, mas seu mais seguro alicerce em diversas situações, Olívia. A história apresenta muitas reflexões acerca de religião, solidão, amizades, prioridade sentimentais e contexto político da época.

Senhora, de José de Alencar
Nesta grande obra da Literatura Brasileira conheceremos Aurélia, uma moça muito pobre que por decorrência do acaso se apaixona por Fernando Seixas, no entanto, não contém dote adequado a oferecer para o rapaz. Após diversas reviravoltas, a personagem descobre ser herdeira de uma grandiosa fortuna e consegue atrair seu grande amor Seixas de forma totalmente anônima. A partir de então acompanhamos embates muito fortes entre os recém-casados, com ironias, diálogos ácidos e até mesmo divertidos entre ambos, elementos que revelam uma questão de transição de valores em uma sociedade patriarcal.

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Livro mais famoso de Lima Barreto, apresenta a personagem Policarpo Quaresma, sujeito extremamente culto e patriota que dedica parte de seu tempo aos livros, em específico no estudo sobre a história do Brasil e a língua indígena Tupi-Guarani, a qual Policarpo deseja tornar a língua oficial do Brasil. Suas ideias, no entanto, o tornam excêntrico para a sociedade e acaba por ser internado em uma clínica psiquiátrica.
A obra faz parte do pré-modernismo e é uma veemente crítica à sociedade da época.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector
Clarice é uma autora conhecida pela poeticidade inseridas em suas prosas, além do constante fluxo de consciência e tom intimista, em grande parte narrados por um ponto de vista de suas personagens feministas. O enredo conta a história de Lóri, a qual ama um rapaz chamado Ulisses e este amor é recíproco, no entanto, Lóri não se sente pronta para viver um relacionamento, pois sente a necessidade de conhecer sua essência antes de tudo. A obra nos mostra os processos dessa aprendizagem de Lóri, a qual passa por momentos de transição e autoconhecimento muito violentos.


LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Capão Pecado, de Ferréz
Rael, morador da periferia paulistana, é um rapaz honesto, que gosta de ler e faz planos para melhorar de vida por meio do trabalho, porém, nem todos os seus amigos são como ele; alguns roubam para se sustentar, outros são usuários de drogas ou matam por dinheiro. Apesar de tantas diferenças, se identificam devido a miséria em que vivem, a juventude, a vontade de se divertir e a revolta contra tudo que torna a vida deles ainda mais difícil.

Cidade de Deus, de Paulo Lins
Título mais conhecido pela adaptação cinematográfica com direção de Fernando Meireles, Cidade de Deus é um livro que abarca a realidade nesse bairro do Rio de Janeiro, além de tratar de temas como vida na periferia em geral, pobreza, violência e falta de recursos.

Eles Eram Muito Cavalos, de Luiz Ruffato
Livro de estreia do autor, apresenta setenta narrativas de histórias de pessoas na cidade de São Paulo, suas rotinas na imensa metrópole com sua beleza e singularidade e de suas multidões solitárias que estamos sujeitos a nos identificar. A obra é uma das mais importantes da literatura contemporânea brasileira, visto que o elemento “cavalos” do título, se refere a todos nós.

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, de Luiz Ruffato
O fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará prestes a ser palco de uma nova corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo, mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas: a história de Chang, o mistério de Viktor Laurence a vida de Ernani, que tirou Lavínia das ruas e das drogas no passado.

Os Piores Dias da Minha Vida Foram Todos, de Evandro Affonso Ferreira
O livro é um monólogo, narrado por uma mulher em seu leito de morte, com delírios constantes. A partir desta situação, diversas recordações tristes e alegres vêm à mente, dentre estas lembranças, as suas perdas e um antigo amigo escritor. Ademais, a partir desses devaneios são citadas a personagem mitológica Antígona e imagens mentais muito fortes, das quais cria diversas situações com teor filosófico e melancolia.

O Sol na Cabeça, de Geovani Martins
O Livro de estreia do autor reúne uma coletânea de treze contos sobre construções narrativas emocionantes e realistas. Os enredos são formados por personagens residentes de favelas, os quais são narradas suas infâncias e adolescências, além da discriminação social e racial, dificuldades dessa realidade.

Um útero é do Tamanho de um Punho, de Angélica Freitas
No segundo livro da autora, a mulher é o centro temático, com poemas de cunho totalmente crítico. Ao utilizar ironias, jogos de palavras diversos e senso de humor, Angélica desconstrói diversos estereótipos e conceitos os quais ainda são esperados do gênero feminino ainda hoje.

Dicas de Leitura - Literatura Brasileira Clássica e Contemporânea 

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Veja aqui outras dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário