terça-feira, 24 de outubro de 2017

Destaques do fim de semana - 28 e 29 de outubro

DANÇA: Percurssa Locking, TEATRO: Drive–Thru Petit, Artimanhas do arco–da–velha, Histórias de João, MÚSICA: Theatro Municipal nas Bibliotecas, Devonts, Carimbó nas Bibliotecas, Tresillo Trio, Bimboleta, Poin - Pequena Orquestra Interativa, CIRCO: Palhaços - Bonecos Urbanos, Andarilhos, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: Casinha de Rodas, Muliga, INTERVENÇÃO LITERÁRIA: Sob os Olhos de Eva, Poesia no Espaço, SARAU: Sarau Litero Musical, Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo

DANÇA

Percurssa Locking
Percussa Locking é um grupo de dança urbana que proporciona uma junção entre dança popular e um olhar crítico-experimental sobre a referida arte, usando o corpo e a construção dos ritmos.
Dia 29 de outubro às 13hBiblioteca Viriato Corrêa

TEATRO

Drive–Thru Petit
Espetáculo/intevenção em formato de lanchonete fast–food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 29 de outubro às 11h30Biblioteca Raul Bopp

Artimanhas do arco–da–velha
O espetáculo de Teatro Infanto–juvenil ARTIMANHAS DO ARCO–DA–VELHA resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto O macaco e o boneco de alcatrão, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Roberto Santos

Histórias de João
"Histórias de João" são contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora–ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Nuto Sant'Anna

MÚSICA

Theatro Municipal nas Bibliotecas
Dia 29 de outubro às 9h30Biblioteca Castro Alves e Helena Silveira
Dia 29 de outubro às 11h Biblioteca Amadeu Amaral e Marcos Rey
Dia 29 de outubro às 12h30 Biblioteca Paulo Duarte
  
Devonts
Devonts é um duo que soa como banda. Chamam a atenção seus duetos vocais cheios de sintonia e seu formato visual único que, apesar de enxuto, traz uma sonoridade intensa e orgânica, a ponto de fazer os olhos duvidarem dos ouvidos. A partir do folk tradicional, contemporâneo e da música regional brasileira, criam uma identidade que funde a riqueza rítmica da nossa cultura popular com elementos do pop. Suas letras são reflexivas e questionadoras, muitas vezes trazendo à tona mazelas sociais e satirizando agentes repressores, sempre de modo originalmente descontraído e sutil. A banda apresenta as canções do seu primeiro álbum, “Alguns Anos Daqui”, lançado em agosto deste ano.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Sylvia Orthof

Carimbó nas Bibliotecas
Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Padre José de Anchieta
  
Tresillo Trio
Um show de valorização da música e cultura latino americanas em versões instrumentais com gaita, violino, bandolim e violão. Tangos, boleros e música brasileira como ‘La Cumparcita’, ‘Sabor Ami’ e ‘Pedacinhos do Céu’.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Pedro Nava
   
Bimboleta Grande Mar da Amizade
Musical infantil
Uma diversão para toda família. Neste show capitão Violão e Marinheira Violetta navegam por entre mares onde encontram–se com índios, princesas e palhaços. Convidando para um mergulho no universo lúdico Jaya e Violetta assumem diversos personagens enquanto cantam histórias cheias de aventura para crianças de todas as idades.
Dia 29 de outubro às 11h Biblioteca Hans Christian Andersen

Poin - Pequena Orquestra Interativa
Musical infantil
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sosafone, acordeom, violino e percussão. É um espetáculo cuja principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. E a diversão está garantida. O som da POIN é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao quarteto sem que o corpo inicie movimentos voluntários (ou não) ao compasso da música.
Dia 29 de outubro às 12hBiblioteca Monteiro Lobato

CIRCO

Palhaços - Bonecos Urbanos
"Palhaços" é um resgate do que temos de referência quando nos remetemos a este signo, o que nos permitiu criar um espetáculo sem querer uma inovação; assumindo um compromisso com a gargalhada pura e simples. Com a referência, sem preconceitos, dos inesquecíveis “Torresmo e Pururuca”, “Arrelia e Pimentinha”, “Chincharrão”, “Piolim”, “Carequinha” e tantos outros. Por ser criado a partir de esquetes circenses, o espetáculo procura retratar o clima nostálgico dos Circos, se tornando uma homenagem a esses signos da nossa infância que nos encantavam com suas “Boas e Velhas Palahçadas”. O espetáculo tem início com os palhaços “Ludovico” e “Polerito” tocando sua
“Charanga” e cantando músicas tradicionais do circo. A partir daí os personagens interagem com o público presente fazendo brincadeiras e improvisações baseadas em esquetes clássicas circenses – “Reprises”, cujas fórmulas garantem o entretenimento e diversão do público. Que venham as marmeladas, os chutes no traseiro, as trombadas e tudo mais que se faça devido. E viva o “Palhaço”.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Thales Castanho de Andrade

Andarilhos
Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça, onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, eles dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte.
Transformação, magia e muita cara–de–pau fazem parte da essência desses dois palhaços loucos. Um espetáculo divertido e surpreendente feito para um público de todas as idades.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Menotti Del Picchia

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Casinha de Rodas
Linguagem: infantil
Um micro–ônibus totalmente transformado em um espaço lúdico produzido com todo carinho para as crianças brincarem e viajarem na imaginação. O “Casinha de Rodas” foi montado usando materiais reciclados e sustentáveis, e os ambientes foram preparados para estimular a criatividade das crianças onde elas se surpreendem encontrando várias atividades dentro de um ônibus nas suas proporções. A arte educadora Renata Martins, idealizadora e produtora do Casinha de Rodas é quem, juntamente com sua equipe, realiza as viagens e coordena as visitas dos nossos pequenos viajantes ao ônibus.
Dia 29 de outubro às 10hBiblioteca Affonso Taunay

Muliga
Um pocket show interativo a partir da possibilidade de desenvolver atividades manuais nascidas do próprio livro, envolvendo tintas, pinceis e papeis se tornam máscaras ou pássaros e abrindo novas possibilidades que estimulem a capacidade perceptiva das crianças através das artes.
A proposta do Projeto Muliga tem sua essência em canções performática e relação direta com a oficina sugerida (mascara de gato e/ou revoada de pássaros). Num primeiro momento, Julli Pop instrui as crianças e joga com elas em oficinas que envolvem tintas, pinceis e papeis que poderão se tornar mascaras ou pássaros, enquanto isso o Guilherme Chiappetta, conhecido como DJ Ratão solta bases para embalar a brincadeira.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca José Mauro de Vasconcelos

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Sob os Olhos de Eva
Bate Papo Lítero–Musical
Bate–papo lítero musical sobre o livro “Sob os Olhos de Eva” com trilha sonora, uma experiência marcante em conjunto com o show acústico.
O projeto “Sob os Olhos de Eva” visa a compreensão da história das revoluções através da releitura do mito da culpa original como mito heróico e fundador do espírito contestador dos protagonistas da história e agora visualizado como o primeiro ato da humanidade de romper com dogmas e estruturas de poder na busca pela verdade e autonomia, opondo–se a uma ordem caprichosa, que seria a expressão mítica dos vários veículos de opressão, sejam políticos ou religiosos.
Dia 29 de outubro às 11hBiblioteca Jayme Cortez

Poesia no Espaço
Contação de histórias (infantil).
Contação de histórias teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.
Dia 29 de outubro às 11h – Biblioteca Malba Tahan

SARAU

Sarau Litero Musical
Projeto Moosica na Mooca, organizado pelo articulador cultural Ivan Ferretti Machado.
Dia 28 de outubro às 14h30Biblioteca Affonso Taunay


O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.

Sarau do Cravo e o Escambo Cultural
Dia 29 de outubro às 11h Biblioteca Érico Veríssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário