sexta-feira, 18 de maio de 2012

É Hoje! Fantástica Jornada Noite Adentro


Acontece hoje na Biblioteca Viriato Corrêa a Fantástica Jornada Noite Adentro - reunindo diversas atividades culturais na madrugada. A temática desta edição são os Zumbis


A noite começará com a apresentação de curtas sobre o tema, seguida por um debate com Rodrigo Aragão, Leopoldo Tauffebach, Alexandre Callari e mediação de Eduardo Santana.

Após a meia-noite, começam as sessões de cinema na Sala Luiz Sérgio Person. Paralelamente, tem início o jogo de RPG Live-Action no andar térreo da Biblioteca. Para jogar, é preciso se inscrever com antecedência. Às 6h, o evento termina com um café-da-manhã.

Workshop Maquiagem de Efeitos Especiais
Com Rodrigo Aragão
Dividindo conhecimentos de técnicas usadas em teatro e cinema na caracterização de personagens e na criação de ilusões e efeitos, o workshop pretende agregar valor em trabalhos relacionados na área. Composto de uma parte teórica e outra parte prática, o workshop é indicado às pessoas que gostam de criar e usar a imaginação. Para maiores de 16 anos. 2 horas.
15 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca.
Dia 18 de maio às 20h

Sessão de Curtas
Dia 18 de maio às 22h
Retirar ingresso 30 minutos antes.

Apocalipse Zumbi: Os Primeiros Anos
Ficção, Brasil, 2011, 4’, DVD
Trailer para o lançamento do livro Apocalipse Zumbi: Os Primeiros Anos do escritor Alexandre Callari.

Velho Mundo
Ficção, Brasil, 2010, 13', DVD
Dir: Armando Fonseca
Uma misteriosa substância é trazida da Europa para o Brasil. Acidentalmente, contamina o encanamento do prédio onde mora o casal Laerte e Mônica. As desconhecidas propriedades da substância do Velho Mundo vêm à tona quando o casal se encontra numa relação presa-predador.

Mesa-Redonda
logo apos a exibição dos curtas



Os participantes falam sobre os zumbis e suas aparições no cinema, na literatura e no imaginário popular.

Mediação: Eduardo Santana. Organizador e idealizador do CineFantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico, que acontece desde 2006. Fez a curadoria dos filmes que serão apresentados na Jornada.  

Rodrigo Aragão é o diretor dos filmes Mangue Negro e A Noite do Chupa-Cabras, também trabalha na área dos efeitos especiais em espetáculos teatrais, curta-metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e a exposição Museu dos Monstros.

Leopoldo Tauffenbach, pesquisador de cinema de gênero, realizou curadoria de mostras cinematográficas como Oriente extremo: o cinema transgressor japonês. Atualmente assiste o cineasta Carlos Reichenbach no projeto Reduto do Comodoro.

Alexandre Callari é o autor de vários livros, entre eles Apocalipse Zumbi - a primeira obra do gênero no Brasil - e Quadrinhos no Cinema. É o tradutor de obras como Nos Bastidores do Pink Floyd, Conan - o Bárbaro e da vindoura biografia do escritor Alan Moore, O Mago dos Quadrinhos.
  

Live/RPG
Com a Confraria das Idéias
Dia 19 de maio às 0h
As inscrições para o jogo podem ser feitas pelo bibliotecavilamariana@hotmail.com

Sessão de Cinema
Retirar ingresso 30 minutos antes de cada sessão

Colin
Inglaterra, 2008, 97 min, legendado, DVD
Dir: Marc Price. Elenco: Alastair Kirton, Daisy Aitkens, Leanne Pammen.

Nosso herói Colin é mordido por um zumbi; ele morre e retorna dos mortos. Nós o seguimos enquanto ele vaga pelo subúrbio durante um apocalipse cadavérico. Para maiores de 14 anos.
Dia 19 de maio às 0h

Reel Zombies
Canadá, 2008, 97 min, legendado, DVD
Dir: Mike Masters and David J. Francis. Elenco: Michael Masters, David J Francis, Stephen Papadimitriou, Sam Hall, Paul Fler.
Produtores independentes de filmes de zumbis, o produtor Mike Masters e o diretor David J. Francis são o time por trás do fracasso comercial Zombie Night 1 e 2 e agora eles estão prestes a acabar sua trilogia, mas dessa vez vão usar os zumbis reais que já ocupam boa parte do mundo. Com uma equipe completa e um documentarista os seguindo o tempo todo, Masters e Francis embarcam na produção de sua obra-prima. Para maiores de 14 anos.
Dia 19 de maio às 2h

Filme surpresa
Dia 19 de maio às 4h

Café-da-manhã de encerramento
Dia 19 de maio às 6h

Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - 04021-050
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário