quarta-feira, 23 de maio de 2018

Destaques da semana - 24 a 30 de maio

Feira de troca de livros e gibis, cinema, circo, contação de histórias, intervenção artística, música e teatro.


FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS


O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, nas modalidades: romance, conto, crônica, poesia etc. e trocá-los na base de 1 por 1. Como o intuito da Feira é fomentar a Leitura de Textos Literários, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares). As pessoas podem trocar seus livros e/ou gibis nas bancas ou entre si.
27 de maio das 10h às 16h - Parque Raul Seixas: Rua dos Murmúrios da Tarde, 211

CINEMA

Onde os fracos não têm vez
Direção: Joel Coen, Ethan Coen. Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh
Brolin.
Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso.
Dia 24 de maio às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


CIRCO

Buzum
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 30 minutos
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Dia 25 de maio às 9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h e 14h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 26 de maio às 10h30, 13h30, 14h e 14h30 - Biblioteca Álvaro Guerra

Escambo
Escambo
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
O Espetáculo que tem como tema a feira onde a há uma grande diversidade de pessoas e de produtos, onde são oferecidas frutas para o público escolher, cada fruta escolhida será acompanhada de uma música que será cantada, e de acordo com a música será desenvolvida uma cena. Com muito humor serão abordados os benefícios de cada fruta, comparando com soluções sociais, mesclando com música, causos, poesias, números circenses, brincadeiras e intervenção cênica com o público presente.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Gran Circo Opará
Gran Circo Opará
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Uma viagem pelo sertão do Brasil, tendo como fio condutor o Rio São Francisco. Utilizando a linguagem do circo-teatro, são levados ao palco lendas e mitos desse rio que é sustento e vida nas veredas brasileiras. O espetáculo foi criado a partir das histórias recolhidas na turnê feita pela companhia, no ano passado, ao longo das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Travessuras de Palhaço
Travessuras de Palhaço
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Uma trupe de palhaços disputa um espaço para apresentar no circo, suas travessuras levam para o caminho onde predomina a amizade. Inspirado nas esquetes de palhaços, música de charanga e a magia do malabarismo.
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca José Paulo Paes


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Paraíso São os Outros
O Paraíso São os Outros
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Dia 24 de maio às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 29 de maio às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal

Histórias que dão
uma música
Histórias que Dão uma Música
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Em Histórias que dão uma música, o espaço minimalista da cena é inspirado na simplicidade dos contadores de histórias regionais: a palavra como ponto central, o silêncio como ponto de partida. “Um banquinho e um violão” para o contador, um olhar apurado ao conteúdo descrito, e narrações que podem ser interpretadas do ponto de vista do eu-lírico ou contadas na terceira pessoa.
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 29 de maio às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes


Histórias para Crianças Corajosas
Histórias para Crianças Corajosas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Dedicadas ao universo do terror infantil, as histórias são permeadas dos clássicos de rock'n'roll, heavy metal fazendo com que os pais se identifiquem com as músicas e se divirtam junto com as crianças. Na companhia de Manu Rodrigues e sua guitarra cheia de músicas e efeitos especiais, essa dupla propõe rodas de histórias arrepiantes e muito divertidas, Além de ensinar táticas infalíveis para vencer monstros e seres assustadores!
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Projeto de Leitura na 1ª Infância
Com Cléo, Silene, Bruna e Camila. | Classificação indicativa: até 6 anos.
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, junto à Secretaria Municipal de Educação participam do Projeto São Paulo Carinhosa, uma ação intersecretarial, onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com o CEI Geraldo Magela Peron.
Terças-feiras de 6 de fevereiro a 11 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Cora

A Hora da Mediação de Leitura Literária
Com Cléo, Silene, Bruna e Camila | Classificação indicativa: até 12 anos.
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.
Terças-feiras de 9 de janeiro a 18 de dezembro às 15h30 - Biblioteca Cora


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Como ser o Negro
Como ser o Negro
Classificação indicativa: Livre | Duração: 190 minutos
Leitura dramática do poema “Como ser o negro ou a matéria escura” do escritor, ensaísta e poeta Marcelo Ariel seguida de uma palestra-debate com a plateia sobre negritude, cultura e política.
Dia 24 de maio às 15h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 25 de maio às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

MÚSICA

Trio Sinhá Flor
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Através de propostas estéticas autênticas e arranjos refinados assinados pelas três artistas, o grupo contribui para fazer do Forró mais um espaço de empoderamento feminino. Uma visão onde palco é espaço de transformação, uma sublime subversão para que nele e na plateia caibam todas as pessoas e sonhos do mundo. No repertório: Edu Lobo, Gilberto Gil, João do Vale e Luiz Gonzaga.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Marília Calderón
Marília Calderón, Maria Fernanda e Marta Najjar
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Canções populares autorais interpretadas e arranjadas para acordeon, violino, saxofone, violão e percussão. Nuances e cores diversas conferem um caráter particular que se estende ao público: o de experiência compartilhada com a música de rua, a vida comunitária e a experiência com o teatro.
Dia 25 de maio às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Barroqueando
Barroqueando
Classificação indicativa: Adulto | Duração: 50 minutos
Com formação de viola caipira e bandolim, o grupo - através de uma perspectiva comunicativa e informal - conversa com o público presente e com a literatura em concerto comentado com citações de obras e autores como Machado de Assis, Manuel Bandeira e Álvares de Azevedo.
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Aureliano Leite  
Dia 25 de maio às 15h - Biblioteca Castro Alves     
Dia 26 de maio às 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César 

Irajá Menezes
Cantor de Histórias - Irajá Menezes
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada 'música infantil' que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado.
Dia 30 de maio às 14h - Biblioteca Prestes Maia

MC Garden
Mc Garden
Classificação indicativa: 10 anos | Duração: 60 minutos
O paulistano MC Garden é um dos artistas mais reconhecidos da vertente do funk consciente, que ganha cada vez mais força entre os jovens brasileiros. Alguns vídeos do artista somam milhões de visualizações no Youtube. MC Garden possui parcerias com grandes artistas, humoristas, bandas e Youtubers, tais como Planta e Raiz, Gabriel O Pensador, Zizi Possi, Gog, Rafinha Bastos e Rafael Queiroga.
Dia 29 de maio às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Tomás Crego
Tomás Crego
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Canções autorais e músicas do imaginário latino americano que fazem parte do universo do autor. O show é fruto de seu último trabalho discográfico contemplado pelo Prêmio Ibermusicas de Composição - Edição Maio 2016, Minas Gerais, Brasil.
Dia 26 de maio às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 30 de maio às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
     

TEATRO

Construtório
Construtório
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso contínuo do objeto é modificado para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltar para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos!
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

A Festa
A Festa
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse seja uma data inesquecível - para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas. A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 26 de maio às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de maio às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

A Bola: Histórias que rolam
A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 27 de maio às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Cora Coralina

O menino e a cerejeira
O menino e a cerejeira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 90 minutos
Com enredo lúdico e emocionante, a Cia propõe uma versão do espetáculo especialmente adaptada para o espaço das Bibliotecas. O menino e a cerejeira nas Bibliotecas visa estimular a leitura, já que a montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação do livro de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder humanista japonês. Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 26 de maio às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 29 de maio às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Casos cascudos
Casos cascudos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira. A trilha musical, ao vivo e gravada, traz à lembrança antigas canções populares.
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Que bicho é esse?
Que bicho é esse?
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O Grupo Pasárgada, com mais de 45 anos de trajetória, é conhecido por trabalhar com a cultura popular brasileira e com temas como a exclusão social. No palco, uma princesa, ao lado de um bicho esquisito, testemunha o esforço de príncipes que querem pedir sua mão em casamento. Para subir ao altar, eles precisam passar por uma série de provas - mas a princesa nem tem certeza se quer colocar a aliança.
Dia 29 de maio às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Página Mágica
Página Mágica
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Página Mágica foi concebida a partir da literatura. Serão 4 estórias independentes:
O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote. Nesse
primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci.
Três atores, Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular.
O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade.
Dia 29 de maio às 11h e 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 30 de maio às 11h30 e 14h30 - Biblioteca Raimundo deMenezes

Inquieto coração
Inquieto coração
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos
Inquieto coração é um espetáculo solo cuja fonte de inspiração são as reflexões filosóficas de Santo Agostinho sobre os mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana. O espetáculo, que completa 10 anos em 2018, estreou no Rio de Janeiro, tendo realizado temporada em São Paulo e turnês por diversas cidades brasileiras.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 de maio às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Jayme Cortez

O Livro do Improviso
O Livro do Improviso
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai
ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 24 de maio às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 26 de maio às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

As Três Mulheres Sabidas
As Três Mulheres Sabidas
Classificação indicativa: infantil/todas as idades | Duração: 60 minutos
Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos.

Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias britânicas têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros.
Dia 27 de maio às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Outros Eus
Outros Eus
Classificação indicativa: adulto | Duração: 60 minutos
O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos  escreveu a peça em dois s. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É
na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.
Dia 26 de maio às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 27 de maio às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo

Alvorada
Alvorada
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Inspirado em letras de amor da música popular brasileira, Alvorada utiliza-se da linguagem das máscaras expressivas para contar uma linda história sem a utilização de palavras.
Dia 10 de maio às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Teatralidade nos Contos de Marcelino Freire
Com o oficineiro: Ernandes Araújo. Inscrições no balcão da recepção.
A oficina busca através dos contos de Marcelino Freire, a sua teatralidade,o suporte
para criação dramatúrgica,e por consequência para encenação.A literatura como recurso imagético para construção de uma poética. Um texto literário possui um campo infinito para criação, para intertextualidade, permitindo ao ator um potente campo para sua imaginação.

1º Módulo Pesquisa poética dos Livros:
Contos Negreiros, Angu de Sangue, balé da Ralé, Rassif, Amar é Crime.
2º Pesquisa Cênica dos Contos Escolhidos
3º Encenação e apresentação do trabalho

Segundas-feiras, de 5 de março a 10 de novembro, às 19h - Biblioteca Alceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário