quinta-feira, 28 de março de 2019

Destaques da Semana de 29 de março a 4 de abril

MÚSICA
quem canta seus males espantam
Quem Canta Seus Males Espanta
Uma costura entre cordéis e canções dos rincões do Brasil, carregados com inteligência e bom humor, trabalhando o lúdico das crianças envolvidas nesse universo mágico e chamadas a cantar com o grupo num envolvimento vivo com brincadeira e a descontração. O grupo é dirigido por Diego Summer, músico, cantor, compositor e diretor de teatro com acompanhamento de sanfona, triângulo e zabumba. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 30 de março às 15h - Biblioteca Brito Broca

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Uni Duni Tê
Com Kelly Neriah e Andrezza Santos
Uni Duni Tê - Musical é um show infantil que tem em sua proposta cantar e encantar os pequenos, as canções se entrelaçam entre si e convidam pais, cuidadores e as crianças para dançar, aprender e fazer parte deste mundo da imaginação. O show é apresentado por Andrezza Santos (violonista ULM e contadora de histórias SENAC) e Kelly Neriah (intérprete e compositora), e um trio de músicos que vai deixar este momento divertido, especial e mágico, o repertório conta com canções autorais que tratam pequenos temas. Classificação indicativa: Livre.
Dia 4 de abril às 10h – Biblioteca Maria Firmina dos Reis

CIRCO
figazza_show
Figazza Show
Com Painé Santamaria - Argentina
A palhaça Figaza (Palhaça Argentina) viaja o mundo com suas malas, juntando experiências e espalhando alegria por onde passa. Música e humor se entrelaçam mostrando que podemos rir de nós mesmo e se encantar com as coisas mais simples e mágicas da vida, quanto uma bolha de sabão. O espetáculo mistura malabarismo, globoflexia, bolha de sabão, contorção e muita palhaçada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey

La Bamba
La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista imersos nos anos 1950. Ambos armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Menotti del Picchia

A Cenoura Gigante
A Palhaça Sinira Antonieta traz "A cenoura gigante", uma divertida história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais. Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos.
Quantas pessoas são necessárias para colher uma cenoura ? E se essa cenoura fosse tão, tão grande que você tivesse que pedir ajuda de todos os seus amigos para arrancá-la da horta? Inspirado livremente no clássico conto Russo "O nabo gigante" de Aleksei Tolstóis. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 31 de março às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Circo de Bolso
Este projeto tem como objetivo homenagear a tradição circense de lona e do artista
de rua como também agregar formas e estéticas urbanas de nosso tempo. Trata-se
de um compêndio de formas acrobáticas e movimentos físicos em meio a poemas trazidos pelo duo de um acrobata-músico e uma palhaça. Como se eles recriassem cênica e simbolicamente um realejo dos poetas de hoje em dia junto aos movimentos hipnóticos de um acrobata e a palhaca se incube de recitar e trazer os poemas ao público. A paisagem da cidade nos provoca a este circo de bolso, pelo barulho e caos da rua, dos performers de semáforo, da vendedora de passagens e bilhetes, dos transeuntes, do estudante que carrega seu livro de poema de bolso enquanto lê no trem ao voltar para casa. A lona aqui está aberta e a acrobacia se dá em meio a um sorteio de poemas da palhaça com o público. Os três poemas e a crônica são de autores atuais e que tratam da loucura e multiplicidade das grandes cidades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 31 de março às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

DANÇA
fulni-o

Fulni-ô
O povo indígena Fulni-ô localizado no município de Águas Belas - PE, é um dos únicos povos indígenas do nordeste brasileiro que além de manter sua cultura ancestral, também mantém seu idioma nativo - o Yaathe (nossa fala). Este povo milenar surge da formação de cinco povos indígenas os Fola, os Flowkassa, os Brobadas, os Tapuas e os Carnjos que habitavam a região do vale do rio Ipanema, na região da cidade de Águas Belas.
Com uma cultura riquíssima destaca-se no povo Fulni-ô por suas danças e ritos sagrados como a Cafurna e o Tore, danças tradicionais do povo, outra tradição ainda hoje preservada é a do ritual do Ouricuri onde uma vez por ano os Fulni-ô se recolhem por três meses (de setembro a dezembro) do contato com o homem branco para se manter mais próximo da natureza.
Dando continuidade a seus rituais ancestrais e também a visibilidade da questão indígena, todos os anos principalmente, no mês de abril, mês onde a questão indígena é mais evidente em termos nacionais, o grupo Fowa Txloa (Pedra Quente) percorre o país levando a cultura milenar Fulni-ô promovendo a oportunidade das pessoas conhecerem de perto os costumes tradicionais indígenas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 3 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 4 de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Tarde de Contação e Música
Com Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indicativa: Livre.
Dia 29 de março às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Contação de Histórias – Sarau Festival de Histórias
Apresentação dos alunos do Curso Básico de Contação de Histórias da Hans. Classificação indicativa: Livre.
Dia 30 de março às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

experimentando historias

Experimentando Histórias de Clarice Lispector: O Mistério do Coelho Pensante
É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada? Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

Vento de Inventar - No Seu Lugar (Contos Africanos)
“No Seu Lugar” é uma apresentação de narrações de histórias criada a partir de contos africanos que falam sobre a liberdade. Um dos contos é originário da Tanzânia: “A encantadora canção do pássaro mágico” e o outro, “Elefante antes, elefante outra vez”, da região de Chade, ecoada da voz do povo de Saras. As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras. Com Lívia Golden e Denise Venturini - grupo Vento de Inventar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Beleza Fatal
A contação de histórias apresenta o conto A Beleza Total, de Carlos Drummond de Andrade e a Lenda da Mantiqueira, advinda da cultura tupi-guarani, que significa “a montanha que chora”, a fim de dialogar com o público sobre a maneira como vemos, pensamos e sentimos a beleza que está em cada um de nós e a nossa volta. Em busca de uma compreensão conjunta sobre os sentidos do belo, e da exploração da beleza como um produto para todo o tipo de consumo, o que acarreta na manipulação de nossas vaidades e necessidade de aceitação, relacionamos as histórias com a sociedade contemporânea. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 29 de março às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Quem Salvou o Agora?
Super-heróis podem ser assim... como você ou eu, como todos nós, pessoas como cada uma das crianças a ouvirem esta história, assim como pessoas que viveram incríveis jornadas ao tentarem, de suas próprias formas, salvarem o mundo. A contação “Quem salvou o agora?” propõe buscar as heroínas e os heróis que lutaram e/ou lutam por mudanças em nossa sociedade e contar suas histórias de forma lúdica para as crianças. Adentramos, por meio desta contação, no mundo fantástico no qual habita Malala, nossa super-heroína, que defende com todas as suas forças o direito de meninas poderem ir pra escola. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 2 de abril às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 3 de abril às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Odisseu na Encruzilhada
De Gabriel Muglia
Nesse encontro entre o público e um contador de histórias que canta, conta e narra as aventuras vividas por Odisseu em sua tentativa de voltar para casa após o fim da Guerra de Tróia.O espetáculo propõe uma leitura contemporânea do poema épico Odisseia, de Homero, traduzido para os dias de hoje numa linguagem acessível e bem-humorada, convidando o público a experimentar a obra em sua potência criativa, imaginativa e lúdica. Classificação indicativa: Maiores de 16 anos. Duração: 55 min.
Dia 30 de março às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de abril às 10h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 3 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Lendas do Pantanal
Vivemos em um país imenso e de rica cultura. Para levar um pedacinho do Brasil pouco conhecido pelas crianças do sudeste a dupla de contadores de histórias leva de forma leve e divertida para as Bibliotecas de São Paulo as lendas e mitos dessa terra tão influenciada pela dinâmica das águas de seus rios. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 31 de março às 12h - Biblioteca Chácara do Castelo

50 Brasileiras Incríveis para Conhecer Antes de Crescer
Com Coletivo Cafuzas
Nesta narração, o Coletivo Cafuzas partilham histórias de vida de mulheres muito importantes para a história do Brasil e que abriram caminhos para muitas outras. A partir dessas breves biografias, é possível conhecer grandes heroínas, cujos feitos ainda são pouco divulgados, além de se inspirar com a trajetória dessas corajosas e brilhantes mulheres. As histórias foram retiradas de diversos livros escritos por e sobre mulheres, como “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de abril às 15h – Biblioteca Maria Firmina dos Reis

Experimentando Histórias de Clarice Lispector - “O Mistério do coelho pensante”
É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada? Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de abril às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

As Histórias Delas
A Cia. Pé do Ouvido narra histórias de mulheres que enfrentaram grandes desafios em nome da liberdade, da justiça e do direito de seguir suas vocações. No conto tradicional africano “A canga preta”, uma moça órfã de mãe percorre um longo caminho para cumprir uma tarefa imposta por sua madrasta. Em “A moça inteligente”, uma jovem pobre e sem estudos desafia a inteligência de um califa. “A bofetada” conta a história de uma velha que enfrenta um tirano para salvar as crianças a quem, escondida, ensina a ler e a escrever. A narração termina com um conto inspirado na vida de Marta, jogadora de futebol que enfrentou o preconceito e se tornou uma das melhores atletas do mundo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 4 de abril às 14h - Biblioteca Milton Santos 

TEATRO
agora_eu_era_heroi

Agora eu era o herói
Um tímido menino do interior se aproxima de uma menina bailarina a fim de saber “como é o mundo” através das aventuras que ela lhe conta com o intuito de convencê-lo a seguir viagem com ela e sua família. O menino começa a se defrontar com seus primeiros desafios como homem: o enfrentamento do medo, o tormento da escolha, a dor da separação ao mesmo tempo da descoberta do amor e do prazer da aventura que a vida sempre pode oferecer. Ao mesmo tempo, um andarilho misterioso encontra, num espaço e tempo perdidos no mapa, o lugar ideal para a construção de seu circo imaginário. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava

O Sorriso da Rainha
Na peça O sorriso da rainha, Cacau Merz, que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as "fake news" trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

De Férias no Sítio
Uma Pantomima Literária inspirado na obra de Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 30 de março às 12h - Biblioteca Belmonte
Dia 30 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

O Rinoceronte, a Lua e o Tonel
Três meninas cheias de estilo, que leem mangás e cuidam do visual, contam três histórias do premiado autor alemão Peter Bichsel. A menina nerd curiosa, a garota super-herói ninja e a romântica atrapalhada que sonha em ser bailarina, brincam, jogam e se divertem.
E da mágica do teatro surgem mundos, personagens, objetos que se transformam e transportam o espectador para um universo repleto de surpresas. Um rinoceronte de verdade surge como um passe de mágica para inspirar o homem que não queria saber mais nada. A lua embala as divagações do avô, obcecado por um certo Tio Lodok. E um tonel misteriosamente ganha vida na tentativa de provar se realmente a terra é redonda. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 31 de março às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Quando Ismália Enloqueceu
Com Companhia Teatral as Tias
Espetáculo teatral com poemas interpretados e musicados do romantismo e parnasianismo brasileiro. Duração 50 min.
Dia 1º de abril às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

ESPECIAL TEATRO MONÓLOGO
carcere
Cárcere
Com Vinícius Piedade (ator, diretor e escritor)
Nesse monólogo, acompanhamos a história do pianista, apelidado Ovo, que está preso por venda de drogas. No entanto, uma rebelião é anunciada na segunda-feira e Ovo descobre que será refém no domingo, quando estourará a rebelião. A partir de então, ele começa a escrever em um diário suas expectativas, emoções, reflexões e sensações. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 29 de março às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Os Rastros das Marias
Solo teatral interpretado pela atriz Cyda Baú, conta a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres, de tempos distantes e também atuais, que lhe deram força para resistir e seguir em frente,buscando sua identidade, sua cultura e lutando por elas. Classificação indicativa: 10 anos.Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Baquaqua
Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Helena Silveira

O Homem que Queria Ser Livro
O espetáculo, com o ator Darson Ribeiro, resgata um dos maiores autores contemporâneos do país, Flávio de Souza, num texto que discute a valoração humana por meio do livro.
Em meio a citações de obras e fragmentos de memória, ele dá corpo a um sujeito que construiu sua identidade através de mensagens decifradas na ficção. Tocante, o roteiro mostra uma delicada costura que vai do espanhol Miguel de Cervantes ao compositor Teixeirinha, representado pela canção Coração de Luto na voz de Ney Matogrosso.Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 29 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 31 de março às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Boca a Boca - Um solo para Gregório
Uma visita à vida e à obra do primeiro poeta brasileiro, Gregório de Mattos, considerado o iniciador da literatura brasileira. O espetáculo traz à cena contemporânea poesias barrocas, das várias fases criativas do poeta. Em cena o ator Ricardo Bittencourt está acompanhado do guitarrista Adriano Salhab, com interpretações rock’n’roll ao vivo. No entremeio das poesias são revelados detalhes da vida do poeta e do panorama histórico do Brasil colônia, nos anos 1600. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 30 de março às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 30 de março às 18h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

LITERATURA, MEDIAÇÃO DE LEITURA E SARAU
Clubinho da Leitura: Entre Livros e Fraldas
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 0 e 4 anos, realizada com mediação de leitura, músicas e brincadeiras infantis.
Dia 29 de março às 10h. - Biblioteca Raul Bopp

Sarau Diversidade
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 1h30min.
Unindo as potências da poesia, teatro, música e da cultura hip hop, um diverso grupo de artistas jovens ocupam as Bibliotecas de São Paulo convidando o seu tradicional público a dialogar e interagir mais uma vez com a comunidade LGBT+ em uma apresentação lúdica e divertida, aberta para públicos de todas as idades.
Dia 30 de março às 13h30 - Biblioteca Roberto Santos

saracura

Saracura, Me Sara, Me Cura - Histórias Contadas por Idosos para Idosos
Sempre com muita alegria e pensando no poder de cura das histórias, Cleusa Santo se apresenta com mais convidados da mais maravilhosa idade e contam quatro histórias intercaladas com músicas ao som do violão. São histórias contadas por idosos para idosos, um bom exercício para a memória e uma boa oportunidade para sorrir. Ideal para um público adulto porém muito bem recebido por jovens e crianças. Classificação indicativa: 3ª Idade. Duração: 50 min.
Dia 30 de março às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.
Dia 30 de Março às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Hora do bebê
Com Ariana Cavalcante, atriz e contadora de histórias; e Ygor Soares Gonçalves, bibliotecário.
Leitura de livros escolhidos livremente por bebês e demais crianças, com canções tradicionais e brincadeiras infantis. Classificação indicativa: Infantil. Duração: 60 min.
Dias 2 de abril às 11h – Biblioteca Roberto Santos

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dias 4 de abril às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
Corte na Menotti
Corte de cabelo masculino e barba- Com Companhia de Barbeiros Barber Shop
Venha participar dessa maravilhosa ação aqui na Biblioteca! Cortes de cabelo masculino e barba totalmente gratuito.
Dia 28 de março às 13h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
David Hume
Grupo de Estudo de Filosofia - David Hume (1711-1776)
O Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia - CAEF por meio de seu Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades o GEFA, juntamente com a Biblioteca Municipal Brito Broca promovem no em março seu primeiro encontro de Introdução aos clássicos da História da Filosofia. Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrerão uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador diferente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 30 de março às 13h – Biblioteca Brito Broca

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros.
Todo último sábado do mês.
Classificação indicativa: Livre
Dia 30 de março, das 9h às 16h - Biblioteca Gilberto Freyre

Brasilidades em Jogo
Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 40 min.
Brasilidades é um jogo de tabuleiro gigante que possibilita uma imersão na nossa cultura popular de forma lúdica e divertida. Cheio de aventuras com as travessuras do Saci, Curupira, Mula sem cabeça e outras personagens da nossa mitologia. Também resgata os divertidos brinquedos de palavras, como as adivinhas, as trava-línguas, as parlendas e versinhos.
Dia 30 de março às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos

EntreLÃçadas
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo. * Traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 30 de março às 9h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina Literária
Nessa oficina discutiremos a ideia de acontecimento na literatura a partir de contos de Lydia Davis, Julio Cortázar e Nuno Ramos. Analisaremos as relações entre o possível e o impossível, a questão da experiência e as propriedades de tensionamento que cada autor apresenta. Faremos um exercício de criação com leitura e comentários. Classificação indicativa: 14 anos. Duração:180 min.
Dia 30 de março às 13h - Biblioteca Clarice Lispector

Mini Oficina: Quintal das Histórias, Cantigas e Brincadeiras- Caminhos do Tatu, na Hora do Lagarto, Esperando o Jabuti.
Com Daniel D’Andrea
Mergulhar na magia das cantigas de ninar, serra-serras e brincadeiras do folclore infantil, assim como uma viagem pela narração dos contos iniciais, revalorizando o significado destas práticas meigas, assimilando-as às atividades de estimulação precoce que pode ser aproveitada aos interessados no tema. Classificação indicativa: 16 anos.
Inscrições no Email: bibliotecahans@gmail.com (informar nome, idade, profissão e telefone de contato). *Contém 30 vagas.
Dia 30 de março às 13h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação indicativa: Livre.
Dias 3 de abril às 19h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Oficina de Encadernação Artística
Com o artista e professor Dricco Simões
Classificação indicativa: A partir de 16 anos
Inscrições abertas pelo e-mail: bibliotecahans@gmail.com
(quartas-feiras quinzenalmente)
Dias 3 de abril das 15h às 18h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Brasilidades em Jogo
Brasilidades é um jogo de tabuleiro gigante que possibilita uma imersão na nossa cultura popular de forma lúdica e divertida. Cheio de aventuras com as travessuras do Saci, Curupira, Mula sem cabeça e outras personagens da nossa mitologia. Também resgata os divertidos brinquedos de palavras, como as adivinhas, as trava-línguas, as parlendas e versinhos. Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 4 de abril às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Jogos Gerontológicos e Oficina de Memória para terceira idade
Com Prof. Fernando Lacerda
A perda de memória relacionada à idade pode ser muito frustrante para pessoas idosas. Ela faz com que os idosos sintam-se envergonhados, confusos e até deprimidos. Em muitas situações, uma pessoa de idade fica sentada em casa ou em seu quarto numa casa de repouso, exacerbando ainda mais a perda de memória pela atrofia do cérebro. Mas certas atividades podem ajudar a conservar o poder da memória e, muitas vezes, até fortalecer as habilidades de memória de uma pessoa idosa.
Dia 4 de abril às 10h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

EXPOSIÇÃO

Minha Vida Entre Fotos
Silvana Clivatti – uma fotógrafa amadora, artista de alma e coração em tudo que faz.
Exposição fotográfica que retrata leitores em espaços da cidade, como: bibliotecas, sebos e parques públicos. Esta mostra traz em si a história da bibliotecária Silvana Clivatti como fotógrafa, apaixonada por livros e imagens que revelam a intimidade do leitor na ação do ler.
De 3 de abril – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CINEMA
miami_vice
Miami Vice
EUA, 2005, 132 min., DVD
Direção: Michael Mann. Elenco: Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li.
James "Sonny" Crockett e Ricardo Tubbs são detetives que trabalham juntos, investigando o tráfico de drogas nos Estados Unidos. Classificação indicativa: a partir de 16 anos.
Dia 28 de Março às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
  

O Menino do Pijama Listrado
The Boy in the Striped Pyjamas, E.U.A, 2008, 94 min., DVD
Direção: Mark Herman. Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis.
O menino bruno, de oito anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Classificação etária: a partir de 12 anos.
Dia 4 de abril às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário