terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Seminário Municipal de Bibliotecas Públicas - Dias 12 e 13 de dezembro de 2018 na Biblioteca Alceu Amoroso Lima



DIA 12 DE DEZEMBRO

9h30 – Café de boas vindas

10h – Abertura:
  • Secretário Municipal de Cultura – André Sturm
  • Coordenadora Geral da CSMB – Raquel da Silva Oliveira
  • Apresentação artística: Aderaldo Maia como Monteiro Lobato
10h30 – Bibliotecas para as pessoas – Raquel da Silva Oliveira

11h – Protagonismo, Jornada do herói e Biblioteconomia transformando histórias / Carli Cordeiro – Porto Seguro.
  • Carli Cordeiro, bibliotecária formada pela ECA/USP. Possui pós-graduação em Gestão de Negócios, História da Moda e História da Arte. Foi presidente do CRB-8 (Gestão 2015/17). Trabalhou em grandes empresas como FIESP, Senac, Bovespa e atualmente é bibliotecária na Porto Seguro Cia. de Seguros, na área de Educação e Aprendizagem, onde realiza eventos culturais e literários com foco no Desenvolvimento de Pessoas.

12h – Debates

12h30 – Almoço

14h - Laboratório de leitura: a literatura como remédio / Dante Gallian
  • Dante Gallian é bacharel, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, França. Desde 2000 é docente e diretor do Centro de História das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP onde criou e desenvolveu o Laboratório de Leitura – atividade de formação humanística e ética fundamentada na leitura e discussão dos clássicos da literatura universal.
15h30 - Debates

16h – Painéis
DIA 13 DE DEZEMBRO

10h – Denise Godinho – “Capitu vem para o jantar”
  • Denise Godinho é jornalista e escritora. Escreve sobre literatura e gastronomia. É criadora do site “Capitu Vem Para o Jantar”, que reúne receitas citadas em grandes obras literárias.
O blog virou o livro de mesmo nome, lançado pela Editora Verus, do Grupo Editorial Record, e um canal no YouTube.
Bentinho oferece uma cocada a Capitu, mas ela recusa. O amado partirá para o seminário no dia seguinte e ficará fora por muito tempo. Obviamente, não é uma ocasião para devorar doces como se nada estivesse acontecendo. Essa passagem de Dom Casmurro marca um momento importante na história de Capitu e Bentinho. E traz também uma reflexão: Por que uma cocada? Será que Machado de Assis provava o doce enquanto escrevia esse trecho? Denise Godinho aproveitou essa dúvida para aprender a cozinhar. Enquanto lia um dos maiores clássicos da literatura nacional, ela decidiu preparar a cocada e, por fim, se rendeu às delícias da cozinha com seus escritores preferidos. Nas páginas de Capitu vem para o jantar, você vai acompanhar essa aventura e encontrar diversas receitas escondidas em grandes obras da literatura. E o melhor de tudo: vai aprender a preparar os quitutes! Como acompanhamento, a autora oferece curiosidades sobre o apetite voraz de alguns escritores e os hábitos alimentares um tanto peculiares de outros...

10h50 - Debates

11h10 – Agenda 2030: como as bibliotecas públicas podem colaborar – Charlene Lemos e Marta Nosé
  • Charlene Lemos – Coordenadora da Biblioteca Raul Bopp
  • Marta Nosé – Diretora da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
12h10 – Debates

12h30 – Almoço

14h – Ação cultural e acessibilidade em bibliotecas / Izete Malaquias da Silva e Audrey Batista Ribeiro
  • Izete Malaquias da Silva - SENAC
     Pós-graduada em Educação Especial – Deficiência Intelectual (FAINC), Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (FATEA Santo André), MBA Gestão Educacional (FMU) e Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação (FATEA). Atuando como Bibliotecária, Representante de Inclusão, responsável pela Sala de Acessibilidade da Biblioteca Senac Aclimação e Mediadora de Workshop de Inclusão e Oficina da Diversidade Como Valor no Senac São Paulo.
     
  • Audrey Batista Ribeiro
    Bibliotecária e atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma, formou-se em Biblioteconomia, Artes Visuais com pós-graduação em Marketing.
    Desde criança aprendeu com sua mãe o prazer da leitura, por meio dos livros infantojuvenis. Aproveitava a ida do ônibus biblioteca que ia até o bairro onde morava e participava das atividades promovidas. Escolheu Biblioteconomia, pois acredita no papel das bibliotecas onde pessoas, leitura, pesquisa e arte trabalhem de forma alinhada na contribuição da formação de cidadãos do bem.
    Atua em bibliotecas há 19 anos com atendimento e referência, pesquisa, documentação para visitas do MEC, desenvolvimento de serviços, projetos de incentivo à leitura e ações culturais.
    Atualmente faz parte da equipe de gestão da rede de bibliotecas do Senac, na frente Serviços com olhar para o atendimento, ação educacional e cultural das bibliotecas.
    Trabalha com teatro há 8 anos, descobrindo textos, pessoas e possibilidades. Teve a oportunidade de unir o teatro, contação de histórias e o universo das bibliotecas, auxiliando nas ações para o despertar do hábito pela leitura.
15h – Debates

15h20 – Painéis
              (4 painéis 10 minutos cada)

16h – Pernacoteca - A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas (Cia. EUREKA)
  • Pernacoteca é uma biblioteca sobre pernas que viaja o mundo convidando as pessoas a conhecerem melhor o universo dos livros.
  • Cia. EUREKA - Fundada pelo ator Robson Emilio, em meados de 2006, a Cia. Eureka destaca-se pelos trabalhos Histórias de Bem Querer, África Portuguesa: Fábulas e Contos; Meu Esporte é o Movimento, O Sol Nasceu para Todos, Zé du Balde e Maria Bacia, Isto é de Comer.
17h – Coquetel de encerramento
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Público-alvo: Bibliotecários, professores, pesquisadores, estudantes e funcionários públicos.
130 vagas
Inscrições: https://goo.gl/forms/JgCSSlnjAzzOQcUC2

Nenhum comentário:

Postar um comentário