terça-feira, 4 de julho de 2017

Programação do Fim de Semana 8 e 9 de julho

FESTIVAL DOS REFUGIADOS

O Festival dos Refugiados pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo.

O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita.

Concebido pelo músico e publicitário Luiz Celso Piratininga, pelo produtor cultural Luiz Delfino Cardia e pelo músico e professor Irajá Menezes, o Sarau buscou inspiração nas ideias de Boaventura Sousa Santos que diz: "Temos o direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza". O pensador português acredita que o reconhecimento igualitário das diferenças está entre as premissas para um diálogo intercultural. Para botar em prática esse encontro de vozes de todo o mundo, ao grupo inicial vieram se juntar Uolli Briotto, que passou a cuidar da produção, João Paulo Nascimento, que concebeu um plano para captar o áudio das apresentações ao vivo, a equipe da Rede PUC e a Nick Filmes que filmam e editam os episódios e ainda as fotógrafas Lígia Gimenes e Daniela Menezes.

Nas duas próximas edições o Sarau vai trazer Os Escolhidos, grupo vocal a capela formado por cantores do Congo e de Angola, o R.P. Project, quarteto de jazz instrumental do peruano Renzo Perales, a cantautora chilena Renata Espoz e Jéssica Areias, cantora e compositora vinda de Angola.

8 de julho às 14h - Biblioteca Milton Santos  
9 de julho às 11h - Biblioteca  José Paulo Paes  

CURSOS E OFICINAS

Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 8 de julho às 11hBiblioteca Sylvia Orthof
Dia 8 de julho às 14h30Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Introdução ao Teatro, Memória e Território
Com Lucas Vitorino
A oficina "Introdução ao Teatro, Memória e Território”, ministrada por Lucas Vitorino (do Grupo Pandora de Teatro), tem como objetivo proporcionar a vivência no processo de criação teatral, visando explorar a potencialidade artística dos participantes e a apresentação dos caminhos processuais desenvolvidos pelo Grupo Pandora de Teatro, coletivo artístico fundado em 2004 sediado no Bairro de Perus, SP. Sob o ponto de vista metodológico, serão trabalhados depoimentos pessoais, memórias e pesquisa histórica de fatos marcantes na historia dos bairros onde estão localizadas as bibliotecas que receberão a atividade, com o intuito de desenvolver um experimento cênico com os participantes.
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Malba Tahan

Clubinho do Livro
Conjunto de atividades voltados para a leitura na infância, incentivando tanto a formação de leitores com de escritores.  São as atividades do clubinho:
  • Oficina de Livro Coletivo -"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.

  • Feira do Livro -Parte do Clubinho do Livro. Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

  • Leitura de Livros - O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Belmonte

ENCONTROS E PALESTRAS

Brincante - Brincadeiras Africanas
Com Trio Ibaré
O trio Ibaré propõe no encontro evidenciar e potencializar, através do lúdico, a importância que a contribuição cultural Africana trouxe para a formação da cultura brasileira. São apresentadas as brincadeiras Mbube, Mbube (Gana), Terra Mar (Monçambique) e Pegue o Bastão (Egito). Ao final é narrada a história de Abayomi, um tipo de boneca de pano que é símbolo de resistência Africana, e cada participante poderá confeccionar sua Abayomi.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Bate papo com as mães
Com a psicóloga infantil Graziele Viana CRP: 06/104360
Venha falar das suas experiências, relação mãe e filhos, relação familiar, regras, limites, educação e outros assuntos. Nesse espaço iremos ouvir, trocar, crescer ir além do bom e atingir o ótimo!
Sete feminino de luas e marés
Teremos a apresentação da coletânea poética, uma ciranda com trinta mulheres. Escritoras de vários lugares do país reunidas num livro com sete poemas de cada uma.
Teremos uma dinâmica de leitura em roda e  haverá também  uma roda dançada.

MÚSICA

Choros de Villa-Lobos na Flauta e Viola Caipira
Por Enrique Menezes
Choros de Villa-Lobos executados ao vivo por Flauta, Pífano e Viola Caipira procurando expor algumas das características marcantes do compositor e suas relações tênues entre o popular e o erudito. Como Villa-Lobos utilizou as formas do choro urbano em sua série de composições? Quais foram as explicações dadas pelo próprio compositor para batizar assim sua série?
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Padre José de Anchieta

Dona Maria
Com Rafaella Nepomuceno
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... Com seu Sábado na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado com o publico na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares, induzindo o publico a participar da brincadeira. Pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 8 de julho às 10h30 Biblioteca Clarice Lispector
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Mário Schenberg

Duo Sax-Faction
O Duo Sax-Faction foi formado para desenvolver o repertório da música brasileira cantada, traduzida para versões instrumentais, nos diálogos entre o saxofone e o piano. A junção da levada rítmica e da harmonização feita pelo piano somada ao toque melodioso do saxofone abre um enorme leque de possibilidades. Temas comuns nas rodas de samba e de violão, como Eu Sou o Samba, Trem das Onze, Janela Lateral, Eu e a Brisa, ganham versões instrumentais intimistas nos diálogos entre o Sax e o Piano.
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Trio Sincopado
Italo Magno, Raphael Gomes, Sthéfano Reis
Composto por três multi-instrumentistas que se revezam explorando diversas formações e possibilidades usando como suporte Violão, Guitarra, Cavaquinho, Teclas e Percussões em geral. O trio realiza pesquisa sobre as Manifestações Populares Brasileiras como Maracatu de Baque-Virado, Côco de Roda, jongo, executando em seus próprios arranjos obras de compositores renomados como: Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha entre outros.
Dia 8 de julho às 10h30Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 8 de julho às 14h30 Biblioteca Pedro Nava

INSTRUMENTAL PARA LER
O projeto Trilha Para Ler leva até as bibliotecas músicos com repertório instrumental para ocupar o espaço de leitura. Em conjunto com o Municipal nas Bibliotecas o Trilha Para Ler traz músicos com repertório que vai do erudito ao popular. Fazem parte do projeto para o mês de Julho os músicos:

Iara Ungarelli toca Viola da Gamba
Iara Ungarelli apresenta um repertório que transita pelos universos Renascentista, Barroco e Popular Brasileiro, composto de peças para viola da gamba solo e canções, nas quais se acompanha com o instrumento. Na apresentação, a artista canta e toca uma combinação de peças baseada em sua história com a música vocal e com a viola da gamba.
8 de julho às 10h - Biblioteca Helena Silveira
8 de julho às 13h - Biblioteca Prestes Maia
9 de julho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Giovanni Matarazzo - Beatles Instrumental
O repertório é composto por músicas do Grupo Britânico com arranjos especialmente elaborados para violão solo. O formato de concerto é didático contando com breve contexto histórico das músicas, gravações e pequenas informações técnicas referentes ao instrumento e arranjos. No repertório Get Back Ticket To Ride, Yellow Submarine, Norwegian Wood e Strawberry Fields Forever, entre outras.
9 de julho às 11h - Biblioteca Castro Alves

Ricardo Valverde - Jazz e MPB no vibrafone
O percussionista Ricardo Valverde apresenta um repertório que ilustra diversas vertentes da música popular brasileira e da música internacional, além de obras autorais, ao vibrafone. A proposta apresenta a versatilidade do vibrafone, instrumento de percussão com teclas de metal, passando por ritmos como a bossa nova, jazz, samba, baião, e composições autorais.
9 de julho às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Duo Fryvan - Duo de violões
Formado em 2012 por Fredy Pietz e Ivan Sakavicius, o duo desenvolve um trabalho autoral influenciado por diversos estilos de  música erudita e popular com uma identidade brasileira. Já gravou um CD e se apresentou em palcos e projetos ligados à música instrumental em São Paulo. Roma, Veneza, Salzburgo e Praga. O Duo Fryvan representa uma nova geração que dá continuidade e aponta novas direções e possibilidades no caminho aberto por grupos como Duofel, Duo Assad e Trio D'Alma.
8 de julho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
9 de julho às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Intervenções Literárias com Tom Cardoso e convidados
Quais foram os primeiros livros de cabeceira? O quanto a escola estimulou ou não o exercício da leitura? O quanto o ambiente familiar também foi importante para moldar o futuro leitor? O jornalista e escritor Tom Cardoso convida sempre um outro autor para debates essas e outras questões ligadas à literatura. Para junho, um dos convidados de Tom será o jornalista e escritor Gonçalo Junior, também pesquisador na área de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinho.
Dia 8 de julho às 11hBiblioteca Amadeu Amaral
Dia 8 de julho às 14hBiblioteca Paulo Duarte

Banda Literária
com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 8 de julho às 14hBiblioteca Monteiro Lobato

Beth Daniel e seu Baú Encantado
Existe algo melhor ou mais emocionante que ouvir uma bela história? Sim! Participar e virar um dos personagens, mergulhando fundo na magia. Beth Daniel, atriz e contadora de histórias, cria uma experiência cênica com o público a partir da contação de narrativas e fábulas sobre as culturas orientais, indígenas e africanas. O aspecto lúdico das histórias apresentam novos lugares e novas culturas, aguçando o imaginário e a sensibilidade dos espectadores.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Aureliano Leite
Dia 8 de julho às 14h30 Biblioteca Lenyra Fraccaroli

TEATRO
A Ilha do Tesouro
Com a Cia O que de que
Formada por Fábio Supérbi e Rodrigo Andrade, espetáculo infantil de montagem contemporânea, que permita aos seus criadores explorar e apresentar essa história fascinante e suas personagens singulares. O espetáculo foi criado a partir de uma dramaturgia baseada na ação, característica do texto original e transportado para essa versão. Há piratas, navios, fantasmas, uma ilha e um tesouro e claro, existe o mar, seus perigos e seu encanto.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de julho às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Historietas e Assombretas
Com Augusto Figliaggi e Elaine Guarani. Roteiro para as Histórias Cia Arte Negus
O susto e a atração pelo desconhecido é o que move essa sessão de narração de histórias. Sabe aquela sensação de querer superar temores? De tentar verificar até onde sua coragem realmente vai? De não querer se assustar mas, mesmo assim, pedir para o avô ou avó contar aquele causo assombrado? É pautada nessas sensações que surgiu a vontade de elaborar uma apresentação que intenta provocar o multifacetado assombro. A classificação é de seis anos.
Dia 8 de julho às 11hBiblioteca Afonso Schmidt
Dia 8 de julho às 14h Biblioteca Narbal Fontes

O Criador de Porcos
Com grupo Canta História
Uma princesa muito bela, porém fútil, rejeita todos os príncipes que querem se casar com ela. Mas um deles não desiste facilmente: se disfarça de criador de porcos do castelo para ficar próximo da princesa e tentar conquista-la. Um conto de Hans Christian Andersen apresentado pelo “Canta História” de forma muito divertida.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Raul Bopp

O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável
Com Bruno Soares, Yannick Iksvaarzen e Angélica Müller. “O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável” é uma peça teatral voltada para o público infantil, que aborda a construção da amizade além das diferenças, e surge a partir da necessidade de falar sobre a união, tendo como foco a mudança de mentalidade no que se refere a miscigenação.. Dentre as informações trocadas no decorrer da trama, evidencia-se a necessidade da aceitação e bom relacionamento independente das diferenças, sejam de caráter físico, racial, e outros. Com seu caráter participativo, as crianças do público receberão adereços e serão convidadas a interagir com o ambiente em que se passa a história.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Affonso Taunay
Dia 8 de julho às 14hBiblioteca Gilberto Freyre

O Beco dos Gatos - teatro infantil
No beco de uma cidade grande, moram diversos gatos que vivem suas vidas tranquilas na espera que alguém apareça com algo para beber ou comer. Certo dia um morador de rua chega com um livro de contos e tudo muda naquele pequeno grupo de animais.
Duração: 1h. A partir dos 5 anos.
Dia 9 de julho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Sassaré - Quem sabe virar cambalhota?
Com Cia La Gestual
Os personagens Daniel e Teresa são de uma cidade que se chama Sassaré, onde tudo é perfeito, só tem um problema: “NINGUÉM SABE VIRAR CAMBALHOTA Para ir em busca desse aprendizado, eles vivenciam uma trajetória cheia de desafios, onde a imaginação e a brincadeira tomam lugar sendo representados por distintas partes do corpo, bonecos e objetos que se fazem personagens.
8 e 9 de julho às 11hBiblioteca Monteiro Lobato

CIRCO

Mala de Tralha – A festa do Pedrinho
Com Thiago Dias
Cheio de trapalhadas e bastante interativa, Festa do Pedrinho é um show de palhaço com mágico para toda a família, não deixando morrer essa arte milenar que atravessa gerações trocando experiências com o público.
Dia 8 de julho às 14hBiblioteca Vicente de Carvalho
Dia 9 de julho às 11h Biblioteca Adelpha Figueiredo

Caravana Tapioca
Com Anderson Machado e Giulia Cooper
Fundada em 2010 na cidade do Recife, por Anderson Machado e Giulia Cooper. Ao longo desses anos, a Caravana vem se apresentando em palcos e picadeiros de todo o Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão nordestino, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de plateia, quebrando a rotina das cidades.  O grupo fará a apresentação do espetáculo Circo Caravana.
Transportando o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. Ao melhor estilo brincante do artista popular, é estabelecido um jogo de interação e improvisação com a plateia, que participa do espetáculo até o final, esperando a incrível pulga ser lançada do canhão para o espaço sideral.
Dia 8 de julho às 11h Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 30 de julho às 11hBiblioteca Amadeu Amaral

Turma do Biribinha - Espetáculo Magia   
Em “Magia", Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, roteiriza, dirige e atua sozinho no palco, falando sobre um palhaço que usa a magia para fazer um filme “sem elenco e sem dinheiro”. E assim começa o desafio.
Ao longo do caminho Biribinha descobre que é dentro de si, mais precisamente em seu coração, que está à verdadeira fonte da transformação; descobre que o amor, o riso, a fé e as brincadeiras podem levá-lo a uma jornada cheia de surpresas. Partilhando divertidos momentos com o público, este torna-se elenco, o ajudando a vencer este grande desafio.
Dia 8 de julho às 11hBiblioteca Roberto Santos
Dia 8 de julho às 15h Biblioteca Viriato Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário