quinta-feira, 26 de julho de 2018

Destaques da semana - 28 de julho a 3 de agosto

Feira de troca de livros e gibis, música, teatro, intervenção artística, contação de histórias e cinema nas bibliotecas de bairro.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS


O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, nas modalidades: romance, conto, crônica, poesia etc. e trocá-los na base de 1 por 1. Como o intuito da Feira é fomentar a Leitura de Textos Literários, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares). As pessoas podem trocar seus livros e/ou gibis nas bancas ou entre si.
Dia 29 de julho das 10h às 16h - Parque da Aclimação - Rua Muniz de Souza, nº 1.119 – Aclimação



MÚSICA
Toni Ferreira
Toni Ferreira
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Um dos nomes da Nova MPB Toni Ferreira acompanhado pelo músico João Guariozo faz show intimista com um repertório autoral, além de releituras particulares de canções consagradas. O cardápio de comparações é até muito variado. Vai de Cazuza, passa por Bethânia, Ângela Roro e até Gal Costa entra na parada. Toni Ferreira se diverte com tanto disparate.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Dinho Nunes Canta Sambas da Bahia
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
O Projeto consiste em levar essa mistura de música antiga e contemporânea a públicos que não conhecem essas variantes do samba baiano, onde de fato começou no Brasil. Trazendo uma compilação dos sambas antigos de grandes compositores baianos do passado e de novas gerações que enaltecem a cultura brasileira e baiana.O músico apresenta os sambas com suas variações através das gerações, como samba canção, samba de roda, samba duro e samba chula, com os compositores Dorival Caymmi, Batatinha, Riachão, Assis Valente, Ederaldo Gentil e Moraes Moreira juntando-se a tantos outros
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Criança da Terra - Grupo Folias e Folguedos
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Espetáculo cênico-musical-interativo visa transmitir a rica vivência da cultura tradicional brasileira para o público infantil, partindo do princípio que brincar e cantar são formas de conhecer o mundo, que inclui tradição, música e movimento. Concebido pelo artista e arte-educador Inimar dos Reis.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

Nicolas - Somos o Futuro
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Integrante do Matéria Rima, um dos grupos mais engajados. O que mais chama a atenção é toda técnica apresentada. Em suas poesias Nicolas incentiva os jovens a sonhar e acreditar em seu potencial, essa é a ideia trazida no álbum “Somos O Futuro”.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Toró Instrumental
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
O time principal composto por Caio Duarte, Marcelo Laguna e Pedro Cavalcanti está no cenário do jazz e música instrumental a mais de 10 anos. Sempre com convidados especiais compondo a banda segue marcando sua história na cultura nacional, convidados como Bocato, Tomati, Dj Tahira, além de artistas internacionais já fizeram parte desse projeto. A proposta é mesclar estilos instrumentais como o groove, jazz, rock com a essência da dançante música brasileira. Uma simbiose de conceitos inéditos que garantem a inovação e sucesso do grupo.
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Quatro Mãos
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro disco em 2018, “Fértil”, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas. Essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 3 de agosto às 14h30 – Biblioteca Affonso Taunay

Tambor de Crioula Flor da Aroeira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A proposta do Tambor é ir além da apresentação ou do espetáculo e oferecer uma vivência da cultura popular para o público onde não há espectadores. A roda é um convite, um espaço aberto para compartilhar conjuntamente da música e da dança trazida pelos integrantes. Artistas e público unem-se e confundem-se para constituir a força da roda no ritmo da batida do tambor, do canto coletivo e da dança feminina.
Dia 1º. de agosto às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 2 de agosto às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 3 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves

Trio Choro Moderno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Trio com uma formação pouco convencional que alia a bateria à sonoridade do cavaco/violão tenor e violão de 7 cordas e diferencia-se das formação instrumentais usuais. A sonoridade do grupo possui a linguagem do choro contemporâneo e traz liberdade na construção dos arranjos e influência dos improvisos comuns no Jazz. Com experiência que inclui turnês internacionais , o grupo se apresenta no circuito cultural paulistano como SESCs, casas de shows e
eventos.
Dia 1º. de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Choronas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Grupo formado por quatro musicistas que toca vários gêneros brasileiros como choro, baião, maxixe e samba. Desde 1994 tem se apresentado em diversos espaços culturais de São Paulo, outras cidades do Brasil e exterior. Formado por Gabriela Machado (flauta transversal); Ana Cláudia César (cavaquinho); Paola Picherzky (violão de 7) e Roseli Câmara (percussão).
Dia 1º. de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

TEATRO
Recontando uma Aventura
Recontando Uma Aventura
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dois garis trabalham em sua rotina diária, fazendo a limpeza de uma esquina qualquer da cidade. Carregam uma grande lixeira, repleta de sucatas recolhidas em seu dia de trabalho. É quando, por meio de uma simples lembrança, embarcam em uma aventura inesperada, recontando, de forma extremamente criativa, lúdica e bem-humorada, o clássico “Moby Dick”.
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 31 de julho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 31 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Músicas de Oz
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Neste espetáculo os espectadores são levados a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 1º. de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcellos
Dia 2 de agosto às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

Buzum
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 6 horas
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Dia 28 de julho às 10h30; 11h; 11h30 - 13h30; 14h; 14h30 - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

100 + Nem Menos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
O espetáculo “100 + Nem Menos” aborda os primeiros contatos da criança com o universo dos números, da matemática e do desenho, onde o contar ou riscar se apresentam de forma lúdica em seu cotidiano.
A encenação não usa texto, e de uma técnica original de animação de objetos, linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada.
Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, os esquetes reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. A trilha sonora contém músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Imagens, ora remetem à arte Naif, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miró e Paul Klee e ora brincam com conceitos primários da Matemática.
Dia 1º de agosto às 14h– Biblioteca Érico Veríssimo

O Livro do Improviso
Classificação: 14 anos | Duração: 60 min.
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 1º. de agosto às 13h30 - Biblioteca Cora Coralina

Oras Bolas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Com 12 anos de trajetória ininterrupta, “Oras Bolas” é um espetáculo de teatro infantil que envolve as técnicas de dança, música, artes plásticas e animação de objetos que se transformam em bonecos à medida que são manipulados pelos atores. É a primeira montagem da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação. O universo redondo, formas geométricas, brinquedos, baldes e balaios transformam-se em personagens inusitados dando origem a histórias bem particulares. Os personagens “Menino Quadradinho”, “Menina Triângulo” e “Menino Redondinho” se relacionam a partir de suas diferenças. O “Menino Quadradinho” brinca apenas com sua caixa, aludindo à fase autocentrada da criança, onde ela brinca somente consigo mesma. Num universo de bolas de todos os tipos (animadas, como figurinos, em luz negra brilhando e dançando) sua curiosidade o leva a interagir com outras formas geométricas de forma lúdica e divertida. A trilha sonora, do sempre parceiro Dr. Morris mistura diálogos relâmpagos, músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação.
Dia 2 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Hugo Paz - Show de Poesias
Hugo Paz - Show de Poesias
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60min.
Incentivar o acesso à construção da poesia, unindo música, declamação poética e expressão corporal. Um show poético onde o autor, irá declamar seus textos, acompanhado de instrumentos de percussão. As poesias, irão ganhar voz, por meio da expressão teatral, sendo interpretadas numa apresentação poética e musical. Unindo o público a uma interação, das palavras extraídas do autor, com o enredo de diversos temas com intuito de resgatar antigos valores e emoções.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Parada Poética
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Os encontros pretendem seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir diretamente com os espectadores e inseri-los na vibração do sarau. O nome Parada Poética foi escolhido justamente para desmistificar a palavra sarau como algo distante da realidade da população. A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica. Existe apenas uma regra: ouvidos inclinados à poesia, por isso os encontros proporcionam microfone aberto, para contação de histórias e poemas, como forma de celebrar a oralidade.
Dia 1º de agosto às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 1º de agosto às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 2 de agosto às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Projeto Galileu - Planetário Móvel
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
O Projeto Galileu traz a possibilidade de conhecimento e encantamento, levando as pessoas por uma viagem espacial. Através de um ambiente imersivo, projeção de 360 graus, em Full HD , som estéreo e ambiente climatizado, apresenta-se o sistema Solar, nascimento de estrelas, satélites naturais, mudanças climáticas, etc.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

CIRCO
Circo di Québra
Circo di Québra
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Inspirado nas esquetes de palhaços, e na magia do malabarismo, dois palhaços se propõe a trazer muita alegria pilotando os monociclos e fazendo malabares.
Dia 28 de julho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 29 de julho às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Tambú e Candongueiro
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Através da pesquisa na linguagem do palhaço, o espetáculo mescla cenas do circo
tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular.
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Contalhaço
Classificação indicativa: Livre | Duração: 40min.
Dois palhaços estão relembrando suas aventuras no circo e a cada número circense, recordam histórias que fizeram parte de suas vidas. O público é convidado à participar das esquetes e atuar nas histórias, proporcionando momentos inesquecíveis. A música é parte importante da apresentação, como sonoplastia cômica e textura para as histórias.
Dia 1º de agosto às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Mala de Tralha
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
A proposta é estimular a criatividade através do lúdico. Utilizando das diversas formas de arte, seja tanto com a comicidade do palhaço, expressão corporal através da mímica, narração, encenação, sonoridade de instrumentos e não instrumentos, mágicas, ou até mesmo somente na oralidade. Assim, a Cia. conta histórias de maneira lúdica e interativa e com isso, instiga a curiosidade e interesse dos adultos e principalmente das crianças por livros, histórias antigas, lendas, folclores, fábulas e nossa identidade cultural.
Dia 1º de agosto às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 3 de agosto às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Navegantes
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Uma embarcação de palhaços piratas segue em um cortejo, navegando em busca de ideias para escrever um livro. Durante o trajeto passarão por obras de Shakespeare, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, entre outros.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido
Dia 3 de agosto às 14h30 - Biblioteca Anne Frank

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Retalhos de Histórias
Retalhos de Histórias
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60min.
Todos os seres são importantes, por isso devemos respeitar a todos, natureza, animais e pessoas e assim viveremos em harmonia, essa é a proposta trazida pelo grupo Retalhos de Histórias que apresentará duas contações, a primeira, “João Jiló” conta a história de um menino muito traquina chamado João Jiló. Ele adorava fazer malvadezas com os bichos e as plantas. Um belo dia, João Jiló resolveu caçar e... acabou caçando um passarinho bem diferente! A partir deste dia, João Jiló aprendeu uma lição para o resto da vida! Esta história traz uma mistura de humor, medo e suspense! A segunda história “ O Nabo Gigante” é uma divertida história em que um velhinho e uma velhinha plantam um nabo que cresce até ficar GIGANTE. Para tirar o legume do solo será necessária a ajuda de todos os animais da fazenda e com a ajuda muito especial de um pequeno ratinho.Nesta nova adaptação do clássico conto russo, na qual o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a cooperação de todos é a grande lição.
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 29 de julho às 11h - Biblioteca Paulo Duarte

O Príncipe Siddhi
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Cris Miguel conta a história de Siddhi, um Príncipe Indiano que vivia preso dentro das muralhas do palácio, pois seus pais não deixavam que ele saísse de lá. Mandavam presentes e muitos agrados para o príncipe mas nada o satisfazia além da vontade de conhecer o mundo além das muralhas, sendo assim ele resolve fugir. Inspirado no livro de Noor Inayat Khan que reúne lendas das vidas anteriores de Buda e da história de Sidharta Gautama. Uma história que traz de forma divertida e comovente valores como o respeito, a harmonia e a beleza no caminho da busca da verdade.
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 28 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Nerina: a Ovelha Negra
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Baseada no livro do conhecido cartunista Michele Iacocca, a opereta é o mais recente espetáculo do premiado Maracujá Laboratório de Artes e conta a história de Nerina, uma ovelha que por ter a cor diferente das outras é expulsa do rebanho. Porém, ao encontrar com lobos que resolvem usá-la para atrair e devorar as ovelhas que a expulsaram, ela toma uma atitude que salvará a todas.
Dia 28 de julho às 14h – Biblioteca Brito Broca

Marco Haurélio
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
Existem contos de fadas no Brasil? A resposta é sim. Mas, aqui, recebem nomes como Estórias de Trancoso ou Contos da Carochinha. Nos nossos contos de fadas, Cinderela atende pelo nome de Maria Borralheira, Pele de Asno chama-se Cara de Pau e Angélica e o Príncipe Teiú fazem as vezes de A Bela e a Fera. Muitas destas histórias encantadas foram ouvidas e registradas por Marco Haurélio em livros como Contos folclóricos brasileiros e Contos e fábulas do Brasil. Muitos destes contos foram adaptados para os versos de cordel, constituindo clássicos como a História de Juvenal e o Dragão e a História da Princesa da Pedra Fina. Venha ouvir e se encantar com as estórias da nossa rica tradição oral e as mais belas histórias de cordel na voz de um dos seus mais reconhecidos autores: Marco Haurélio.
Dia 1º de agosto às 14h30 – Biblioteca Roberto Santos

Histórias da Mata
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Histórias da Mata é um espetáculo composto por três histórias: A Lenda da Criação da Noite, A gata que entrou em casa e Boitatá.
Uma lenda pela qual os índios explicam a criação da noite é contada num ambiente totalmente lúdico e com objetos originários de várias tribos. A gata que entrou em casa é uma história da mata que vem lá do Continente Africano, e que ressalta o protagonismo feminino. Já Boitatá é inspirado no livro “Ai, que susto!” do autor Jorge Saad, que ressalva a preocupação com a floresta e o meio ambiente.
Histórias que possuem em comum além dos animais, das lendas, palavras e figuras, A MATA!
Lúdico, dinâmico, divertido e recheado com muita música ao vivo, brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas, bonecos, fantoches e muita interação com o público.
Dia 1º. de agosto às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 1º. de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

CINEMA
Benjamim

 Benjamim
BRA, 2004, 110 min., DVD
Direção: Monique Gardenberg. Elenco: Paulo José, Cléo Pires, Guilherme Leme, Danton Mello.
Benjamim Zambraia, modelo fotográfico veterano, viveu um complicado relacionamento em meados dos anos 60. Casualmente, ele conhece a jovem corretora de imóveis, Ariela Masé, que parece ser a reencarnação de seu antigo amor.
Dia 2 de agosto às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

Seu complexo exibidor é formado por vinte espaços, sendo cinco em equipamentos culturais de São Paulo e quinze em Centros Educacionais Unificados (CEUs), com o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual, expandindo a barreira geográfica do centro expandido em direção a todas as regiões da capital paulista. Geograficamente, as salas estão presentes em dezessete das trinta e duas prefeituras regionais, com prioridade para as não atendidas pelo circuito comercial de cinema.

Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário