quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Destaques da semana - 18 a 24 de setembro

Sessão de curtas: ritmos brasileiros, Diálogos com a literatura brasileira contemporânea, lançamento de livro, teatro adulto e teatro infantil.

CINE-LITERATURA

MÁRIO DE ANDRADE: QUE CIDADE QUEREMOS?
BRASIL: SELVA EM MOVIMENTO
No fundo da Mata Virgem nasceu Macunaíma. Mas onde fica mesmo essa floresta intacta? A mostra reúne filmes que mostram o Brasil em seus movimentos profundos de mistura inesperada: a selva, a metrópole, o latifúndio, a política, o carnaval, a greve, a religião, o ritmo industrial, o ritmo musical. Como olhar para essa combinação maluca de elementos que nos formam e deformam? Ai que preguiça!

SESSÃO DE CURTAS: Ritmos brasileiros
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa




Filmes: Partido alto / Guilherme de Brito / Minha viola e eu / Maracatu, maracatus / Moleque de rua: o nobre pacto / Rap: o canto da Ceilândia. Para maiores de 10 anos.

Partido alto
Brasil, 1976-82, 23 min, DVD
Direção: Leon Hirszman.
Com raízes na batucada baiana, o Partido Alto é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, que, com versos simples e improvisados, reúne sambistas pelo prazer de se divertir. 
+
Guilherme de Brito
Brasil, 2008, 21 min, DVD
Direção: André Sampaio.
Passeio cinematográfico pelas memórias e pelo universo de Guilherme de Brito: poeta, compositor, cantor e artista plástico, autor de clássicos como A flor e o espinho.
+
Minha viola e eu
Brasil, 2002, 15 min, DVD
Direção: Waldir de Pina
A voz e a viola de Zé Coco do Riachão, violeiro, rabequeiro e luthier. Nascido em Riachão, localidade de Montes Claros (MG), a história de Zé Coco é também a história do interior do Brasil.
+
Maracatu, maracatus
Brasil, 1995, 14 min, DVD
Direção: Marcelo Gomes.
As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.
+
Moleque de rua: o nobre pacto
Brasil, 1991, 11 min, DVD
Direção: Márcio Ferrari.
Documentário sobre a banda Moleque de Rua, da periferia de São Paulo, que fabrica os próprios instrumentos com sucata
+
Rap: o canto da Ceilândia
Brasil, 2005, 15 min, DVD
Direção: Adirley Queirós

Em Brasília, 1971, é instituída a CEI - Campanha de Erradicação de Invasões. Quatro rappers da cidade, mais de 30 anos depois, discutem esse acontecimento.

ENCONTROS
 
Diálogos com a Literatura Brasileira Contemporânea
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos.
Livro do mês: “Escuta” (Poesia), de Eucanaã Ferraz (Editora Companhia da Letras, 136 págs).
Dia 18 de setembro às 20hBiblioteca InfantojuvenilMonteiro Lobato

LEITURA E LITERATURA

Lançamento de livro - Maria Chá e João Café
Com Thayame Porto
“Maria Chá e João Café” é uma poesia infantil que narra um encontro de diferenças e semelhanças. O texto, de maneira simples e vocabulário leve, transmite para crianças uma história de amor brasileira. No lançamento, haverá contação da história e bate-papo com a autora.  Livre.
Dia 18 de setembro às 18h - Biblioteca InfantojuvenilMonteiro Lobato 
Dia 21 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte

TEATRO

A menina que foi arquivada
Com Núcleo Cênico Projeto BaZar
Baseado em uma pesquisa desenvolvida no arquivo Miroel Silveira – USP – que contém mais de seis mil processos de censura ao teatro paulista, foi criado um conto sobre uma menina fruto de um aborto mal sucedido. Durante sua trajetória de vida, a menina encontra personagens históricos que a levam a ficar em dúvidas sobre quais caminhos seguir em escolhas morais.
Dia 18 de setembro às 13hBiblioteca Cassiano Ricardo

TEATRO INFANTIL

A nova roupa do rei
Cia. do Núcleo
Em um país distante um rei só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do reino. Após a chegada de dois estrangeiros, sua corte os confundem com alfaiates profissionais e os contratam para criar a mais bela nova roupa do rei. 50 minutos. Livre
Dias 5 e 19 de setembro às 11h - Biblioteca HansChristian Andersen


Nenhum comentário:

Postar um comentário