sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Destaques da Programação - 25 de outubro a 1o. de novembro

9º Festival a Arte de Contar Histórias

A maratona de atividades de narração de histórias, workshops, debates, palestras, lançamentos e mostra de cinema continua!
Para esse fim de semana, há uma programação especial de atividades na Biblioteca Hans Christian Andersen. Confira:

aan
Palestra: A Estrutura da Narrativa
Como se estrutura uma narrativa? Como identificar o eixo que sustenta a história? A Jornada do herói - conceitos fundamentais. Como estudar uma história identificando suas unidades de ação. Nesta palestra serão abordados as principais questões que envolvem este tema, além de fornecer uma bibliografia para você se aprofundar.
Com Ana Luísa Lacombe
Dia 26 de outubro (sáb), 11h

Debate: A Formação do Contador de Histórias + lançamento da publicação
Os profissionais conversarão sobre suas experiências e práticas em programas de formação de contadores. Após o debate, será lançada a publicação institucional “Teia de Histórias: reflexões sobre a formação para contadores de histórias”.
Com Alice Bandini, Ana Luisa Lacombe, Giba Pedrosa, Giuliano Tierno e Kelly Orasi.
Dia 26 de outubro (sáb), 14h

Contador de histórias: ofício de quem?
Neste encontro, serão discutidos os diferentes perfis dos contadores de histórias e propostas de regulamentação da profissão no Brasil.
Com Antonia Andréa de Sousa (Fórum de discussão permanente sobre a arte narrativa, valorização do ofício e reconhecimento da categoria), Clara Haddad (Escola de Narração Itinerante – Portugal) e Maristela Papa (Associação Amigos das Histórias de Brasília).
Dia 27 de outubro (dom), 14h

Toumani Koyate (4)
Encerramento:
KOUMA – A Palavra
Com Toumani Kouyaté
Um provérbio griot diz: Todas as coisas que procriam colocam no mundo seus filhos. Mas quanto à palavra, ela dá à luz sua mãe. Assim, começam os contos, as lendas e os mitos de uma criança que nasceu antes de sua mãe. Isso aconteceu há muito, muito tempo, Isso ainda está acontecendo e vai acontecer para sempre... “Esta é uma mensagem de ontem, destinada ao amanhã, transmitida hoje” (Contos de um pequeno djéli do Mande). 60 min.
Após a apresentação, o artista participa de um bate-papo com o público.
Dia 27 de outubro (dom), 16h

MOSTRA A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Pela primeira vez o Festival de Contação tem uma mostra de cinema. Na sexta-feira, dia 25, às 19h, acontece na Biblioteca Viriato Corrêa a Sessão Comentada: O que a gente faz, conta!
O documentário registra momentos, vivências e os mais diversos depoimentos em relação aos 15 anos de história da Associação Viva e Deixe Viver. É possível conhecer o trabalho realizado pelos contadores de histórias. Livre. Ao final haverá um bate-papo com Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver e professor na Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP.

Saraus

imagem
elo

Música

Maracatu eletrônico
Organização: Projeto Sampazila e Grupo Ilê Aláfia ACM São Paulo
Oficina de Maracatu seguida de show. O grupo é um projeto de extensão cultural, que sem distinção de etnia e cor, por meio de manifestações da cultura popular brasileira proporciona à população inclusão social, conhecimento e informação. O projeto busca um som refinado e moderno sem deixar as raízes que vão do dub, reggae, rock, passando pelas batidas do maracatu e eletrônico, fundindo um estilo próprio, dançante e energético, sem perder a mensagem em cada letra.
Dia 26 de outubro (sáb), 16h Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro
nucleo-omstrab - Foto de Gal Oppido
Foto de Gal Oppido

Teatro

Espetáculo de Dança: Cidade
Com Núcleo OMSTRAB
O espetáculo reúne Dança Contemporânea e música ao vivo, inspirado nos espaços públicos e sonoridades da cidade de São Paulo. Um diálogo direto, corporal, auditivo com a cidade, através da percepção de elementos sonoros e de movimentos que acabam se perdendo na urgência do dia a dia.
Dia 26 de outubro (sáb), 14hBiblioteca Raul Bopp
Dia 1 º de novembro (sex), 11hBiblioteca Pedro Nava

Encontro

Acampadentro
Uma noite com atividades de leitura e brincadeiras, elaboradas sob as temáticas dos contos infantis. As crianças participantes são protagonistas de suas histórias favoritas, acompanhadas e supervisionadas pelos arte-educadores do PIÁ -Programa de Iniciação Artística e funcionários da Biblioteca Hans Christian Andersen. Para participar é necessário levar roupa de dormir, escova e pasta de dente.
De 25 de outubro a 26 de outubro, das 20h às 7h Biblioteca Hans Christian Andersen
 facebook twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário