
Complementando a programação voltada para a comemoração do

centenário de nascimento de Mestre Vitalino, a Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, traz para o público a representação da Feira de Caruaru no
dia 28 de novembro, a partir das 10h.
Convida a todos da comunidade - estudantes, professores, pesquisadores, curiosos e populares - para participar desta manifestação de saberes e fazeres populares que farão parte do evento.
Estarão distribuídas nas dependências externas da biblioteca diversas mesas com artesanato (cerâmica, cestaria, couro, bordado, renda, utensílios domésticos e outros), cordéis (declamações, exposição e venda dos folhetos), comidas típicas, bebidas, cereais, grãos, temperos, condimentos etc.
A animação da feira ficará por conta das seguintes atrações:
- 10h - Abertura da Feira – com o ator Sabino Lopes, ao estilo de Odorico Paraguaçu, com a participação de Gabriel Lopes com paródias sobre a Feira de Caruaru;

- 11h. Teatro de Mamulengo. O premiado mestre Valdeck de Garanhuns apresentará "Simão e o boi Pintadinho" (ou outra história) e conversará com seu irreverente boneco Benedito;
- 12h - Emboladores de coco e os repentistas Adão Fernandes e João Dotô que, quando desafiados pelo público, defendem-se em rimas, ritmos e improvisos;
- 13h – Declamação dos Cordéis “O efeito do Viagra” e “A moça que virou jumenta

porque falou de topless com Frei Damião", por Andréa de Sousa;
- 15h - Banda de Pífanos de Caruaru. A festejada banda de fama internacional apresentará instrumentos e repertório que marcaram positivamente a vida do Mestre Vitalino.
A Feira de Caruaru , ambiente onde se encontram disponíveis para a venda os trabalhos da família de Mestre Vitalino e de seus discípulos, foi homenageada por Luiz Gonzaga numa canção que leva seu nome, descrevendo o nela se pode encontrar.
"A Feira de Caruaru,Faz gosto a gente vê.De tudo que há no mundo,Nela tem pra vendê"(...)"Tem louiça, tem ferro véio,Sorvete de raspa que faz jaú,Gelada, cardo de cana,Fruta de paima e mandacaru.Bunecos de Vitalino,Que são cunhecidos inté no Sul,De tudo que há no mundo,Tem na Feira de Caruaru" 
A feira recebeu do Iphan em 10 de fevereiro de 2007, o título de
Patrimônio Cultural Imaterial. Se tornou referência turística, histórica e cultural. Tem fama mundial pela sua dimensão e variedade.
Atualmente, segundo o registro, a feira consiste em um conjunto de feiras como a do gado, do artesanato, o Museu do Cordel, mercados de carne e da farinha; além da feira livre com todas as suas subdivisões.
Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
Maiores informações