Destaques da semana de 21 a 27 de outubro, programação presencial Biblioteca Viva com Música, Circo, Contação de Histórias, Dias das Crianças (circo e teatro), LGBTQIA+ (teatro), Cultura Popular (música e contação de histórias), Povos Originários (teatro), Culturas Negras (circo), Dia Nacional da Leitura e Dia Nacional do Livro (circo, contação de histórias, intervenção artística, sarau), Dia Nacional do Poeta e da Poesia (contação de histórias, intervenção artística e literatura), Geek (música) e Vozes Periféricas.
MÚSICA
Canções de Girafolão e outros bichos
Batucantante
Essa apresentação é o que o Batucantante chama de cantoria de história, onde há uma linha narrativa costurando as onze canções criadas por Ronaldo Crispim para abordar com as crianças o tema da diversidade. Apresentando inusitados bichos-instrumentos - que são misturas de animais com instrumentos musicais - o espetáculo conta a história de um recém chegado na mata que oferece uma festa para os moradores da região, mas não deixa ninguém entrar por serem muito diferentes. A situação só se resolve quando um mistério a respeito do porteiro da festa é esclarecido (ele também é diferente e foi excluído na sua infância) e todos os bichos voltam para formar uma banda e celebrar ao longo da noite. Além de refletir sobre a exclusão/inclusão, o espetáculo apresenta ritmos diversos, fala de vários instrumentos musicais e estimula a criatividade convidando as crianças a interagirem com gestos e movimentos.Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 60 min.
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
As músicas que meus pais ouviam
Casa Preta
No reino fictício de Toboco Buco uma rainha e seu fiel escudeiro, procuram por alguém que possa cantar as músicas que seus pais ouviam. Numa outra realidade ou dimensão, um artista da música pesquisa sobre suas referências musicais dentro de sua família. As duas dimensões se cruzam numa grande celebração ancestral, através da música. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
CIRCO
Navegantes
Rué La Companhia
Uma embarcação musical de palhaços piratas segue navegando com seu mapa. Os navegantes buscam pequenos pergaminhos contendo poesias e textos de diversos autores da literatura brasileira e mundial. Essas são suas pistas e bússolas para uma incrível viagem literária e de palhaço. Juntos convidam as pessoas para adentrarem essa embarcação, rumo ao universo literário e circense. A proposta é mostrar a literatura sob a ótica do palhaço, onde artistas interpretam trechos, fazendo pequenas paródias, utilizando números circenses, música e malabares, chamando atenção para a importância da leitura e sua capacidade de abrir um vasto universo. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 27 de outubro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Lá vai o trem com o menino
Cia. Luarnoar
Vamos fazer uma viagem para conhecer um pouco da cultura brasileira na companhia de um dos artistas da Semana de Arte Moderna. O personagem que conduz a narrativa é Heitor Villa-Lobos, focando na sua viagem para conhecer a cultura brasileira e a importância que deu ao ensino da música. Uma viagem para conhecer um pouco do Brasil e dos nossos muitos cantos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
DIA DAS CRIANÇAS
CIRCO
Mistérios do Caminho do Peabiru
Dupla de Palhaç@s Jujuba e Chicote
A dupla de palhaç@s Jujuba e Chicote são dois viajantes que seguem pelo Caminho do Peabiru, caminho ancestral indígena traçado horizontalmente pela América Latina em direção ao Sol. A dupla atrapalhada, perdida pelo Caminho, encontra lendas e personagens de quando Tupis, Quechuas, Aymaras e Incas caminhavam sem fronteiras em busca do seu Deus Sol. Além dos personagens mitológicos, Jujuba e Chicote têm a missão de entregar uma importante encomenda de uma tribo Tupi-guarani, o que será que tem dentro? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Dia das crianças.
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 25 de outubro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 27 de outubro às 10h - Biblioteca Raul Bopp
TEATRO
A Ciranda do Villa
Cia Lúdicos de Teatro Popular
Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância – recebe a visita de Tia Fifina e sua trupe. Encantado com aquele universo artístico, decide acompanhá-la em suas viagens, mas seus pais não permitem, pois ele ainda é muito pequeno. Para que Tuhu não fique triste, Tia Fifina lhe dá uma viola de presente. Desolado, ele adormece junto ao seu instrumento musical e, em seus sonhos, realiza uma grande ciranda por todo o território brasileiro onde se depara com cantigas e lendas da cultura popular. A Cia Lúdicos de teatro popular convida seu público a mergulhar na pluralidade deste universo fantástico da vida e obra de Heitor Villa-Lobos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Projeto: Dia das crianças.
Dia 1 de outubro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 6 de outubro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 7 de outubro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 8 de outubro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 13 de outubro às 10h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 14 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 15 de outubro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 22 de outubro às 11h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank
LGBTQIA+ - TEATRO
A Princesa e a Costureira
Teatro da Conspiração
Ao adaptarmos para o teatro o conto de fadas A Princesa e a Costureira do livro de Janaína Leslão, escolhemos, tanto para dramaturgia, como para encenação, o ator-narrador, no caso três costureiros que sentem necessidade de contar histórias um para o outro, para que seu dia a dia se torne diferente. Muito mais que um contador de histórias, ele é um menestrel, uma espécie de curinga criado pelo diretor Augusto Boal, que tendo a liberdade poética entre a presença e a representação, pode tanto assumir ou trocar diversos personagens, como às vezes, ser o próprio ator falando com a plateia, numa espécie de distanciamento Brechtiano ou, em outros, um grande mestre de cerimônias, convidando o público à participação efetiva. Pensando que este público é o infantojuvenil, esta escolha veio ao encontro para proporcionar um teatro que diverte e que ao mesmo tempo provoca e questiona, expondo a realidade sem abrir mão da fantasia e da ludicidade. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Projeto: LGBTQIA+
Dia 21 de outubro Às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
CULTURA POPULAR
MÚSICA
Sacizada
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão vive fazendo travessuras. Músicas que retratam o mito, causos, emboladas, repentes e cordéis de Sacis. Brincadeiras sacizísticas. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min. Formato da apresentação: Presencial.
Projeto: Em referência ao dia do Saci.
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Cadê o Saci? - Narrativas do nosso folclore
Crialudis
Essa é uma história cheia de outras histórias. Conta do dia em que o Saci sumiu e deixou seus amigos da floresta muito preocupados. Será que alguém conseguiu prender o danadinho com alguma armadilha? No meio dessa história, além de desvendar esse mistério, vamos conhecer outras narrativas do nosso folclore, como a da Caipora, do Curupira, da Yara, do Boto cor de rosa, entre outras, além de desafiar o público com charadas sobre as personagens e histórias do nosso folclore, e se divertir com as brincadeiras de palavras da cultura popular. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Cultura Popular. Em referência ao dia do Saci.
Dia 21 de outubro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
POVOS ORIGINÁRIOS
TEATRO
Os filhos de Lauaretê, a onça-rei
Cia. Pé do Ouvido
Vamos contar a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Lauaretê e da bela indígena Kamakuã. Juruá é um excelente caçador que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Lauaretê-Mirim, um solitário canoeiro, vive buscando o sol e caçando as estrelas, e por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, somos convidados a refletir sobre o bem viver entre nós e a Terra. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Povos originários
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
CULTURAS NEGRAS
CIRCO
Espetáculo Catappum!
Coletivo Catappum!
Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes caiam num sono profundo, Catappum! No meio do emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair no sono profundo. Nesta busca eles se deparam com a falta de comunicação e o medo permanente de dormir a qualquer momento. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Culturas Negras
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
DIA NACIONAL DA LEITURA E DIA NACIONAL DO LIVRO
CIRCO
Estado de Risco
Exército Contra Nada
Nesse espetáculo, os dois artistas de rua, Nabuco e General, ocupam os espaços públicos das bibliotecas municipais para juntos se colocarem em estado de risco. A partir da relação e do jogo com o público presente, eles apresentam números de circo, criam sensações, poesia e música para, a partir do risco, suscitar o riso, e nesse equilíbrio experimentar uma forma de tornar a vida mais leve. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Em referência ao Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro.
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Os Caçadores de Borbolivros
Cia Navega Jangada de Teatro
Três caçadores viajam pelo mundo com a missão de resgatar livros que “voaram” de suas prateleiras por serem esquecidos pelos seus leitores, se tornando assim borbolivros. A cada borbolivro que resgatam, uma cena e uma canção é apresentada ao público em meio a narrativa. Diversas técnicas foram trazidas às cenas: atores, bonecos, manipulação de tecidos, dança, teatro, além da música ao vivo que é característica marcante no trabalho da Cia. Dirigido ao público em geral, mas principalmente à primeira infância (até os seis anos de idade), apresenta também alguns instrumentos para que os próprios pais possam desenvolver o hábito de “sentar com seu filho por um instante e simplesmente contar uma história”. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Projeto: Em referência ao Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro.
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 26 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Histórias para bebês
Paula Knoll
A atividade será realizada em forma de vivência de até 40 minutos. As histórias serão narradas de maneira lúdica e coletiva, com o livro como principal objeto, e com todas as crianças e acompanhantes utilizando objetos cotidianos, objetos sonoros, brinquedos e brincadeiras corporais e musicais; O espaço será transformado em uma “Bebeteca”, com livros, brinquedos estruturados e não estruturados. Assim se realiza a atividade para pequenos grupos (presencial), que podem movimentar-se enquanto vivenciam as histórias, divididos impreterivelmente por faixa etária sugerida: de 6 meses até 36 meses, a partir de 3 anos. As histórias selecionadas visam apresentar a diversidade da literatura em obras de qualidade, que incentivam usar o livro e o corpo, o livro e o brinquedo, o livro como brinquedo, a assim conhecer novas palavras e sons diferentes. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Projeto: Primeira Infância. Em referência ao Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro.
Dia 21 de outubro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Anne Frank
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Meu primeiro livro de rimas
Brotando em mim
Brincar com palavras, descobrir novas combinações entre elas, criar ilustrações e uma capa. Neste trabalho os participantes vão ser apresentados a diversas formas de poesia, entre elas as rimas, e a partir delas criar seu primeiro livro rimado. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 90 min.
Projeto: Em referência ao Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
SARAU
Slam das Minas SP
O Slam das Minas SP promove uma batalha de poesia, com poetas mulheres, não bináries e pessoas trans. No torneio, os poemas são autorais, o júri é escolhido na hora entre o público que dá as notas, entre as competidoras, a maior nota vence. A poesia promove informação, troca, escuta e diálogo. A Slam cria o espaço para que a oralidade literária, a poesia, permitam a descoberta das palavras como ferramenta de participação, identificação, engajamento, reflexão e divertimento. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 90 min.
Projeto: Em referência ao Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro.
Dia 27 de outubro às 17h - Biblioteca Paulo Duarte
DIA NACIONAL DO POETA E DA POESIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Cordel de Camões
Caixotes Viajantes
A minha bisavó Josefina, morava em João Pessoa na Paraíba. Era incrível como ela nos contava muitas histórias, mesmo sem saber ler, muito menos escrever. Comprava cordéis e pedia para algum adulto ler para ela, assim decorava e depois reunia todas as crianças para que ela narrasse as histórias. Ouvíamos que Camões era um homem “matuto”, mas muito astuto pelas suas vivências, porém o rei o odiava e sempre tentava de alguma forma prejudicá-lo, mas nunca conseguia! Essa e outras histórias aconteciam em volta da fogueira, dentro de casa, sentados no batente da porta ou na rua com pequenos grupos. De tanto ouvi-las acabávamos memorizando e depois contando para outras pessoas. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Projeto: Dia nacional do Poeta e da Poesia.
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Poesias ao vento
Cia. do Liquidificador
Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um deles, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva. Nos cachos de balões, há temáticas infantis e adultas, que são direcionadas ao público de acordo com a faixa etária. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Dia nacional do Poeta e da Poesia.
Dia 21 de outubro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay (alterado)
LITERATURA
Chuva de Poesias
Teatro por um Triz da Cooperativa Paulista de Teatro
São tantas palavras a revelar... Poemas curtinhos... E eles vêm como gotas de chuva, pequenas, gostosas... Podem refrescar um final de tarde e nos fazer refletir, nos fazer sonhar... Só que estas gotinhas vêm de dentro do guarda-chuva e não de cima. Como é isto? É o projeto Chuva de Poesias do Teatro Por Um Triz. Chuva de Poesias é uma intervenção itinerante na qual três atores caminham com guarda-chuvas cantando e declamando poemas. Cada guarda-chuva tem poemas de diferentes temas e diversos autores. Ao abordarmos uma pessoa propomos a ela a escolha de um dos guarda-chuvas e depois a escolha de um poema que se encontra pendurado no interior do guarda-chuva. Estes papéis são como gotas e formam uma espécie de instalação. A pessoa opta por uma "gota" sem conhecer o seu conteúdo. Desenrolamos o papel e a presenteamos com a declamação do poema escolhido por ela. Ao fim da leitura o ouvinte leva o poema e os atores continuam sua caminhada cantando à procura de novos ouvintes. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Projeto: Dia nacional do Poeta e da Poesia.
Dia 5 de outubro às 14h - Biblioteca Castro Alves
Dia 22 de outubro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 27 de outubro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
GEEK
MÚSICA
Na trilha dos games
Tessares
O Quarteto Tessares tem como objetivo divulgar a música camerística através da popularidade da música de videogame, levando o ouvinte a viajar ao fascinante mundo dos videogames desde os anos 80, com o Nintendo Entertainment System, até os dias de hoje, com Nintendo Switch, Playstation 5 e Xbox Series, através dos seus temas principais executados ao vivo por um quarteto de cordas com arranjos muito especiais. O concerto apresentará, em ordem cronológica, as trilhas sonoras dos games desde os anos 80 até a atualidade. O interessante nessa evolução é que na década de 80 o próprio programador do jogo era o compositor, que com apenas 5 canais de som e 8-bits tinha que desenvolver uma trilha extremamente criativa que não enjoasse o jogador depois de horas jogadas. Nos anos 90, os sons ainda eram sintetizados, porém devido ao avanço tecnológico, aumentaram os números de canais a serem utilizados possibilitando a simulação de novos instrumentos e timbres. Em 2000, a grande novidade foi o advento do cd, que trouxe o áudio digital para os games, inserindo gravações de instrumentos acústicos através de sua mídia digital. O projeto contribui para a formação de público para música erudita, pois traz em sua formação instrumentos eruditos executando temas que fazem parte do universo do jovem e também do adulto, aproximando ainda mais a música do ouvinte, facilitando através da nostalgia, o contato do ouvinte ao universo da música erudita. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 50 min.
Programação: Geek.
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes (alterado)
VOZES PERIFÉRICAS
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.
SarauZim
SarauZim (sarau Infantil) é uma intervenção poética-literária voltada para as crianças e toda a família. O objetivo é que o público – com destaque para as crianças, acompanhadas ou não dos pais e responsáveis – sejam o centro, a atração principal do espetáculo, com poemas, músicas, cantigas e apresentações, valorizando o improviso, a interação e a troca poética, artística e afetiva entre os presentes. Nesta edição Vozes Periféricas - Especial SarauZim, além da tradicional brincadeira com as palavras, convidamos escritores, poetas, ilustradores entre outros artistas que dialogam com o universo infantil para partilhar seus saberes e histórias. Entre os convidados, destacamos Ferréz, Cristino Wapichana, Luz Ribeiro, Elizandra Souza, Isabela Santos, PriWi, Rodrigo Ciríaco, entre outros. Venha aprender, brincar e se divertir com a gente.Casa Poética. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Projeto: Vozes Periféricas. Em referência ao Dia Nacional da Leitura, Dia Nacional do Livro, Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia.
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 22 de outubro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS EM OUTUBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas
Nenhum comentário:
Postar um comentário