sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

HQ em Pauta - Biblioteca Viriato Corrêa


HQ em Pauta – Encontro de Profissionais e Leitores de Histórias em Quadrinhos

O evento acontece em São Paulo no dia 16 de janeiro e vai contar com exibição de documentário, exposição, palestra, mesa-redonda, bate-papo com autores e sessões de autógrafos.
A proliferação de quadrinhos com conteúdo histórico e com adaptações de obras literárias levanta questões que merecem um debate mais aprofundado. Se, por um lado, o poder público reconhece a importância deste tipo de leitura como material de apoio ao ensino – por meio de incentivos oficiais como o Programa Nacional Bibliotecas da Escola, do Ministério da Educação – por outro ainda há críticas de que os quadrinhos afastam os jovens leitores das obras originais.
Em sua primeira edição, o HQ em Pauta – Encontro de Profissionais e Leitores de Histórias em Quadrinhos - terá uma série de atividades voltadas para este debate. O evento, gratuito, acontece no dia 16 de janeiro na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, em São Paulo, das 11h às 19h.
Exibição de documentário, palestra e uma mesa-redonda estão entre as atrações. O HQ em Pauta marca também o lançamento do segundo volume da coleção “História do Brasil em Quadrinhos”, da Editora Europa, e que traz como tema a Proclamação da República. Os autores da obra – o roteirista Edson Rossatto e os artistas Laudo Ferreira Jr. e Omar Viñole – encerram a programação com um bate-papo com os leitores seguido de sessão de autógrafos.
Outros importantes profissionais dos quadrinhos, como o desenhista Spacca, o jornalista Paulo Ramos e o editor Franco de Rosa, já estão confirmados. O evento marca ainda o lançamento da Exposição “História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República - Bastidores e curiosidades históricas”, que ficará no espaço até 28 de fevereiro.
O HQ em Pauta é promovido pela Biblioteca Pública Viriato Corrêa (temática em Literatura Fantástica) do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo em parceria com a Andross Editora e com o apoio da Editora Europa.

PROGRAMAÇÃO

11h Exibição do documentário "Dom João Carioca", produzido pelo canal Futura

12h30 Horário de almoço

13h30 Abertura da exposição "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República - Bastidores e curiosidades históricas"

14h Palestra "Conteúdos históricos e adaptações de obras literárias para HQ ao longo do tempo", com o editor Franco de Rosa

15h Mesa-redonda "Conteúdo histórico e literário: a nova identidade da HQ nacional?", com o desenhista Spacca e o jornalista Paulo Ramos, sob mediação do jornalista Jota Silvestre

16h30 Os bastidores da HQ "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República", com o roteirista Edson Rossatto, o desenhista Laudo e o colorista Omar Viñole

18h Sessão de autógrafos com os autores das obras "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República, Dom João Carioca", "História do Brasil em Quadrinhos: Independência", "Debret em viagem Histórica e Quadrinhesca”, "Santô e os pais da aviação", "Jubiabá", "A leitura dos quadrinhos", “Muito além dos quadrinhos”, “Quadrinhos na educação” e “Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula”

Dia 16 de janeiro das 11h às 19h

Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana - 04021-050
Telefone: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
Horário: 3ª a 6ª feira, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 18h
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário