segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Destaque da semana de 26 de setembro a 6 de outubro

Cinema: Meu malvado favorito, Carros, Cursos e Oficinas, Exposição: Juventude na área – o breaking, Infantil: A beleza de cada ser, BrincáDoQuê?, Música: Rapper Pirata, Palestras, Debates e Encontros.

CINEMA


Meu malvado favorito
Despicable Me, 2010, EUA, 1h35, dublado, DVD
Direção: Chris Renaud, Pierre Coffin
A pirâmide de Gizé foi roubada, sendo substituída por uma imensa réplica a gás. O feito é considerado o roubo do século, o que mexe com o orgulho de Gru.
27 de setembro –  Biblioteca Monteiro Lobato

Carros
EUA, 116 minutos, 2006, DVD.
Um carro de corrida estreante e ambicioso, Relâmpago McQueen, percebe que na vida o que importa é o percurso e não somente cruzar a linha de chegada, ao pegar um atalho inesperado que o leva à pacata cidade de Radiator Springs à beira da famosa Rota 66. Cruzando o país para competir contra os dois veteranos profissionais na famosa Copa do Pistão na Califórnia, McQueen acaba fazendo amizade com os estranhos residentes locais - a bela máquina Sally, uma Porsche 2002; Doc Hudson, um Hudson Hornet 1951 com um passado misterioso; e Mate, um velho, porém confiável reboque. Eles o ajudam a ver que há coisas mais importantes que troféus, fama e patrocínios. LIVRE
28 de Setembro às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen



CURSOS E OFICINAS

Estúdio de criação de livros interativos pop-ups
A oficina visa a criação de livros interativos, denominados Pop-ups (que pulam das páginas) a partir das técnicas de engenharia de papel como o Kirigami e o Origami. O Estúdio de criação é um espaço para a criação de livros com as técnicas de engenharia de papel incluindo o Kirigami e o Origami. Livros Interativos Pop-ups são aqueles livros cujas figuras pulam das páginas. Abrir, fechar, girar, descobrir portas e páginas escondidas, retém a atenção do leitor e assegura a interatividade com a história.
30 de setembro e 7 de outubro às 14h Biblioteca Pedro Nava

Oficina Recriar
Com Maria Aparecida Carbognin Lucas 
Nestes encontros, será apresentado aos interessados o artesanato de uma forma sustentável, a partir de materiais diversos (retalhos de tecido, caixas de leite, roupas velhas...). A ideia é dar visibilidade ao artesanato brasileiro, à sua criatividade, diversidade de cores e formas, sons e texturas, além da influência cultural da região de origem. Num segundo momento, a proposta é realizar uma exposição das obras produzidas e suas técnicas e fomentar a reflexão sobre a arte, a sustentabilidade, a criatividade e os impactos econômicos na realidade que nos cerca.
4 e 6 de outubro às 14h - Ponto de Leitura Vila Mara

Poder da escuta e sua potencialização a partir da narração de histórias
Com Nivanda Maria dos Santos
A oficina traz conceitos e reflexões sobre a importância da narração de histórias no desenvolvimento do estado narrativo e na construção do conhecimento.Percorrendo o universo da narração de histórias, aborda as técnicas básicas para a formação do narrador, a trajetória do ouvinte e as histórias que os unem. Apresenta estudos sobre o universo da palavra enquanto mediadora no diálogo do homem com seu meio, a escuta na sociedade contemporânea, a construção do conhecimento, o desenvolvimento do estado narrativo.
1º de outubro às 9hBiblioteca Hans Christian Andersen


EXPOSIÇÃO

Juventude na área! – o breaking
O objetivo da exposição "O Breaking" é proporcionar conhecimento cultural ao público
através do registro de atuação de bboys e bgirls em stances únicos, e em campeonatos
realizados em São Paulo, unindo a dança e fotografia em uma só arte. Como abertura da exposição acontecerá um debate sobre o processo fotográfico e a importância do registro da cultural Hip Hop na Cidade, de modo a proporcionar à população a possibilidade de apropriação dos conhecimentos repassados e se sinta motivada a realizar suas próprias manifestações artísticas e culturais.
Até 28 de outubroBiblioteca Paulo Duarte


INFANTIL

A beleza de cada ser
Com Tininha Calazans
"A Beleza de Cada Ser" dignifica as singularidades e diferenças iluminando as virtudes e a capacidade de realização que toda criatura tem. Na língua poderosa e mágica das palavras que tecem imagens simbólicas, ternos contos revelam esta visão ao coração. Acompanhando as aventuras, o público se descobre triunfando sobre as adversidades.
No repertório, teremos, entre outras histórias "A Codorna Caçula", da Índia, Pele de Asno e Três Penas, dos irmãos Grimm, entre outras.
6 de outubro às 14hBiblioteca Aureliano Leite

BrincáDoQuê?
Com Maíra Simões
BrincáDoQuê convida o público a participar das brincadeiras cantadas, se aproximando e se apropriando assim, desse rico patrimônio cultural e poético brasileiro. Vivência de brincadeiras da infância apresentando as diversidades regionais das mesmas: Assim, cantigas, brincadeiras e histórias cantadas ocupam os espaços das cidades, explorando a importância do brincar no desenvolvimento humano e social, oferecendo um olhar sensível e... sobretudo, divertido, que leva os participantes a um estado de liberdade criativa e felicidade. 
6 de outubro às 14hBiblioteca Amadeu Amaral


MÚSICA

Aqui tem Hip Hop
Com Rapper Pirata
Ações coletivas e discussão de temas transversais que utilizam o Hip Hop como veículo para contribuir com o lazer e a cultura na periferia noroeste de São Paulo e transformar a realidade do local.
5 de outubro às 13h Biblioteca Érico Veríssimo


PALESTRAS, DEBATES E ENCONTROS

Ciclo de Palestras sobre Cultura Popular – O conto popular e a tradição do contador de histórias
Com Robson do Nascimento e Ivani Magalhães
O Ciclo consiste em apresentar temas relacionados à cultura popular, em suas diversas atividades e manifestações, com base conceitual e acadêmica, com abordagens atuais na fala e presença de professores e pesquisadores da área, a fim de divulgar e fazer-se conhecer como forma de salvaguarda e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
5 de outubro às 19hBiblioteca Belmonte

Conceitos, saberes e vivências – Encontros de Cultura Popular na Belmonte
Com Laura Ayako Yamane
A organização dos encontros de Cultura Popular na Belmonte apresentará temas relacionados à cultura popular, em suas diversas atividades e manifestações, com base conceitual e acadêmica, com abordagens atuais na fala e presença de professores e pesquisadores da área, a fim de divulgar e fazer-se conhecer como forma de salvaguarda e valorização do patrimônio cultural brasileiro. A Professora Laura Ayako é Doutora em Artes Visuais (2014) e Mestre pela Universidade São Paulo (2007). Possui Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1972). Pesquisadora em Cultura Popular para Moda em Vestuário e Estamparia. Consultora de Moda; faz coleções para Tecelagem e Estamparia atuando principalmente nos seguintes temas: cores, moda, estamparia, confecção e tecidos. Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade São Paulo – ECA.
28 de setembro às 19hBiblioteca Belmonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário