quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Biblioteca Belmonte traz palestra sobre cerâmica, oficina de modelagem em argila, exposição, contação de histórias, Espaço Gourmet e Sarau Sertanejo















Dando continuidade à programação especial em homenagem ao centenário de Mestre Vitalino, a Biblioteca Belmonte traz para o público palestra com a professora e pesquisadora Lalada Dalglish e oficinas de modelagem em argila com a arte-educadora Ana André. Há ainda a exposição Vitalino, o artesão mestre de Pernambuco, a tradicional contação de história, o Espaço Gourmet Especial e o Sarau Sertanejo. Vale a pena conferir.

Palestra
Panorama da cerâmica popular no Brasil: de Mestre Vitalino ao Vale do Jequitinhonha. Por Lalada Dalglish, pesquisadora da cerâmica latino-americana, chefe do Departamento de Artes e professora de Escultura e Design Cerâmico do Instituto de Artes da UNESP.A palestra mostra a evolução da cerâmica popular brasileira partindo da iniciativa de Mestre Vitalino, que iniciou uma comunidade ceramista no bairro onde vivia em Caruaru. Faz-se um panorama atual da cerâmica desenvolvida hoje em comunidades que sobrevivem desta produção, encerrando com o exemplo do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que é hoje um dos maiores pólos de cerâmica popular no Brasil. Dia 26 de setembro às 9h.


Oficinas
Modelagem em argila: Mestre Vitalino, a referência. Por Ana André, arquiteta, artista-plástica e arte-educadora. Para crianças. Neste encontro, as crianças serão convidadas a desenhar animais que mais lhes agradam, cenas ou episódios do cotidiano. O desenho será seu anteprojeto para a modelagem com a argila e pintura.
Dia 24 de setembro às 9h e às 14h

Contação de Histórias
Vitalino, menino arteiro! Histórias, causos e coisas de Vitalino. Por Andréa Sousa. Leitura e contação de histórias baseadas na vida de Mestre Vitalino com exibição de documentários. Agendamento de grupos de instituições educacionais, culturais e sociais pelo e-mail bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
Dias 22 e 29 de setembro, terças-feiras, às 15h

Espaço Gourmet: Delícias da literatura oral
Andréa de Sousa recebe o público dos Projetos CIEJA, EJA e MOVA para degustação especial: Miolo de Pote na Panela de Barro: saberes e sabores do Mestre Vitalino. Na sala de Contos.
Dia 24 de setembro às 14h.

Sarau Sertanejo
Com grupos de viola caipira e cantoria no tradicional. Neste sarau, o público canta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Todos os últimos sábados do mês.
Dia 26 de setembro às 15h.

Acompanhe programação especial dedicada ao Mestre Vitalino. De segunda a sexta, das 8h às 17h, aos sábados das 8h às 16h - até 16 de novembro.
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433

Nenhum comentário:

Postar um comentário