quinta-feira, 6 de junho de 2019

Destaques da Semana de 7 a 13 de junho

SARAUS
Sarau Omniras
Nos bairros que compreende entre Perus, Taipas e Jaraguá, encontra-se um grupo de rap e poesia feminino que a mais de dez anos inspira, conecta e energiza as pessoas, abastecendo as periferias com energia criativa, consciência, dança e musicalidade. O projeto Poesia no Pente: Chave Sete Omnira tem como objetivo estacionar em espaços públicos utilizando a poesia e performances para recriar narrativas a partir de histórias de vida das artistas que se conecta com as vidas presentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 13 de junho às 13h - Biblioteca Cora Coralina

mana bella

Mana Bella - Poesia na Xepa
Mana Bella é o nome artístico da Soteropolitana e Sócio Educadora Isabela Almeida, com 27 anos de idade e há 6 anos morando em São Paulo. Essa baiana arretada saiu da terra do axé para terra da garoa em busca de desafios para sua carreira de cantora e atleta de Slackline. Quando criança já mostrava que seu sonho era cantar! Começou cantando na igreja aos 6 anos de idade, mas foi na adolescência trabalhando num projeto social com crianças do Bairro da Paz - Salvador, que conheceu a Banda de Reggae Holly Bible e logo se tornou backing vocal da banda. Mais tarde, teve seu primeiro contato com o rap ao ser convidada para gravar o Cd solo do Jahdson Mc. A música e o Slackline sempre foram a prioridade na caminhada dessa Mana que em 2013 decidiu voar bem alto, saindo do nordeste e partindo para o sudeste. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7 e 14 de junho às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo

Slam Perplexo
Surgido em julho de 2018, como parte da programação do livro “Imperativos Virasseres”, de Rafael Antunes Marcelino, a partir do mês seguinte, o autor, em parceria com o irmão, Edgard Antunes e a Biblioteca José Paulo Paes, que recebeu o lançamento da coletânea de poemas, passaram a realizar essa competição de poesia autoral. O Slam Perplexo tem como primeira motivação estimular a produção de poesia curta no cenário das disputas de palavra falada (“Spoken Word”, surgidas em Chicago na década de 1980), caracterizadas pela escolha da melhor performance na recitação de poemas autorais (em que são vedados os usos de figurinos e/ou acompanhamento musical), por meio de um júri formado entre os integrantes da plateia, dando notas de 0 á 10. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7, 14, 19 e 28 de junho às 18h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 12 de junho às 18h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Sarau Sankofa - Palavras que Vêm das Raízes
Sankofa é a imagem de um pássaro africano que, para o povo Akan, significa “voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. É pensando nisso que Midria e Igor Chico convidam a todas e a todos para o Sarau Sankofa, no qual serão apresentadas poesias que dizem sobre a ancestralidade desses poetas pretos, bem como do público no geral, para que através desse olhar, dizendo sobre presente e passado, possibilitem o sonho e a construção de um futuro negro. Dando voz a narrativas de vidas de coloniais e emancipadoras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de junho às 9h30 - Biblioteca Milton Santos

CIRCO
Mandrake
Mandrake é um famoso ilusionista das histórias em quadrinhos e a grande inspiração dos palhaços charlatões Mister Sizu e Madame Palhita. Essa dupla chega nas praças e ruas das cidades para domesticar feras místicas e realizar as grandes façanhas do mundo da mágica. Esses palhaços vão encantar a todos através de números de desaparecimento, levitação e muito mais usando e abusando do lúdico e da imaginação dos espectadores. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

de marias e lampioes
De Marias e Lampiões
As Marias são citadas no plural. A voz da atriz brincante traz a narrativa pela perspectiva de Maria Bonita. Três músicos acrobatas e malabaristas se encarregam de mostrar todas imagens dessa história de forma coral e coletiva. Tudo sonorizado e em mímica. Por ora tempos dilatados em pura suspensão, por ora ritmo frenético. Os atores saem da cortina vestindo balaios, como se os objetos tomassem vida e viessem para ajudar a narrar a história. O pequeno circo tem fumaça para os momentos de suspense, os artistas se emudecem quando é chegada a hora da enrascada. Como num cordel de fim trágico, e manipulando ainda cabaças e balaios, eles levantam o fim da história do tamanho de um pequeno teatro de marionetes. As lutas e perseguições são narradas em efeito de mímica em quadrinhos. A customização se dá com estopa, objetos nordestinos típicos acoplados às roupas, peneiras, cestas e balaios como chapéus e parte acopladas às vestimentas, fazendo parte da textura delas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 10h - Biblioteca Pedro Nava

Ensaios de Cordéis e Relicários
O surdo grita, a sanfona chora, os balaios tomam vida, a rasgada cortina como de um cirquinho velho e puído se abre. A trupe se posiciona. E como um pequeno grupo de viajantes... vindos de longe, de um lugar misterioso, eles vem pra narrar uma das maiores sagas vividas no sertão brasileiro...a luta do cangaço. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

The Bigosty Shows
Um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas daquela época. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, trazendo um frescor ao espetáculo que revisita antigos números circenses. Equilíbrios, garrafas sonoras, aros gigantes, bolinhas de ping-pong… tudo isso e muito mais embalado ao som de uma banda irreverente! O espetáculo tem como figura central Bigosty, um showman em decadência que tenta levar adiante seu trabalho que parece não ter mais espaço em meio aos grandes espetáculos.Classificação indicativa: Livre. Duração 50 min.
Dia 11 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte

 Maracatu de Baque Virado
O espetáculo consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente Recife, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas. Durante o espetáculo, a Cia Porto de Luanda mostra seu repertório com composições inspiradas no folguedo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 8 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 11 de junho às 14h - Biblioteca Malba Tahan

MÚSICA
Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
-Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral;
-A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística;
-Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes. Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros na Biblioteca. Duração: 180 min.
Dia 8 de junho às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Corais na Biblioteca Alceu: Grupo Mosaico
Dando continuidade ao projeto "Corais na Biblioteca Alceu Amoroso Lima", recebemos o Grupo Mosaico, um coral formado, em sua grande maioria, por cantores e ex-cantores do Coral UNIFESP, CORALUSP e profissionais ou estudantes de música. Inicialmente concebido e dirigido por Eduardo Fernandes, também funciona como laboratório para que seus integrantes possam atuar como monitores, arranjadores, instrumentistas, solistas e regentes. Atualmente, o grupo inicia um novo ciclo, contando com novos integrantes e sob a regência de Luís Anselmi. Seu repertório tem como foco principal a Música Popular Brasileira, em arranjos corais consagrados ou experimentais e inéditos. Milagres do Povo, de Caetano Veloso, dá nome ao atual repertório, que reúne canções brasileiras de diferentes vertentes da relação do ser humano com o sagrado. Entre os destaques do programa estão Sentinela (Milton Nascimento / Fernando Brant), com arranjo feito especialmente para o Grupo Mosaico por um de seus integrantes, Leilor Miranda, e a inédita Xirê de Oxum, composta pelo regente Luís Anselmi.
Dia 9 de junho às 11 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Café Conserto e Lanternagem
Café Conserto e Lanternagem traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, cocos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre. Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 11 de junho às 9h30 - Biblioteca Milton Santos

Felipe Soares Trio
O instrumentista e compositor Felipe Soares traz o projeto “Fole na Estrada”, com músicas e histórias sobre sanfoneiros que percorreram diferentes lugares e estilos musicais, contribuindo com novas sonoridades para a música brasileira. Faz um passeio pela música de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho, incluindo clássicos do choro e da música instrumental nordestina, além de composições autorais e outros estilos. Nesta edição, o projeto "Fole na Estrada” conta com as participações do violonista Gustavo Marques e da percussionista Priscila Brigante, integrando a formação do Trio. Classificação indicativa: Livre. Trio Sanfona, violão e percussão. Duração: 50 min.
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Trio Marrom
Trio Marrom, formado por Curisco, Zé Luiz e Café, traz o autêntico forró de pé de serra e é conhecido pela ótima harmonização tradicional e por seus integrantes já terem tocado com ícones do forró como Dominguinhos, Anastácia, Zeca Baleiro, Bicho de Pé. O trio possui três álbuns e por onde passa, mostra o melhor do seu trabalho, com a simplicidade e talento. As composições, em sua maioria, são próprias e retratam toda a cultura nordestina, suas raízes e ricas histórias. Com o objetivo de contribuir com o rico repertório Brasileiro, o Trio Marrom compõe e toca os ritmos envolventes desta vertente dançante e alegre que traz, na tristeza e simplicidade da vida dura do cidadão nordestino suas principais marcas. Classificação indicativa: Livre. Forró. Duração: 60 min.
Dia 12 de junho às 9h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

LITERATURA
lancamento_livrosLançamento de livro: Além dos Sons, de Vinicius Schaefer
Este livro, além de contar a história de superação vivida por Vinicius Schaefer, tem o objetivo de trazer um olhar diferente para a surdez. Aproximar as mães e familiares e mostrar como a família é importante nesse processo. Trazer à tona a ótica da empatia e da inclusão social. Pensando em motivar as pessoas que possam se sentir limitadas por algum obstáculo, mostrando que para cada uma delas existe um jeito novo de seguir em frente. Uma leitura leve e descontraída, com curiosidades sobre mitos e verdades da surdez, trás também para o leitor conhecimentos sobre as leis de uma maneira diferenciada, são apresentadas e comentadas por uma advogada experiente que atua na área, com uma linguagem mais simples e clara permitindo uma maior compreensão do assunto. Um livro que vai mudar sua visão sobre o mundo das pessoas com deficiência.
Dia 8 de junho às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Tiu Fresh e Nego Bitro - Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?
Existe uma forma certa de escrever RAP? O que define o que é o RAP? Por que mudaram tanto as letras dos anos 80 pra cá? Tiu Fresh e Nego Bitro, duas gerações do hip hop nacional, fazem um pocket show nas bibliotecas e batem um papo com a galera sobre o que influenciava as letras de antigamente e o que influencia hoje em dia. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey

BRINCANTE
Brincadeiras e Poesia de Repente
O projeto Poesia e Brincadeiras de Repente para Crianças é uma atividade lúdica e criativa que conta com a presença de poetas repentistas e têm como tema as brincadeiras tradicionais e a infância. Enquanto os poetas improvisam as poesias, os participantes são convidados a fazer a isogravura (xilogravura em isopor) ao som dos poetas. Conforme os trabalhos são finalizados, esses são pendurados em varais estendidos pelo espaço, os cordéis (os trabalhos podem ser levados para casa). Nessa vivência também é possível fazer a paçoca no pilão, onde misturamos os ingredientes da paçoca e todos ajudam a pilar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 8 de junho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

parque_sonoro

Parque Sonoro
Uma mesa em movimento, montada com objetos do dia a dia faz a abertura desta intervenção apresentada pela Cia Porto de Luanda. Mesa Sonora e Parque Sonoro é uma apresentação musical com intervenção que a Cia Porto de Luanda executa a partir de arranjos musicais improvisados, livre de gênero e estilo, deixando o público a vontade para brincar com os instrumentos que estarão montados em um espaço denominado parque sonoro.
Os percussionistas vestidos com figurino de operário fortalece a ideia de construção para mostrar que a música se faz presente a partir da construção de sons, convidando a ultrapassar os limites e se apropriar de percepções que auxiliará a perceber o ritmo existente ao nosso redor. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de junho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa

MEDIAÇÃO DE LEITURA
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Agendamento para escolas pelo telefone 2143-1811.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dias 6 e 13 de junho às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

Baú de Histórias
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura para a primeira infância mediante agendamento de escolas com a Biblioteca.
Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 10 de junho às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de Leitura Literária para a 1ª. Infância com escritores modernistas José Paulo Paes e Carlos Drummond de Andrade.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A Megerinha
A Cia. da M.A.T.I.L.D.E. e o Shakespeare - Projeto 39, pretendem levar às crianças um primeiro contato lúdico e divertido com o fantástico mundo do maior autor de todos os tempos – O bardo William Shakespeare, por meio de uma boa adaptação da obra “A Megera Domada”. Para isso chamou o cordelista Moreira de Acopiara, que com maestria adaptou os versos de Shakespeare para as sextilhas de cordel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 11 de junho às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Causos do Balde
Fundada pelo ator Robson Emilio, em meados de 2006, junto ao Espaço Eureka, a Cia. Eureka teve diversos parceiros e colaboradores (Núcleo Pavanelli, Cia. do Miolo, Cia.Truks), e depois de uma profunda reestruturação, passa a contar, atualmente, com o trabalho de novos artistas. Entre os trabalhos da Cia. podemos destacar os ciclos de contações Histórias de Bem Querer e África Portuguesa: Fábulas e Contos; As intervenções Meu Esporte é o Movimento e O Sol Nasceu para Todos, que visam incentivar a prática de hábitos saudáveis; Zé du Balde e Maria Bacia, personagens carismáticos que falam sobre diversos e importantes assuntos; Isto é de Comer?, que fala sobre alimentação saudável, alimentos in natura, processados e ultra processados, e as intervenções de incentivo à literatura: Curta Contos, Histórias e Causos, Quando o Amor é Amado e Causos do Balde, além da Feira de Troca de Brinquedos e Livros e Pronto Socorro de Brinquedos, apresentados pela rede SESC/SP, em escolas da rede Pública de SP, e no próprio espaço Eureka, que funcionou em um galpão na Alameda Nothman ao lado da Funarte/SP, entre 2006 e 2010. Em maio de 2017 estreia o espetáculo R.U.A. – Recontando uma Aventura que, com direção de Henrique Sitchin, apresenta uma criativa versão, usando o Teatro de Objetos e Formas Animadas, do clássico Moby Dick. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo Magalhães
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Milliet
Dia 11 de junho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de junho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

chiquinha gonzaga
As Clês Contam Chiquinha Gonzaga
Dó e Mi, mais conhecidas como Clês, contam a história da encantadora Chiquinha Gonzaga e todos os seus movimentos em prol da libertação da mulher dentro do mundo da música. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 11 de junho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Histórias da Roça
Passando pelas principais canções tradicionais do nosso interior, este espetáculo musical traz a simplicidade do povo da roça, e alguns dos seus esquecidos costumes. Através de uma dramaturgia que mistura a presença de narradores com personagens da história, que vai sendo construída com números musicais, a Cia. do Núcleo traz para crianças e adultos uma celebração dos costumes, poesias e brincadeiras que podem conviver muito bem com a contemporaneidade e o urbanismo das cidades grandes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Helena Silveira

Nas Abas do meu Cordel
Intervenção cuja proposta é aproximar a plateia da cultura brasileira. Os artistas se misturam ao público com seus instrumentos musicais, chamando a atenção por meio de cantigas e histórias rimadas, passando brevemente pela história do cordel: como chegou ao Brasil e se instalou no nordeste? Tudo encenado pelos atores com trilha sonora ao vivo, onde adereços simples ganham novos significados. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 12 de junho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 14 de junho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Pula Fogueira
Em todo canto do Brasil, durante todo o mês de junho, são realizadas festas onde não pode faltar fogueira, dança, música, fogos, comidas típicas, brincadeira e folia, muita folia! É disso tudo que contam as histórias que compõem este espetáculo, que foi elaborado a partir da pesquisa “Festas Juninas, Festas de São João”, publicada em 2002 pela editora Casa do Editor.
O curioso é que em cada lugar do país as chamadas festas juninas acontecem de um jeito. No Norte e Nordeste, por exemplo, o ponto alto da festa é a Folia do Bumba-meu-boi. “A lenda do Boi” é uma das histórias que compõem este espetáculo. Nessa narrativa, Simão, secretário e vaqueiro do Coronel Vicente Pompeu, por conta do desejo de Marieta, sua bela e grávida esposa, arranca a língua do Boi de estimação do seu patrão. A confusão está armada, mas por fim é resolvida por esse famoso anti-herói brasileiro.
“A Lenda da Mandioca”, alimento que não pode faltar nesta festividade e “A incrível história do casório de Chiquinha Dengosa com Pedrinho Foguetão”, criada pelo Grupo Girasonhos a partir do enredo do tradicional casório junino, também fazem parte desse espetáculo que é recheado de humor e muita música e diversão! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de junho às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Olhem pro céu!
Uma história que conta sobre os moradores das árvores e da terra, inspirada na canção de José Fernandes e Luiz Gonzaga “Olha pro céu meu amor”, conta sobre diferentes moradores e de como eles participam da mesma festa em lugares diferentes, a festa junina! A fogueira é acesa durante as noites frias de junho, para aquecer o corpo, as amizades, os carinhos, e junto dela começa a festa. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

TEATRO
livro tem
No Livro, Tudo Tem
A peça traz à cena um país fictício chamado Penúria. Certa vez, a maior biblioteca do país teve suas portas fechadas, para que os livros fossem investigados pelo Capitão Bigode de Limão e sua tropa. A missão era determinar quais livros poderiam ou não ser lidos pela população. O Sr. Formicarius, o velho bibliotecário apaixonado pelos livros, não admitia que um livro sequer fosse proibido. Na busca por fazer o capitão mudar de ideia, contou com a ajuda de suas velhas companheiras, as Traças. Do lado de fora, as crianças não se conformaram com a interdição da biblioteca. O que será que vai acontecer? Será que os livros serão proibidos? Classificação indicativa: Livre - Teatro Infantil. Duração: 40 min.
Dia 7 de junho às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 13 de junho às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Os Plurais
Os Plurais (intervenção artística)
Dois personagens de aparência andrógina falam sobre respeito e convivência, utilizando-se de paródias de músicas, com toques de humor, entregando flores, para gerarem aproximação e empatia com as pessoas. A proposta é tratar o tema da sexualidade de forma leve e delicada, utilizando-se do recurso visual - característica física das personagens - como indicativo do recorte temático "diversidade de gênero", associada, porém, a uma fala/mensagem mais abrangente sobre respeito e tolerância. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 12 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 13 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

 CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
Oficina de RPG (Role-Playing Game)
Com Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo (Renan Wangler)
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se comportam como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG. Em qualquer modalidade de RPG, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre. As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto. Desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas. Vagas Limitadas. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Dias 7 e 10 de junho às 16h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Capoeira Regional e Ancestralidade
Com Mestre Peroba Capoeira Gerais. A oficina será ministrada com aulas de capoeira regional contendo movimentos de ataque e defesa, história da Capoeira relacionando com a história, preservando sua ancestralidade, ensino e estímulo à musicalidade na capoeira. Durante a vivência na oficina abordaremos a questão literária, musical, artística e de audiovisual relacionado com as atualidades da capoeira. Classificação indicativa: Livre.
Dias 11 e 13 de junho às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Jogoteca – Oficina de jogos
Com Marco Aurélio da Silva. A Biblioteca Ricardo Ramos será ponto de encontro para os apaixonados por jogos. A cada oficina, novos tipos para serem apreciados, e claro, jogados! Serão apresentados jogos desde os mais tradicionais até os de estratégia, escolha, diversão e também os mais modernos. Não perde essa!. Classificação indicativa: Livre. Duração:120 min.
Dias 11 e 13 de junho às 14h– Biblioteca Ricardo Ramos

Leve e compartilhe
Doação de livros doados pela comunidade. O leitor após a leitura doa o livro para outra pessoa. Classificação indicativa: Livre.
Dia 7 de junho às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Português para Refugiados e Imigrantes
Curso de português gratuito para refugiados e imigrantes. A ideia é facilitar a comunicação e garantir direitos para essa população de São Paulo. Não é necessário inscrição prévia, mas existe possibilidade de lotação de turma. Garanta sua vaga comparecendo a biblioteca no horário e datas previstas para o curso. Classificação Indicativa: Livre
Dia 10 de junho às 17h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Projeto - Mulheres por si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 10 de junho às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

CINEMA
tudo_prazerTudo por Prazer
Tout pour plaire, França, 2004, 109 min., DVD
Direção: Cécile Telerman. Elenco: Anne Parillaud, Judith Godrèche, Mathilde Seigner.
Marie é uma médica que sustenta o marido, um pintor que não consegue vender alguma tela. Florence trabalha em uma agência de marketing. Juliette é a única solteira das amigas e namora um estudante de filosofia, que se sente incapaz de assumir qualquer tipo de compromisso.
Classificação indicativa: 12 Anos.
Dia 13 de junho às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário