quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dicas de Leitura - André Neves

Finalizando as Dicas de Leitura de 2017, homenageamos André Neves, escritor e ilustrador de livros infantis. Com vários prêmios de literatura e uma carreira admirável, André acaba de vencer o 3º lugar na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, do Premio Jabuti 2017, com a obra "Nuno e as Coisas Incríveis". André também é nosso primeiro entrevistado das Dicas de Leitura.

André Neves nasceu dia 31 de outubro de 1973 em Recife (PE) e atualmente reside em Porto Alegre (RS), onde escreve e ilustra livros infantis e infantojuvenis. Formado em Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e juvenil. Com vários títulos publicados no Brasil e na Europa, há quase dez anos atua como ilustrador, e já lançou mais de 50 obras. Em 2003 foi agraciado com menção honrosa no Prêmio Jabuti com Obax e em 2017 a premiação do 3º lugar na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil com a obra Nuno e as Coisas Incríveis. Entre outras premiações, recebeu por parte de sua obra selos “Altamente Recomendável”, concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Caligrafia de Dona Sofia
Dona Sofia adora tanto ler que decorou as paredes de sua casa com os poemas que ela mais gosta, assim eles não ficam escondidos nos livros e ela pode reler sempre que quiser. Ao perceber que não há mais espaço para escrever em sua casa, resolve fazer cartões com os poemas e os entrega para Ananias, o carteiro. Ananias distribui esses cartões entre os moradores e, aos poucos, a poesia toma conta da cidade, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade.

Lino
Lino, um porquinho, e Lua, uma coelhinha branca com uma luz que acende em sua barriga, vivem juntos em uma loja de brinquedos. Um dia, Lua desaparece, assim como acontece com todos que vivem na loja. Lino fica triste e angustiado sem saber o que aconteceu com sua amiga, mas pouco tempo depois, o porquinho é colocado em uma caixa de presente e vai parar na casa de uma menina chamada Estrela, onde descobre o paradeiro de sua amiga Lua.

Margarida
Margarida é uma jovem vaca insatisfeita com a vida, que quer ir em busca da felicidade além dos limites da fazenda onde vive. Conhecer o mundo era tudo o que Margarida queria. Um dia, seguindo os conselhos de um sábio Jabuti chamado Aurélio, ela escapa da fazenda e vai ao encontro de seu destino.

Maria Mole
Medo de sentir medo. Medo daquele medo que colocam dentro da gente, de não aceitar que cada um possa ser o que quiser, mesmo que seja diferente. Era assim que Maria se sentia. Bastava demonstrar um pouquinho suas vontades que todo o mundo lhe jogava um olhar de quem não gostava nada do que estava vendo. E aquela menina cheia de cores tornou-se cinza, mesmo sem querer. Mas um dia, com a ajuda de "Maria Mole", Maria decidiu dar um basta nessa situação e expressar seus desejos e sentimentos.

Maria Peçonha
Maria foi uma artista popular que entre remendos de tecidos, agulhas e linhas, costurou bonecas de pano e a própria vida. Dedicada ao artesanato, não foi essa arte que a fez admirada pelos moradores da pequena Alegrete, no sul do Brasil, mas uma façanha inexplicável - onde ela urinava, nasciam flores. E assim passou a ser chamada de Maria Flor, até que um dia torna-se Maria Peçonha.

Nuno e as Coisas Incríveis
Nuno enxergava o mundo pelas imagens. Sua imaginação clareava os tons mais escuros das folhas de papel. Num desses rabiscos, Nuno encontrou Nina, que rabiscava com palavras. Nina, no entanto, não conseguia enxergar a vida como Nuno, não percebia que ele contava o que as palavras não conseguiam expressar.

Obax
Obax é uma menina carinhosa e cheia de imaginação, que jurava ter visto uma chuva de flores, apesar de viver num lugar conhecidamente árido. Seus amigos e familiares acreditavam ser coisa da cabeça da criança. Obax, então, viaja o mundo com a intenção de ver novamente uma chuva de flores e provar que ela não estava inventando.

Tom
Tom é um menino, que vive num mundo de silêncio contemplativo e cercado de pássaros. Nada daquilo que o cerca parece afetá-lo. Seu irmão, narrador da delicada fábula, observa Tom mergulhado no transe do seu mundo e não compreende, mas aos poucos esse irmão vai se aproximando do mundo de Tom e nos levando com ele.

Leia a entrevista com o autor e ilustrador André Neves!

Outros livros de autoria de André Neves disponíveis nas bibliotecas:
Brinquedos; O capitão e a sereia; Casulos; Entre nuvens; Poesias dão nomes ou nomes dão poesias?; Sebastiana e Severina; Seca; Um pé de vento; Mestre Vitalino; Margarida; Maroca & Deolindo e outros personagens em festas; Malvina; Mel na boca; Menino chuva na rua do sol, entre outras obras.

Livros de outros autores ilustrados por André Neves disponíveis nas bibliotecas:
Bebê do coração; Burrinha manhosa; A caixa azul-madrugada; A lenda do vale da lua; Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!; Ouvindo as conchas do mar; O ovo e o vovô; Pererêêê Pororóóó; Quando o sabiá canta, nossos males espanta; Formigas; O colecionador de manhãs; O colecionador de pedras; Lampião na cabeça; Iberê menino; Mariposa ou borboleta?; Pêlos, pele e casca dura; A fada que tinha idéias; O colecionador de segredos; Cartão-postal; Carmela Caramelo; Cida, a gata maravilha; O rei do mamulengo; Laranja-pêra, couve manteiga; Ao pé das fogueiras acesas; Muitas cores, sim senhores!; Planeta Caiqueria; Eles que não se amavam; O flautista e a princesa; Um teto de céu; Era uma vez um reino de mentira; Dona saudade; Com a maré e o sonho; Pontos de interrogação; Era uma vez um reino sonolento; A gargalhada de alegria de Dona Ecologia; O monstro monstruoso da caverna cavernosa; A cor da fome; Alguém viu a bola?; Poesias de dar água na boca; Faniquito e siricutico no mosquito; Dança na praça; A piscina cristalina de Marina; Vira, vira, vira lobisomem; A AIDS e alguns fantasmas no diário de Rodrigo; Histórias de Alexandre; História em 3 atos; Ah! Mar…; Kimbalo; O enigma das caixas; Andersen e suas histórias, entre outras obras.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Outras Dicas de Leitura de 2017: Antropologia em foco, Musicais baseados em livros, Musicais infantis baseados em livros, H. G. Wells, Nobel de Literatura, Antônio Cândido, Homenageados da Flip, Harry Potter 20 anos, Livros-brinquedo, George Romero e Contos de cá e de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário