quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MOSTRA ALFRED HITCHCOCK NA BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS


A partir do dia 20 de fevereiro, a Biblioteca Roberto Santos, temática em cinema, exbirá a primeira parte de uma retrospectiva em homenagem a Alfred Hitchcock. Diretor de obras como “Frenesi”, “Janela Indiscreta”, “Os Pássaros” e “Um Corpo Que Cai”, Hitchcock constrói suas histórias por meio de tramas inteligentes, com pitadas de muito mistério e assombro. Homem excêntrico, criativo e com grande senso de humor, inspirou uma geração de cineastas e revolucionou o gênero do suspense com um novo jeito de filmar.
Uma oportunidade rara de ver e rever a obra inesquecível desse mestre do suspense. A segunda parte da retrospectiva acontecerá entre os dias 2 e 10 de março.
A mostra acontece simultaneamente na Biblioteca Temática Roberto Santos e no Cine Olido.

VERTIGO – UM CORPO QUE CAI (Vertigo)
Ficção, EUA, 1958, P&B, 128 min, DVD
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: James Stewart, Kim Novak.
O detetive Scottie Fergusson, aposentado por sofrer vertigem de alturas, é contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar sua mulher, Madeleine, uma suicida em potencial. Legendado. 12 anos.
Dia 20 de fevereiro às 16h

PSICOSE (Psycho)
Ficção, EUA, 1960, P&B, 109 min, DVD
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Janet Leigh, Anthony Perkins, John Gavin, Vera Miles.
Cansada da vida que leva, a secretária Marion Crane rouba US$ 40 mil que deveria guardar para o chefe e foge para a Califórnia, onde encontrará o namorado. No caminho, hospeda-se em um motel, onde é atendida por Norman Bates, o estranho dono do estabelecimento que parece ser dominado pela mãe. Legendado. 12 anos.
Dia 20 de fevereiro às 19h

INTERLÚDIO (Notorius)
Ficção, EUA, 1946, P&B, 101 min, DVD
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern.
Filha de um espião alemão preso pelo governo dos EUA é obrigada a ajudar o governo americano a prender inimigos importantes, no Rio de Janeiro, para evitar a morte do pai. Mas a paixão entre ela e o agente que comanda a operação é inevitável, apesar de suas diferenças. Legendado. 12 anos.
Dia 21 de fevereiro às 16h

PACTO SINISTRO (Strangers On A Train)
(Ficção, EUA, 1951, P&B, 101 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Farley Granger, Leo G. Carroll, Ruth Roman, Robert Walker, Patricia Hitchcock.
Bruno, psicótico e filho superprotegido, encontra em um trem Guy Haines um famoso tenista que planeja entrar para a política e tem se relacionado com a filha de um senador, com quem espera se casar logo que conseguir o divórcio. Bruno pretende matar o pai, mas sabe que será pego pela polícia. Eles então conversam sobre trocar o assassinato do pai de Bruno pelo da esposa de Guy. Legendado. 12 anos.
Dia 21 de fevereiro às 18h

OS 39 DEGRAUS (The 39 Steps)
(Ficção, Inglaterra, 1935, P&B, 86 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Farley Robert Donat, Madeleine Carroll.
Ao passar férias em Londres, Richard Hannay se vê envolvido em uma trama complexa após conhecer uma misteriosa mulher que lhe confidencia algo sobre um caso de espionagem. A mulher acaba sendo assassinada e Richard decide ele mesmo resolver o caso. Legendado. 12 anos.
Dia 27 de fevereiro às 16h

QUANDO FALA O CORAÇÃO (Spellbound)
(Ficção, EUA, 1945, P&B, 111 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Ingrid Bergman, Gregory Peck, Leo G. Carroll, John Emery.
O famoso médico Edwardes é o recém-contratado diretor de uma clínica para doentes mentais. Dra. Contance é uma psiquiatra do local e percebe que o comportamento de Edwardes está bastante estranho. Legendado. 12 anos.
Dia 28 de fevereiro às 16h

A DAMA OCULTA (The Lady Vanishes)
(Ficção, Inglaterra, 1938, P&B, 97 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Michael Redgrave, Margaret Lockwood, Paul Lukas, Dame May Whitty.
Durante uma viagem de trem na Inglaterra dos anos 30, a jovem Iris faz amizade com uma simpática senhora, que logo depois desaparece misteriosamente. Procurando saber o paradeiro da mulher, Iris pergunta dela aos passageiros, mas ninguém chegou a vê-la uma única vez. Ela decide então investigar o caso. Legendado. 12 anos.
Dia 28 de fevereiro às 18h

Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505
Ipiranga - 04211-040
Telefone: 11 2273-2390 e 11 2063-0901
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; sábado, 9h às 16h
bmrobertosantos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário