terça-feira, 1 de dezembro de 2009

I Feira de Caruaru da Biblioteca Belmonte


A Biblioteca Belmonte, temática em Cultura Popular, realizou no sábado, 28/11/2009, a I Feira de Caruaru da Biblioteca Belmonte, evento de encerramento da programação especial em homenagem ao centenário de nascimento de Mestre Vitalino (1909-1963), que contou com a presença de diversos artesãos de várias áreas: cerâmica, bordado, renda, cestaria, além de representações da culinária (com comidas típicas, temperos, cereais, sucos, frutas etc.), do cordel e da xilogravura.

A animação do evento ficou por conta das diversas atrações musicais ( dos repentistas Adão Fernandes, Felix Barbosa e João Dotô, dos emboladores de coco Pardal e Passo Louro, Escurinho do Acordeon e Banda), das danças coreografadas dos artistas do projeto Cavalo Nóia e das cirandeiras do grupo Flor de Lis, das declamações de cordel, realizadas por Andrea de Sousa.

A apresentação de Valdeck de Garanhuns com seu boneco Benedito arrancou muitos risos da Platéia que os cercava.

O público contou, ainda, com a presença ilustre dos cordelistas, José Francisco, Moreira de Acopiara, que declamou um cordel em homenagem ao projeto Cavalo Nóia, Pedro Monteiro e Cacá Lopes, representando a Caravana do Cordel, que presenteou os ouvintes com algumas trava-línguas e canções.




Encerrando o evento, a Banda de Pífanos de Caruaru, se apresentou em grande estilo, trazendo temas do repertório popular nordestino no auditório Kiyomi Oba.



Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
Maiores informações




5 comentários:

  1. Olá queridos colegas!!!!
    Parabéns pelo evento, a participação das bibliotecas públicas junto à comunidade é muito importante, e isso a Belmonte sabe fazer muito bem!
    Que eventos assim nunca deisem de acontecer.
    Um forte abraço
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a o Jomar, e a todos que ajudaram na organização deste maravilhoso evento. Já é Sucesso!

    Quero agradecer a quem
    Neste evento ajudou,
    Divulgando aos amigos,
    Boa impressão nos causou.
    Do sucesso não duvide!
    E que num próximo convide
    Quem neste não convidou.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que tornaram possível a realização da feira. Funcionários, colaboradores, artistas, público frequentador e, em especial, aos expositores/artesãos que apostaram nesta idéia e fizeram o evento ganhar corpo. A todos vocês meu muito obrigado.

    Jomar J. Santos
    Biblioteca Belmonte

    ResponderExcluir
  4. Amigo Jomar Santos!

    As nossas Bibliotecas
    Estão aí pra ajudar
    No incentivo a leitura
    Na busca dum novo olhar,
    O cordel estar à altura
    Por isso viva a cultura
    E o artista popular.

    ResponderExcluir
  5. A biblioteca Belmonte é um grande exemplo de biblioteca pública. O desempenho profissional e carinhoso da equipe da biblioteca para envolver a comunidade é algo maravilhoso que pude testemunhar várias vezes. Parabéns pelo sucesso dos eventos de 2009... que venham os de 2010!

    ResponderExcluir