terça-feira, 6 de abril de 2010

Cantoria e cordel abrem programação em homenagem a Câmara Cascudo na Belmonte

.


A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, dá início, a partir de sábado, dia 10/04, a uma série de eventos em homenagem à vida e à obra de um dos maiores estudiosos da cultura popular no Brasil: Luis da Câmara Cascudo. Câmara Cascudo se notabilizou pela dedicação à pesquisa dos "fazeres" e "saberes" da nossa cultura popular, o que pode ser constatado na sua vasta bibliografia.


Cordel e Repente Encantados de Câmara Cascudo

A dupla Louro Branco & Valdir Teles desfiará em pelejas no repente, a obra de Cascudo. Moreira de Acopiara, o apresentador da Dupla, também declamará um cordel especialmente feito para o lançamento do projeto da biblioteca e o distribuirá aos presentes e aos participantes de todas as ações, ao longo de sua realização, aqui na biblioteca. Este cordel, “Luis Da Câmara Cascudo”, traz a cronologia da bibliografia de Cascudo muito bem elaborada e comentada em versos rimados. No próximo, sábado, dia 10/04, às 16hs.


Manoel Moreira Júnior, mais conhecido por Moreira de Acopiara, nasceu no dia 23 de julho de 1961, no município de Acopiara, interior do Estado do Ceará, onde viveu até os seus vinte anos, entre muito trabalho e muita leitura. Começou a fazer versos ainda criança, em Acopiara, influenciado pelos poetas cordelistas e pelo poeta Patativa do Assaré, que conheceu muito cedo e com quem chegou a trabalhar um pouco mais tarde. Deixou o sertão nordestino em 1981, estabelecendo-se em São Paulo. Gravou dois CD’s com poemas de sua autoria. Publicou mais de cem folhetos de cordel e oito livros. Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC, com sede no Rio de Janeiro.

O poeta repentista Louro Branco nasceu em Feiticeiro, município de Jaguaribe, Ceará, e mora em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Repentista renomado, gravou vários CD’s. Como poeta de bancada publicou dois livros. Como compositor teve várias músicas de sua autoria gravadas por vários nomes da música nordestina. Primeiro lugar em centenas de Festivais de Repentistas, tem viajado o Brasil inteiro cantando repente com os maiores nomes dessa arte e declamando seus poemas, na maioria das vezes bem humorados.

Valdir Teles é outro campeão do Repente e da Viola. Nasceu no berço da poesia, São José do Egito, Pernambuco, em julho de 1955, e reside em Tuparetama. Tem mais de dez CD’s gravados e é ganhador de inúmeros festivais de Cantadores Repentistas Brasil afora. Também compõe forró “pé de serra” e canta, tendo já gravado vários CD’s.



Encontro com Poetas Cordelistas

Encontro do público especialmente convidado com um Poeta Cordelista e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a música, a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina.

Nesta primeira edição, a Biblioteca Belmonte convida o Poeta Cordelista João Gomes de Sá para expor suas obras e bater um papo descontraído com os convidados e público em geral.
Imperdível! Agende sua escola imediatamente!
Dia 15/04/2010, quinta-feira, às 19h00.

Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408
e (11) 5691 0433

5 comentários:

  1. Fiquei muito emocionada com a homenagem ao meu avô, Câmara Cascudo, realizada pela Biblioteca Belmonte. Sou neta e diretora do LUDOVICUS - INSTITUTO CÂMARA CASCUDO, instituição que funciona na casa onde o meu avô residiu por quase 40 anos e produziu a maior parte de sua monumental obra. Nosso site é www.cascudo.org.br e, desde já, convido a todos para uma visita.
    Um grande abraço
    Daliana Cascudo

    ResponderExcluir
  2. Amigo
    Este será um importante momento para refletir, discutir e tirar conclusões sobre a importância do pesquisador e do fruto do seu trabalho. Luiz da Câmara Cascudo é, para mim, nossa maior referência. E ai está o convite!

    É claro que isso é bom.
    Vejo com satisfação!
    Se o povo tem cultura
    Melhora a situação;
    É sempre muito importante
    Formar cabeça pensante
    Para tomar decisão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O mestre Câmara Cascudo
    Fez a catalogação
    Dos seus contos recolhidos
    Na fonte da tradição,
    Remexendo nos guardados
    Da nossa imaginação.

    ResponderExcluir
  4. O encontro com cordelistas foi uma delícia... muita risada, muito cordel, muita conversa inteligente, interessante e enriquecedora. O público participou e não arredou pé até o fim.Acho que voltará nos proximos encontros. Qdo. for marcado avisem por favor. Obrigada,
    Dorinha Sant'Anna

    ResponderExcluir