segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bateria para Todos

Nas bibliotecas Cassiano Ricardo, temática em música, e Mário Schenberg, temática em Ciências, acontece o projeto Bateria para Todos, com show, palestras, curso e diversas oficinas, dentre elas a oficina de bateria para deficiêntes físicos.

Biblioteca Cassiano Ricardo


SHOW

Orquestra de Baterias Toca Tambor
Com regência de Alaor Neves
Experiente baterista e professor, Alaor Neves criou a orquestra a partir do princípio que tambores e corações falam a mesma língua e dialogam diretamente, sem necessidade de intérpretes ou intermediários. A proposta é aflorar no público novas emoções em peças executadas e compostas especialmente para bateria.
A apresentação faz parte da aula inaugural da Oficina Gratuita de Introdução à Bateria, que será ministrada por Alaor Neves ao longo de outubro.
Dias 9 e 30 de outubro, sábados, às 16h


PALESTRA

A História da Bateria, da Idade da Pedra ao Século XXI
Com Uirá Moreira
O pesquisador e baterista abordará os seguintes tópicos: o surgimento de cada componente da bateria e a forma como eram tocados individualmente, o modo como se agruparam e desenvolveram as peças e acessório, a forma como eram tocados diversos gêneros, principais bateristas desde a década de 1890 e o surgimento e desenvolvimento da linguagem da bateria no Brasil.
Antes da palestra haverá apresentação da Orquestra de Baterias Toca Tambor. Ambas fazem parte da aula inaugural da Oficina Gratuita de Introdução à Bateria, que será ministrada ao longo de outubro.
Dia 9 de outubro às 17h30


OFICINAS

Para todas as oficinas será emitido um certificado de participação.
Inscrições pelo telefone 11 2092-4570, de 2ª a 6ª feira das 8h ás 17h

Oficina de Introdução à Bateria
Com Alaor Neves
A ideia principal desta oficina é introduzir jovens a partir de 12 anos no universo da música através da bateria. Com o maior contato possível com o instrumento, terão noções dos valores das figuras musicais, sua aplicação à linguagem da bateria e a relação com os outros instrumentos. A oficina é dividida em quatro apresentações.
Dias 9 e 30 de outubro, sábados, das 16h às 19h
Dias 15 e 22 de outubro, 6ª feiras, das 19h às 22h


Oficina de Bateria para Pessoas com Deficiência
Com Paul Lafontaine e Alaor Neves (Educador e Baterista)
A oficina oferece às pessoas com deficiência uma oportunidade de ter um contato maior com o universo musical. Os alunos terão a liberdade de interagir com o instrumento, desenvolvendo áreas pouco ou nunca trabalhadas, contribuindo para o desenvolvimento auditivo, psicomotor, cognitivo e social, além de ajudar a fortalecer as ligações afetivas.
Público: Pessoas com deficiência, em especial motora, mental e intelectual
Dia 16 de outubro às 16h

Foto Lyrian Oliveira
Oficina Os Grandes Bateristas de Rock das décadas de 60 e 70
Com Rolando Castelo Júnior
O workshop resgata e preserva a memória do rock and roll com foco nos anos 60 e 70, suas variações e inovações estilísticas e técnicas, detalhes de produção individual e outros conteúdos apresentados e executados ao vivo com destaque para a performance de bateristas de referência.
Rolando Castelo Júnior, além da vasta experiência como baterista (Made in Brazil, Arnaldo Baptista e Patrulha do Espaço, Aeroblus, Inox e El Tri), é um exemplo de superação como portador de deficiência na mão direita.
A partir de 12 anos
Dia 23 de outubro às 16h


Biblioteca Mário Schenberg

CURSO

Bateria para Pessoas com Deficiência
Com Paul Lafontaine e Alaor Neves
O curso oferece às pessoas com deficiência uma oportunidade de ter um contato maior com o universo musical. Os alunos terão a liberdade de interagir com o instrumento, desenvolvendo áreas pouco ou nunca trabalhadas, contribuindo para o desenvolvimento auditivo, psicomotor, cognitivo e social, além de ajudar a fortalecer as ligações afetivas.
Público: Pessoas com deficiência, em especial motora, mental e intelectual
Emissão de certificado de participação
Inscrições pelo telefone 11 3675-681 e 11 3672-0456, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h
Início dia 27 de outubro
4ª feiras às 18h



Biblioteca Cassiano Ricardo
Veja como chegar
Av. Celso Garcia, 4.200
Tatuapé - 03064-000
Telefone: 11 2092-4570 e 11 2092-9952
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; sábado, 9h às 16h
bmcassianoricardo@yahoo.com.br

Biblioteca Mário Schenberg
Veja como chegar
Rua Catão, 611
Lapa - 05049-000
Telefone: 11 3672-0456
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado 9h às 16h
bmmarioschenberg@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário