quinta-feira, 29 de abril de 2010

BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA

PROGRAMAÇÃO
MAIO DE 2010
RODA DE LEITURA - ELÉIA LEU
Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak, Pedro Tostes e Valter Vitor coordenam uma roda de leitura, oferecendo um cardápio de poemas, organizado em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de fazer e pensar poesia.
Dias 11 e 25 de maio, 3ª feiras, das 19h30 às 21h30





CURSO

GERAÇÃO BEAT: PALESTRAS, DEBATES, DEPOIMENTOS E AUDIÇÃO
Coordenação: Cláudio Willer

A Geração Beat foi o grupo de poetas, prosadores e artistas norte-americanos que estrearam na década de 1950, com grande impacto e circulação pela ousadia e caráter inovador de suas obras: Jack Kerouac, principalmente através de On the Road, uma plataforma geracional; Allen Ginsberg, que chamou a atenção para a beat com o poema Uivo; William Burroughs, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Michael McClure, Gary Snyder, Dianne di Prima e outros. Inspirou jovens a romper com o estilo de vida convencional e a procurar novos modos de expressão. Está na origem da contracultura, de movimentos pacifistas, da geração “de mochilas nas costas” profetizada por Jack Kerouac em Os Vagabundos Iluminados. Está também associada à religiosidade transgressiva e ao misticismo heterodoxo, especialmente de alguns beats, como Kerouac e Ginsberg, denominada por especialistas de “anarquismo místico”.

Dando continuidade ao curso iniciado em abril, com destaque para a contribuição literária dos beats - suas poéticas e visões de mundo, autores com os quais dialogaram ou nos quais se inspiraram - será abordada a atualidade da Geração Beat e sua presença, inclusive no Brasil, através de um módulo intitulado Beat Brasil, com depoimentos de autores contemporâneos: Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes (dia 06); Joca Reiners Terron e Sérgio Cohn (dia 13). Haverá ainda uma sessão sobre a relação da beat com o jazz e outros gêneros e correntes musicais, com a participação do músico e escritor Pita Araújo (dia 20).

Dias 6, 13, 20 e 27 de maio,
5ª feiras, das 19h às 22h


SHOW

SACO DE RATOS

Formada há cerca de três anos e desde então fazendo shows continuamente, a banda apresenta seu rock and roll visceral, com as letras poeticamente cruas e bêbadas do escritor e vocalista Mário Bortolotto. Com duas guitarras que se completam em agressividade e feeling (Fábio Brum e Marcelo Watanabe) e uma cozinha rítmica e pulsante (Fábio Pagotto/baixo e Rick Vecchione/bateria), o repertório inclui, além de músicas dos integrantes da banda, composições de Renato Fernandes (da banda Bêbados Habilidosos), Paulo Carvalho (da banda Velhas Virgens), Paulo de Tharso (das extintas bandas Big Balls e A Casa Caiu), Fábio Cascadura (da banda Cascadura) e uma parceria com o poeta Marcelo Montenegro. A banda faz ainda recriações de músicas de Roberto Carlos, Barão Vermelho e Itamar Assumpção. Especialmente nesta apresentação, serão inseridos textos de autores da geração beat.

Dia 15 de maio às 18h30


PARCERIAS: A VOZ DA POESIA
Idealização e curadoria: Ademir Assunção

Desde a Antiguidade, a poesia esteve próxima da música. Os aedos gregos cantavam seus poemas em praças públicas. Os poetas provençais da Idade Média viajavam como autênticos saltimbancos levando notícias de um lugar a outro através de seus poemas cantados. Na era do disco, do CD e da eletrônica, trovadores elétricos e eletrificados continuaram “metendo poesia onde devia e não devia”, como já versejou o poeta Waly Salomão. Retirar senha com 30 minutos de antecedência. No projeto Parcerias: A Voz da Poesia, este ano em sua segunda edição, poetas e compositores parceiros se encontram para falar sobre esses e outros assuntos. Em seguida, o(a) compositor(a)/cantor(a) apresenta seu show dando ênfase em poemas musicados. Retirar senha 30 minutos antes.
Serão sete encontros quinzenais, de maio a julho, sábados, às 18h30.

Dia 8 de maio – Geraldo Carneiro e Francis Hime




  • Geraldo Carneiro – poeta, dramaturgo, tradutor e letrista de música – é parceiro de Egberto Gismonti, Francis Hime, Astor Piazzolla e Wagner Tiso, entre outros. Publicou treze livros de poesia e prosa. Traduziu poemas e peças de Shakespeare e Goethe.


  • Francis Hime, um dos grandes nomes da música brasileira, é compositor, cantor, pianista, arranjador e maestro. Seus muitos parceiros artísticos incluem Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Geraldo Carneiro. Gravou dezenove discos.
Dia 22 de maio – Bráulio Tavares e Antônio Nóbrega




  • Bráulio Tavares, poeta e escritor, publicou um romance, dois livros de contos, vários volumes de poesia e literatura de cordel. Tem mais de 60 músicas gravadas por artistas como Antonio Nóbrega, Lenine, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Tim Maia e outros.


  • Antônio Nóbrega, cantor e compositor, lançou os CDs Na Pancada do Ganzá (1996), Madeira que Cupim não Rói (1997), Pernambuco Falando para o Mundo (1998), O Marco do Meio-dia (2001), Lunário Perpétuo (2002), Nove de Fevereiro – vol. 1 e 2 (2005/2006).
PALESTRA


A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR
Ciclo de palestras que abordam os livros de literatura selecionados para os vestibulares da USP e UNICAMP. Com Fabiana Vascon
3ª feiras das 14h30 às 16h30.
Inscrições de 9 a 19 de abril, de 2ª a 6ª das 9h às 19h, pessoalmente ou por telefone





  • Iracema, de José de Alencar - 27 de abril


  • Dom Casmurro, de Machado de Assis - 4 de maio


  • O Cortiço, de Aluísio de Azevedo - 11 de maio


  • A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz - 18 de maio


  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos - 25 de maio


  • Capitães de Areia, de Jorge Amado - 1º de junho


  • Antologia Poética, de Vinícius de Moraes - 8 de junho
MEDICINAS INTEGRATIVAS

Por Bokkulla Ramachandra Reddy, médico e professor indiano.
Organização: Gilza Araújo, assessora de comunicação e educadora.

A ampliação do conhecimento é o que proporciona o avanço da medicina e da tecnologia nos tempos atuais. Para promover a cura e a prevenção de doenças, cada vez mais se une a alopatia aos conhecimentos das medicinas orientais e naturalistas como a chinesa, tibetana e a indiana (ayurveda). Antes conhecidas como “alternativas”, a prática dessas terapias hoje são “integrativas” à medicina predominante no Ocidente. Temas abordados: saúde perfeita, boa alimentação, meditação, exercícios corporais, acupuntura, massagem, afetividade, autocura.


Dia 26 de maio às 19h


Bokkulla Ramachandra Reddy é médico e professor. Nascido na Índia, formou-se em medicina na Universidade Pública de Osmânia, onde passou a lecionar, e especializou-se em ayurveda, a tradicional medicina indiana que tem mais de 5000 anos de existência. Anos depois, foi convidado pelo governo brasileiro para integrar a primeira equipe de médicos do Hospital de Medicina Alternativa, em Goiás, hospital pioneiro em nosso país na difusão das medicinas tradicionais consideradas como alternativas e de integração às práticas da alopatia.


MESA REDONDA
LITERATURA E FUTEBOL
As relações entre literatura e futebol serão debatidas por José Miguel Wisnik (professor de teoria literária, compositor, autor do livro Veneno Remédio, sobre futebol no Brasil), José Roberto Torero (escritor, cineasta e colunista de esportes) e Akins Kinte (poeta, diretor do documentário "Várzea, a bola rolada na beira do coração"). Mediação de Xico Sá (escritor, colunista do jornal Folha de S. Paulo e comentarista esportivo).

Dia 29 de maio às 15h

TEATRO
REBOLA
Com Olívia Araújo. Direção: Gabriel Pinheiro. 50 min.
O monólogo apresenta conto inédito do escritor Marcelino Freire, que conta a saga de uma garota africana que viaja escondida no porão de um navio na esperança de se tornar jogadora de futebol no Brasil. O texto fala, em ano de Copa do Mundo, não só da paixão de brasileiros, mas de estereótipos, desafios e preconceitos.

Dia 29 de maio às 18h30


PROGRAMAÇÃO REGULAR

MITOLOGIA GREGA
Coordenação: Ajax Pérez Salvador e Wladia Beatriz Correia
A partir da leitura de textos mitológicos procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Neste percurso não se pretende enxergar a verdade dos fatos, nem as conexões específicas do símbolo, mas ficar com as imagens e para o que elas abrem para a imaginação, para a poesia e para a fantasia. Este é um olhar mito-poético. Um jeito de olhar que multiplica sentidos para as expressões e imagens que ali aparecem. Não é necessária inscrição prévia.
Dia 29 de abril , 5ª feiras, das 15h às 16h30
Dias 6, 13, 20 e 27 de maio, 5ª feiras, das 15h às 16h30


PROJETOS DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA VOCACIONAL
Projetos de formação continuada que pretendem formar novos grupos e proporcionar expressão e conseqüente reflexão através das artes, além de orientar e dinamizar a produção dos grupos já existentes. O termo vocação é usado no sentido de um desejo interno de transformação contínua, e não somente talento. A partir de 14 anos.

Inscrições a partir de 9 de março

Teatro Vocacional


3ª feiras, das 19h às 22h - Início 13 de abril
4ª feiras, das 10h às 13h - Grupo de terceira idade - Início 14 de abril

Dança Vocacional

2ª feiras das 19h às 22h - Início 12 de abril
6ª feiras das 19h às 22h - Início 16 de abril

Música Vocacional - Para grupos e indivíduos com iniciação, que tenham seus próprios instrumentos.

2ª feiras das 19h às 22h - Início 12 de abril
6ª feiras das 19h às 22h - Início 16 de abril








BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA








Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
05413-021 - São Paulo/SP
Tel. 3082 5023


Nenhum comentário:

Postar um comentário