sexta-feira, 20 de abril de 2012

Curso "Culturas Populares na Educação... para além do diversão", na Belmonte

 .
Iniciam-se na próxima segunda feira, 23/04, as inscrições para o Curso Culturas populares na educação... para além do diversão, coordenado pelo professor e etnomusicólogo Alberto Ikeda.


Como vem ocorrendo anualmente, a Biblioteca Belmonte promove novo curso de formação básica sobre as culturas populares do Brasil, desta vez voltado para os saberes tradicionais infantis e outras expressões que possibilitam as suas aplicações na educação.


É um curso de formação básica sobre as culturas populares tradicionais do Brasil, concentrando-se em expressões que permitem a aplicação nas atividades educacionais do ciclo infantil, incluindo: danças, músicas, jogos tradicionais, parlendas, contos, mitos, brincadeiras e brinquedos, artesanato, jogos dramáticos, contação de histórias e outras formas, com professores especializados.

O objetivo do curso é propiciar aos participantes o conhecimento das várias expressões das culturas populares do Brasil que podem ter suas aplicações no desenvolvimento da educação infantil, incentivando também o trabalho da pesquisa sistemática para o aprofundamento dos estudos realizados no curso.

Haverá 48 horas de aulas práticas e expositivo-reflexivas, ministradas aos sábados, das 10 às 13h, com fornecimento de bibliografia especializada em cada tema tratado. Além disso, em cada aula, na última meia hora, os alunos também serão incentivados a partilharem alguns dos seus conhecimentos no tocante ao assunto com os demais participantes, ensinando e/ou rememorando alguma modalidade particular ou menos corriqueira da cultura infantil, ou trazendo o relato de uma experiência educacional com crianças sob este foco. 

As inscrições serão aceitas até o dia 5 de maio. A lista de selecionados para o curso será publicada no dia 9 de maio. O início do curso se dará em 12 de maio. As aulas serão ministradas sempre aos sábados das 10 às 13h, de 12 de maio a 25 de agosto de 2012.


Alberto Ikeda é professor de etnomusicologia e cultura popular do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São Paulo, atuando, também, no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutoramento). É mestre em artes e doutor em ciências da comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes, da USP. Autor de aproximadamente 70 artigos e ensaios, publicados no Brasil e no exterior. Nos últimos anos tem realizado trabalho de consultoria para instituições como: Petrobras; Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID)-MinC; Centro Nacional de Cultura Popular (CNCP)-IPhan-MinC-RJ; SESCs SP; Secretaria de Estado da Cultura de S. Paulo; Secretaria de Cultura do Município de S. Paulo; CAPES; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo e outras.








Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br 
e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br  






Nenhum comentário:

Postar um comentário