segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Destaques da semana de 22 a 28 de agosto

Agosto Caipira, Cinema: Frankenweenie e O Saci, Contação de Histórias, Oficina: Bordando memórias, Música e Dança: Grupo Batekerê, Teatro: O mistério do boto e Piramo e Tisbe. 

AGOSTO CAIPIRA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Causos e lendas contadas e musicadas
Com Bob Vieira
O narrador-violeiro conta as aventuras de dois irmãos que resolvem descobrir se as histórias contadas pelo avô são verídicas. Assim, as surpresas cheias de encantamento acontecem quando se deparam com vários personagens de nossa cultura popular, numa festa caipira, com viola e sanfona. Atividade integrante do Agosto Caipira, no intuito de promover a cultura popular Paulista.
23 de agosto às 14hBiblioteca Malba Tahan
25 de agosto às 10h e às 14 – Biblioteca Amadeu Amaral

MÚSICA
Folia Caipira
Com Grupo Folias e Folguedos
Folia Caipira apresenta músicas e danças como: fandango, cururu, bate-pé, catira ou cateretê, cana-verde, contradanças, cantigas de tropeiros, toadas e moda-de-viola. Este trabalho faz homenagem a grandes ícones da cultura caipira paulista e por isso integra a programação do Agosto Caipira.
25 de agosto às 19h30Biblioteca Belmonte


CINEMA


Frankenweenie
Frankenweenie, EUA, 2012, 1h27, dublado, DVD
Direção: Tim Burton
Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky.
23 de agosto às 14h30Biblioteca Monteiro Lobato

O Saci
Para comemorar o dia 22 de Agosto Dia do Folclore!
O saci, 69 minutos, 1951, Brasil, DVD.
Baseado em obra homônima de Monteiro Lobato, o filme narra as aventuras de Pedrinho, Emília e Narizinho no Sítio do Picapau Amarelo, às voltas com personagens do folclore brasileiro, como o Saci e a Cuca. -- Macaco feio... macaco bonito... : Um dos filmes pioneiros do cinema de animação brasileiro. O filme mostra as aventuras de Narizinho e Emília no Sítio do Picapau Amarelo, junto de Pedrinho que quer capturar um Saci em uma garrafa, seguindo as instruções do Tio Barnabé. O Saci depois de capturado e solto novamente, irá ajudar Pedrinho a desfazer uma bruxaria que a Cuca jogou em Narizinho, transformando-a em pedra. No Sítio vivem ainda Dona Benta e Tia Nastácia, que cuidam das crianças e se divertem com suas reinações.
24 de agosto às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Denise Veiga apresenta divertidas histórias
23 de agosto às 11hBiblioteca Hans Christian Andersen

Dia da Infância 
Tania Amares apresenta Romeu e Julieta (de Ruth Rocha)
24 de agosto às 10h Biblioteca Hans Christian Andersen

Beth Daniel e seu baú encantado apresentam Histórias e Lendas das nossas Matas
25 de agosto às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen


OFICINA

Bordando Memórias
Com Lilian Soares
O objetivo da proposta é ensinar bordado como linguagem artística, para adultos, favorecendo o resgate de memórias e saberes antigos, tanto culturais quanto pessoais, que serão ressignificados e atualizados através de um olhar que permite abertura para criação e expansão de novos conhecimentos.
23 de agosto às 9hBiblioteca Pedro Nava


MÚSICA E DANÇA

Grupo Batakerê
O Grupo Batakerê tem como fonte de pesquisa os elementos da cultura popular brasileira, principalmente os de influências da cultura africana e indígena. O espetáculo proporciona uma demonstração da riqueza cultural brasileira, o diálogo entre o tradicional, popular, e urbano, gestos fortes e suaves e linguagens diferentes mostrando que a cultura se harmoniza. Como prova disso, o público dos espetáculos sempre é envolvido na apresentação coreográfica do grupo.
Há 11 anos, o grupo promove cortejos percussivos na rua, desenvolve oficinas, workshop de percussão e danças populares, como capoeira de Angola, percussão corporal, frevo, caboclinho, dança afro, carimbó, jongo, Tambor de Crioula e samba-reggae. Os espetáculos acontecem em praças, teatros, parques, encontro de professores da rede pública, universidades, unidades do Sesc e casas de cultura. O objetivo é utilizar a dança e a música como agenciador na comunicação entre as pessoas.
26 de agosto às 13h30Biblioteca Hans Christian Andersen


PALESTRAS, DEBATES OU ENCONTROS

Apresentação do filme "De pai pra filha, histórias da Brasilândia." (Direção: SONIA REGINA BISCHAIN) e Debate/Palestra com a autora
O filme é uma viagem no tempo, por meio de entrevista, onde um antigo morador (que veio morar na região em 1949) conta suas lembranças da formação do bairro, dos primeiros moradores, dos times de futebol, das lutas, dos costumes e das transformações trazidas pelo progresso com o passar dos anos. As imagens são construídas com palavras e também com fotografias antigas e novas e filmagens atuais feitas na Vila Brasilândia.
Debate/Palestra: Após apresentação a autora fará um pate-papo (debate/palestra) com o público presente, esclarecendo dúvidas, contanto um pouco de suas experiências e pesquisas sobre a região.
26 de agosto às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt

Debates Contemporâneos: A romantização/banalização de "transtornos mentais".
26 de agosto às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen

2ª Jornada do Patrimônio
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio de seus departamentos de Programação e de Patrimônio Histórico (DPH), realizará a 2ª Jornada do Patrimônio da Cidade de São Paulo, nos dias 27 e 28 de Agosto de 2016. A ideia é proporcionar a paulistanos e turistas a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Informações sobre a visitação a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, disponível em: http://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/
27 de agosto às 10h Biblioteca Monteiro Lobato


TEATRO

O mistério do boto
Texto Edyr Augusto Proença | Adaptação Cauê Bonifácio | Responsável pela montagem Agência Top Line Modes
A peça conta a  história de um golfinho de água doce que em noites de festas e de  lua cheia sai das águas para seduzir as mais belas moças da aldeia, porém um mistério envolve essa história, só precisamos saber qual. 7 anos. 1h10.
24 de agosto às 15hBiblioteca Monteiro Lobato

Piramo e Tisbe 
com Cia dos Reis | Peça de Vladimir Capella
Trata-se de uma obra que conseguiu alinhavar as principais histórias de amor dos contos gregos. Como a história de amor ente dois adolescentes separados pela força do destino que inspirou a famosa peça Romeu e Julieta de Shakespeare. Outro mito surpreendente é a luta incessante de Orfeu para trazer sua amada de volta a vida do mundo dos mortos. A tão poética e bela história de Eco e Narciso, o intrigante sofrimento da vida eterna da Profetisa Sibila, a curiosidade angustiante de Pandora. Através dos infortúnios e anseios vividos no espetáculo o público é levado às sensações mais primitivas do homem envolvendo medo, amor e desejo pelo proibido. 12 anos. 1h30.
26 de agosto às 15hBiblioteca Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário