quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Destaques da semana de 16 a 30 de novembro

Festa Literária Biblioteca Viva, Feira de troca de livros e gibis,  Música, Teatro, Contação de Histórias, Circo, Literatura, Mediação de leitura, Saraus, Cursos, Encontros, Oficinas e Cinema.


FESTA LITERÁRIA BIBLIOTECA VIVA
biblioteca_festa
Em comemoração as 36 unidade do Biblioteca Viva, o qual proporciona renovação e aprimoramento do espaço das bibliotecas, a Secretaria Municipal de Cultura promove Festa Literária Biblioteca Viva, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de novembro.
Cinco bibliotecas recebem encontros com autores e contação de histórias, às 10h e às 15h. Além dos encontros com os escritores, outras atividades estão em destaque: contação de histórias a partir de livros expostos no trenzinho, um dos novos mobiliários do Biblioteca Viva. O acervo dos trenzinhos reúne obras de literatura infantojuvenil como lendas, histórias de fadas e bruxas, poesia, contos árabes e fábulas.
Dia 26 de novembro
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com Ignácio de Loyola Brandão e Bernardo Ajzenberg.

Dia 27 de novembro

Biblioteca Cora Coralina
10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com Lourenço Mutarelli.

Dia 28 de novembro

Biblioteca Narbal Fontes
10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com S. Miller.

Dia 29 de novembro
Biblioteca Belmonte

10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com as Irmãs Klink (Laura, Tamara e Marininha).

Dia 30 de novembro
Biblioteca Affonso Taunay (encerramento)
9h - Apresentação de malabaristas e palhaços;
10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com João Carlos Marinho.
Para mais informações, acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=24745

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
troca_livros_gibis
O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, nas modalidades: romance, conto, crônica, poesia etc. e trocá-los na base de 1 por 1. Como o intuito da Feira é fomentar a Leitura de Textos Literários, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares). As pessoas podem trocar seus livros e/ou gibis nas bancas ou entre si.
Dia 25 de novembro das 10h às 16h –Parque do Ibirapuera- Av. República do Líbano, altura do número 1151 – Portão 7 – próximo ao Viveiro Manequinho Lopes – Vila Mariana

MÚSICA
coral_jasmin
Apresentação do Coral Jasmin
O Coral Jasmin tem como objetivo desenvolver a prática do canto em grupo e propiciar a interação com a comunidade. O Coral conta com um repertório variado. Adulto (praticado mais por adultos e idosos). 60 min

Dia 29 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Karuá Fest
Festival de bandas que terá sua primeira edição, com a produção da Megaz Produções e da banda Mappaches o evento tem como objetivo dar espaço para bandas independentes se apresentarem e mostrarem seu trabalho, com o apoio do Programa Vocacional Música o intuito é promover a integração entre os músicos e fomentar a cultura na cidade de São Paulo, apresentando novos músicos e as novas artes espalhadas pela cidade. Livre. 120 min.

Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Núbia Maciel
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea. Livre. 50 min.

Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 28 de novembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Roda de Dois - Choro na Escaleta e Cavaquinho
Com uma formação inusitada e um repertório ousado, os músicos Pedro Augusto e Daniel Agabiti se uniram para explorar a sonoridade do choro e da música brasileira na Escaleta e Cavaquinho. Os dois músicos são multi-instrumentistas, têm sólida formação e se conheceram no Clube do Choro de São Bernardo do Campo. O repertório inclui grandes temas do chorinho e da música brasileira e inclui temas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Hermeto Paschoal e outros. Livre. 50 min.

Dia 23 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 24 de novembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de novembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo


“Comigo não, violão”!
Carlos Amaral

"Comigo não, violão!" resgata o estilo alegre e descontraído de tocar violão inspirado nos mestres Dilermando Reis e Garoto que construíram uma linguagem especial para "cantar" as melodias através do violão. Também no repertório clássicos do choro, bossa nova e temas instrumentais brasileiros de compositores como Sivuca, Heraldo do Monte, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Tom Jobim. Livre. 50 min.
Dia 23 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 30 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci
Criado em 2009 por Paula Lisboa e Marina Siqueira, com mais de 500 apresentações realizadas, o grupo convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no Saci?. Livre. 50 min.

Dia 3 de novembro às 15h - Biblioteca Monteiro Infantojuvenil Lobato
Dia 23 de novembro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Música Instrumental na Biblioteca
A Biblioteca Monteiro Lobato apresenta o projeto musical que busca proporcionar ao público uma nova experiência em relação ao seu território através da música instrumental brasileira e o jazz em um formato intimista. Liderada pelo músico Roney Stella, trombonista do Teatro Municipal de São Paulo, a apresentação trará ao público comentários sobre obras, autores e os ritmos executados pelos músicos. Livre. 60 min.

Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Pausa na leitura
com Joe Barbosa

O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.
Dia 30 de Novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen


TEATRO
Testemunhas de Acusação Ciabatta de Teatro
Testemunha de Acusação 
Ciabatta de Teatro
Leitura dramática da obra prima de Agatha Christie, Testemunha de Acusação, um clássico da literatura policial. Apresentada em três atos, tem como diferencial: figurinos, trilha sonora e movimentação cênica. Leonard Vole, que está sendo julgado pelo assassinato de Emily French, uma senhora rica que fez dele seu único herdeiro. Ele alega inocência, afirmando que tem como álibi a sua esposa Romanine, uma atriz estrangeira que ele trouxe para a Inglaterra. O julgamento toma um rumo inesperado quando a mulher de Leonard, se apresenta como testemunha de acusação. Afinal, Leonard é culpado ou inocente? A partir de 12 anos. 90 min.
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Ikarus
Cia. O Curioso

Contemplado pelo Proac 7/2017 conta a história de Zé e Jonas, dois amigos inseparáveis que amam fazer música. Um deles, o Zé, não quer “se vender” e busca o sucesso através das suas músicas autorais, já o outro, o Jonas, é mais pé no chão e, ao ver a quantidade de boletos que eles acumularam cria um plano para fazer sucesso com seu amigo e estourar de ganhar dinheiro. Sem que Zé se dê conta Jonas o inscreve em um concurso com uma música que Zé jamais tocaria em público. No entanto, Zé acaba tocando no concurso, vencendo e fazendo o maior sucesso. A partir disso Zé não é mais Zé, é Ikarus, uma persona cheia de si e que cada vez mais é iludido pelos pequenos poderes da vida, do sucesso e de sua carreira. E agora? Como ficará essa amizade? Seguirão juntos ou separados?. Livre. 60 min.
Dia 29 de novembro às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Beth Daniel e Seu Baú Encantado
Beth Daniel apresenta histórias de escravidão e liberdade. Livre.

Dia 23 de novembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Abigail Conta mais de Mil
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?. Livre. 50 min.

Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 27 de novembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Dona Velha e o Saci
Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa. Livre. 50 min.

Dia 27 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 29 de novembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 30 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves



LITERATURA
corpo_negro

Um Corpo Negro, livro poemas de Lubi Prates
Abertura do Clube de Leitura da Biblioteca Alceu com o livro de poemas ”Um corpo negro” da poeta Lubi Prates. Segundo a autora, a obra “conta, poeticamente, o processo do meu reconhecimento como negra, a partir do que se manifesta fisicamente no meu corpo: pele, cabelo, boca e nariz, até as estórias que ouço sobre meus ancestrais e as minhas experiências desta identidade, desconstruindo a representação do negro, ainda atual, como alguém inferior. a minha história é a história de muitos”. Nessa edição, contaremos com a presença da autora. Livre. 90 min.

Retire o livro na recepção da Biblioteca, temos apenas 20 exemplares.
Dia 24 de novembro à 15h – Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Café Preto
Com Carolina dos Santos Rocha - idealizadora e curadora do clube de leitura Café Preto.

Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários apresentam a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. A leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. Livre. Duração: 60 min.
Encontros mensais de setembro a dezembro. Em novembro "Capão Pecado" Ferrez.
Dia 24 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

Clube de Leitura: mulheres negras na biblioteca
Com mediação do coletivo MNB.

Serão apresentados trechos de obras de escritoras negras com objetivo de apresentar e despertar o interesse do público pela leitura de obras de escritoras negras. A partir de 12 anos, 150 min
Dia 26 de novembro às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Clube de Leitura Brito Broca
Com Vanessa Regina

O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Novembro é "Mayombe" de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela). Livre. 90 min.
Dia 29 de novembro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Laboratório de Leitura: O Fim do Ciúme, de Marcel Proust
Medição de Clarissa Maria Gallian Augusto

Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem. Com isso, espera-se que a regularidade desses encontros, aliada ao debate em torno de peculiaridades dos títulos, possa promover a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, com o único objetivo de fomentar o debate de questões essenciais da existência humana e, assim, estimular a humanização.
Este aspecto, aliás, é o que diferencia o Laboratório de Leitura da Biblioterapia: enquanto o LabLei foca na perspectiva da humanização – e baseia-se numa experiência coletiva, e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica. Livre
  • Inscreva-se pelo e-mail: bibalceuprogramacao@gmail.com, pelo telefone: 11-3082-5023 ou na recepção da Biblioteca – vagas limitadas;
  • Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca
  • Consulte o blog para informações: https://bit.ly/2NQxygQ
Dia 27 de novembro às 15h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima


CIRCO
Le Petit Corteje
Le Petit Corteje
Cangica e Marcha Lenta caminham juntos, vem de outros tempos, como que viessem de qualquer lugar e fossem também para lugar algum (estão de passagem) e chegam neste tempo e espaço para encontrar novos criadores (artistas que talvez ainda não saibam que o são). Motivados a festejar, brincar e celebrar com músicas e brincadeiras propõem uma oficina cortejo, a “ficina de criação teatral”, ministrada pelos palhaços, onde eles criam e esquematizam, junto ao participantes, como será o cortejo. A criação parte da pergunta “Se você fosse um super-herói, que poder você teria para mudar o mundo?” Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 30 de novembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte


LITERATURA - MEDIAÇÃO

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas. De 0 a 10 anos. 60 min.

Dia 28 de Novembro – 9h- Biblioteca Affonso Taunay


LITERATURA E SARAUS
 Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.

Dia 24 de novembro às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen
*sempre no último sábado do mês

Projeto Lê no Ninho
Com Renata Rossi

O Lê no Ninho é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos.
Dia 24 de novembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen
roda_debates


Roda de debates - Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes
Com Elidayana Alexandrino, Renata Cordeiro dos Santos e Vanessa Oliveira dos Santos Nunes.

Imagens de violência contra a mulher, de maneira geral, e contra a mulher negra, de maneira particular, são muito comuns na “narrativa oficial” da História da Arte e da cultura visual. Nossa proposta é levar essa discussão para dentro da Biblioteca Paulo Duarte com o intuito de trazer para o público um olhar cuidadoso a respeito dos significados simbólicos da arte e de imagens em geral. Além disso, convidamos os participantes para uma análise das obras de arte apresentadas, como exercício reflexivo para pensar as relações dessas imagens com o tempo presente. Público: acima de 16 anos. Duração: 60 min. Serão quatro encontros.
Dia 26 de novembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Oficina de poesia
Essa oficina busca colocar as crianças em contato com a poesia e trabalhar a criatividade delas num processo de releitura dos livros de poesia para o público infantil, “Meu crespo é de rainha”, de bell hooks, e “As férias fantásticas de Lili”, de Lívia Natália. Dos 7 a 12 anos, 120 min

Dia 28 de novembro às 12h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Verdades de uma Escritora – Coletivo Literatura Clandestina (temos imagens)
Formado por onze mulheres, que se reuniram em 2015, ‘Verdades de uma escritora’ é composto “por aforismos, máximas, estrofes e quase mini-contos. É produzido por um coletivo clandestino, o que sugere um pacto de subversão compartilhada. Mas por que clandestino? As onze autoras começaram a se encontrar depois das aulas, e sem a formalidade de uma instituição, parecem sentir-se quase como se fizessem travessuras juvenis. Clandestino porque é constituído de mulheres que, na maturidade de outras profissões, decidiram se lançar furiosamente na luta com as palavras. Clandestino porque é constituído de mulheres.” diz Josélia Aguiar sobre a obra em seu prefácio. Livre. 90 min.

Dia 29 de novembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima


CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
daniel_beth
Workshop com Beth Daniel
Confecção de adereços com meias (fantoches e bonecos).

Observação: trazer cola quente, pistola (se possível) reciclados de tecidos, feltro, lã, garrafas pet (lavadas), tampinhas e bolinhas de isopor. Inscrições no e-mail: bibliotecahans@gmail.com
Dia 23 de novembro das 14h às 17h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Ruth Guimarães: mulher, negra e escritora
Organização com Daniel D’Andrea

Palestrante Joaquim Maria Botelho
Palestra com objetivo de dar a conhecer a extraordinária trajetória da contadora de histórias, escritora e pesquisadora da cultura popular Ruth Guimarães, que foi uma das primeiras autoras negras a conseguir projetar-se como escritora no âmbito nacional.
Ao longo de seus 93 anos de vida, Ruth Guimarães conseguiu registrar, em seus livros, registrou a cultura popular, com fundamento nos ensinamentos os quais adquiriu com Mário de Andrade. Ademais, foi dona de inigualável maestria na arte literária, além de reconhecida tradutora do francês e do latim. Orgulhava-se de ser caipira, portadora e porta-voz de uma cultura ancestral.
Dia 24 de novembro das 13 às 16h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Economia Ecológica e Segurança Alimentar - Grandes ferramentas para a Gestão de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos.
A Palestra faz parte do Circuito Urbano 2018 do ONU-Habitat Brasil, os eventos tratam dos temas de Gestão de Resíduos Sólidos, Resiliência e Sustentabilidade, ou que tenham como foco a Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

https://www.facebook.com/…/a.15364390532…/2196258907284562/…
Encerramento: Apresentação musical - Mariana Paz Enciso.
Intervalo para o lanche às 11h30 - Traga sua caneca para tomar água e café que serão servidos, faça parte deste evento em prol da sustentabilidade.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO POR E-MAIL E AGUARDE CONFIRMAÇÃO E INFORMAÇÕES: comover.contato@gmail.com
https://www.facebook.com/ONUMeioAmbiente/
Dia 24 de novembro das 10h às 13h - Biblioteca Raul Bopp

Fios Solidários SP
Com Drika Luz

Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por homens e mulheres que, recentemente, doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo. Traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 24 de novembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Governo aberto combatendo as fake news
Com Roger de Lima São Paulo Aberta
A oficina busca desenvolver um senso crítico sobre as notícias falsas (fake news) presentes nas nossas comunidades, apresentando caminhos para desmistifica-las, ou seja, maneiras de encontrar dados reais a nível municipal, através da transparência e integridade presentes nas práticas de Governo Aberto, estimulando a comunicação livre, por meio da descentralização da informação. Acima de 14 anos. 200 min.
Dia 27 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Horta Orgânica Urbana (Intervenção urbana)
O projeto tem como intuito conscientizar e motivar a comunidade sobre as questões de segurança alimentar, incentivar as famílias a trabalhar com a horta e a melhorar a qualidade da alimentação visando promover saúde e bem-estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares. Livre. 120 min.

Dia 27 de novembro às 14 horas - Biblioteca Cassiano Ricardo


CINEMA

a_queda_ultimas_horas_hitler

A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Der Untergang, Alemanha, 2004, 155 min., DVD

Direção: Oliver Hirschbiegel. Elenco: Bruno Ganz, Juliane Köhler, Alexandra Maria Lara.
Traudl Junge trabalhava como secretária de Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima. 16 anos.
Dia 29 de Novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário