quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dicas de Leitura - Biblioteca Viva

As dicas de leitura de novembro foram inspiradas nas novas categorias de organização de acervo do programa Biblioteca Viva, como literatura policial, ficção científica, ação e fantasia, amor, humor, e poesia. Visando a revitalização das bibliotecas municipais de São Paulo, a Biblioteca Viva aposta no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos paulistanos.


LITERATURA POLICIAL
O Misterioso Caso de Styles - Agatha Christie
No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto, trancadas por dentro, indicavam morte natural, porém o médico da família levanta a suspeita de assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.

FICÇÃO CIENTÍFICA
Eu, robô - Isaac Asimov
Composto por nove contos, o livro fala sobre a evolução dos robôs através do tempo. Doutor em Bioquímica pela Universidade de Columbia, Asimov apresenta no livro as Três Leis da Robótica, os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles.

AÇÃO E FANTASIA
A história sem fim - Michael Ende
Bastian Balthazar Bux é um garoto solitário, que ao roubar um livro de um pequeno sebo, passa a fazer parte do reino da fantasia. A princípio, o menino é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem, mas ele acaba entrando na própria Fantasia e se torna parte da história. Nesta terra imaginária, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e descobre sua capacidade para amar.

AMOR
O amor nos tempos de cólera - Gabriel García Márquez
Inspirada na história dos pais de Gabriel García Marquez, o livro conta a história do amor entre Florentino Ariza e Fermina Daza. Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta, Florentino se apaixonou por Fermina. Sem se conhecerem pessoalmente, passaram dois anos enviando cartas um ao outro, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, que tenta impedir o casamento enviando a filha numa viagem de um ano. Com a ajuda de amigos telegrafistas, Florentino criou uma rede de comunicação que alcançava Fermina onde ela estivesse.

HUMOR
Macunaíma - Mário de Andrade
Debochado e intensamente brasileiro, ainda que muito pouco ou nada nacionalista, Macunaíma é até hoje um dos textos fundamentais do nosso Modernismo. Nascido nas profundezas da Amazônia, Macunaíma, o herói de Mário de Andrade é cheio de contradições, é adoravelmente mentiroso, safado, preguiçoso e boca-suja. Cresce e se apaixona pela índia CI, a Mãe do Mato, seu único amor. Depois da morte de sua mulher, Macunaíma perde um amuleto que ela havia lhe dado de presente, o "muiraquitã". Descobre que a sua muiraquitã havia sido levada por um mascate peruano, que morava em São Paulo. Macunaíma e seus irmãos resolvem ir atrás dela para recuperá-la.

POESIA
Libertinagem - Manuel Bandeira
Libertinagem é o quarto livro de poesia do escritor brasileiro Manuel Bandeira. Publicado em 1930, composto por 38 poemas, o livro traz a intenção do autor em romper com o formalismo parnasiano e simbolista, e contém humor, erotismo e refinamento musical.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Dicas de Leitura de 2017: Antropologia em foco, Musicais baseados em livros, Musicais infantis baseados em livros, H. G. Wells, Nobel de Literatura, Antônio Cândido, Homenageados da Flip, Harry Potter 20 anos, Livros-brinquedo, Homenagem à George Romero e Contos de cá e de lá. Outras Dicas de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário