sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Semana Municipal dos Contadores de Histórias

 Programações Presencial Itinerantes e online com Contação de Histórias e Projeto Tecendo Redes do Brincar de novembro.

 PROGRAMAÇÃO CULTURAL PRESENCIAL ITINERANTE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Vidas e Cordas
CIA de Artes Decálogo Jalc
Vida e Cordas e a continuação do processo de contação de histórias autorais da decálogo jalc, agora com o viés de se conectar com o público que precisou ficar em casa para se cuidar, Vidas e Cordas vem a ser a maturidade dos meios de conexões da decálogo a através dos contos autorias de Doni Araujo desenvolvidos nos becos e vielas afora com a possibilidade de sensibilizar a nossa ancestralidade aos tempos atuais, focados na possibilidade de sermos únicos em nossa alcançamos com estes contos meios de se aproximar de nossa vida sem amarras.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 5 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Contação de Histórias Dançantes - Amoras

Contação de Histórias Dançantes - Amoras
Coletivo de Sonhos
O projeto contação de histórias dançantes - AMORA propõe ações em itinerância por meio de cortejo musical e circuito de brincadeiras artísticas inspirado na livre adaptação do livro "amoras" do autor emicida que narra a história de uma garotinha que reconhece sua identidade a partir de uma conversa lúdica com seu pai, debaixo de uma amoreira. Por meio da literatura negra brasileira e a dança, apresentamos de forma sensível e poética os desafios, o enaltecimento e a pluriversalidade da cultura afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 5 de novembro às 15h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 9 de novembro às 15h - Biblioteca Roberto Santos

Workshop - As mil e uma noites - O poder da Palavra Feminina em Sherazade
Com Gislayne Avelar
O “poder da palavra” de Shéherazade foi a única arma contra a “palavra de poder” do sultão Schahriar, homem rude, tirano e sanguinário.
Quais foram as estratégias de Shéherazade?
Onde está o poder genuíno na palavra feminina?
Qual a importância de se rever, neste momento, uma obra tão antiga e ao mesmo tempo tão atual? Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Cafu

Cafu e o café
Com Wilson Pedro de Oliveira
A história “Cafú e o Café", foi escrita e ilustrada pelo educador social, ator, arte educador e escritor Wil Oliveira, no ano de 2017 e publicado fisicamente no ano de 2021. Ao entrar em contato com a contação de histórias " CAFÚ E O CAFÉ", o público encontrará, através de uma linguagem acessível e simples, algumas memórias afro-brasileira em especial a contribuição que a cultura africana forneceu ao Brasil. Nesse sentido, a história nos convida a fazermos uma viagem ao tempo, de maneira bem descontraída e dinâmica. As narrativas nos conduzem até as fazendas de café do Vale do Paraíba do séc. XIX. A história central gira em torno de situações de preconceito racial, através de bullying no ambiente escolar. Ilustrações: Wil Oliveira O personagem Cafú, menino negro de apenas 10 anos, é cotidianamente hostilizado pelos colegas de classe, sendo chamado de café ao invés de Cafú, o garoto se entristece muito com toda a situação. A história tem um desfecho bem bacana, quando o personagem Seu Benedito, que é o avô de Cafú, conta ao neto, histórias do tipo: o café tem sua origem em um país africano chamado Etiópia. Ao obter as informações contadas pelo avô, o garoto se reconhece e se orgulha de ser negro. Resquícios da escravidão que ainda estão introjetados no cotidiano e na mente de muitas pessoas, inclusive em pessoas negras que desconhecem sua origem, ou seja, não se reconhecem como negro (a). Tais situações fazem com que muitas crianças e jovens desconheçam sua origem desvalorizando e ao mesmo tempo negando as memórias, histórias e valores afro-brasileiro. Classificação indicativa: 4 anos. Duração: 50 min.
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 11 de novembro às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo

PROJETO TECENDO REDES DO BRINCAR

Brincaderia convida

Brincaderia convida
Coletiva Brincaderia e convidades
Coletiva de mães, agentes de proteção à infância que articulam as Periferias da cidade organizam a Semana de Contação de Histórias nas bibliotecas.
Fundada em 2016, A Brincaderia é uma coletiva que tem como princípio a autonomia e o protagonismo da infância. Nos espaços que ocupam com a ludicidade da infância todas as crianças têm as vozes, desejos, reivindicações e segredos ouvidos. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Uma Princesa nada Boba
Contadores: Suelen Zamora e Mica Mato
A partir do livro Uma Princesa Nada Boba de Luiz Antonio, mergulharemos na história da menina que sonha em ser uma princesa dos contos de fada da Disney. Assim que ela conhece a Princesa Oxum, descobre que existem milhares de “princesas nada bobas”. Um mundo de reinos ancestrais que governa as terras das avós e bisavós vindos da velha e generosa África.
Dia 3 de novembro às 11h - Biblioteca Professor Arnaldo Giacomo Magalhães
Dia 3 de novembro às 15h - Biblioteca Vinicius de Morais
A formiga e o Coqueiro
Contadores: Valmir Sant’anna e Suelen Zamora
A história é uma adaptação livre em cima de um ponto de samba de coco. Conta a jornada de uma formiga que busca o doce mais doce de todo nordeste, mas acaba encontrando um coqueiro pesteado de cupins. Durante a contação da história um pouco desta manifestação da cultura popular é apresentada às crianças e ao público de maneira lúdica com desafios e brincadeiras.
Dia 4 de novembro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 4 de novembro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Caxinguelê do Caxambu
Contadores: Valmir Sant’anna e Suelen Zamora
A história é uma adaptação livre de um ponto de Jongo. O Caxinguelê é um animalzinho muito comum para todos os brasileiros, mas pouca gente o conhece por esse nome. Astuto e ágil consegue se enfiar nos lugares mais inusitados, tudo para curiar a vida alheia e às vezes até tirar proveito da situação. Durante a contação da história um pouco desta manifestação da cultura popular é apresentada às crianças e ao público de maneira lúdica com desafios e brincadeiras.
Dia 5 de novembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 5 de novembro às 15h - Biblioteca Belmonte

Macaquinhos batuqueiros
Tribo Recreativa
Lá no país da Guiné Bissau uma história é passada de geração em geração. Ela conta como os macaquinhos de nariz branco, sempre curiosos e valentes, introduziram aos humanos o primeiro tambor e assim foi possível criar o primeiro batuque. Os povos foram ouvindo e aprendendo essa tradição e hoje se espalha pelo mundo inteiro. Não tem uma pessoa que não dê uma reboladinha quando ouve o som do batuque e da cantoria.
Atividade: Elaboração de instrumentos de sucata e iniciação musical com os participantes.
Dia 6 de novembro às 11h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Roberto Santos

Lendas do povo Boe Bororo, da região do Mato Grosso

Lendas do povo Boe Bororo, da região do Mato Grosso
Contadores de Lá e Cá
Duas histórias muito envolventes e que prendem a nossa atenção:
Vitória Sobre Butoku, Um Dragão
Aroe Butoriku era um dragão que vivia devorando gente. Ninguém ousava enfrentá-lo. Mas Bokadorireu, um valente da aldeia foi enfrentá-lo, será que
ele vai conseguir? Uma história cheia de suspense e ação!!
Dia 8 de novembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 8 de novembro às 15h - Biblioteca Anne Frank
Lenda Da Inundação Geral
(A Lenda da inundação geral que originou o povo Boe Bororo) Em remotíssimas épocas, os índios fizeram um rio, e um homem, um tal de Jakurugwa , foi ver se na rede havia muitos peixes. E ficou muito surpreso ao encontrar o espírito jakomea amarelo. Aproximou-se na ponta do pé e flechou-o. Então jakomea, para castigá-lo, mandou crescer as águas. Como será que essa história vai acabar?
Atividade: Brincadeiras de origem indígena.
Dia 9 de novembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 9 de novembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Sonzando na Natureza
Coletivo Sonzando
Acessibilidade: Libras
Passeio Musical para Primeira Infância
Sonzando na Natureza Passeio Musical para Primeira Infância é um show musical com foco na primeira infância. Durante a apresentação acontecem brincadeiras de imitação, jogos rítmicos e corporais misturado as brincadeiras, jogos e histórias. Tudo isso com muita musicalidade utilizando o repertório folclórico e tradicional para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos , com muito amor e acolhimento a esta fase tão importante do desenvolvimento. Nestes trabalhos temos refletido muito sobre a acessibilidade e a importância de acolher todos. Neste propósito nos unimos a intérpretes de libras e incorporamos a nossa apresentação e o modo Sonzando de brincar.
Dia 10 de novembro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 10 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Barangandão em Movimento
Contadoras: Dona Ana Maria Carvalho - Grupo Cupuaçu
Há muito tempo... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se na em roda para contar histórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas histórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO..... É a partir do contar da linda lenda sobre o surgimento do brinquedo popular Barangandão que convidamos as crianças a aquecerem seus corpos na dança do barangandão trazendo de sua imaginação histórias para contar!
Elas nos contam!
Nós contamos!
E assim podemos seguir tecendo essa rede de histórias!
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 11 de novembro às 15h - Biblioteca Érico Veríssimo

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Quantas Áfricas tem na África?

Quantas Áfricas tem na África?
Agbalá Conta
Uma experiência narrativa onde vamos percorrer o continente africano por meio de um mapa lúdico, uma viagem com histórias que nos apresentará as diferentes dimensões culturais do continente. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 20 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @açãoeducativa
Pássaros mágicos e sabichões:
Tem um que fala demais e não deixa a mentira vencer, tem outro que fala de menos e faz muita mágica acontecer. Histórias de diferentes povos tradicionais africanos, que narram as aventuras e sabedorias de diferentes tipos de pássaros e suas relações no tempo que os bichos falavam com as pessoas do povoado, eles são as estrelas das histórias que serão narradas de mãos dadas com músicas e brincadeiras.
Dia 3 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo
No tempo que os bichos falavam:
Histórias de aventuras, sabedorias e descobertas do tempo em que os bichos eram reis, guerreiros, adivinhos e cientistas. Alguns foram bons governantes e dividiram a comida e as terras igualmente, outro ao assumir o trono da floresta quase acabou com uma tradição milenar. Tem bicho que queria que o amigo doente fosse consertado por um ferreiro, e outro que achava que de tudo sabia mas nada fazia pra ajudar os outros. Uma coleção de histórias tradicionais africanas cheias de sabedorias. Diversão e ensinamento pra família toda.
Dia 9 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Obatalá e Oduduá na criação do mundo:
Quando o universo estava em criação, Olorum designou seus filhos Obatalá e Oduduá a cumprir uma importante missão. A criação do Ayê, o planeta Terra, após muitos conflitos enquanto dividiam a mesma cabaça, e viverem muitas aventuras, será que eles conseguiram
Dia 10 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Narbal Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário