sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Destaques da semana de 8 a 14 de agosto

Leituras Cruzadas: a literatura através do cinema latino–americano, Violão: entre a história e a matemática, História do samba paulista: encantamento geográfico - do samba rural ao urbano, Circuito de música, Veredas do vestibular, O Escritor na Biblioteca.



CURSO
Leituras Cruzadas: A literatura através do Cinema latino–americano (60 vagas, inscrições abertas)
Com Elen Doppenschmitt
A partir das relações que o cinema estabelece com outros campos de conhecimento, considera-se que a literatura é essencial para se pensar o cinema latino-americano não se restringindo às adaptações cinematográficas de obras literárias. Essa cinematografia que tem pouca circulação merece ser abordada com o objetivo de divulgar seus filmes e realizadores ampliando o repertório dos espectadores. A oficina consiste em realizar a leitura coletiva de trechos de obras literárias e exibir filme completo ou trechos com debate a partir das relações estabelecidas. Para maiores de 14 anos.
Aos sábados das 10h às 13h nos dias 16, 23, 30 de agosto, 13, 20, 27 de setembro, 4, 11, 18, 25 de outubro – Biblioteca Roberto Santos



OFICINA MÚSICA PARA TODOS
Violão: entre a história e a matemática
Com os músicos Muari Vieira e Leonardo Costa do Coletivo de violonistas Comboio de Cordas
Neste encontro os músicos permeiam a história mundial e a os conhecimentos da matemática através da história do violão. Mostrando o desenvolvimento do instrumento desde o monocórdio de Pitágoras e suas descobertas no campo da música (ele também era músico além de matemático) até o Oud árabe e o violão atual, demonstrando o seu uso na música de vários países e como os diferentes sotaques culturais são explicitados através deste instrumento tão popular. Não há limite de participantes. Livre
12 de agosto às 16h – Biblioteca Mário Schenberg
História do Samba Paulista - Encantamento Geográfico - Do Samba Rural ao Urbano
Com Renato Dias, músico, produtor cultural e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga
Neste trabalho abordaremos a formação genética do samba paulista, passando por valores étnicos, ancestralidade e a influência rural no samba urbano. Temas: Formação Genética - Matriz Africana e a contribuição indígena e Resistêncai - Quilombos Urbanos - Griôs
14 de agosto às 19h30 – Biblioteca Belmonte



CIRCUITO DE MÚSICA
Durante o mês de agosto, as Bibliotecas integram o Circuito Municipal de Música, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, cuja intenção é contribuir para a ampliação do repertório cultural em diversos pontos de cultura da cidade de São Paulo.
Oswaldinho e Marisa Viana "Uma viagem pelo Brasil"
Misturando viola, percussão artesanal e cancioneiro popular em seus shows, Oswaldinho e Marisa Viana trabalham pela divulgação da música regional interiorana.
Dia 8 de agosto às 19h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 9 de agosto às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ricardo Vignini e Índio Cachoeira "Viola caipira duas gerações"
Ricardo Vignini é um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. José Pereira de Souza, o Índio Cachoeira, já gravou com inúmeras duplas e é considerado um virtuose da viola. Juntos, realizaram dezenas de apresentações pelo País e lançaram o CD “Viola Caipira Duas gerações”.
Dia 8 de agosto às 18h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Mustache e Os Apaches
A banda nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo se destacaram por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.
Dia 9 de agosto às 19h - Biblioteca Viriato Corrêa



PALESTRA
Veredas do vestibular
Com Michell da Silva (Pedagogia/USP) e Diane Boda (História/Unifesp)
Palestra para discutir a complicada travessia pelo vestibular. O objetivo do encontro é estabelecer um diálogo de jovem para jovens, apresentando as possibilidades de estudo nas principais universidades públicas do país, mesmo para aqueles que passaram pelas dificuldades de um ensino público. O projeto traz informações sobre os principais vestibulares e cursos oferecidos, e discute a educação como instrumento de ação no cotidiano e abertura de novas perspectivas profissionais. No encontro serão discutidos assuntos como PROUNI, ENEM, estrutura das universidades e etc. Livre
Dia 12 de agosto às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima


O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa O Escritor na Biblioteca, de maio a setembro.
Christina Dias
É de Porto Alegre e é escritora de livros para crianças. Entre os prêmios que seus livros receberam, destaca-se o Açorianos de Literatura Infantil. Também foi finalista do Prêmio Jabuti. Pela Jujuba Editora publicou o “O mistério da bola castanho-avermelhada”.
Dia 12 de agosto às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 13 de agosto às 10h – Biblioteca Affonso Taunay


Nenhum comentário:

Postar um comentário