sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Destaques semana de 1° a 6 de dezembro

CIRCO

circo_lampezão

Circo de Lampezão e Maria Botina
Esta é a história de um amor sertanejo no circo. Ou seria de um amor circense no sertão? Cavaco e Nina são uma dupla de palhaços que conta a história do Maria Botina e Lampezão. Ela sonha com seu “príncipe” cangaceiro, e ele finge valentia para conseguir o seu amor. Entre trapalhadas e palhaçadas o espetáculo mistura música, mágica, números de chicotes, malabarismo, equilibrismo e muito mais. Com Caravana Tapioca. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Mágico Granado - Se Livrando de Confusões
Um assistente de mágico se envolve em várias confusões. Para se livrar delas, ele vai contar com a ajuda de aliados mais do que especiais: os livros!!! Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de dezembro às 10h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 4 de dezembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 5 de dezembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 6 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Momento Má(g)ico
Maico Silveira lança o seu mais novo trabalho como mágico. Momento Má(g)ico propõe um jogo de palavras entre o nome do artista e a própria natureza da apresentação. Em cena, o mágico traz histórias e números que encantam públicos de todas as idades, a partir de sua própria vivência no mundo do ilusionismo. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de dezembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira

O Tesouro e o Monstro
O espetáculo mostra uma dupla de palhaços em busca de um tesouro no meio da floresta. Nesse percurso, eles enfrentam o medo do monstro que cuida do tesouro e se envolvem em confusões. O aspecto cômico do medo que a dupla de palhaços enfrenta ajuda a reconhecer o risível dos próprios medos e o valor da amizade. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de dezembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 5 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 6 de dezembro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

Truques, Trapaças e Tramóias
Nesse projeto os palhaços e mágicos convidam Fernando Sampaio para conduzir o espetáculo "Truques, Trapaças e Tramóias". Com entradas circences como: "A Vidente atiradora de Facas”, "A Cabeça que Cai”, “O Corpo Partido ao Meio", acrobacias cômicas e diversas reprises clássicas que já encantam plateias desde o surgimento do circo. Este espetáculo busca arrancar não apenas gargalhadas, mas um questionamento do ser humano e seu lugar no mundo. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 4 de dezembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 6 de dezembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
dona_velha_saci

Dona Velha e o Saci
Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de dezembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Festival de Contação de Histórias
Encerramento do Curso Avançado de Contação de Histórias. Classificação indicativa: Livre
Dia 2 de dezembro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias Improvisadas
Conforto (Kayê Conforto) e Phedora (Cris Salvador) adoram contar histórias, mas o problema é que esses dois não possuem um repertório tão vasto assim, então por conta disso acabam criando suas histórias na hora, com direito a encenação, trilha sonora, participação do público e muito mais! Classificação indicativa: livre, circo com contação. Duração: 40 min.
Dia 5 de dezembro às 10h - Biblioteca Brito Broca

Navegar é Preciso
A equipe do “Projeto História em Cena” se propõe a cativar, fascinar e envolver de crianças a adultos com a história – sim, real! – das grandes navegações portuguesas do século XV, a aventura que mudaria o mundo para sempre. O recorte narrativo vai desde os primeiros movimentos que tornaram possível sua existência até o descobrimento do Brasil. Passagens que parecem quase impossíveis, difíceis de acreditar, prendem a atenção do público de qualquer idade. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de dezembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 2 de dezembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Contação e Música com Sabino Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Participação especial: Gabriel Lopes. Livre.
Dia 6 de dezembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
trovadores_literarios

Trovadores Literários
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de dezembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 4 de dezembro às 15h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 5 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Sarau: Reflexões em página
Encerramento das oficinas que tem a proposta de instigar os processos criativos e produtivos da construção da escrita de forma simples e significativa.
Com a educadora e oficineira Ana Paula Nascimento.
Dia 6 de dezembro às 14h - -Biblioteca Milton Santos

MÚSICA
brincadeira_vai_musica_vem

Brincadeira vai, música vem! - Grupo Folias e Folguedos - Ciclo Natalino
O ciclo natalino brasileiro apresenta ricas manifestações populares que se destacam nas Folias de Reis, pequenos grupos de cantadores que saem em jornada cantando de casa em casa. Além das Folias, os “autos natalinos”: reisado, pastoril, guerreiro e várias outras manifestações com linguagem simples, enredo fácil e repertório lúdico com brincadeiras, músicas e danças. Difundindo sua pesquisa de vivências e experiências diretas com as manifestações tradicionais e seus mestres, Inimar dos Reis acompanhado pelo Grupo Folias e Folguedos apresenta “Brincadeira vai, música vem”. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público (boizinho, burrinhas e outros). Classificação indicativa: livre, música infantil. Duração: 50 min.
Dia 1º de dezembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 4 de dezembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Carlos Amaral - Comigo não, violão!
"Comigo não, violão!" resgata o estilo alegre e descontraído de tocar violão inspirado nos mestres Dilermando Reis e Garoto que construíram uma linguagem especial para "cantar" as melodias através do violão. Também no repertório, clássicos do choro, bossa nova e temas instrumentais brasileiros de compositores como Sivuca, Heraldo do Monte, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Tom Jobim. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Carlos Navas - Chico e Vinícius para Crianças
Carlos Navas tem 22 anos de carreira e dez discos lançados, dois dos quais infantis. “Algumas Canções da Arca” (2004) e “Canções de Faz de Conta” (2007). Neste espetáculo, apresenta um passeio lúdico pela beleza das canções do Poetinha Vinícius de Moraes eternizadas na série "Arca de Noé", dos anos 80 e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças. Cantando para os pequenos, já foi visto em palco por mais de 250 mil pessoas desde sua estreia, em 2004. Clássicos como "A Casa", "O Pato", "Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata” são alguns dos pontos altos deste espetáculo alegre e interativo. Ele será acompanhado pelo violonista Paulo Miranda. Classificação indicativa: livre, música infantil. Duração: 50 min.
Dia 1º de dezembro às 11h- Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 6 de dezembro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

Cecília Massa
A mezzo soprano Cecília Massa reúne dois universos do romantismo: a Ausência e a Saudade. Dois sentimentos tão fortes na poesia francesa e brasileira que se misturam através da música de Gabriel Faure, Claude Debussy, Héctor Berlioz, Heitor Villa-Lobos e Ronaldo Miranda. O repertório promove ainda o encontro de grandes poetas franceses e brasileiros como Paul Verlaine, Sully Prudhomme, Theophile de Viau, Cecília Meireles, Ribeiro Couto e Manuel Bandeira. Classificação Indicativa: livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de dezembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 4 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Ping Pong - Cia Cabelo de Maria
As canções falam de personagens que são “diferentes”: uma centopeia que tem uma perna mais curta que as outras; um menino que só encontra satisfação ao jogar xadrez; uma mula sem cabeça que não tem problemas, afinal, não tem cabeça; um garoto que é o sétimo filho depois de seis irmãs e que, portanto, torna-se lobisomem nas noites de lua cheia da quaresma, entre outras, que promovem a alegria da pluralidade. As participações do público são frequentes e sempre divertidas. Uma sanfona, um violão, uma flauta, uma bateria de brinquedo e quatro vozes. Do que mais a gente precisa para sair feliz de um espetáculo? Classificação indicativa: livre, música infantil. Duração: 50 min.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 4 de dezembro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Roda de Dois - Choro na Escaleta e Cavaquinho
Com uma formação inusitada e um repertório ousado, os músicos Pedro Augusto e Daniel Agabiti se uniram para explorar a sonoridade do choro e da música brasileira na Escaleta e Cavaquinho. Os dois músicos são multi-instrumentistas, têm sólida formação e se conheceram no Clube do Choro de São Bernardo do Campo. O repertório inclui grandes temas do chorinho e da música brasileira e inclui temas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Hermeto Paschoal e outros. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de dezembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 6 de dezembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Vem Brincar que é Bom
Os artistas e arte-educadores Haydée Katzman e Romeu Manson apresentam brincadeiras e músicas para crianças e famílias. Entre os ritmos brasileiros apresentados está o cacuriá, coco, ciranda, carimbó, congadas, canções de trabalho e brincadeiras do cancioneiro tradicional brasileiro, como também brincadeiras de algumas partes do mundo. A música é executada ao vivo, com instrumentos de percussão, sanfona, entre outros. Classificação indicativa: livre, música infantil. Duração: 50 min.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 4 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Sylvia Orthof
Coral Infantil
Com a Profesora Karen Bock. Classificação indicativa: A partir dos cinco anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de dezembro às 15h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Família Violão
Apresentação de violão com Professor Wilson Hermógenes e seus alunos.
O projeto visa divulgar a música e seus benefícios, ou seja, diminuir o estresse, trazer serenidade, reduzir a ansiedade e ativa as conexões cerebrais e melhora a memória.
Classificação indicativa: Livre
Dia 6 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Projeto Sala do Compositor – Roda de Samba
A Proposta do Projeto Sala do Compositor é de criar um Espaço Cultural que enfatiza o diálogo, a Interação e a Expressão Artística com a missão de proporcionar aos compositores e poetas um espaço onde possam dar ênfase a sua obra, com o compromisso de desenvolver e disseminar a cultura tendo como interesse o coletivo e destacar este Gênero Musical chamado “Samba”, que tem o poder de unir, aglutinar, agregar, inserir e acessibilizar culturalmente estimulando assim a criação e produção artística. Classificação indicativa: livre. Duração: 120 min.
Dia 6 de dezembro às 19h30 – Biblioteca Brito Broca

OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS
 colonial_day

Colonial Day 2018
Em comemoração aos 15 anos da série re-imaginada de Battlestar Galactica, O Fã Clube Battlestar Galactica Brasil convida a todos os coloniais, cylons e fãs de BSG a virem rever os principais episódios da série re-imaginada, Clássica, Caprica e B&C assim debater e dialogar sobre o seu ponto de vista sobre a abordagem e metáforas em BSG. Venha se divertir e mostrar o seu conhecimento sobre o universo de Battlestar Galactica.
So say we all... By Your Command!
Dia 1º de dezembro – Biblioteca Viriato Corrêa

Cronograma:
11h – Abertura – Boas Vindas ao Colonial Day 2018.
11h10 – Documentário sobre a Série Reimaginada.
11h40 – Depoimentos de Fãs e vídeos sobre os 15 anos da Reimaginada e 7 anos do BSG Brasil.
12h – Intervalo.
13h – Palestra “As Naves Espaciais de Battlestar Galactica" – Palestrante: Samir Fabiano (Coordenador do Fã Clube BSG Brasil).
13h30 – Episódio surpresa da Reimaginada sobre Baltar e sua colonia natal Aerilon.
14h20 – Palestra “Baltar" – Palestrante: Marcia Klimiuc (Coordenadora do Fã Clube BSG Brasil).
14h50 – Compacto dos Web Episódios da Serie Reimaginada (inedito em convenções).
16h20 – Intervalo.
16h30 – Painel sobre a Serie Reimaginada e Sci-Fi com convidado(s) especial(ais).
17h – Recado do Fã Clube BSG Brasil e de Parceiros Presentes no Colonial Day.
17h10 – Quiz sobre episódios.
17h50 – Encerramento Colonial Day 2018.

Ficção científica brasileira - 60 anos em manifestos: do antropofagia ao fantasismo
O evento propõe um diálogo entre diferentes gerações dessa literatura brasileira. Pretende-se comentar criticamente principais manifestos pelo reconhecimento do gênero literário e colocar em perspectiva produções de diferentes décadas: durante a formação da FC brasileira, no início dos anos 2000 e tendências para o futuro.
O áudio das mesas será gravado e disponibilizado em episódios do Podcast Curta Ficção em 2019. No site oficial, deixaremos os principais manifestos disponíveis: https://fcbrasileira.wordpress.com.
Dia 1° de dezembro - Biblioteca Viriato Corrêa:

Cronograma:
11h - Manifestos e a Formação da Ficção Científica Brasileira
Com Elton Furlanetto
- No coração do hemisfério sul: Manifestos e a ficção científica na literatura brasileira. Pilar Bu;
- Formação da ficção científica brasileira e seus manifestos
Introdução à antologia, "Maravilhas da Ficção Científica Brasileira". Roberto De Sousa Causo;
- "Manifesto Antropofágico da Ficção Científica Brasileira" (1988). Ivan Carlos Regina.
14h - Clamores da Ficção Científica Brasileira nos Anos 2000
Com Ana Rüsche
- A literatura contemporânea brasileira e seus anseios. Andréa Catrópa;
- "Convite ao mainstream" (2009). Luiz Bras;
- "Manifesto Silvestre (2009), 'em favor da literatura brasileira de entretenimento'". Felipe Pena;
14h - Do Manifesto Irradiativo aos Dias de Hoje
Com Gabriela Colicigno;
- Tornar o passado vivo: a mulher negra como o sujeito impossível. Mayara Barbosa;
- Sobre o Manifesto Irradiativo. Vic Sackville;
- Movimentações: revistas e projetos. Jana Bianchi;
- Do Romantismo ao Fantasismo. Bruno Anselmi Matangrano.

Introdução à Astronomia
Esta palestra com palestrante e estudante de Astronomia Marcos Augusto tem o intuito de um estudo descontraído abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê, ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dias 1° de dezembro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Encontro das Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Atualmente desenvolvendo telas no estilo “Arpilleras Chilenas” narrando a história de Taipas.
Todas as sextas-feiras das 14h30 às 16h30 - Biblioteca Érico Veríssimo


TEATRO
casa_caiu

E a Casa Caiu
Teatro de Sombras
Você sabe qual a diferença entre um filme e um livro? Quando assistimos a um filme em que aparece um dragão, os artistas que trabalharam na arte gráfica do dragão nos apresentam um tipo de dragão e nós podemos vê-lo, ouvi-lo, e isso pode limitar um pouco a nossa imaginação. Mas quando eu leio uma história em que tem um dragão! Ah! Eu posso inventar o dragão que eu quiser! Meu dragão tem três asas, duas cabeças e tem cor de arco-íris! Como seria o seu dragão?! É com muito prazer que apresentamos o espetáculo "E a Casa Caiu!". Trata-se de um espetáculo que fala sobre o valor da amizade e a importância da leitura. Classificação indicativa: livre (infantil). Duração: 40 min.
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 6 de dezembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Quando Coisas Reais Acontecem a Seres Imaginários
Um menino de mais ou menos sete anos vai para a escola sozinho pela primeira vez. Por meio de fantasias, imagina todo um mundo de seres para cobrir a ausência dos pais que vivem trabalhando fora. Luzes piscantes, robôs, caminhos mágicos, tudo vira realidade para aliviar as novas descobertas. Embarque neste submarino e venha enfrentar grandes vilões e descobrir fiéis companheiras. Espetáculo com música e cenário desenhado ao vivo. Classificação indicativa: livre (infantil). Duração: 40 min.
Dia 4 de dezembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia

O Sorriso da Rainha
Em O Sorriso da Rainha, a atriz que interpreta a Rainha Elizabeth I traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as fake news trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de dezembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

2º Festival Literário dos alunos de Teatro Studio Eudóxio Junior
Com a direção da Professora Alexia Annes.
O projeto visa à leitura e pesquisa de livro somado com a apresentação de teatro. Apresentação dos alunos de Teatro do Studio Eudóxio Junior.
Obras: Hamlet: O pequeno príncipe
Musical: O Mágico de Oz
Classificação indicativa: Livre.
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

A Flertada Fatal, grupo Mocinhas de Pinheiros
O espetáculo integra teatro e música. O roteiro foi escrito pelo artista orientador Maury Russo sendo trabalhado e reestruturado de maneira coletiva pelo grupo, durante todo o processo. A peça é inspirada nos arquétipos da mitologia grega contendo o humor brasileiro em sua narrativa. Os personagens fazem uma viagem ao mundo grego em busca da flechada certeira do cupido. Mas será que exatamente assim que tudo acontece? O grupo “Mocinhas de Pinheiros” foi criado há dois anos na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, e é basicamente frequentado por mulheres da terceira idade. Livre.
Dia 2 de dezembro às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Auto Natalino – Brincadeira Vai, Música Vem
O ciclo natalino brasileiro apresenta ricas manifestações populares que se destacam nas Folias de Reis, pequenos grupos de cantadores que saem em jornada cantando de casa em casa. Além das Folias, os “autos natalinos”: reisado, pastoril, guerreiro e várias outras manifestações com linguagem simples, enredo fácil e repertório lúdico com brincadeiras, músicas e danças. Difundindo sua pesquisa de vivências e experiências diretas com as manifestações tradicionais e seus mestres, Inimar dos Reis acompanhado pelo Grupo Folias e Folguedos apresenta “Brincadeira vai, música vem”. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público (boizinho, burrinhas e outros.
Dia 5 de dezembro às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Quadros
Quadros é a junção de improvisações de cenas dentro de vários temas como : "A Espera", "Conflitos Familiares" e "Travessuras Infantis "; retratando um universo em várias situações em que todos passam por elas em algum momento de nossas vidas. Finalização da Oficina de "Criação de Cenas - Dramaturgia Colaborativa" da Biblioteca Belmonte, com a oficineira Maria Lúcia Branco.
Dia 6 de dezembro às 15h - Biblioteca Belmonte

CINEMA

jumanji
Jumanji
EUA, 1995, DVD
Direção: Joe Johnston. Elenco: Robin Williams, Kirsten Dunst, Bradley Pierce.
Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o
filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado
Jumanji. Classificação etária: Livre. Duração: 104 min.
Dia 6 de Dezembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina





Sessão de Quinta à tarde
O projeto visa exibir filmes com temáticas variadas, mas que busquem ligar-se com a literatura, utilizando do cinema para incitar o público a mergulhar no universo dos livros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 3 horas
Dias 5 de dezembro às 14 horas – Biblioteca Cassiano Ricardo
Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário