quarta-feira, 28 de março de 2018

Destaques da semana - 29 de março a 4 de abril

Cinema, Circo, Contação de Histórias, Cursos e Oficinas, Música e Teatro

CINEMA

Vingador do Futuro
Total Recall, EUA, 1990, 108 min., DVD
Direção: Paul Verhoeven. Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone.
Douglas Quaid é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos.
29 de março às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


CIRCO

Olim Piadas
Olim Piadas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Na peça, a palhaça Palha está empolgada com esse grande evento internacional e quer muito participar. Com muito humor, ela tenta se infiltrar causando muita confusão. A peça passa por rituais olímpicos como o acender da tocha e a premiação dos atletas, além de explorar a comicidade em brincadeiras com esportes como a corrida, o halterofilismo e o lançamento de disco.
29 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
  
Le Petit Potpourri
Le Petit Potpourri
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense!! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira.
3 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca

Quebrando a Bacia
Quebrando a Bacia
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, apresenta seu primeiro espetáculo solo, “QUEBRANDO A BACIA”. O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Montanha se desdobra pra encenar todos os personagens dessa história unindo a poética do teatro e a magia das habilidades circenses num espetáculo que encanta adultos e crianças.
4 de abril às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
  
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Projeto de Leitura na 1ª Infância
Com Cléo, Silene, Bruna e Camila
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, junto à Secretaria Municipal de Educação participam do Projeto São Paulo Carinhosa, uma ação intersecretarial, onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com o CEI Geraldo Magela Peron. Até 6 anos.
Terças-feiras de 6 de fevereiro a 11 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

A Hora da Mediação de Leitura Literária
Com Cléo, Silene, Bruna e Camila
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. 0 a 12 anos.
Toda terça-feira de 9 de janeiro a 18 de dezembro de 2018 às 15h30 - Biblioteca Cora Coralina

CURSOS E OFICINAS

Bordando com Cora Coralina
Classificação indicativa: Livre | 150 minutos de duração
Bordando com Cora Coralina propõe aos participantes aprender a transformar trechos de obras da Cora Coralina em bordado ao lerem seus poemas, assim como
familiarizar-se com a história de vida da escritora.
A atividade será mediada pela arte educadora Karina Adorno. Cada participante criará o seu próprio trabalho (desenho, escritos, etc) tendo como referência as leituras a serem realizadas. Na sequência haverá uma leitura dramática - consonante à prática da atividade. A atriz, Marô Zamaro tecerá conexões entre os participantes e o imaginário de Cora Coralina, traduzindo seus versos em palavra dita e cantada, Marô Zamaro pretende trazer o doce das palavras de Cora aos participantes, instaurando um tempo outro, o tempo do roçado, das tagarelices de comadre e das barrigas quentes de horas ao pé dos fogões de lenha. A intimidade da cozinha de Cora e a delicadeza da cozinheira e poeta serão as chaves para construir um ambiente que acolha e que deixe à vontade os participantes e suas criações.
29 de março às 14h - Biblioteca Jayme Cortez  
4 de abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
5 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Oficina de Capoeira
Com André de Lucca
A oficina tem por intuito proporcionar uma fantástica experiência, social, histórica e cultural através da arte da capoeira.
Toda quinta-feira de 11 de janeiro a 20 de dezembro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Grupo Cuidando do Corpo
Com Danila (fisioterapeuta) e Luiza (psicóloga) Profissionais da UBS Vila Santa Maria
Exercícios leves e alongamento para tratamento de pessoas que tenham dores crônicas nas articulações ou músculos como: dor nos joelhos, nos ombros, nas costas e outras.
Toda quarta-feira de 17 de janeiro a 19 de dezembro às 8h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Coral Infantil
Classificação indicativa: crianças de 5 a 14 anos.
Com a Professora Karen Bock. INSCRIÇÕES ABERTAS NO EMAIL: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato)
Toda quinta-feira das 15h às 16h - Biblioteca HansChristian Andersen

MÚSICA

Marília Calderón 
Marília Calderón Trio
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Canções populares autorais interpretadas e arranjadas para acordeon, violino, saxofone, violão e percussão. Nuances e cores diversas conferem um caráter particular que se estende ao público: o de experiência compartilhada com a música de rua, a vida comunitária e a experiência com o teatro.

TEATRO

Página Mágica
Página Mágica
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade.'Página Mágica' foi concebida a partir da literatura. Serão 4 estórias independentes:  O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote.
Nesse primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci. Três atores, Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular.
O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade.
O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta.
Com direção de Wanderley Piras, música original de Cesar Maluf e bonecos confeccionados por Mestre Bila - mamulengueiro pernambucano - 'Página Mágica' se junta a extensa lista de espetáculos realizados pela Pia Fraus para o público infantil, sempre atentos para levar conteúdo de qualidade às nossas crianças.
A peça percorrerá 52 bibliotecas da cidade de São Paulo.
29 de março às 11h e 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Watchatchá
Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a platea, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
29 de março às 14h - Biblioteca Pedro Nava
4 de abril às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Como Nascem Os Heróis
Como Nascem Os Heróis
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos
A peça conta a história de um terrível vilão, o Senhor Atrito, que apronta todas no fantástico mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer. Porém, dois cientistas malucos vão fazer de tudo para derrotar o terrível vilão e salvar o mundo da imaginação. O roteiro brinca com elementos naturais do cotidiano e discute ainda questões humanas e sensíveis ligadas ao relacionamento interpessoal e social. “A peça ensina que todos nós somos heróis, e que não é preciso ter superpoderes para ajudar o próximo.
A peça mistura música e teatro e foi criada especialmente para o público cego. No entanto, a permite que o não deficiente assista o espetáculo com uma venda cobrindo os olhos. Durante o espetáculo os deficientes visuais são levados por uma viagem de sensações que afloram com a emoção que emana de cada cena. O trabalho é complexo e envolve, além de atores e músicos, uma série de ajudantes responsáveis por causar as sensações na plateia.
3 de abril às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Jacinto Tudo Numa Ilha
Jacinto Tudo Numa Ilha
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira.

Terra
Terra
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O Grupo Ecozóico utiliza a encantadora linguagem do teatro de sombras para contar a história de amor entre uma árvore e um menino. Adaptação do texto "A Árvore Generosa" de Shel Silverstein, sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em escala planetária. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a generosidade e a beleza da natureza.
4 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo   

Construtório
Construtório
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos...
A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.
3 de abril às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia  

A Festa
A Festa
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num dia especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse dia seja uma data inesquecível - para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas.
A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre
3 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

O Livro do Improviso
O Livro do Improviso
Classificação indicativa: adulto/ 14 anos | Duração: 60 minutos
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
3 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
4 de abril às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Nenhum comentário:

Postar um comentário