quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cinema Nacional na Biblioteca Roberto Santos


A mostra Festival de Cinema Brasileiro: O Cinema da Retomada, exibe um panorama dos principais filmes brasileiros, sucessos de crítica ou público, desde a retomada até hoje. Essa mostra ganha também a sua versão infantil todos os sábados de agosto às 15h, com os filmes Eliana em O Segredo dos Golfinhos, Garoto Cósmico, Menino Maluqinho - O Filme e Turma da Mônica - Cinegibi 4. Em agosto na Biblioteca Roberto Santos, temática em Cinema.


FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO: O CINEMA DA RETOMADA

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Brasil, 100 min, 1995, cor, DVD
Direção: Carla Camurati
Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Antonio Abujamra, Thales Pan Chacon A princesa espanhola é prometida aos dez anos de idade a Dom João VI e, ao se casar, vai para Portugal, onde se decepciona e inicia uma história de conflitos, infidelidade e muitos filhos. Quando assumem a coroa, são confrontados com o medo da Revolução Francesa e vêm ao Brasil, sua então colônia.
Dia 7 ás 17h

Central do Brasil
Brasil, 103 min, 1998, cor, DVD
Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinícius de Oliveira, Soia Lira Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Uma das clientes a coloca em contato com Josué, um garoto de nove anos que sonha em encontrar o pai que nunca conhecera. Dora o acolhe e inicia com o garoto uma viagem ao interior do país e de seus personagens.
Dia 8 ás 16h

Bicho de 7 Cabeças
Brasil, 80 min, 2000, cor, DVD
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia Kiss O drama de um jovem em litígio com seu pai e que precisa suportar o dia-a-dia de um sistema manicomial. 14 anos.
Dia 8 ás 18h

Houve uma vez 2 Verões
Brasil, 75 min, 2002, cor, DVD
Direção: Jorge Furtado
Elenco: André Arteche, Ana Maria Mainieri, Pedro Furtado, Júlia Barth Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", no Rio Grande do Sul, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Eles transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas é que ele vai reencontrá-la. 12 anos.
Dia 14 ás 17h

O Auto da Compadecida
Brasil, 104 min, 2000, cor, DVD
Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Natchergaele, Selton Mello, Diogo Vilela, Denise Fraga, Lima Duarte Baseado na obra de Ariano Suassuna, João Grilo é um sertanejo pobre e mentiroso e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e passam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem no Nordeste brasileiro. 12 anos.
Dia 15 ás 16h

O Ano em que meus pais saíram de férias
BRA, 2006, 110 min, dublado, drama
Direção: Cao Hamburguer
Com Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat, Paulo Autran
10 anos
1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Dia 15 ás 18h

Cidade Baixa
Brasil, 93 min, 2005, cor, DVD
Direção: Sérgio Machado
Elenco: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, Harildo Deda Dois amigos da Bahia se apaixonam por uma stripper e iniciam uma vida conjugal velada a três. Ciúmes desgastam a relação do trio, que se separa, mas nenhum dos três consegue viver sozinho. 16 anos.
Dia 21 ás 17h

O Céu de Suely
Brasil, 88 min, 2006, cor, DVD
Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes, João Miguel Suely (Hermila Guedes) nasceu e foi criada na pequena cidade de Iguatu, na região Nordeste brasileira. Grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Meses depois, porém, volta à cidade natal, sem desistir de seu sonho de morar na cidade grande. Para concretizá-lo definitivamente, bola um plano para conseguir condições materiais. 16 anos.
Dia 22 ás 16h

Cidade de Deus
Brasil, 135 min, 2002, cor, DVD
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora Baseado no livro homônimo do escritor Paulo Lins, que lançou a obra em 1997, o filme é dividido em três fases distintas (anos 60, 70 e 80) que mostram a evolução do tráfico e as opções que os meninos da favela fizeram até se tornarem os maiores traficantes do Rio de Janeiro ou trabalhadores honestos. 16 anos.
Dia 22 ás 18h

A Casa de Alice
Brasil, 90 min, 2007, cor, DVD
Direção: Chico Teixeira
Elenco: Carla Ribas, Berta Zemel, Zécarlos Machado, Felipe Massuia Alice é uma manicure que tem em torno de 40 anos e mora na periferia da cidade de São Paulo. Ela vive com sua mãe, dona Jacira, seu marido, o taxista Lindomar, e seus três filhos Lucas, Edinho e Júnior. O casamento de Alice está em conflito e Lindomar tem casos extraconjugais. Alice faz “vistas grossas” e também tem seus casos, vendo em seu namorado de adolescência, Nilson, um candidato a realizar seus sonhos românticos. 12 anos.
Dia 28 ás 17h

Amarelo Manga
BRA, 2003, 100 min, dublado, drama
Direção: Cláudio Assis
Com: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz, Leona Cavalli
16 anos
No subúrbio de Recife, Lígia acorda já mal humorada, pois terá de suportar mais um dia servindo fregueses, que às vezes a bolinam no bar onde trabalha. Quando o dia terminar, só lhe restará voltar ao seu pequeno quarto, em um anexo do bar, e dormir para suportar a mesma rotina no dia seguinte. Paralelamente Kika, que é muito religiosa, está freqüentando um culto enquanto deu marido, Wellington, um cortador de carne, decanta as virtudes da sua mulher enquanto usa uma machadinha para fazer seu serviço. Neste instante no Hotel Texas, que também fica na periferia da cidade, Dunga, um gay que é apaixonado por Wellington, varre o chão antes de começar a fazer comida. Na verdade ele é a pessoa mais polivalente no Texas, pois faz de tudo um pouco. Um hóspede do Hotel Texas, Isaac, sente um grande prazer em atirar em cadáveres, que lhe são fornecidos por Rabecão, um funcionário do I.M.L. Apesar de decantar Kika, isto não impede Wellington de ter uma amante, que está cansada da situação e quer que ele tome logo uma decisão.

Dia 29 ás 16h

O Casamento de Romeu e Julieta
BRA, 2005, 90 min, dublado, comédia
12 anos
Direção: Bruno Barreto
Com Luana Piovani, Luís Gustavo, Marco Ricca, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Berta Zemmel
Alfredo Baragatti é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do Clube. Alfredo criou sua Julieta para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. Batizada em homenagem aos ídolos palmeirenses, “Juli” de Julinho e “Eta” de Echevarieta, ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu, um médico Oftalmologista de 45 anos que é corintiano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho e na avó Nenzica, ambos corintianos fanáticos.

Dia 29 ás 18h



SESSÃO INFANTIL - MOSTRA CINEMA NACIONAL

Eliana em O Segredo dos Golfinhos
Brasil, 2005, 93 min, DVD
Direção: Eliana Fonseca. Elenco: Eliana, Fúlvio Stefanini, Daniel Del Sarto, Jackson Antunes, Ângela Dip e Fernanda Souza Eliana se envolve em uma das maiores aventuras da sua vida ao lado do biólogo que cuida dos golfinhos, um garoto apaixonado pelos bichos que vê o mar pela primeira vez e, claro, um golfinho muito especial. Ela terá que enfrentar os desafios lançados por um eco-predador responsável por acidentes ecológicos em todo o mundo. A grande chave para ajudar a desvendar O Segredo dos Golfinhos será um antigo crânio de cristal. Dublado. Livre.
Dia 7 às 15h

Garoto Cósmico
Brasil, 2007, 76 min, DVD
Direção: Alê Abreu. Elenco: Aleph Naldi, Bianca Rayen, Mateus Duarte, Raul Cortez, Wellington Nogueira Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite, enquanto buscam mais pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido em um pequeno circo, onde vivem novas experiências. Dublado. Livre.
Dia 14 às 15h

A Turma da Mônica em A Princesa e o Robô
BRA, 1983, 89 min, dublado, animação
Livre
Direção: Mauricio de Sousa
Num distante planeta em forma de cenoura, robôs e coelhos vivem lado a lado tranquilamente, até que um raio misterioso, vindo de uma distante estrela pulsar, atinge um robozinho e o torna apaixonado pela princesinha do reino, a doce Mimi.
Mas um vilão terrível irá tentar atrapalhar o romance e a Turma da Mônica entra em cena para ajudar os dois namoradinhos, aprontando mil peripécias pelo espaço.

Dia 21 às 15h

Turma da Mônica – Cinegibi 4
Brasil, 2004, 75 min, DVD
Direção: Mauricio de Sousa
No filme, Franjinha inventa uma máquina que transforma gibis em desenhos animados. A tal geringonça – uma mistura de liquidificador com um projetor – engole as HQs e projeta suas histórias nas telas dos cinemas. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali vão a inauguração do aparelho e, no cinema e na tela, uma série de histórias se desenrola, colocando os personagens no caminho de Luciano Huck, Fernanda Lima, Wanessa Camargo, da dupla Pedro e Thiago e do próprio quadrinista. Dublado. Livre.
Dia 28 às 15h




Biblioteca Roberto Santos
Veja como chegar
Rua Cisplatina, 505
Ipiranga - 04211-040
Telefone: 11 2273-2390 e 11 2063-0901
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; sábado, 9h às 16h
bmrobertosantos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário