quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Dicas de Leitura - Musicais baseados em livros

Amor sublime amor (West Side Story), A cor púrpura, O fantasma da ópera, Os miseráveis, Noiva e Preconceito, e Oliver! são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias clássicas e compõem a seleção das dicas de leitura de fevereiro.
imagem das capas dos livros

imagem das capas dos livros

A adaptação de livros para a encenação de musicais de cinema ou teatro permite que a linguagem textual seja complementada pela interpretação artística e musical. Assistir a esses espetáculos, antes ou depois de ler o livro, imprime diferentes expectativas a seu público. As dicas de leitura de fevereiro apresentam obras que se converteram em famosos musicais. Convidamos a todos para a leitura dos livros que estão disponíveis nas bibliotecas públicas municipais.

A cor púrpura - Alice Walker
(A cor púrpura, The Color Purple)
Retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery.
A obra de Alice Walker recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção em 1983, e deu origem ao filme de mesmo nome em 1985 dirigido por Steven Spielberg.  Uma adaptação musical do romance (baseado no filme) estreou no Teatro Broadway em 2005.

O fantasma da ópera - Gaston Leroux
(Le Fantôme de l'Opéra, The Phantom of the Opera, O Fantasma da Ópera)
Combina romance e suspense para narrar o triângulo amoroso entre a cantora lírica Christine Daaé, que acredita ser guiada pelo "anjo da música", o apaixonado Visconde Raoul de Chagny, amor de infância de Christine, e Erik, o obcecado gênio da música que habita os porões da Ópera de Paris.
Há inúmeros teatros musicais e peças com versões igualmente populares desta obra. A adaptação do musical de 2004 para o cinema feita por Andrew Lloyd Webber e dirigida por Joel Schumacher é uma das mais conhecidas.

Os miseráveis - Victor Hugo
(Os miseráveis, Les Misérables)
Retrata a sociedade francesa do século XIX, a partir do panorama socioeconômico da população mais pobre, e denuncia a injustiça humana, narrando a história de Jean Valjean, o homem que por ter roubado um pão é condenado a dezenove anos de prisão; em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes aos diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século.
Um dos musicais mais famosos e mais encenados pelo mundo, ganhou o título de melhor musical pelo Tony Awards, o maior prêmio de teatro dos Estados Unidos, e em 2012 ganhou uma adaptação para o cinema, dirigido por Tom Hooper, recebendo 8 indicações ao Oscar e vencendo em três.

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
(Noiva e Preconceito, Bride and Prejudice, A Noiva Indecisa)
As cinco irmãs Bennet (Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty) foram criadas por uma mãe que estava determinada em encontrar para as filhas maridos que garantissem seu futuro. Quando o Sr. Bingley, jovem e bem sucedido, passa a morar com sua irmã e seu melhor amigo em uma mansão vizinha, a Sra. Bennet enxerga nele um possível marido para uma delas. Quando Elizabeth encontra Sr. Darcy, melhor amigo de Sr. Bingley, ela acredita que ele seja o último homem na terra com quem ela poderia se casar, mas com o tempo ela se vê encantada pela pessoa que jurou desprezar por toda eternidade.
Apesar da história se ambientar no século 19, o livro é sucesso entre os leitores modernos, resultado de um grande número de adaptações ao cinema. Em 2004 ganhou a versão Bollywoodiana Noiva e Preconceito, onde as músicas têm um lugar importante no filme.

Oliver Twist - Charles Dickens
(Oliver!) 
Relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão que com a morte de sua mãe, e sem nenhuma ideia de quem possa ser o seu pai, passou seus nove primeiros anos em um orfanato antes de fugir  para Londres. Se envolve com Fagin, Bill Sikes e sua gangue, parecendo estar condenado a viver no crime, até que conhece pessoas que acreditam na sua boa índole e o surpreendem com segredos a respeito de sua origem.
O livro foi adaptado ao cinema diversas vezes, Oliver! é um musical de 1968, dirigido por Carol Reed e ganhou Oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor trilha sonora, melhor direção de arte e melhor som.

Romeu e Julieta - William Shakespeare
(Amor sublime amor, West Side Story, Amor sem barreiras)
É uma tragédia escrita por volta de 1591, nos primórdios da carreira literária de Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias outrora inimigas. Romeu Montecchio e Julieta Capuleto se apaixonam ao se conhecerem em um baile de máscaras. Quando descobrem que pertencem a famílias rivais, resolvem se casar secretamente, mas o destino reserva um final trágico para os dois.
O musical Amor sublime amor (West Side Story), baseado na história de amor e rivalidade entre famílias de Romeu e Julieta, explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks e o amor de Tony e Maria. É uma produção original do teatro da Broadway de 1957 de Arthur Laurents, Leonard Bernstein, Stephen Sondheim e Jerome Robbins, e tornou-se filme de sucesso em adaptação para o cinema em 1961 quando, entre outros prêmios, ganhou dez  Oscars.

imagem dos cartazes teatro/cinema

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário