terça-feira, 24 de maio de 2022

Semana Municipal do Brincar nas Bibliotecas CSMB

Programação Cultural Biblioteca Viva e Programação local (interna) das Bibliotecas CSMB para a Semana Municipal do Brincar de 21 a 28 de maio - “Confiar na força do Brincar” (atualizada em 25/5/22)

Semana Municipal do Brincar

Semana do brincar URL do site geral


COORDENAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS - SMC
  PROGRAMAÇÃO POR BIBLIOTECAS

 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Semana do brincar na Monteiro Lobato Ler-é-o-bicho-montagem imagens 565x654.jpg

Ler é o bicho - Literatura e brincadeira
Carolina Farias de Lima (Caru) - Programa Cria e equipe da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Imagine uma pelúcia leitora… Nós, da Lobato, imaginamos. Baseado em um experimento publicado em um artigo de periódico Elsevier publicado em 2016*, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato promove durante a Semana Municipal do Brincar 2022 uma brincadeira literária para crianças de 2 a 6 anos e suas famílias.
Qual é a brincadeira?
- A criança traz uma pelúcia de estimação entre os dias 21 e 24 de maio. As pelúcias participarão da Noite da leitura, uma festa literária animal que acontecerá no dia 28 de maio e será registrada em fotografias. As mesmas serão expostas na biblioteca a partir do dia seguinte;
- No dia 29 de maio as crianças poderão buscar suas pelúcias na biblioteca e levar emprestado o livro escolhido pelo seu bichinho. A equipe da biblioteca vai interagir com as crianças e as famílias, estimulando que também escolham livros para ler para suas pelúcias de estimação;
- Para participar da atividade, as famílias precisarão fazer uma inscrição (16 até 20 de maio). Para aquelas que ainda não possuem carteirinha para empréstimos de livros na biblioteca, será necessário realizar o cadastro.
Objetivos da atividade: Estimular o estreitamento de laços, a ludicidade e a confiança das crianças e familiares na equipe da biblioteca; Promover a leitura e o empréstimo de livros para as crianças de 2 a 6 anos; Gerar memória afetiva envolvendo os livros, a leitura e os espaços públicos. Classificação indicativa: 2 a 6 anos. Duração: 21 a 29 de maio.
Dias 16 a 21 de maio - Período de inscrição
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:https://docs.google.com/forms/d/1QOWyvfimrc1EL_J3olJD-leFv_jEvu6PPpeEcCFWnBE/edit#responses
Dias 21 a 24 de maio - Recebimento das pelúcias
Dia 29 de maio - Exposição das fotos e entrega das pelúcias e dos livros (datas atualizadas)

*The stuffed animal sleepover: enhancement of reading and the duration of the effect. Autorias: Yochihiro S. Okazaki, Atsushi Asakawa, Kentaro Ishii, Yuki Yamada. Publicado em 4 de julho de 2016.

Veja também a programação que acontecerá na área externa na Praça da Biblioteca:

Lobato programacao da Praca da biblioteca semana do brincar

Brincadeiras de rua
Pular corda, brincar de amarelinha, fazer bolha de sabão gigante são algumas das brincadeiras que acontecerão na Praça Rotary, trazendo a simplicidade e a potência das brincadeiras tradicionais de rua na construção de infâncias lúdicas e transformadoras. Com educadores do Sesc Consolação.
Dia 28 de maio das 10h as 16h30 no círculo da Praça da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Puxa que puxa - contação de histórias
Histórias nos lembram que há sempre um caminho inesperado a se seguir, que há a possibilidade de um recomeço e a construção de uma nova história. Nesta proposta de contação de histórias, a artista Vivian Catenacci apresenta os contos narrados como brinquedos com palavras, passados de geração em geração. Durante o espetáculo, estes brinquedos em forma de narrativa oral, “puxam” outros, formados por palavras cantadas, ritmadas e acumulativas, que fazem parte do repertório da cultura tradicional das infâncias brasileiras de todos os tempos. Serão duas apresentações, cada uma composta por diferentes histórias que puxam novas brincadeiras, que puxam outras histórias, que puxam mais brincadeiras que movimentam a memória, a imaginação e, algumas delas, o corpo de toda a gente! Vivian Catenacci é antropóloga; artista narradora de histórias, mediadora de leitura e brincante.
Dia 28 de maio às 10h e 15h no círculo da Praça da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Lançamento “Futebol de Rua - teoria e prática”
Produzida pela Ação Educativa em parceria com a Terre des hommes no contexto do projeto Interpaz. O material explica, a partir dos 8 anos de experiência da Ação Educativa, como funciona o Futebol de Rua e como colocar o projeto em prática em comunidades Brasil a fora. A publicação será brevemente apresentada ao público e em seguida distribuída aos presentes.
Dia 28 de maio às 11h no Saguão da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Roda de cantoria
A vivência Roda de Cantorias traz a música a partir do afeto. Que música temos guardada em nossos corações? Música, memória, chegada e acolhimento são palavras que mobilizam essa vivência. Faremos uma celebração às cantigas da Cultura Popular Brasileira. Os e as participantes serão convidados a experienciar um contato prático com as brincadeiras e cantigas do Brasil. O imaginário é convocado a passear pelos cantos do Brasil: natureza, lua, terra, águas doces e salgadas, areia e sol. Serão cacuriás, contos, cirandas e versos. O A.Girar é um projeto artístico-pedagógico que realiza vivências, formações, atividades e ações artísticas. Atua para inspirar criação que promova experiências sensíveis de troca e expansão entre pessoas. Por meio de uma percepção cuidadosa, das poesias do cotidiano, do corpo e da expressão, valorização dos saberes populares e da infância, a.girar cria propostas de educação e arte que permitam inovação e transformação. Com Andressa Nishiyama e Ágata Cérgole.
Dia 28 de maio às 17h no círculo da Praça da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 Vila Buarque - São Paulo, SP Tel. 11 3256-4438 e 11 3256-4122
Como chegar
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato - Facebook - Instagram
--------------------------
 

Biblioteca Affonso Taunay

Affonso-Taunay-contacao-de-historias-brincar.jpg

Contação de histórias com o time da Taunay
Com a equipe da Biblioteca Affonso Taunay (online)
Sinopse: O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, dicas de leituras presencialmente e online para favorecer essa familiaridade com os livros. Fazemos mediações de leitura presencialmente e contações de histórias online todas as sextas-feiras às 14h30. Classificação indicativa: Infantil. Duração: depende da história contada. Normalmente são vídeos curtos de no máximo 5 minutos. Em maio serão as seguintes contações de histórias:
Dia 6 de maio às 14h30 - Dia do trabalho
Dia 13 de maio às 14h30 - Algum dia
Dia 20 de maio às 14h30 - O sanduíche da Maricota
Dia 27 de maio às 14h30 - Como começa

Mediação de leitura
Com a equipe da Biblioteca Affonso Taunay
A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência das crianças. É também uma fonte de diversão e alegria; proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores, além de ajudar a trabalhar as emoções das crianças. Público: 1º infância, duração: 1 hora, presencial.
Todas as terças-feiras às 10h

Biblioteca Affonso Taunay
Rua Taquari, 549 - Mooca 03166-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2292-5126
Como chegar
Biblioteca Affonso Taunay - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------
 

Biblioteca Afonso Schmidt

Desenquadrando Tarsila

Desenquadrando Tarsila - Contação de Histórias - Modernismo 22+100
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política
brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase)
tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 26 de maio às 15h

Yoga que te conto  - contação de histórias

 Yoga que te Conto - Contação de histórias
Com Camilla Rodrigues, bailarina, arte educadora e Yoguini
O "Yoga que te Conto" é um projeto idealizado pela Arte-Educadora e Yoguini Camilla Rodrigues, que propõe apresentar vivências práticas do Yoga através da adaptação de Contos de diversas Culturas, tratando de forma lúdica e reflexiva questões que colaboram para o fortalecimento do olhar sobre a individualidade do ser, sobre a consciência ambiental, respeito, ética, autocuidado, amizade, valores essenciais para uma convivência saudável e harmoniosa no mundo. Classificação indicativa: 0 a 6 anos - primeira infância. Duração: 50 minutos.
Dia 27 de maio às 15h

Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 Freguesia do Ó/Vila Brasilândia 02801-000 São Paulo, SP Tel. 11 3975-2305
Como chegar
Biblioteca Afonso Schmidt - Facebook - Instagram
---------------------------------------------------
 

Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Programação da biblioteca Alceu Amoroso Lima Luz e escuridão

Luz e escuridão: mitos de Criação
Com Débora Sperl e Lilia Nemes, da Cia. Pé do Ouvido
Como seria viver na mais completa escuridão? Ou viver sob o Sol brilhando sem trégua? Contam as antigas lendas que no princípio dos tempos o dia e a noite não se alternavam. Nesta contação de histórias, a Cia. Pé do Ouvido apresenta narrativas de tradição oral de diferentes partes do mundo, costuradas pelo tema da luz e da escuridão. Duração: 45 minutos.
Dia 27 de maio às 10h30

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP Tel. 11 3082-5023
Como chegar
Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Facebook - Instagram

Biblioteca Álvaro Guerra

O livro do mundo inteiro - circo

O livro do mundo inteiro - Circo
Trupe DuNavô
Munidos da vontade de conhecer e de se relacionar com as pessoas, o grupo parte com a missão de colher contribuições para a escrita da história do dia. Um grande livro é o fio condutor para uma intervenção de palhaços em meio ao público que é convidado para participar desta escrita divertida e coletiva. Este livro conta a história de todos e do mundo, e é de todos e para todas as pessoas do mundo. Partindo da premissa da escuta, o grupo se aproxima dos indivíduos que se mostram abertos ao jogo, e os instiga a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, claro, muitas gargalhadas! De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, contando com os estímulos exteriores dos palhaços, podem se expressar e contribuir para expor nas páginas desse livro, histórias que aconteceram durante esse encontro, sentimentos ou reconstruir de alguma forma, a sua própria trajetória. Aqueles que aceitam o convite dos palhaços, passam por um momento de registros de memórias, afetos e brincadeiras, através de um encontro simples, porém verdadeiro, sem preconceitos, sem julgamentos, estimulando a relação do palhaço com o indivíduo comum.A utilização da máscara do palhaço, para subverter o ambiente, permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros, resgatando histórias e as experiências de cada indivíduo naquele determinado momento, atravessando vários tipos de resistência, criadas em nossa sociedade.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 28 de maio às 11h

Biblioteca Álvaro Guerra
Av. Pedroso de Moraes, 1919 Pinheiros 05419-001 São Paulo, SP Tel. 11 3031-7784
Como chegar
Biblioteca Álvaro Guerra - Facebook - Instagram
---------------------------------------------------------

Biblioteca Amadeu Amaral

Histórias mágicas - contação de histórias

Histórias Mágicas - Contação de histórias
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”, o público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “Varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 26 de maio às 14h

Biblioteca Amadeu Amaral
Rua José Clóvis de Castro, s/n esquina com Av. do Cursino, altura do n. 1100 Jardim da Saúde 04290-100 São Paulo, SP Tel: 11 5061-3320
Como chegar
Biblioteca Amadeu Amaral - Facebook - Instagram
----------------------------------------------------

Biblioteca Anne Frank

O livro mágico de Nina e Doody - teatro

O livro mágico de Nina e Doody - teatro
Jhonatan Henrique e Lola Barbosa
“O livro mágico de Nina e Doody” é um espetáculo infantil que envolve o público em uma atmosfera lúdica e imaginativa e o convida a se divertir e se apaixonar pelos personagens. A apresentação é intercalada por brincadeiras, músicas e atividades que permitem às crianças entrarem num mundo mágico não tão distante. Quem poderia imaginar que através de um livro mágico poderia nascer uma grande amizade? Pois nesta história é isso mesmo que acontece! Doody, um boneco de uma história infantil, sai de dentro do livro para viver aventuras ao lado de sua nova amiga, Nina, e apresenta para ela suas histórias que nos fazem viajar. Seu guarda-chuvas vira arco-íris, vassoura vira cavalo e outros objetos criam vida com a ajuda das crianças da platéia! Nina e Doody cantam, dançam e atuam junto dos seus amigos da plateia e fazem uma grande festa. Então, que comece o espetáculo! Classificação indicativa: 0 a 12 anos. Duração: 30 min.
Dia 26 de maio às 10h

Biblioteca Anne Frank
Rua Cojuba, 45 Itaim Bibi 04533-040 São Paulo, SP Tel: 11 3078-6352
Como chegar
Biblioteca Anne Frank - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------

Biblioteca Aureliano Leite

Histórias mágicas

Histórias Mágicas - Contação de histórias
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”, o público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “Varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 24 de maio às 14h

Mediação de leitura para 1° infância
Com Maria Betânia Ferreira
Historinhas divertidas para sorrir, vinda diretamente dos livros para vocês… Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min. Presencial e online.
Dia 23 de maio às 10h - online Facebook - Instagram
Dia 25 de maio às 10h - presencial

Biblioteca Aureliano Leite
Rua Otto Schubart, 196 Parque São Lucas 03238-030 São Paulo, SP Tel. 11 2211-7716
Como chegar
Biblioteca Aureliano Leite - Facebook - Instagram
--------------------------------------------------

Biblioteca Brito Broca

Caça literária ao tesouro

Caça (literária) ao tesouro
Nesta edição da Semana Municipal do Brincar, com o tema "Confia na força do Brincar", na Biblioteca Brito Broca as crianças vão embarcar em uma aventura navegando por mares de livros e ondas de palavras, sentindo o frescor das histórias em uma deliciosa Caça (literária) ao tesouro mediada pela equipe de funcionários e jovens monitores culturais da Biblioteca! Nesta brincadeira, as crianças vão percorrer pelos espaços, pelas estantes e pelos jardins da biblioteca em busca de pistas para encontrar um tesouro perdido!Encontro. Classificação: 0 a 6 anos. Duração: 60 minutos. Presencial
Dia 25 de maio às 10h e 14h30

Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1425 Pirituba, 05110-000 São Paulo, SP Tel. 11 3904-1444
Como chegar
Biblioteca Brito Broca - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------

Biblioteca Camila Cerqueira César

O livro do mundo inteiro

O livro do mundo inteiro - Circo
Trupe DuNavô
Munidos da vontade de conhecer e de se relacionar com as pessoas, o grupo parte com a missão de colher contribuições para a escrita da história do dia. Um grande livro é o fio condutor para uma intervenção de palhaços em meio ao público que é convidado para participar desta escrita divertida e coletiva. Este livro conta a história de todos e do mundo, e é de todos e para todas as pessoas do mundo. Partindo da premissa da escuta, o grupo se aproxima dos indivíduos que se mostram abertos ao jogo, e os instiga a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, claro, muitas gargalhadas! De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, contando com os estímulos exteriores dos palhaços, podem se expressar e contribuir para expor nas páginas desse livro, histórias que aconteceram durante esse encontro, sentimentos ou reconstruir de alguma forma, a sua própria trajetória. Aqueles que aceitam o convite dos palhaços, passam por um momento de registros de memórias, afetos e brincadeiras, através de um encontro simples, porém verdadeiro, sem preconceitos, sem julgamentos, estimulando a relação do palhaço com o indivíduo comum.A utilização da máscara do palhaço, para subverter o ambiente, permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros, resgatando histórias e as experiências de cada indivíduo naquele determinado momento, atravessando vários tipos de resistência, criadas em nossa sociedade.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 21 de maio às 11h

Trilha de aventura na Biblioteca
Henriqueta Marques
A trilha de aventura é uma atividade lúdica exploratória, onde as crianças terão a oportunidade de circular pelos espaços da Biblioteca, descobrindo pistas, e guiadas pela Bibliotecária. Classificação indicativa: 3 a 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 25 de maio às 10h
Dia 27 de maio às 15h

Brincando com histórias - mediação de leitura
Henriqueta Marques
Mediação de leitura direcionada para crianças da primeira infância, que mobiliza livros selecionados do acervo da própria Biblioteca, com curadoria da Bibliotecária mediadora. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 25 de maio às 11h
Dia 26 de maio às 15h

Biblioteca Camila Cerqueira César
Rua Waldemar Sanches, 41 Butantã 05589-050 São Paulo, SP Tel. 11 3731-5210
Como chegar
Biblioteca Camila Cerqueira César - Facebook - Instagram
-----------------------------------------------------

Biblioteca Cassiano Ricardo

O menino e o cachorro - Contação de História
Jovens Monitores Adler Christian e Tamires Martins e o CRIA Matheus Caitano
Uma história contada de forma lúdica, com muita música, brincadeiras e diversão. Baseada no livro ‘O menino, o cachorro’, de Simone Bibian, que é a história de cachorro que tem o sonho de se tornar um menino. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 26 de maio às 14h

Biblioteca Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200 Tatuapé 03064-000 São Paulo, SP Tel. 11 2092-4570 e 11 2942-9952
Como chegar
Biblioteca Cassiano Ricardo - Facebook - Instagram
------------------------------------------------------

Biblioteca Castro Alves

Picnic literario e brincadeiras ao ar livre

Piquenique Literário e Brincadeiras ao ar livre
A atividade tem a intenção de promover o lazer e o brincar na sua forma mais simples e original, trazendo as famílias para apreciar o "ar-livre". Teremos estação de brincadeiras, de desenho, de contação e mediação de leitura, além de doação de livros. Classificação indicativa: Para todas as idades. Duração: 4 horas.
Dia 28 de maio das 10 às 14h

Biblioteca Castro Alves
Rua Abrahão Mussa, s/n Jardim Patente 04256-190 São Paulo, SP Tel. 11 2946-4562
Como chegar
Biblioteca Castro Alves - Facebook - Instagram
-----------------------------------

Biblioteca Gilberto Freyre

Oficina de origami biblioteca Gilberto Freire

Oficina de Origami - Marca páginas
Com a equipe da biblioteca
O origami é uma arte milenar japonesa que utiliza dobraduras de papel para representar animais, figuras imaginativas e objetos. Nesta oficina iremos confeccionar marcadores de livros em formatos de animais. Para crianças de todas as idades. Duração: 2 horas.
Dia 21 de maio das 11h às 13h

Biblioteca Gilberto Freyre
Rua José Joaquim, 290 Sapopemba 03272-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2143-1811
Como chegar
Biblioteca Gilberto Freyre - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------
 

Biblioteca Hans Christian Andersen

conteceu às 19:22 - Contação de Histórias - Modernismo 22+100

Aconteceu às 19:22 - Contação de Histórias - Modernismo 22+100
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 28 de maio às 15h

Primeiras Leituras - Especial Semana do Brincar

Primeiras Leituras - Especial Semana do Brincar
Mediadora do mês: Renata Rossi
O projeto tem como proposta incentivar o interesse pelos livros entre crianças e suas famílias. A partir de rodas de leitura, os livros são apresentados em um espaço de troca, para que as crianças compartilhem suas impressões, escutem os colegas e possam apreciar a leitura como um momento de encontro, de prazer e diversão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Dia 21 de maio às 11h

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar Com Lucila Bonina

 LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar
Com Lucila Bonina, diretamente de Manaus/AM
E o dente ainda doía... da autora Ana Terra. Um jacaré com dor de dente e muitos bichinhos dando conselhos diferentes para ele. O que será que vai acontecer? Uma história divertida e envolvente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min
Dia 23 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar Com Lúcia Bissoto

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar
Com Lúcia Bissoto
O caso do Bolinho, de Tatiana Belinky. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor natural, perfeitamente adequado às crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min
Dia 24 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar Com Adriana Minghetti

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar
Com Adriana Minghetti
Chapeuzinho Vermelho e o bolo de chocolate. Baseando-se na clássica versão que inicia com a necessidade de a menina levar à vovó doente quitutes para revigorá-la muitas aventuras vão acontecer...Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min
Dia 25 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar Com Tia Ceminha

 LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar
Com Tia Ceminha
Os três porquinhos. Baseando-se no divertido contos de fadas, os porquinhos partiram para o bosque em busca de um bom lugar para construir, cada um, a sua casa - quais aventuras vão passar? será que vão conseguir construir as casas tranquilamente? Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min
Dia 26 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

Livros e Histórias da Biblioteca Hans no CEC Cristo Rei

Livros e Histórias da Biblioteca Hans no CEC Cristo Rei
Com Elis, Maria Lúcia e JMC Giulio
CEC Cristo Rei (próximo à Biblioteca)
Um patinho nasce muito diferente dos irmãos. Todos o achavam feio, por ser muito esquisito e desengonçado. Um dia, cansado daquela situação, o patinho foge para bem longe e passa por vários apuros. E, quando chega o verão, descobre sua verdadeira origem!
Outras histórias serão apresentadas, cantadas e brincadas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Dia 27 de maio às 12h

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar Com Beth Daniel e Seu Baú Encantado

LIVE PicNic de Histórias Online - Especial Semana do Brincar
Com Beth Daniel e Seu Baú Encantado
A ovelha Rosa da Dona Rosa, baseado no livro de Donaldo Buchweitz - é uma história contagiante que mostrará às crianças que somos todos importantes e que temos características próprias que precisam ser respeitadas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min
Dia 27 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4142 Tatuapé - 03064-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2295-3447
Como chegar
Biblioteca Hans Christian Andersen - Facebook - Instagram
-----------------------------------------------------------
 

Biblioteca Helena Silveira

Chá de Bonecas e de Super-Heróis - Mediação de leitura - 1ª infância

Chá de Bonecas e de Super-Heróis - Mediação de leitura - 1ª infância
Com Paula Bueno e Letícia Andrade
Um divertido encontro com muitas histórias, brincadeiras e cantigas de roda. As crianças participam trazendo seus brinquedos preferidos e no final é servido um delicioso chá com biscoito para as crianças e seus brinquedos. Classificação indicativa: 4 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia: 27 de maio às 14h30

Brincadeiras de Capoeira
Com Letícia Andrade e Biblioteca Helena Silveira
Dança? Luta? Brincadeira? Jogo? Vamos descobrir que pode ser tudo isso e muito mais com “Brincadeiras de Capoeira”. Trazendo uma oficina recreativa de vivências da modalidade com música, ginga, história e movimentos, disseminando a prática e história dessa arte e cultura afro-brasileira. Classificação indicativa: 6 e 7 anos. Duração: 50 min.
Dia 26 de maio EVENTO CANCELADO

A Arte do Origami - Oficina

A Arte do Origami - Oficina
Com João Victor Braga de Bulhões e Biblioteca Helena Silveira
Nessa oficina ensinaremos as crianças a fazerem um origami clássico (Crane). Classificação indicativa: +10 anos.Duração: 60 min.
Dia 24 de maio às 14h

Biblioteca Helena Silveira
Rua José Viriato de Castro, 78 Campo Limpo - 05788-310 São Paulo, SP Tel.: 11 5841-1259
Como chegar
Biblioteca Helena Silveira - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------------

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Histórias para brincar - Contação de histórias
Dona Marta Lagarta - Premiado pela Unesco no concurso de livros para um mundo melhor, conta a história de uma lagarta que saiu do galho onde morava para conhecer o mundo. De maneira lúdica, dá noções sobre a metamorfose da borboleta e de alimentação para as crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 minutos
Dias 24, 25, 26 e 27 de maio às 10h

Oficina de brincadeiras teatrais para primeira infância
Victor Menezes Alves Martins
Resgatar o brincar, através de jogos teatrais que remetem às brincadeiras da infância, visando o lúdico e o imaginário da criança.
Dia 24, 25, 26 e 27 de maio às 11h

Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Praça Com. Eduardo de Oliveira, 100 Parque Edu Chaves 02233-060 São Paulo, SP Tel. 11 2242-8196 e 11 2242-1072
Como chegar
Biblioteca José Mauro de Vasconcelos - Facebook - Instagram
---------------------------------------------------------------

Biblioteca José Paulo Paes

Mediação de leitura com histórias de dinossauros
Com os mediadores de leitura da biblioteca
O mediador apresentará um livro que contenha diferentes animais ilustrados, com textos curtos e didáticos. Após a leitura oferecerá desenhos de dinossauros para pintura. Ex: Livro - E o Bebê Dinossauro. Brincar: Caça aos ovos de dinossauros. Após a mediação de leitura, os participantes serão convidados a procurarem os ovos de dinossauros que estarão escondidos na biblioteca, no meio dos livros e móveis. Duração: 45 a 60 min. Classificação indicativa: Livre a partir de 4 anos. Presencial.
Dia 21 de maio das 11h às 12h

Roda de leitura com os pequenos a partir de 4 anos
Mediação de Leitura com brincadeira
Com os mediadores de leitura da biblioteca
Será feita leitura de contos cumulativos para trabalhar a repetição e apropriação das histórias. Após a leitura, os mediadores conversarão com os participantes a fim de verificar se desejam expressar o que sentiram através de desenhos. Sugestão: Livro - Almanaque Ruth Rocha. Brincar: A brincadeira se chama “Batata quente”: os mediadores vão entregar uma bolinha aos que deverão passar de mão em mão ao som de uma música. Quando o mediador parar a música, aquele que estiver com a bolinha deverá responder a uma pergunta ou adivinha. Sugestão: livro. Duração: 45 a 60 min. Classificação indicativa: Livre a partir de 4 anos. Presencial.
Dia 24 de maio das 11h às 12h

Ler para saber crescer - Mediação de leitura, a partir de 3 anos
Mediação de Leitura com brincadeira.
Com os mediadores de leitura da biblioteca
Será feita a leitura de um livro brinquedo, aqueles que aguçam a curiosidade. Após a leitura, os pequenos poderão tocar os livros a fim de fazerem contato sensorial com os livros. Brincar: A brincadeira se chama: caça ao tesouro sensorial - os mediadores vão colocar objetos de diversas texturas e pedirão aos participantes para fecharem os olhos e tentarem adivinhar os nomes desses objetos. Duração 45 a 60 min. Presencial.
Dia 25 de maio das 14h às 15h

Interpretando o personagem - a partir de 3 anos
Mediação de Leitura com brincadeira
Com os mediadores de leitura da biblioteca
Os mediadores de leitura apresentarão um livro que possa ser representado pelos participantes. Exemplo - livro - Príncipe Não - ngela Chaves. Após a leitura, os mediadores vão conversar com os participantes sobre o contexto do livro e verificar se querem expressar sentimentos através de desenho. Brincar - A brincadeira será “Dança das Cadeiras”. Os participantes dançam ao som de uma música em torno de cadeiras. Toda vez que interromperem o som, eles deverão se sentar até que apenas um participante fique de fora. Duração: 45 a 60 min. Presencial.
Dia: 26 de maio das 11h às 12h

Leitura de livro - 1001 Histórias - a partir de 4 anos
Mediação de leitura com brincadeira
Com os mediadores de leitura da biblioteca
O participante decide qual será o final da história, escolhendo qual a página que completa a narrativa. Brincando em equipe - dividir dois ou mais grupos pequenos e brincar de boliche.
Os brinquedos devem ser de garrafas pet, com bolinha de jornal. Todos devem ser premiados ao final. Duração: 45 a 60 min. Presencial.
Dia: 27 de maio das 14h às 15h

Leitura de livro - Pedro Malasartes - Malasaventuras
Com os mediadores de leitura da biblioteca
Contação de história que conta sobre o dia em que o compadre dele teve os porcos roubados. Quando acabar a contação de história, pedir voluntários para colocarem os rabinhos nos porquinhos que serão desenhados. Brincar: Morto vivo - Os participantes brincarão ao comando dos funcionários, todos devem ser premiados. Classificação indicativa: Livre a partir de 3 anos. Duração: 45 a 60 min. Presencial.
Dia 28 de maio das 11h às 12h

Leitura do livro - Escola de chuva de James Rumford
Contação de história com os mediadores de leitura da biblioteca
Uma emocionante história sobre o amor pelo aprendizado, o desejo de estudar e sobre a maior herança que um adulto pode deixar para uma criança: o conhecimento. É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”.
Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela. Após a leitura, confecção de origami de guarda-chuva. Duração: 30 min.
Dia: 26 de maio às 14h - evento online

Biblioteca José Paulo Paes
Largo do Rosário, 20 Penha - 03634-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2227-1170 e 2091-3944
Como chegar
Biblioteca José Paulo Paes - Facebook - Instagram
----------------------------------------------------

Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Desenquadrando Tarsila - Contação de Histórias - Modernismo 22+100

Desenquadrando Tarsila - Contação de Histórias - Modernismo 22+100
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política
brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase)
tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 27 de maio às 14h

Jogos - Brincadeiras
Grupo Dirce Barros e Everton Apolinario
Brincadeiras diversas (amarelinha, bambolê e brinquedos confeccionados com garrafa pet).
Classificação Indicativa: Livre.
Data: 21 a 28 de maio das 10h às 16h

Brincando com a imaginação - mediação de leitura
Dirce Barros e Everton Apolinario
Expomos alguns títulos ao alcance das crianças para que tenham contato com os livros e assim estimular a curiosidade e a vontade de saber sobre aquelas histórias. Em seguida, realizamos a mediação com os títulos escolhidos por eles. Classificação Indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 25 de maio às 10h e às 14h

Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Avenida Pe. Francisco de Toledo, 331 Artur Alvim - 03590-120 São Paulo, SP Tel.: 11 2741-7371 e 11 2741-0371
Como chegar
Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------------
 

Biblioteca Malba Tahan

Livre História - Mediação de leitura Mediadora Andréa Regis

Livre História - Mediação de leitura
Mediadora Andréa Regis
Leitura em voz alta de livros do acervo infantil com objetivo de despertar na criança o gosto pela leitura, num ambiente estimulador e lúdico. Classificação indicativa: 2 a 6 anos
Dia 27 de maio às 10h e 14h

Biblioteca Malba Tahan
Rua Brás Pires Meira, 100 Jardim Susana/Veleiros 04784-150 São Paulo, SP Tel.:11 5523-4556
Como chegar
Biblioteca Malba Tahan - Facebook - Instagram
------------------------------------------
 

Biblioteca Marcos Rey

O livro do mundo inteiro  - Circo Trupe DuNavô

O livro do mundo inteiro - Circo
Trupe DuNavô
Munidos da vontade de conhecer e de se relacionar com as pessoas, o grupo parte com a missão de colher contribuições para a escrita da história do dia. Um grande livro é o fio condutor para uma intervenção de palhaços em meio ao público que é convidado para participar desta escrita divertida e coletiva. Este livro conta a história de todos e do mundo, e é de todos e para todas as pessoas do mundo. Partindo da premissa da escuta, o grupo se aproxima dos indivíduos que se mostram abertos ao jogo, e os instiga a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, claro, muitas gargalhadas! De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, contando com os estímulos exteriores dos palhaços, podem se expressar e contribuir para expor nas páginas desse livro, histórias que aconteceram durante esse encontro, sentimentos ou reconstruir de alguma forma, a sua própria trajetória. Aqueles que aceitam o convite dos palhaços, passam por um momento de registros de memórias, afetos e brincadeiras, através de um encontro simples, porém verdadeiro, sem preconceitos, sem julgamentos, estimulando a relação do palhaço com o indivíduo comum.A utilização da máscara do palhaço, para subverter o ambiente, permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros, resgatando histórias e as experiências de cada indivíduo naquele determinado momento, atravessando vários tipos de resistência, criadas em nossa sociedade.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 26 de maio às 10h

Biblioteca Marcos Rey
Av. Anacê, 92 Jardim Umarizal - Campo Limpo 05755-090 São Paulo, SP Tel.: 11 5845-2572
Como chegar
Biblioteca Marcos Rey - Facebook - Instagram
------------------------------------------------
 

Biblioteca Narbal Fontes

Retirantes Trupe Baião de 2

Retirantes - Circo
Trupe Baião de 2
É um espetáculo teatral-circense, musical, poético e delicado. Um casal recém chegado monta seu lar enquanto apresenta ritmos, danças, poesias, texturas e objetos que compõem suas lembranças. O canto é trabalhado para além das palavras, a maioria das músicas não leva letra (assim como as próprias cenas que pouco leva diálogo oral), mas assim como a linguagem do amor, é universal. ‘Retirantes’ se passa num universo sertanejo, mas através da brincadeira, da emoção e principalmente da memória, convida a todos a pensar em que momento da vida também somos retirantes. Em que momento abandonamos um lugar (um sentimento, um modo de viver) em busca de um sonho ou de uma vida melhor? O espetáculo nos ensina que a mudança faz parte da vida e que o aqui e agora é o único lar que podemos ter. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 28 de maio às 11h

Biblioteca Narbal Fontes
Rua Cons. Moreira de Barros, 170 (com entrada também pela Rua Estefânia Mendes Pereira, 54) Santana - 02018-010 São Paulo, SP Tel.: 11 2973-4461
Como chegar
Biblioteca Narbal Fontes - Facebook - Instagram
-----------------------------------
 

Biblioteca Nuto Sant’Anna

Histórias Mágicas - Contação de histórias Cia. Circo de Trapo

Histórias Mágicas - Contação de histórias
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”, o público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “Varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 25 de maio às 10h

Biblioteca Nuto Sant’Anna
Praça Tenório Aguiar, 32 Santana - 02044-080 São Paulo, SP Tel. 11 2973-0072
Como chegar
Biblioteca Nuto Sant´Anna - Facebook - Instagram
---------------------------------------

Biblioteca Padre José de Anchieta

Aconteceu às 19:22 - Contação de Histórias - Modernismo 22+100 Cia. Ruído Rosa

Aconteceu às 19:22 - Contação de Histórias - Modernismo 22+100
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 25 de maio às 14h

Histórias Contadas no Baú da Memória - Contação de História Com Laura Berteli

Histórias Contadas no Baú da Memória - Contação de História
Com Laura Berteli
O Projeto Baú da Memória vem com o objetivo explorar o imaginário de cada criança incentivando o interesse dos pequenos pela leitura através do lúdico. O encontro é recheado de brincadeiras e histórias improvisadas, voltado para grandinhos e grandões do 0 aos 13 anos. O Histórias Contadas levará muita alegria e diversão para a garotada, com histórias e brincadeiras memoráveis, chega mais que a diversão vai está garantida! Classificação indicativa: 0 aos 13 anos. Duração: 40 min
Dia 27 de maio às 14h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Rua Antônio Maia, 651 Perus - 05204-110 São Paulo, SP Tel.: 11 3917-0751
Como chegar
Biblioteca Padre José de Anchieta - Facebook - Instagram
-------------------------------------------
 

Biblioteca Paulo Duarte

Lendo junto na biblioteca! - Mediação de leitura  Com Andrea Bregieiro

Lendo junto na biblioteca! - Mediação de leitura
Com Andrea Bregieiro
Realizada pela professora Andrea Bregieiro, a mediação de leitura acontece toda quinta-feira aqui na biblioteca! O "Lendo juntos" é uma proposta de formação literária gratuita e disponível para todos. Classificação indicativa: livre. Duração: 240 min.
Dia 26 de maio das 10h às 13h

EmQuanta, dança para crianças e seus pais - Artes cênicas
Núcleo Quanta
EmQuanta é um espaço que se revela através da dança, dos materiais plásticos, vídeos e músicas. Aos poucos, as crianças são convidadas a participar, explorando o espaço, compondo com seus corpos, danças, sons e brincadeiras. O espetáculo transforma-se em jogo, fazendo do espetáculo uma experiência, na qual a criança e suas famílias são também performers, ao explorar sensorial e ludicamente os elementos e possibilidades cênicas. Classificação indicativa: crianças de 0 a 5 anos e suas famílias. Duração: 1 hora.
Dia 28 de maio - EVENTO CANCELADO

Biblioteca Paulo Duarte
Rua Arsênio Tavolieri, 45 Jabaquara - 04321-030 São Paulo, SP
Como chegar
Biblioteca Paulo Duarte - Facebook - Instagram
-----------------------------------------

Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Paulo-Sergio-Milliet-lancamento-livro

Lançamento do livro “Sonho de uma girafa”
Autora: Sigridi Borges
História de uma girafa que sonha em ser campeã de natação; será que vai conseguir?
Classificação indicativa: livre. Duração : 120 minutos
Dia 21 de maio das 10h30 as 12h30

Mediação de Leitura biblioteca Paulo Sergio Duarte Milliet

Histórias Ilustradas - mediação de leitura
Com funcionários e JMC da biblioteca
Durante a leitura de pequenos contos sobre a natureza, as crianças receberão objetos que irão compor/ilustrar a história. Classificação indicativa: 4 a 6 anos. Duração: 40 minutos.
Dia 24 de maio às 10h
Dia 26 de maio às 14h

Paulo-Sergio-Milliet-circuito-de-brincadeiras

Circuito de Brincadeiras - recreação
Com funcionários e JMC da biblioteca
Será montado um circuito com diversas atividades com bolas, corda, bambolê, boliche e outros obstáculos. Classificação indicativa: 6 a 10 anos. Duração: 60 minutos.
Dia 25 de maio às 14h
Dia 27 de maio às 10h

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários - Contação de histórias
Markito Alonso e grupo
Alonsito precisa ir à escola sozinho pela primeira vez. Ao sair de casa, sente taturanas lhe queimando a barriga, mas com os exercícios de respiração da vovó tudo se resolve; mas quando seu velho conhecido Dragão some, nem os exercícios facilitarão o seu dia.
Embarque neste submarino voador e permita-se descobrir um novo mundo que surge.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 28 de maio às 11h

Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Praça Ituzaingó, s/n Tatuapé - 03334-020 São Paulo, SP Tel.: 11 2671-4974
Como chegar
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - Facebook - Instagram
----------------------------------------------

Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Contos daqui e dali - Mediação de Leitura para Primeira Infância

Contos daqui e dali - Mediação de Leitura para Primeira Infância
Mediadoras Maria Aparecida Teles Gomes, Maria Aparecida Felício, Taynara Ramires
Serão lidos, mediados dois contos de origens diferentes:
"Lulu lê para o Zeca" (Anna Mcquinn) - Lulu e sua família se preparam para a chegada de Zeca, e o hábito da leitura ajuda Lulu a se conectar com seu novo irmãozinho. Sempre que seu irmão chora, Lulu tem a solução: quando ele está chateado, ela lê uma estória engraçada pra ele; quando ele precisa tirar uma soneca, ela lê sua melhor estória de ninar e canta para ele sua estória preferida sobre patinhos. Felizmente Zeca dorme bastante, então, isso dá tempo a ela pras suas próprias leituras.
Conto indiano "O velho, a criança e o burro" (extraído do livro: As 14 pérolas da Índia" - Illan Brenman) nos ensina a confiar em nós mesmos. Esse conto indiano é uma das histórias que circulam por várias culturas, e em cada lugar ganhou um toque especial. Classificação indicativa: livre. Duração: 40 min.
Dias 24 e 26 de maio às 10h

Minha dança tem história - oficina de dança
Taynara Ramires
A Oficina ‘Minha Dança tem História’, tem o objetivo realizar uma iniciação a dança, através de uma dinâmica criativa, livre e divertida, que deixe fluir o improviso através da imaginação e movimentos naturais do corpo dos alunos. Utilizando músicas infantis e brasileiras (dentro do repertório estão as canções do Bumba meu boi, Choro da Lera, Alecrim e Terezinha de Jesus), serão utilizados também, figuras, formas, palavras, sensações entre outros elementos, que permita que as crianças encontrem novas formas de se expressar. Além de trazer benefícios para a coordenação motora, flexibilidade, expressão corporal, sociabilidade e criatividade, traz também muito lazer e diversão. Classificação indicativa: Livre (idade recomendada de 4 a 6 anos). Duração: 40 min.
Dia 25 de maio CANCELADA

Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Rua Restinga, 136 Tatuapé - 03065-020 São Paulo, SP Tel.: 11 2295-0785
Como chegar
Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo - Facebook - Instagram
-----------------------------------
 

Biblioteca Raimundo de Menezes

Contação de histórias Com Márcia Fonseca

Contação de histórias
Com Márcia Fonseca
Narração de histórias infantis entremeadas por canções e brincadeiras. Classificação indicativa: 0 a 6 anos (primeira Infância). Duração: 60 min.
Dia 25 de maio às 10h

Viagem ao mundo da leitura - Mediação de Leitura

Viagem ao mundo da leitura - Mediação de Leitura
Com funcionário e jovem monitor da biblioteca
A mediação de leitura é um momento importante de contato com a imaginação que permite a criança ler, brincar, aprender e viajar o mundo a partir do contato com os livros. Durante as atividades, são propostos dinâmicas, jogos e brincadeiras, visando instigar a participação e interação entre as crianças sempre de forma lúdica e divertida. Classificação indicativa: infantil. Duração: 40 min.
Dia 26 de maio às 14h30

Biblioteca Raimundo de Menezes
Av. Nordestina, 780 São Miguel Paulista - 08021-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2297-4053
Como chegar
Biblioteca Raimundo de Menezes - Facebook - Instagram
-------------------------------------------
 

Biblioteca Ricardo Ramos

Mediação de leitura - Primeira Infância
Com os funcionários da Biblioteca
Uma tarde para que os pequeninos estejam cercados de livros e entrem em contato com o mundo da leitura. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 60 min.
Dia 26 de maio às 15h

Biblioteca Ricardo Ramos
Praça do Centenário de Vila Prudente, 25 Vila Prudente - 03132-050 São Paulo, SP Tel. 11 2273-4860
Como chegar
Biblioteca Ricardo Ramos - Facebook - Instagram
---------------------------------------------
 

Biblioteca Roberto Santos

Cinema na Biblioteca Roberto Santos
Parceria entre a Biblioteca Roberto Santos e a SPCINE
Uma oportunidade de acesso ao cinema para crianças da região, serão 200 ingressos para uma sessão infantil durante a Semana Municipal do Brincar. Classificação indicativa: crianças até 12 anos. Duração: 2 horas
Do dia 21 até 28 de maio - Sessão às 13h30 durante a semana e às 15h nos sábados

Desenquadrando Tarsila - Contação de Histórias - Modernismo 22+100 Cia. As Clês

Desenquadrando Tarsila - Contação de Histórias - Modernismo 22+100
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase) tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 28 de maio às 11h

Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505 Ipiranga - 04211-040 São Paulo, SP Tel. 11 2273-2390
Como chegar
Biblioteca Roberto Santos - Facebook - Instagram
--------------------------------------------------

Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Retirantes - circo

Retirantes - Circo
Trupe Baião de 2
É um espetáculo teatral-circense, musical, poético e delicado. Um casal recém chegado monta seu lar enquanto apresenta ritmos, danças, poesias, texturas e objetos que compõem suas lembranças. O canto é trabalhado para além das palavras, a maioria das músicas não leva letra (assim como as próprias cenas que pouco leva diálogo oral), mas assim como a linguagem do amor, é universal. ‘Retirantes’ se passa num universo sertanejo, mas através da brincadeira, da emoção e principalmente da memória, convida a todos a pensar em que momento da vida também somos retirantes. Em que momento abandonamos um lugar (um sentimento, um modo de viver) em busca de um sonho ou de uma vida melhor? O espetáculo nos ensina que a mudança faz parte da vida e que o aqui e agora é o único lar que podemos ter. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 21 de maio às 11h

Mediação de leitura para crianças com oficina de desenho
Leitura de obras infantis para as crianças, para fins de incentivo à leitura, com oficina de desenho das ilustrações das obras e outros desenhos. Classificação indicativa: 4 a 6 anos. Duração: 90 min.
Dia 25 de maio às 10h

Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Rua Sampei Sato, 440 Ermelino Matarazzo - 03814-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2943-5255
Como chegar
Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes - Facebook - Instagram
-----------------------------------------------
 

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

São Paulo de tantas histórias  - Intervenção artística Cia. LUARNOAR

São Paulo de tantas histórias - Intervenção artística
Cia. LUARNOAR
Uma viagem pelas tantas histórias da cidade de São Paulo, através dos nomes de seus bairros e rios.
Histórias que resgatam a magia e sensibilidade da cultura indígena, contos de tradição oral da cultura paulistana com suas lendas urbanas, produções literárias que falam sobre a cidade e seus rios.
Propomos um trabalho interativo, onde o público escolhe os bairros e suas histórias. A cada dia uma nova experiência! Classificação indicativa: 7 a 14 anos.Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 27 de maio às 15h

Ler e Brincar na Biblioteca - Mediação de Leitura
Com a Equipe da biblioteca
Realizaremos mediação de Leitura com nossos maravilhosos livros infantis, o encantamento das histórias com jogos e brincadeiras para as crianças na Semana Municipal do Brincar 2022. Classificação indicativa - Primeira Infância - Crianças até 6 anos de idade. Duração - 1 hora na parte da manhã e 3 horas na parte da tarde
Dias 24, 25, 26 e 27 de maio das 11h às 12h e das 14h às 17h

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Rua Victório Santim, 44 Itaquera - 08290-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2205-7406
Como chegar
Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda - Facebook - Instagram
-------------------------------------------------

Biblioteca Vicente de Carvalho

Cada Conto Conta Um Tanto - Mediação de leitura (online)
Com os funcionários da biblioteca
Mediação de leitura do conto “O Patinho Aleijado” presente no livro “Histórias da avózinha” de Figueiredo Pimentel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 15 min.
Dia 21 de maio às 14h

Deixa eu te Contar - Contação de Histórias (online)
Com os funcionários da biblioteca
Contação da história “A Bruxa Salomé” da autora Audrey Wood. Classificação indicativa: Livre. Duração: 15 min.
Dia 25 de maio às 14h

Cada Conto Conta Um Tanto - Mediação de leitura (online)
Com os funcionários da biblioteca
Mediação de leitura do conto “A Onça e o Cabrito” presente no livro “Histórias da avózinha” de Figueiredo Pimentel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 15 min.
Dia 28 de maio às 14h

Biblioteca Vicente de Carvalho
Rua Guilherme Valência, 210 Cohab José Bonifácio - Itaquera 08253-280 São Paulo, SP Tel.:11 2521-0553
Como chegar
Biblioteca Vicente de Carvalho - Facebook - Instagram
------------------------------------------
 

Biblioteca Vinicius de Moraes

Brincar e contar histórias para ser feliz Contação de histórias,  mediação 1a Infância e Teatro.

Brincar e contar histórias para ser feliz
Contação de histórias, mediação 1a Infância e Teatro.
José Carvalho (Zeca) conta histórias divertidas acompanhadas de brincadeiras musicais para despertar a imaginação e incentivar o hábito da leitura. “Contar e ouvir histórias se resume em um abraço amigo, é perceber a existência do outro(a)”. Livre para todas as idades. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 21 de maio às 14h30

Histórias que gosto de ouvir e contar Contação de histórias, mediação 1a Infância e Brincante

Histórias que gosto de ouvir e contar
Contação de histórias, mediação 1a Infância e Brincante
Mediadora Claudia Lecinio
Mediação de textos literários, contação de histórias e brincadeiras para a primeira infância. Atividade especial: Pintura de rosto com o JM Vini Sutilo. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 0 a 6 anos.
Dias 24 e 26 de maio às 14h30

Ouvir, Imaginar & Modelar
Mediação 1a Infância e Oficina
Nome da autora: Isa Carolina
As crianças serão motivadas através da mediação de histórias infantis à criação de personagens de massa de modelar. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 min.
Dia 28 de maio às 14h30

Biblioteca Vinicius de Morais
Rua Jardim Tamoio, 1119 Cohab José Bonifácio, Itaquera 08255-010 São Paulo, SP Tel.: 11 2521-6914
Como chegar
Biblioteca Vinicius de Moraes - Facebook - Instagram
--------------------------------------
 

Biblioteca Viriato Corrêa

Histórias Mágicas - Contação de histórias Cia. Circo de Trapo

Histórias Mágicas - Contação de histórias
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”, o público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “Varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min. Formato da apresentação: Presencial. Programação Biblioteca Viva.
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

Abracadabra - Encontro Mediação do funcionário Irair de Jesus

Abracadabra - Encontro
Mediação do funcionário Irair de Jesus
Irair cria truques e jogos de mágica para desenvolver a imaginação e as habilidades das crianças presentes no encontro, com muita diversão e palhaçadas. Classificação indicativa: 4 a 6 anos. Duração: 30 a 45 min. Evento presencial
Dia 24 de maio às 14 horas

Vovóteca - Contação de histórias Mediação da funcionária Roselaine Braz Rodrigues

Vovóteca - Contação de histórias (ONLINE)
Mediação da funcionária Roselaine Braz Rodrigues
Vovóteca conta histórias , fábulas, causos para todas as crianças, auxiliada pela sua neta Mariana. Classificação indicativa: 4 a 6 anos. Duração : 15 min. Evento online.
Dia 26 de maio às 15 horas

Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 Vila Mariana - 04021-050 São Paulo, SP Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
Como chegar
Biblioteca Viriato Corrêa - Facebook - Instagram
-----------------------------------------------
 

Lista das Bibliotecas, Bosques de Leitura e Pontos de Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas


Lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário