terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Belmonte traz exposição sobre os 10 anos da Festa do Cavalo Nóia

A Biblioteca Belmonte mantém, atualmente, em seu saguão três exposições voltadas para a cultura popular:


  • A exposição permanente “Visagens: visões comuns, visões sublimes”, composta por retratos de pessoas que fazem o cotidiano do bairro de Santo Amaro, reproduzidos com a técnica da Xilogravura pelo artista Ernesto Bonato;







  • a exposição das xilogravuras produzidas nas oficinas de xilogravura ministradas na biblioteca Belmonte pelos professores Valter Eduardo (Introdução à Xilogravura) e Ezequiel (Quadrinhos em Xilogravura). Participaram desta exposição: Jorge Alberto, Paulo Estevão, Thiago Silva, Pedro Henrique, Marcelita Mendes, Rodnei, Ba, Maria Thereza, Brena, Higor e Jennifer;





  • e, a recém-chegada exposição “10 anos de Cavalo Nóia: uma retrospectiva popular”, que traz xilogravuras, enfeites, adereços coloridos, chapéus, miniaturas dos cavalos e outros objetos que representam a Festa do Cavalo Nóia, evento realizado há 10 anos na Vila Missionária na Zona Sul de São Paulo.






A exposição “10 anos da Festa Cavalo Nóia: Uma retrospectiva popular”
A mostra reúne trabalhos artísticos-pedagógicos criados para a festa que acontece anualmente toda última sexta-feira do mês de novembro na Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos.


O evento “Festa do Cavalo Nóia
“Cavalo Nóia” é uma festa popular tradicional que acontece todo ano nas ruas no bairro da Vila Missionária, zona sul da Capital. O bloco ou cordão de "carnaval fora de época", foi fundado em 2000. Iniciou-se com 300 alunos da Escola Estadual Professor Dr. Lauro Pereira Travassos, hoje, estima-se a participação de 4000, envolvendo alunos de outras escolas, entidades, pais e moradores da região. A festa é gratuita e acontece nas ruas do entorno da escola.

Trailer
Confira "Trailer", com entrevistas e a história da Lenda do Cavalo Nóia, produzido e realizado pela Cavalo Marinho Audiovisual. Direção: Thais Scabio e Gilberto Caetano:
http://www.youtube.com/watch?v=3DE_rFGH3-o







Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário