quinta-feira, 23 de julho de 2015

Destaques da semana - de 17 a 23 de julho


ATIVIDADES ESPECIAIS

Tecendo saberes das crianças do norte em São Paulo
Biblioteca Hans Christian Andersen

Você sabe como se quebra uma castanha-do-Pará? E a diferença entre o boto e o tucuxi, qual é? E o tatu, sabia que foi ele que trouxe a noite para os índios Huni Kuĩ?
Pois então, para descobrir estes e outros saberes e fazeres das crianças quilombolas e indígenas do Norte do Brasil venha participar das muitas atividades que o projeto "Tecendo Saberes" traz para as bibliotecas de São Paulo. O projeto da artista e escritora Marie Ange Bordas, realizado com patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, trabalhou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas no Pará e com crianças do povo indígena Huni Kuĩ do Acre para criar livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância.
A programação inclui um bate-papo apresentando o processo de criação dos livros "Manual das crianças do Baixo Amazonas" e "Manual das crianças Huni Kuĩ", de um espetáculo de contação de histórias com a Cia. Conto em Cantos, da projeção dos mini-vídeos produzidos em cada local e de uma exposição com fotos, desenhos, fotoilustrações e textos.
www.tecendosaberes.com

Cronograma:
- Projeção de mini-vídeos criados com as crianças quilombolas e Huni Kuĩ
- Exposição "Tecendo Saberes" na área externa da biblioteca
- Contação de histórias com Cia. Conto em cantos
Dia 21 de julho a partir das 10h


TEATRO

Fermata
O monólogo propõe uma reflexão sobre o tema da mobilidade física e também a imagética. Até onde vai a liberdade de sentir, pensar e criar nos dias de hoje? Com apenas um ator e um piano em cena, a montagem conta histórias de diferentes gerações de uma família com o uso de onomatopéias, música ao vivo e dramaturgia que brinca com a linha do tempo. Livre.
Dia 17 de julho às 19hBiblioteca Cassiano Ricardo
Dia 22 de julho às 19hBiblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 23 de julho às 19hBiblioteca Belmonte

O Poeta e o Cavaleiro
Com inspiração nos teatros dos saltimbancos e na obra de Pedro Bandeira, a narrativa usa da linguagem do palhaço e se passa em Findomundo, onde a população tinha educação, saúde e transporte público da melhor qualidade. Um dia, um estrondo atinge o ônibus local, que era lugar de encontro e reflexão, e a arte e os direitos do povo são ameaçados. O espetáculo é uma divertida metáfora. Livre.
Dia 17 de julho às 11h30 – Praça entre as bibliotecas Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen


ENCONTROS, PALESTRAS E DEBATES

CIRCUITO SÃO PAULO DE LITERATURA 

Lucimar Mutarelli e Rodrigo Lacerda
Dia 14 de julho às 19hBiblioteca Belmonte
Dia 20 de julho às 14hBiblioteca Castro Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário