segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fantástica Jornada Noite Adentro: Universos paralelos

A 16ª edição do evento traz Universos Paralelos na madrugada de 29 de novembro para a Biblioteca Viriato Corrêa.

Na 16ª Fantástica Jornada Noite Adentro, nos perguntamos: os universos paralelos realmente existem? A ideia de universos ou dimensões paralelas, similares à nossa, é comum na ficção fantástica e é também uma hipótese científica. Até que ponto essa teoria entra em compasso com a realidade que conhecemos? Afinal, é possível que essa mesma jornada esteja acontecendo em outra dimensão?
A partir das 21h do dia 29 de novembro até o café da manhã do dia 30, a Biblioteca Viriato Corrêa preparou uma programação cheia de atividades voltadas para o público que gosta de ficção científica. De exibições de filmes a jogos live-action roleplaying (LARP), a Fantástica Jornada se estende até a manhã seguinte, quando será oferecido um café-da-manhã gratuito no local.

Confira a programação completa:

Leitura dramática: O Jardim de caminhos que se bifurcam, de Jorge Luis Borges
Com Plínio Soares e Carlos Baldim. Direção de Francisco Medeiros
Dia 29 de novembro às 21h

Live-action role play

Com a ONG Confraria das Ideias, que atua há 15 anos desenvolvendo o larp (live-action roleplaying) com jogos de diversos temas, que incluem aventura, terror, fantasia e literatura. O larp é ao mesmo tempo um jogo de representação e uma arte participativa. Assemelha-se ao teatro ou à performance, porém é feito para ser vivenciado e não assistido (definição NpLARP). Não é necessário já ter participado de outro larp! A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo email: confrariadasideias@gmail.com
Dia 29 de novembro às 23h59    

Mesa-redonda: Universos paralelos – o encontro da literatura com a ciência

Com Adriano Piazzi, Francisco de Assis Nascimento Jr e mediação de Francisco Rômulo Monte Ferreira
Adriano Piazzi - Há 12 anos no mercado editorial, tem experiência  como gerente de marketing e coordenador editorial. Hoje, é sócio-diretor e publisher da Editora Aleph, e foi o responsável por trazer de volta ao mercado brasileiro grandes clássicos mundiais da ficção científica.
Francisco de Assis Nascimento Jr. - Doutorando em Física na FEUSP, Mestre em de Ciências com a dissertação "Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural” e Licenciado em Física pelo IFUSP.
Francisco Rômulo Monte Ferreira - Físico pelo IFSP e Doutorado em Neurociência e Comportamento (IP-USP). Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, Filosofia da Ciência, História da Neurociência nos séculos XIX e XX e a relação entre Ciência e Literatura Fantástica.
Dia 29 de novembro às 22h

Filmes:Alice
Neco z Alenky, Suíça, Alemanha, Tchecoslováquia, 1988, 84 min, legendado, DVD
Direção: Jan Svankmajer. Elenco: Kristýna Kohoutová, Camilla Power.
Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil, combinando técnicas de animação e atores reais. Livre
Dia 29 de novembro às 23h59

Coraline e o mundo secreto
Coraline, EUA, 2009, 100 min, dublado, DVD
Direção: Henri Selick.
Coraline Jones está entediada em sua nova casa, até que encontra uma porta secreta e descobre uma versão alternativa de sua própria vida do outro lado. Para maiores de 10 anos.
Dia 30 de novembro à 1h30

Filme surpresa
30 de novembro às 3h30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário