segunda-feira, 18 de junho de 2018

Dicas de Leitura Especial - Literatura Russa

Literatura Russa é o tema da edição especial das Dicas de Leitura do mês que homenageia a Rússia, país sede da Copa do Mundo FIFA 2018, campeonato mundial de futebol que acontece de 14 de junho a 15 de julho.
 



Destacamos os autores russos clássicos contemplados no acervo das bibliotecas públicas Boris Pasternak, Fiódor Dostoiévski, Léon Tolstoi, Nikolai Gogol, Ivan Bunin, Máximo Gorki, Vladimir Nabokov e também autores mais recentes como Mikhail Bulgakov e Joseph Brodsky. Selecionamos também Fábio Sombra, Sonia Salerno e Tatiana Belinky,  autores de literatura infantil com obras de contos russos.

Ludmila e os doze meses: um condo de fadas russo em cordel Fábio Sombra e Walter Lara (ilustrador)
O cordel narra a história de Ludmila, uma menina corajosa, educada e disposta a salvar a vida de seu pai, guardião da floresta, às voltas com pedidos absurdos de uma rainha malvada e arrogante. Ludmila enfrenta uma floresta gelada da Rússia e encontra doze misteriosos senhores, que a ajudam a satisfazer os desejos da rainha, que sempre exigia o que não era próprio da época. No final, a ambição da rainha provoca sua própria destruição. 

 
A princesa sapo: reconto russo - Sonia Salerno Forjaz e Edu Mendes
(ilustrador)
A obra faz parte da coleção infantil Lanterna Mágica que resgata histórias tradicionais de diferentes culturas, a partir de adaptações livres, ricamente ilustradas, que destacam características de antigas civilizações, suas lendas, mitos, folclore e personagens marcantes.


Quem parte e reparte...: conto popular russoTatiana Belinky e Mariângela Haddad (ilustrador)
Como dividir cinco pedaços de ganso assado entre seis pessoas, sem que ninguém saia prejudicado? Nhô Juca pensou, pensou e não conseguiu. E o Nhô Jeca? Será que ele consegue? Claro que sim, pois ele é muito esperto! Nhô Jeca parte e reparte com muita sabedoria. Vamos saber como ele fez a divisão? Corra, senão não sobra nem uma asinha pra você...


O soldado que assustou a morte: um conto de fadas russo em cordelFábio Sombra
Nesta obra, Fábio Sombra apresenta uma versão do conto popular europeu O soldado que assustou a morte em linguagem de cordel. O autor mantém as sextilhas e a métrica silábica de sete sílabas para cada verso e reapresenta a história em forma de teatro, com as rimas e a característica do cordel.

O mestre e Margarida - Mikhail Bulgakov
Bulgákov narra a chegada do diabo em plena Moscou comunista dos anos 1930. E satanás não está sozinho; em sua comitiva, há uma feiticeira nua, um homem de roupas apertadas e monóculo rachado e um gato preto de 'proporções espantosas'. Tudo começa em uma tarde de primavera, quando Satanás e seu séquito diabólico decidem visitar a cidade e encontram poetas, editores, burocratas e todo tipo de pessoas tentando levar a vida em pleno regime comunista. O que todos ali não sabem é que, depois dessa visita, nada será como antes - um rastro de destruição e loucura mudará o destino de quem cruzá-lo."

  ... E OS CLÁSSICOS...
Doutor Jivago de Boris Leonidovich Pasternak (Prêmio Nobel de Literatura em 1958)
Os irmãos Karamazovi e Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski
Guerra e pazA Morte de Ivan Ilitch e Anna Karenina de Léon Tolstoi
Almas Mortas de Nikolai Vasilevich Gogol

... E TAMBÉM...
Ivan Alekseevich Bunin (Prêmio Nobel de Literatura em 1933)
Máximo Gorki - Maksim Gorky (cinco nomeações ao Prêmio Nobel de Literatura)
Vladimir Nabokov (sete vezes finalista do National Book Award for Fiction)
Joseph Brodsky (Prêmio Nobel de Literatura em 1987)

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também os assuntos: Romance russo, Rússia, Teatro russo, Literatura russa, Poesia russa, Contos de fadas - Rússia, Contos russos, Contos folclóricos - Rússia  entre outros.

Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras Dicas de Leitura de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário