segunda-feira, 22 de junho de 2009

SANTO AMARO EM FESTA NO DIA 24/06: BIBLIOTECA BELMONTE REALIZA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO POETA PATATIVA DE ASSARÉ

















O DIA EM QUE SANTO AMARO VIROU ASSARÉ, O CORETO VIROU NINHO E CEM PATATIVAS CANTARAM NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
24/06/2009 das 14h às 16h

O evento que será realizado pela Biblioteca Belmonte no dia 24 de junho, quarta-feira, em homenagem ao centenário de nascimento do maior poeta popular do Brasil, Patativa do Assaré, incluirá:

Vôo-cortejo - às 14h
Tendo a frente um "PATATIVÃO" estilo boneco de Olinda, confeccionado pelo artesão Marcelo Silva, 100 crianças caracterizadas como Patativa do Assaré, alunos de 4ª e 5ª séries das escolas públicas Paulo Eiró, Carlos Rizzini, Maria Petronila e Lineu Prestes, representarão o centenário de Patativa.
Trajando figurinos e adereços característicos do genial poeta cearense, os "patativas" sairão em "vôo-cortejo" do estacionamento da Biblioteca Belmonte e seguirão até à Praça Floriano Peixoto, onde irão "pousar" em um ninho estilizado em um antigo espelho d'água para cantar e declamar Patativa.

Mestres da Cultura Popular cantam, contam e improvisam Patativa - às 15h
Após a performance dos alunos, acontece no histórico coreto da Praça Floriano Peixoto, uma autêntica e inédita aula-show de literatura oral onde renomados mestres da cultura popular brasileira, revezam-se em cantos, contos, desafios, improvisos e declamações sobre Patativa de Assaré, interagindo e brincando com o público presente. Participação de Cesar Obeid, Jorge Mello, Moreira de Acopiara, Costa Sena, Adão Fernandes e João Dotô e Jackson Ricarte.

Exposição "Patativa, em traços e trovas, por crianças"
Além de possibilitar a vivência da cultura popular, despertar vocações artísticas e literárias e promover interação entre instituições públicas e privadas, a Biblioteca Belmonte promove também a expressão plástica de crianças de 3ªs e 4ªs séries que das Escolas Municipais Paulo Eiró e Alberto Rizzini. Um grupo foi estimulado a desenhar o rosto do poeta, a partir da escultura do "PATATIVÃO" que estava sendo confeccionada na sala de oficinas da Biblioteca pelo artesão Marcelo Lima; O outro, a expressar através de desenhos o que havia de mais significativo na canção “A Triste Partida”, gravada por Luís Gonzaga em 1964, e que passou a ser considerada o hino do nordeste. O resultado deste significativo trabalho plástico e literário será exposto na Praça Floriano Peixoto, dia 24 das 13 às 16h.

Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário