terça-feira, 20 de junho de 2017

24 e 25 de junho

MÚSICA

Andrei Furlan nas Bibliotecas
O cantor e compositor de Ribeirão Preto mostra sua busca sonora por São Paulo em um disco produzido por Gustavo Ruiz.
Andrei é doutor em biologia e sempre conciliou sua profissão com o talento de músico. Domingo, café na cama e suco de maracujá. A calmaria de um dia com tempo para gastar. É com essa cena que o ribeirão-pretano Andrei Furlan, 32, inicia o álbum dia de casa (YB, 2013). Há três anos em São Paulo, o compositor, cantor, saxofonista e biólogo lança seu primeiro álbum solo unindo a carreira ao estilo simples do interior com a modernidade da capital, uma mistura que deu fruto a dez faixas encantadoras.
Andrei produziu os álbuns de suas bandas anteriores, a Música Popular Planetária e a Palhas & Pulhas, fortes no cenário autoral em Ribeirão, mas dessa vez decidiu deixar a função nas mãos de alguém que agregasse valores diferentes ao processo. Quem assumiu o posto foi o músico e guitarrista Gustavo Ruiz, responsável pelos dois trabalhos de Tulipa Ruiz e pelo último álbum da Trupe Chá de Boldo.  Gustavo ainda toca guitarra em algumas faixas do disco.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Marcos Rey
Dia 24 de junho às 15h Biblioteca Paulo Duarte

Chopin ao Chorinho
Com Daniel Grajew
O recital de piano traça um paralelo entre a música erudita para piano e sua influência na música popular brasileira e mundial. A apresentação comenta a influência de Chopin na música de compositores como Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Villa Lobos, e outros paralelos entre a música clássica de concerto e o universo da música popular envolvendo Debussy, George Gershwin , o tango e música de Candomblé, entre outros.
Dia 24 de junho às 10h Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 24 de junho às 14h Biblioteca Narbal Fontes

Jazz na Kombi apresenta: O menor festival de Jazz no mundo
O Menor Festival de Jazz do Mundo é uma iniciativa do projeto Jazz na Kombi que busca levar o Jazz de volta às suas raízes, a rua. O projeto vêm quebrando paradigmas e preconceitos ao tocar as pessoas com o Jazz ao vivo. O gênero musical que com o tempo foi sendo elitizado hoje está de volta às ruas em um festival que apresentará 4 bandas da cena contemporânea de São Paulo.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Castro Alves

Música Erudita
Desde abril, as Bibliotecas Públicas Municipais estão recebendo apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva.
A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios, instrumento da família dos metais.

Dia 24 de junho

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias de simplicidade
Com Amanda Jorri, Helena Gonçalves, Victor Cantagesso e Rafael Laureano
O grupo Contadores de Histórias no Sótão escolheu para essa apresentação histórias que falam de amor, de magia e de coisas da infância de maneira lúdica e poética: balões, reis de mentirinha, animais, gente rica, gente pobre e até um casal que se apaixona no meio de uma bonita “kremesse”.
24 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Contos do Povo de Algum Lugar
O que você faria se pudesse voltar no tempo e reencontrar a si próprio ainda criança? Essa é a proposta que Malvino recebe quando cruza com o próprio Diabo em uma encruzilhada e ganha a chance de viajar na sua história e desfazer seus erros.
25 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

CIRCO

Mala de Tralha – A festa do Pedrinho
Com Thiago Dias
Cheio de trapalhadas e bastante interativa, Festa do Pedrinho é um show de palhaço com mágico para toda a família, não deixando morrer essa arte milenar que atravessa gerações trocando experiências com o público.
Dia 24 de junho às 10hBiblioteca Cassiano Ricardo
Dia 24 de junho às 14h  - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de junho às 11hBiblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

OFICINA
Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 24 de junho às 11hBiblioteca Raul Bopp
Dia 24 de junho às 15h Biblioteca Prefeito Prestes Maia

DANÇA

Yebo - Gumboot Dance Brasil
Com Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus, Washington Gabriel
Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Dia 25 de junho às 11hBiblioteca Afonso Schmidt

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Banda Literária
com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de junho às 14hBiblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de junho às 11hBiblioteca José Paulo Paes

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João
Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de junho às 14h Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 25 de junho às 11hBiblioteca Cora Coralina

LEITURA DRAMÁTICA

Leitura dramática de “Os Lusíadas”
Com Marat Descartes
Propõe-se a dramatização de trechos da obra clássica de Luís Vaz de Camões nas Bibliotecas Municipais, convidando o público infantil e adulto a interagir com uma das produções mais importantes da literatura portuguesa: Os Lusíadas.
Dia 25 de junho às 11h Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Leitura dramática de “Felpo Filva”
Com Marat Descartes
A partir da dramatização do espetáculo teatral “Felpo Filva”, adaptação do livro homônimo da escritora Eva Furnari, busca-se aproximar o público infantil das bibliotecas com a Literatura, o Teatro e o Livro.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Rubens Borba de Moraes
Dia 24 de junho às 14hBiblioteca Sergio Buarque de Holanda

TEATRO
O Criador de Porcos
Com grupo Canta História
Uma princesa muito bela, porém fútil, rejeita todos os príncipes que querem se casar com ela. Mas um deles não desiste facilmente: se disfarça de criador de porcos do castelo para ficar próximo da princesa e tentar conquista-la. Um conto de Hans Christian Andersen apresentado pelo “Canta História” de forma muito divertida.
Dia 25 de junho às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

A Ilha do Tesouro
Com a Cia O que de que
Formada por Fábio Supérbi e Rodrigo Andrade, espetáculo infantil de montagem contemporânea, que permita aos seus criadores explorar e apresentar essa história fascinante e suas personagens singulares. O espetáculo foi criado a partir de uma dramaturgia baseada na ação, característica do texto original e transportado para essa versão. Há piratas, navios, fantasmas, uma ilha e um tesouro e claro, existe o mar, seus perigos e seu encanto.
Dia 25 de junho às 11h30Biblioteca Chácara do Castelo

Tramarias
Com grupo As Trapeiras
O espetáculo Tramarias traz como mote a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, que, para além da violência física abrange também a violência moral, emocional, psicológica, patrimonial e sexual.  Tramarias aponta o ciclo de violência vivenciado pela protagonista Maria que, ao idealizar um marido perfeito, deixa de perceber a complicada trama de opressão a que está se submetendo, até se deparar com uma situação limite que a obriga a romper com a relação opressora por meio da intervenção cênica do público presente.
Dia 24 de junho às 11h Biblioteca Belmonte

SARAU

Sarau Café com Poesia e Festa Junina da Hans: Grande Arraiar Literário!
Com Beth Daniel contando histórias e animando O Arraiar; casório invertido dos integrantes da Cia. do Núcleo Educatho; crianças e educadores do PIÁ animando a festa e muito mais!
24 de junho  às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

VEIA E VENTANIA: LITERATURA PERIFÉRICA
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.

Sarau – Poetas Ambulantes
Dia 24 de junho às 14hBiblioteca Raul Bopp

Sarau do Binho
Dia 25 de junho às 11h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos

Sarau – Filhos de Ururaí
Dia 24 de junho 13h30 Biblioteca Raimundo Menezes

Sarau – Resistência Preta (Força Ativa)
Dia 24 de junho às 14h Biblioteca Maria Firmina dos Reis

Sarau – Bodega do Brasil
Dia 24 de junho às 14hBiblioteca Malba Tahan

Sarau - Encontro de Utopias
Dia 24 de junho às 15h Biblioteca Adelpha Figueiredo

FESTA JUNINA

Grande Arraiar Literário 
Com atividades gratuitas, a festança terá contação de histórias com Beth Daniel, quadrilha com casório invertido dos integrantes da Cia. do Núcleo Educatho; brincadeiras, além de crianças e educadores do PIÁ (Programa de Iniciação Artística) animando os participantes. É sugerido que cada participante leve um prato típico (doce ou salgado) e um suco para deixar a festa ainda melhor. E não esqueça o traje típico!
Dia 24 de junho às 11hBiblioteca Hans Christian Andersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário