terça-feira, 9 de março de 2010

Premiada Biblioteca Belmonte recebe ilustres da Cantoria e do Cordel

A Biblioteca Belmonte recebeu no dia 19.02.2010 a ilustre visita
de uma das maiores autoridades do repente no Brasil: Ivanildo Vila Nova.
Ivanildo, pernambucano de Caruaru, é uma referência em sua arte. Após 45 anos de carreira, continua sendo admirado por todos aqueles que reconhecem a sua importância para a Cantoria e a sua luta para profissionalização da Arte do Repente. Seu trabalho, segundo especialistas, se destaca pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática. No ano 2000, foi eleito o Cantador do Século XX, concorrendo com nomes como Cego Aderaldo, Dimas Batista e Pinto do Monteiro, em rigoroso processo de votação conduzido pelos líderes das Associações de Cantadores do Nordeste, os apologistas (incentivadores) da Cantoria e os próprios cantadores. É Autor da célebre canção-manifesto “Nordeste Independente (Imagine o Brasil ser dividido)”.
Segundo a Editora Coqueiro “Quem quiser escrever a História do Repente, terá que dividi-la em duas etapas distintas: antes e depois de Ivanildo”.
No encontro realizado na tarde da do dia 19.02, enfatizamos a importância da participação do grande repentista na programação voltada para Câmara Cascudo que será desenvolvida na Biblioteca no decorrer do ano de 2010. O poeta acenou positivamente para a proposta.


Outra ilustre visita se deu no dia 01.03.2010, com a visita de Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto, cargo que, segundo ele, equivale ao de Secretário da Cultura do Rio Grande do Norte, acompanhado da Diretora da Editora IMEPH, Lucinda Marques.
Joaquim Crispiniano Neto, natural de Santo Antônio do Salto da Onça é um homem multifacetado: engenheiro agrônomo, advogado, jornalista, violeiro, repentista, cordelista, produtor cultural e ex-candidato a prefeito e a vereador de Mossoró e presidente da Fundação José Augusto desde 2007.
No encontro muito bem humorado, que também contou com a presença dos cordelistas Moreira de Acopiara e Varneci Nascimento, Crispiniano falou da importância do trabalho que vem desenvolvendo voltado para cultura popular na educação infanto-juvenil e dos projetos relacionados às suas obras recentemente publicadas.


A Biblioteca Belmonte recebeu uma Placa, em homenagem prestada pela Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santo Amaro, pela sua relevante participação no projeto “Natal na Praça Floriano Peixoto”.


Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br












Um comentário:

  1. Vejo aqui reunido, alguns dos grandes nomes do incentivo e do fazer artísticos das nossas Brasileiranças. Graças a dedicação deles, cada vez mais, o Brasil vem conhecendo as diversas formas de expressão artísticas do povo Nordestino.

    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir