quarta-feira, 12 de maio de 2010

GERAÇÃO BEAT: PALESTRAS, DEBATES, DEPOIMENTOS E AUDIÇÃO NA ALCEU AMOROSO LIMA


DIA 13, QUINTA

CURSO - GERAÇÃO BEAT: PALESTRAS, DEBATES, DEPOIMENTOS E AUDIÇÃO
Coordenação: Cláudio Willer
A Geração Beat foi o grupo de poetas, prosadores e artistas norte-americanos que estrearam na década de 1950, com grande impacto e circulação pela ousadia e caráter inovador de suas obras: Jack Kerouac, principalmente através de On the Road, uma plataforma geracional; Allen Ginsberg, que chamou a atenção para a beat com o poema Uivo; William Burroughs, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Michael McClure, Gary Snyder, Dianne di Prima e outros. Inspirou jovens a romper com o estilo de vida convencional e a procurar novos modos de expressão. Está na origem da contracultura, de movimentos pacifistas, da geração “de mochilas nas costas” profetizada por Jack Kerouac em Os Vagabundos Iluminados. Está também associada à religiosidade transgressiva e ao misticismo heterodoxo, especialmente de alguns beats, como Kerouac e Ginsberg, denominada por especialistas de “anarquismo místico”.

Dando continuidade ao curso iniciado em abril, com destaque para a contribuição literária dos beats - suas poéticas e visões de mundo, autores com os quais dialogaram ou nos quais se inspiraram - será abordada a atualidade da Geração Beat e sua presença, inclusive no Brasil, através de um módulo intitulado Beat Brasil, com depoimentos de autores contemporâneos: Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes (dia 06); Joca Reiners Terron e Sérgio Cohn (dia 13).

Haverá ainda uma sessão sobre a relação da beat com o jazz e outros gêneros e correntes musicais, com a participação do músico e escritor Pita Araújo (dia 20).
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dias 13, 20 e 27, quintas, das 19h às 22h.


DIA 15, SÁBADO

SHOW - SACO DE RATOS
Formada há cerca de três anos e desde então fazendo shows continuamente, a banda apresenta seu rock and roll visceral, com as letras poeticamente cruas e bêbadas do escritor e vocalista Mário Bortolotto. Com duas guitarras que se completam em agressividade e feeling (Fábio Brum e Marcelo Watanabe) e uma cozinha rítmica e pulsante (Fábio Pagotto/baixo e Rick Vecchione/bateria), o repertório inclui, além de músicas dos integrantes da banda, composições de Renato Fernandes (da banda Bêbados Habilidosos), Paulo Carvalho (da banda Velhas Virgens), Paulo de Tharso (das extintas bandas Big Balls e A Casa Caiu), Fábio Cascadura (da banda Cascadura) e uma parceria com o poeta Marcelo Montenegro. A banda faz ainda recriações de músicas de Roberto Carlos, Barão Vermelho e Itamar Assumpção. Especialmente nesta apresentação, serão inseridos textos de autores da geração beat.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 15, sábado, às 18h30.

SERVIÇO: / Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.
Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023.

Toda a programação é gratuita.

Visite também o site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário