quarta-feira, 2 de março de 2022

Programação Presencial Itinerante e Online - Março 2022

Em março nas bibliotecas públicas - Modernismo 22+110 - Contação de Histórias: Aconteceu às 19:22, Desenquadrando Tarsila, Semana de 22 - Contando o Modernismo, Fabulinhando o modernismo. Literatura: A modernista pernacoteca. Primeira Infância: Trilhinha Modernista. Música: Semana de 22 O centenário, Histórias Modernas, Show acenando com Bandeira. Intervenção Artística: Caricaturando o Modernismo. - Carnaval - Intervenção Artística: Carnaval Dell’Arte, CARAVANA EUÊ, EUÊ,EUÊ CARRANCA KARITÉ ,Passarinhada de Carnaval - Primeira Infância: Histórias para bebês, Cultura Negra: Sarau Pretas Peri - Hip Hop Mulheres, LGBTQIA+ HIP HOP: Tribadistas, Circo - Espetáculo: Cola Shows e Contação de Histórias Online: Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIA ITINERANTE - MODERNISMO 22+100

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Aconteceu às 19:22

Aconteceu às 19:22
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 15 de março às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de março às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 29 de março às 14h - Biblioteca Brito Broca

Desenquadrando Tarcila

Desenquadrando Tarsila
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política
brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase)
tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 4 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 18 de março às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Semana de 22 - Contando o Modernismo

Semana de 22 - Contando o Modernismo
Cia Mapinguary
Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, a Cia. Mapinguary traz o espetáculo Semana de 22: contando o Modernismo. Os narradores contam a infância de modernistas como Anita Malfatti, Tarsila Amaral e Mário de Andrade, além de trazer poesias, músicas e curiosidades da Semana que transformou a arte brasileira. Para isso, utilizam, oralidade, Fantoches e o kamishibai.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de março às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 5 de março às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 8 de março às 13h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 9 de março às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos

Fabulinhando o modernismo

Fabulinhando o modernismo
Jhoao Junnior, Maria Rosa e Julio Lorosh
É um espetáculo teatral voltado para a infância que reúne teatro, contação de histórias e artes visuais no qual a experiência de leitura é ampliada a partir da criação de narrativas orais tendo como ponto de partida obras do modernismo brasileiro no qual dentro de um campo relacional narrativas são criadas pelas crianças a partir de pinturas que caracterizam o modernismo brasileiro. Artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros, terão suas obras apresentadas ao público infantil através de uma contação de histórias abordando junto com elas os princípios que nortearam a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, as crianças irão criar dentro de um campo relacional junto com os artistas-mediadores-contadores narrativas e histórias a partir do que elas observaram nas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de março às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 25 de março às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

LITERATURA

A modernista pernacoteca
Cia. Eureka
Pernacoteca - é uma intervenção literária e teatral que convida as pessoas a conhecerem melhor o universo da literatura, com seus livros e seus autores. Neste novo projeto criado e desenvolvido pela Sendero Cultural juntamente com a Cia Eureka, nossa ‘Biblioteca sobre Pernas’ vai viajar para um momento de nossa história de pura ebulição social, onde artistas brasileiros movidos por uma necessidade de renovação propõem abandonar velhos conceitos em uma ruptura radical, em busca de algo novo, oposto ao que se via nas artes até então. Com uma forte manifestação em especial na poesia, A Modernista Pernacoteca apresenta trechos de autores como: Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Pagu e Cassiano Ricardo, além de abordar aspectos e características de outros artistas como; Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Villa Lobos e outros. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 10 de março às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 19 de março às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 21 de março às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 24 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de março às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 26 de março às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 31 de março às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes

PRIMEIRA INFÂNCIA

Trilhinha modesnista

Trilhinha Modernista
Movimento Vem Brincar
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena” e se a gente tem tempo para aprender brincando, fala aí criançada? Por isso, esperamos todos para nossa Trilhinha Modernista, onde poderemos conhecer Tarsila do Amaral, Fernando Pessoa e mais um monte de gente legal e importante. Quem Vem Brincar??? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 min.
Na arquitetura:
O movimento foi conhecido por inovar, então que tal por meio de histórias que contam sobre cada uma dessas personalidades, cada um puder criar sua própria construção usando elementos da natureza?
Na literatura:
Quem vem nos divertir é Fernando Pessoa e suas múltiplas personas. Com a intenção de apresentar às crianças cada heterônimo de Fernando Pessoa, 4 contadores de histórias, com figurinos que representam cada uma das personalidades, vão trazer por meio das performances cada característica que este possui, introduzindo as crianças a riqueza do universo literário.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 19 de março às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 26 de março às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

MÚSICA

Histórias Modernas

Histórias Modernas, Semana de 22 O centenário
Cia Passarinho Contou
A Cia Passarinho Contou, construiu uma coleção de histórias para celebrar o centenário da semana de 22, com bastante música autoral, poesia dos modernistas brasileiros, junto de uma sessão de contação de histórias para celebrar esse marco da cultura brasileira, e paulista como protagonista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Acessibilidade: Libras
Dia 3 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 17 de março às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de março às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 31 de março às 10h - Biblioteca Jayme Cortez

Show acenando com Bandeira

Show acenando com Bandeira
Nando Luz
No Show Acenando com Bandeira, o cantor e compositor baiano Nando Luz, une sua música à poesia do poeta pernambucano Manuel Bandeira.
A proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor, é incentivar e estimular o público em geral a se envolverem com o universo poético de Bandeira através da música, com o objetivo de difundir a obra do poeta pernambucano para um maior número de pessoas.
O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia de Manuel Bandeira, através do processo de interatividade música/poesia, com o lirismo da interpretação da atriz Adriana Marques e a voz da cantora Tamara Maria Cardoso. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 10 de março às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 19 de março às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 26 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 31 de março às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Caricaturando o Modernismo

Caricaturando o Modernismo
Teatro Cartum
Este projeto, executado pelos artistas Toni D’Agostinho e Willian Germano, leva às bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo uma intervenção personalizada que integra as comemorações do centenário da semana de arte moderna; ao promover a integração entre as artes visuais, música, literatura e encenação, a atividade leva ao público vida e obra dos artistas da primeira geração de modernistas.
Composta de 4 ações complementares e simultâneas, a intervenção também faz homenagem aos patronos de cada biblioteca que serve de palco para o projeto:
1- Feitura ao vivo de caricatura de artista modernista em papel especial de grande dimensão (60cm X 42cm);
2- Dramatização de texto, com música especialmente criada para a ação, do autor escolhido - caso o campo artístico seja o da literatura, sendo música ou artes plásticas, criaremos uma encenação cujo conteúdo converse com estilo e obras da personalidade homenageada;
3- Intervenção de caricaturas ao vivo, com duração de 1 hora, envolvendo os frequentadores do equipamento público.
4- Feitura ao vivo de caricatura da patrona ou patrono, na biblioteca que recebe a apresentação, em tamanho grande (60cm X42cm).
Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 120 min.
Dia 15 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia (Patrono)
Dia 16 de março às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo (Patrono)
Dia 17 de março às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Sérgio Milliet)
Dia 18 de março às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (Mário de Andrade + Patrono)
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade (Oswald de Andrade + Patrono)
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Anita Malfatti + Patrona)
Dia 24 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo (Manuel Bandeira + Patrona)
Dia 26 de março às 11h - Biblioteca Narbal Fontes (Tarsila do Amaral + Patrona)

PROGRAMAÇÃO PRESENCIA ITINERANTE - CARNAVAL

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Carnaval Dell’Arte

Carnaval Dell’Arte
Cia. do Liquidificador
Pierrot, Arlequim e Colombina, personagens populares do carnaval, apresentam para o público diferentes visões do carnaval: Arlequim sempre alegre canta as marchinhas mais populares, enquanto Pierrot declara seu amor e seus desamores com poemas para Colombina, que retribui com contos. O trio é acompanhado pelo músico Coviello e sua banda de Zannis que animam ainda mais a festa. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de março às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 4 de março às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 5 de março às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 8 de março às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Caravana Euê, Euê, Euê Carranca Karité

CARAVANA EUÊ, EUÊ,EUÊ CARRANCA KARITÉ
Deixa ela tocar / Ilê aláfia
CARAVANA EUÊ, EUÊ,EUÊ CARRANCA KARITÉ A Caravana Carranca Karité é um intercâmbio de artistas que fazem parte de coletividades de mulheres e afro brasileiras como Ilê Aláfia e Coletiva Deixa ela tocar. Produzido por Ariane Neves em parceria com Funani produções, que convida o público a conhecer , produzir e brincar com as máscaras inspiradas nas histórias afroamerindias das Carrancas. A proposta é nesse carnaval brincar, dançar e ouvir histórias que permeiam o imaginário da população brasileira, vamos oportunizar às crianças e seus familiares momentos divertidos e interativos com construção de máscaras que fazem alusão às carrancas que espantam o “mau olhado”. E a farra estará completa com Danuza Novaes trazendo composições carnavalescas. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 120 min.
Dia 4 de março às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Castro Alves
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 19 de março às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 25 de março às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Passarinhada de Carnaval

Passarinhada de Carnaval
Cia. Clementine
Os pássaros são alvos de inspiração de diversos artistas. Seja na música, na literatura ou nas artes plásticas, as aves inspiram pela sua capacidade de voar, pelas suas cores e seu canto contagiante. A Cia. Clementine criou uma intervenção musical onde estes seres voadores irão contar, cantar e brincar temas de Carnaval.
Um ator acompanhado de uma mini banda passarinhal irá propor brincadeiras, jogos de palavras e canções. Das clássicas músicas desta época festiva até as que passam pelo repertório deste seres alados, tudo vira festa, folia e diversão. Eles estarão sobrevoando esta nossa celebração. Vamos voar? Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 4 de março às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 5 de março às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 9 de março às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de março às 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE

PRIMEIRA INFÂNCIA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para bebês

Histórias para bebês
Contos Encontados de Paula Knoll
Gerado a partir do Projeto Contos Encontados, Paula Knoll conta histórias para/com bebês é a versão “encolhida” do Projeto, criada para atender especialmente os bebês e crianças pequenas. Histórias narradas de maneira lúdica e coletiva, com o livro como principal objeto: vamos utilizar o livro e objetos cotidianos; o livro e objetos sonoros; o livro e muitos brinquedos e brincadeiras musicais. Essa é a síntese do trabalho, que propõem uma experiência que respeita o tempo e o espaço dos bebês, sua capacidade de interagir com os livros, a musicalidade da voz e as histórias. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de março às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 16 de março às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 18 de março às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 19 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

CULTURAS NEGRAS

SARAU

Sarau Pretas Peri - Hip Hop Mulheres

Sarau Pretas Peri - Hip Hop Mulheres
Pretas Peri
Nesse momento de pandemia os saraus podem ser grandes aliados para motivar as pessoas a lerem e se aproximarem com a arte periférica. Com isso, o Sarau Pretas Peri propõe um encontro com literatura e Hip Hop com convidadas do rap e da poesia apresentando seus trabalhos autorais e de grande relevância social. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 50 min.
Convida Gabriellê
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 11 de março às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Convida Nyarai
Dia 16 de março às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 18 de março às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Convida Keithy Alves
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Convida Guayana
Dia 25 de março às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 29 de março às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Convida Ingrid Martins
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 31 de março às 17h - Biblioteca Paulo Duarte

LGBTQIA+

HIP HOP

Tribadistas

Tribadistas
Luana Hansen e Dj Mozzão
Um show moderno com 12 músicas autorais que é militante e dançante, pesado e poético com músicas que são temas de Marchas e Frentes Populares flutuando do rap ao funk, do trap ao samba, futurista, dinâmico e de protesto. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 22 de março às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 24 de março às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 25 de março às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 26 de março às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 29 de março às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 31 de março às 14h - Biblioteca Roberto Santos

CIRCO

Espetáculo: Cola Shows

Espetáculo: Cola Shows
As Inigualáveis Irmãs Cola
Um Show que surpreende, pois são duas artistas, que parecem a mesma pessoa, se aventurando como artistas de rua em meio a uma sociedade machista. As gêmeas malabaristas mais carismáticas de Ribeirão Preto vem para desconstruir tantos conceitos ultrapassados, além de cativar todo o público com esse espetáculo que explora o mundo do malabarismo através de números contemporâneos e experimentais, prometendo proporcionar ao espectador um êxtase de alegrias e risadas, se desafiando a tornar o show cada vez mais impressionante, mais emocionante e mais difícil. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 45 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 31 de março às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra

PROGRAMAÇÃO ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais
Você sabe qual é o feminino de "maestro"? E quem foi a poeta que tinha um sonho de criar uma biblioteca infantil? Um pirulito para quem acertar esta: quem escrevia poemas tão doces quanto os doces que fazia? Para saber essas respostas e conhecer ou redescobrir algumas das mais brilhantes artistas brasileiras, o Coletivo Cafuzas convida para um encontro entre versos, notas musicais, cadernos de receitas e histórias de grandes mulheres. As narrativas foram baseadas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Conversa com a autora (live): 1 hora
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita:Transmitido pelo perfil @coletivocafuzas
Dia 13 de março às 15h - Contação de história “Arte - Palavra Feminina” - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 18 de março às 18h - ‘Bate papo com Débora Thomé - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

Veja também a programação local das bibliotecas em março com acesso a partir da homepage SMB.

Logo Facebooh e Instagram

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário