sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mostra Eu Já Li Este Filme

Confira a programação de mais uma mostra de adaptações de livros para a tela do cinema.

A Hora da Estrela
Brasil, 1985, 96 min, DVD
Dir: Suzana Amaral. Elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro.
Macabéa é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante. Para maiores de 12 anos.
Dia 10 de fevereiro às 16h

Pergunte ao Pó
Ask the Dust, EUA, 2006, 117 min, dublado, DVD
Dir: Robert Towne. Elenco: Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland.
Los Angeles, anos 30. No auge da depressão, Arturo Bandini sonha se tornar um escritor famoso. Na tentativa de escrever algo, ele se hospeda em um hotel barato, mas logo o plano se mostra um fracasso: o dinheiro de Arturo está acabando e ele ainda não conseguiu escrever. É quando ele conhece Camilla Lopez, uma garçonete mexicana que sonha conseguir um bom marido e deixar o emprego. Para maiores de 16 anos.
Dia 10 de fevereiro às 18h

Em Busca da Terra do Nunca
Finding Neverland, EUA, 2004, 106 min, legendado, DVD
Dir: Marc Forster. Elenco: Johnny Depp, Kate Winslet, Julie Christie.
J.M. Barrie é um bem-sucedido autor de peças teatrais que, apesar da fama que possui, está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia, que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Livre.
Dia 11 de fevereiro às 16h

Cabeça a Prêmio
Brasil, 2010, 104 min, DVD
Dir: Marco Ricca. Elenco: Fúlvio Stefanini, Otávio Muller, Ana Braga, Alice Braga.
Miro e Abílio são irmãos e prósperos pecuaristas do centro-oeste brasileiro. Simultaneamente, controlam uma pequena rede de negócios ilícitos. Miro possui forte ligação afetiva com sua família, em especial a esposa Jussara e a filha Elaine. Abílio discorda do modo como o irmão conduz seus negócios e acompanha, de longe, o envolvimento da sobrinha com o piloto Dênis. A revelação deste romance e as investidas de Abílio contra Dênis mudam completamente o panorama familiar. Para maiores de 16 anos.
Dia 11 de fevereiro às 18h

1984
Reino Unido, 1984, 113 min, legendado, DVD
Dir: Michael Radford. Elenco: John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton.
O Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los, são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes. Winston Smith vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que, um dia, ele passa a se interessar por uma colega, Julia, que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população. Para maiores de 14 anos.
Dia 12 de fevereiro às 18h

O Retrato de Dorian Gray
Dorian Gray, Reino Unido, 2009, 112 min, dublado, DVD
Dir: Oliver Parker. Elenco: Ben Barnes, Colin Firth, Ben Chaplin.
Dorian Gray é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade de Londres por Henry Wotton, que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward, um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro, Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então, Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para maiores de 16 anos.
Dia 17 de fevereiro às 16h

Crash: Estranhos Prazeres
Crash, Canadá, 1996, 100 min, legendado, DVD
Dir: David Cronenberg. Elenco: Holly Hunter, Elias Koteas, Deborah Unger.
James Ballard se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo, passam a frequentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a platéia. A descoberta deste estranho prazer acaba atingindo a esposa de James e as relações sexuais tendem a serem quase sempre dentro de automóveis. Para maiores de 18 anos.
Dia 17 de fevereiro às 18h

O Pequeno Nicolau
Le Petit Nicolas, França, 2009, 91 min, dublado, DVD
Dir: Laurent Tirard. Elenco: Maxime Godart, Valérie Lamercier, Kad Merad.
Nicolau leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault. Livre.
Dia 18 de fevereiro às 16h

Lavoura Arcaica
Brasil, 2001, 163 min, dublado, DVD
Dir: Luiz Fernando Carvalho. Elenco: Raul Cortez, Selton Mello, Juliana Carneiro da Cunha, Leonardo Medeiros.
André é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro, seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana. Para maiores de 14 anos.
Dia 18 de fevereiro às 18h

Blow Up - Depois Daquele Beijo
Blow Up, França, EUA, Inglaterra, 1966, 111 min, legendado, DVD
Dir: Michelangelo Antonioni. Elenco: Vanessa Redgrave, Sarah Miles, David Hemmings, John Castle.
Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo, Jane corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá, Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato. Para maiores de 16 anos.
Dia 19 de fevereiro às 18h

Guerra Conjugal
Brasil, 1975, 93 min, DVD
Dir: Joaquim Pedro de Andrade. Elenco: Joffre Soares, Oswaldo Louzada, Elza Gomes, Cristina Ache, Lima Duarte.
Baseado no livro homônimo de Dalton Trevisan, conta várias estórias envolvendo casais que, a despeito de se odiarem, têm de viver sob o mesmo teto. Para maiores de 14 anos.
Dia 24 de fevereiro às 16h

Memórias do Subdesenvolvimento
Memorias del subdesarrollo, Cuba, 1968, 97 min, legendado, DVD
Elenco: Tomáz Guttiérez Alea. Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez.
Um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário. Para maiores de 14 anos.
Dia 24 de fevereiro às 18h

Alice no País das Maravilhas
Alice in Wonderland, EUA, 2010, 108 min, dublado, DVD
Dir: Tim Burton. Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Carter.
Alice é uma jovem de 17 anos que segue um coelho branco apressado. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Para maiores de 12 anos.
Dia 25 de fevereiro às 16h

Feliz Ano Velho
Brasil, 1987, 105 min, DVD
Dir: Roberto Gervitz. Elenco: Marcos Breda, Malu Mader, Betty Goffman.
Mario dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago. Em crise, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida. Para maiores de 14 anos.
Dia 25 de fevereiro às 18h

Invictus
EUA, 2009, 134 min, dublado, DVD
Dir: Clint Eastwood. Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge.
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã. Livre.
Dia 26 de fevereiro às 18h


Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - 04021-050
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário