de uma das maiores autoridades do repente no Brasil: Ivanildo Vila Nova.
Ivanildo, pernambucano de Caruaru, é uma referência em sua arte. Após 45 anos de carreira, continua sendo admirado por todos aqueles que reconhecem a sua importância para a Cantoria e a sua luta para profissionalização da Arte do Repente. Seu trabalho, segundo especialistas, se destaca pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática. No ano 2000, foi eleito o Cantador do Século XX, concorrendo com nomes como Cego Aderaldo, Dimas Batista e Pinto do Monteiro, em rigoroso processo de votação conduzido pelos líderes das Associações de Cantadores do Nordeste, os apologistas (incentivadores) da Cantoria e os próprios cantadores. É Autor da célebre canção-manifesto “Nordeste Independente (Imagine o Brasil ser dividido)”. Segundo a Editora Coqueiro “Quem quiser escrever a História do Repente, terá que dividi-la em duas etapas distintas: antes e depois de Ivanildo”.
No encontro realizado na tarde da do dia 19.02, enfatizamos a importância da participação do grande repentista na programação voltada para Câmara Cascudo que será desenvolvida na Biblioteca no decorrer do ano de 2010. O poeta acenou positivamente para a proposta.
Joaquim Crispiniano Neto, natural de Santo Antônio do Salto da Onça é um homem multifacetado: engenheiro agrônomo, advogado, jornalista, violeiro, repentista, cordelista, produtor cultural e ex-candidato a prefeito e a vereador de Mossoró e presidente da Fundação José Augusto desde 2007.
No encontro muito bem humorado, que também contou com a presença dos cordelistas Moreira de Acopiara e Varneci Nascimento, Crispiniano falou da importância do trabalho que vem desenvolvendo voltado para cultura popular na educação infanto-juvenil e dos projetos relacionados às suas obras recentemente publicadas.
Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
Vejo aqui reunido, alguns dos grandes nomes do incentivo e do fazer artísticos das nossas Brasileiranças. Graças a dedicação deles, cada vez mais, o Brasil vem conhecendo as diversas formas de expressão artísticas do povo Nordestino.
ResponderExcluirParabéns a todos!