terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Destaques da semana - 1º a 7 de fevereiro

BRINCANTE E OFICINAS: Línguas Brincantes, Bololofos Personagens da Literatura, Buzum, CINEMA: Vai Que Dá Certo: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Mulheres de Olhos Grandes, Medos Daqui e de Lá, Em cada canto um conto, Projeto de Leitura na 1ª Infância, DANÇA: Experimentos Concretos, Kelvin, O vira-lata, Cânticos Que Encantam, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: Folias, Brincadeiras e Cantigas, Trilheiros, Cortejo e Brincadeiras Culturais, MÚSICA: Carnaval da Trupe, Furunfunfum no Carnaval, PÓIN o Pé no Frevo, Bloco Mamãe eu Quero, Cantoria Animada, Quarteto Tesla, Banda Sujos & Mal Pagos, TEATRO: Página Mágica

BRINCANTE E OFICINAS

Línguas Brincantes
Línguas Brincantes
Quando estamos num espaço público podemos encontrar com pessoas conhecidas e desconhecidas, diferentes e muito diferentes. Como lidamos com elas?  Como aprendemos a lidar? Será que nós, ouvintes, podemos brincar com surdos? Será que quem usa a Língua Portuguesa pode se divertir com uma língua de sinais? E será que a tradução é o melhor caminho?
É este o desafio que o grupo êBA! propõe. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, a ideia é levar todos a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de quebrar. Serão realizadas atividades que estimulam a troca e o contato entre os participantes, utilizando o espaço público não como segregação e individualismos, mas como fonte de riquezas e aprendizados.
O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que desenvolvem técnicas de narração que  unem o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desdobra em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato

Bolofofos Personagens da Literatura
Bololofos Personagens da Literatura
Na Oficina Bololofos Personagens da Literatura, as crianças são convidadas a criar um boneco de pelúcia tendo como inspiração um personagem da literatura envolvendo o acervo da biblioteca. Nessa proposta as crianças recebem um boneco em branco que possui um formato interessante: um dos lados é pequeno e o outro grande, permitindo que ela estruture seu personagem de acordo como achar melhor. Por exemplo: o lado maior pode ser uma enorme cabeça, com um corpinho reduzido e vice-versa. Usá-lo na horizontal também é uma opção. A criatividade é quem manda! Com os bonecos em mãos, os pequenos podem começar a obra de arte diretamente neles, desenhando e colorindo a criaturinha. As partes complementares como cabelos, membros e acessórios podem ser anexados com uma costurinha manual.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1º de fevereiro às 10h e 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 3 de fevereiro às 14h e 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 6 de fevereiro às 10h e 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 7 de fevereiro às 14h30 e 15h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Buzum
Buzum
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Classificação indicativa: Livre | 6 horas de duração.
Dia 3 de fevereiro às 10h30, 11h, 11h30, 14h, 14h30 e 15h - Biblioteca Jayme Cortez

CINEMA

Vai Que Dá Certo
Brasil, 2012, 86 min., DVD
Direção: Mauricio Farias. Elenco: Danton Mello, Fábio Porchat, Lúcio Mauro Filho.
Cinco amigos dos velhos tempos se encontram com problemas financeiros e resolvem se reunir para praticar um golpe contra uma transportadora de valores. O plano é ótimo e Danilo que trabalha lá já tem tudo esquematizado na cabeça.
Dia 1º de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Mulheres de Olhos Grandes
Mulheres de Olhos Grandes
O espetáculo narrativo é livremente inspirado na novela “Mujeres de Ojos Grandes” da escritora mexicana Ángeles Mastretta e mistura relatos ficcionais e reais da atriz e contadora de histórias Priscila Harder. Resgatando as memórias familiares é que uma mãe encontra meios de fortalecer a vida de sua filha. Pouco a pouco vamos descobrindo a história de mulheres fascinantes. A música ao vivo, tocada no violão contrapõe, complementa e dialoga com o ritmo e nuances da narração. As texturas e vozes da narradora e do violão entrelaçadas fazem do espetáculo uma experiência única e inesquecível.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.  
Dia 7 de fevereiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Medos Daqui e de Lá
Personagens inseridos em diferentes contextos culturais se deparam com situações desafiadoras, nas quais seus medos são colocados à prova. Como cada um deles enfrentará os seus medos?
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.  
Dia 6 de fevereiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Em cada canto um conto
Em cada canto desse imenso mundo de meu Deus, há um conto encantado, cantando e contando as nobrezas que transitam entre um estado e outro.
Buscamos, por meio dos contos populares brasileiros, oriundos de diversas partes do país, retomar tradições e cantigas do nosso povo, perpetuando a tradição oral e encantada do contador, que tece o fio que nunca se acaba.
Por meio de histórias e narrativas que envolvem o público, e o conduz a participar ativamente, reunindo amigos, familiares e completos desconhecidos, aproximamos histórias antigas e novas, gerações de contos e contadores, saberes e culturas distintas, porém que vieram da mesma base: a troca afetiva que permeia o momento da roda de histórias, uma antiga tradição que, aos poucos, vem retomando seu espaço no âmbito familiar e social.
Construímos a imensa colcha de retalhos, que se descostura, se remenda, mas nunca se acaba.
Classificação indicativa: Livre | 50 minutos de duração.
Dia 6 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Projeto de Leitura na 1ª Infância
Com Cléo, Silene, Bruna e Camila
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, junto à Secretaria Municipal de Educação participam do Projeto São Paulo Carinhosa, uma ação intersecretarial, onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com o CEI Geraldo Magela Peron. Até 6 anos.
Terças-feiras de 6 de fevereiro a 11 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

DANÇA

Experimentos Concretos
Experimentos Concretos
Ponto de partida de uma pesquisa que esboça contornos da relação do indivíduo com a cidade, trazendo uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, na tentativa de ressignificar seus gestos e intenções. Inspirado no livro de George Perec “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” – obra que revela a experiência contemporânea de um voyeur urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permanece três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, entre 18 e 20 de outubro, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transforma os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. Nesses primeiros 30 minutos que serão apresentados (primeira investigação), o caminho coreográfico escolhido assim como na narrativa de Perec, não terá regras, cadência ou hierarquia.
A movimentação flamenca é construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece, e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 4 de fevereiro às 13h - Biblioteca Viriato Corrêa

Kelvin, O vira-lata
Kelvin, O vira-lata
Dirigido pela Helena Figueira, da Cia. Suno, este espetáculo traz uma linda mensagem de amor e esperança, facilmente compreendida no gesto, na mímica e na dança deste personagem. A peça conta a história de um cãozinho abandonado que busca um novo lar, um novo dono. De maneira poética e bem humorada ele se relaciona com a dura realidade das ruas: o lixo, as pulgas, o frio e a falta de comida. “Kelvim, o vira lata” entretém, emociona e leva ao público uma mensagem lúdica de amor e esperança.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Milton Santos

Cânticos Que Encantam
Cânticos Que Encantam
Espetáculo de dança com voz e percussão e interatividade com o público, inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país como: Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, cacuriá e bumba meu boi. O trabalho é concebido para ser realizado em espaços alternativos, como áreas de convivência, pátios, praças, ruas ou teatros onde o público possa ter acesso ao palco.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cora Coralina

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Folias, Brincadeiras e Cantigas
Folias, Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 4 de fevereiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Trilheiros
Trilheiros
Proposta de uma nova forma de intervenção artística com foco no público infantil; unindo fazeres artísticos como narrativas gráficas, música e narração oral. Busca estimular o imaginário pela audição, utilizando-se de fábulas, lendas, pesquisas folclóricas e contos clássicos para transportar crianças e adultos para um universo imaginário, permeando cenários realistas e fantásticos.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1º de fevereiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 2 de fevereiro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

Cortejo e Brincadeiras Culturais
Cortejo e Brincadeiras Culturais
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia, brincadeira trarão o universo das brincadeiras tradicionais de volta para as crianças.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite

MÚSICA

Carnaval da Trupe
Carnaval da Trupe
Resgatando marchinhas tradicionais e misturando as músicas atuais, a Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida. Com muita música, história, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão!!!
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1º de fevereiro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 6 de fevereiro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Furunfunfum no Carnaval
Furunfunfum no Carnaval
Furunfunfum no Carnaval recria os tão decantados “Carnavais do Passado” para o público contemporâneo. O espetáculo é, em primeiro lugar, um baile de Carnaval para crianças de todas as idades. Mas é um baile diferente, conduzido por músicos-atores, através de músicas carnavalescas de diferentes épocas, interpretadas ao vivo. Farra, folia, cultura e alegria Colombina, Pierrot, Arlequim e outros clássicos personagens carnavalescos cantam história dos Carnavais brasileiros, convidando o público a cantar, dançar e conhecer (ou recordar) o significado de “brincar” o Carnaval.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1º de fevereiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 3 de fevereiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
  
PÓIN o Pé no Frevo
PÓIN o Pé no Frevo
A Pequena Orquestra Interativa vem propor um carnaval cheio de brincadeiras, com muito frevos clássicos (pernambucanos e baianos), marchinhas alagoanas de domínio público e muita diversão. Neste projeto de carnaval, a interatividade se faz presente. A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, corroborando no arranjo. Isso se dá sempre a partir de alguma sugestão do regente daquele tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. Em cada número, uma nova surpresa para a plateia. E a diversão está garantida.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 2 de fevereiro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha

Bloco Mamãe Eu Quero
Bloco Mamãe eu Quero
Mais do que apenas um bloco de Carnaval, o Mamãe Eu Quero é uma experiência musical única para crianças e adultos durante todo o ano. É uma vivência que aproxima, gera empatia, transforma, ensina a ser feliz e cria memórias inesquecíveis. Nos shows,  intervenções e oficinas do Mamãe, todos – do bebê à vovó - têm a oportunidade de tocar instrumentos de percussão e se juntar à nossa Bateria Encantada. Mais do que buscar a batida perfeita, o Mamãe existe para que cada pessoa – pequena ou grande – encontre o seu “superpoder” através da música, das brincadeiras entre famílias e da fantasia.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 2 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Cantoria Animada
Cantoria Animada
Cantando, dançando, tocando e escutando os pequeninos, a “Cantoria Animada” cria um ambiente lúdico e nostálgico ao explorar canções, sons de animais e de instrumentos e as deliciosas cirandas de rodas. O grupo, que já atua há 9 anos, tem se apresentado em Parques, Casas de Cultura, CEUs, Eventos e Festas. é formado por músicos atuantes em diversos outros projetos. Com interpretações próprias para clássicos, como Alecrim Dourado, Sapo Cururu e Fui no Mercado, os artistas convidam as crianças e toda a família a interagir, a brincar e a se divertir.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alvesde Moraes
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Quarteto Tesla
Quarteto Tesla
Grupo de guitarras elétricas que tem como conceito estético-artístico a execução de obras originalmente escritas para o quarteto de cordas tradicional: violinos I e II, viola e violoncelo. O quarteto de guitarras se propõe a desterritorializar a instrumentação original das obras e, por meio de procedimentos de crossovering, reterritorializá-la em um contexto contemporâneo, ou seja, trazer à luz o amálgama de dois âmbitos ora inconciliáveis: o da música erudita e o da música popular.
Classificação indicativa: Livre | 50 minutos de duração.
Dia 2 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Banda Sujos & Mal Pagos
Banda Sujos & Mal Pagos
Clássicos do Outlaw Country, Blues, Rockabilly e releituras de bandas como Led Zeppelin, Doors, Talking Heads. Formato acústico com Contrabaixo, Violão, Percussão, Gaita e Vozes.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | 50 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes 
Dia 4 de fevereiro às 13h  - Biblioteca Chácara do Castelo

TEATRO

Página Mágica
Página Mágica
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade. Página Mágica foi concebida a partir da literatura. Serão 4 estórias independentes:  O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote.
Nesse primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade. O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 6 de fevereiro às 14h e 16h - Biblioteca Vicente Paulo de Guimarães
Dia 7 de fevereiro às 14h30 e 16h30 - Biblioteca Roberto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário